07/06/18

Desperdício




Ontem, no Twitter, vi alguns torcedores começando a criticar o atacante Aguirre, que nos dois últimos jogos começou entre os titulares.

Realmente, ele não foi bem contra o Vasco e nem diante do Ceará.

Pode ser ansiedade, falta de entrosamento ou até mesmo um processo gradativo de melhoria no condicionamento físico.

Na verdade, acho que tem um pouco de cada.

Absolutamente normal. Lembrando que foram apenas dois jogos como titular do Botafogo.

Mas eu vou além: O Aguirre está sendo prejudicado pelo Alberto Valentim.

O uruguaio foi bem claro quando chegou. Disse que vai ajudar onde for preciso, mas que se sente mais a vontade atuando no comando de ataque, explorando seu bom chute, força física e presença de área.

E aí o que o treinador faz?

Joga (e prende) o cara pelo lado de campo e ainda pede para que antes de se preocupar em ser um atacante goleador, ele seja um "atacante tático". Aquele típico atacante do maldito futebol moderno, que primeiro marca lateral adversário e aí, se sobrar fôlego e pintar uma oportunidade, pode tentar balançar a rede do rival, afinal, o gol é um "mero detalhe".

É a tal da imposição de um esquema sem analisar as características dos atletas.

E neste caso específico, estamos falando da contratação mais cara e badalada feita pelo clube em 2018.

Isso que é queimar cartucho. 

Estamos podendo, né?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

37 comentários:

Anônimo disse...

Essa redação do fogaõnet junto com esse aprendiz de treinador parece que são os padrinhos de Rodrigo Lindoso como titular absoluto no Botafogo deixando o Matheus Fernandes no banco já bastou o tempo que perderam de escalar o Jean, agora barra Mateus Fernandes para escalar esse inoperante Rodrigo Lindoso.
QNem o Gool quase o gool contra que ele fez chamou a atenção dos padrinhos da escalação de titular no clube.
Um time que tem o Rodrigo Lindoso como titular e capitão não pode chegar a lugar nenhum.
Só o Felipe Tigrão enxergou isso barrou essa perola;já estou percebendo que o Felipe Tigrão é mais inteligente que esse Valentim.

Marcos Antonio

Rodrigo Federman disse...

É, Marcos. Nada justifica mais.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Vou repetir o que já escrevi várias e várias vezes: técnico bom é aquele que monta um esquema de acordo com o material humano que tem. O contrário é de uma burrice sem tamanho, e é isso que o AV está querendo, um esquema que ele acha bom, só que o elenco é fraco e esse esquema é extremamente engessado, se é que se pode chamar de esquema esse bando que veste a camisa do outrora Glorioso Botafogo de Futebol e Regatas. Não custa repetir que o Garrincha em 58 foi reserva do Joel simplesmente porque não ajudava na marcação e era muito individualista. Pombas, o brasil só ganhou a copa porque tinha o Garrincha. E existem muitos outros casos de técnicos sacrificando jogadores para seus esquemas ilusórios. Esses "professores"!
Para começar, esse time não tem meio campo, não na concepção do que deve ser um meio campo, e pior que isso, não vejo nenhuma jogada treinada de aproximação, ultrapassagens, cruzamentos, etc.
E nesse esquema o Aguirre está sendo prejudicado. Primeiro que não é para um atacante ficar marcando lateral, segundo que não é jogador de lado e mais grave nesse atual bando, em momento algum o meio cria condições para os atacantes. Amigo, pode botar no ataque do Botafogo o atacante craque que você escolher que não vai fazer um gol, salvo se sair driblando o time adversário, porque bola para definir não vai receber.
Prá mim o AV já deu com essa insistência nesse esquema e a opção por alguns jogadores que não tem a menor condição de serem titulares absolutos. O mais grave nisso tudo é a eterna omissão dos dirigentes em relação ao futebol profissional do Botafogo, além de omissos são uns irresponsáveis e mais grave, desrespeita jogo após jogo a torcida do Botafogo, que não merece o que está acontecendo. Falta dinheiro? Falta nada, tem até muito, pois manter um elenco com mais de 35 jogadores e um monte de come dorme significa que não é falta de dinheiro, é falta de vergonha e inteligência para contratar e renovar contratos.
Eu de minha parte estou de saco cheio e, a cada jogo eu uma imensa vontade de parar de assistir esse time, que no final de contas a cada jogo a dignidade do Botafogo é afetada, e isso é imperdoável. Abs e sb!

Anônimo disse...

Ricardo
E a diretoria vai aceitar normalmente a explicação do treinador dizendo que foi o cansaço.
Está claro que ninguém faz questão que o Botafogo chegue em algum lugar.
Bastam o salário em dia e as desculpas....

Rodrigo Federman disse...

Exato, Sérgio. Bom treinador é aquele que não atrapalha.

Ricardo, já aceitaram.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

O que vi do Aguirre nesses poucos jogos com a CAMISA do BOTAFOGO, confirma as minhas impressões do futebol apresentado na Libertadores 2017; um jogador com muito mais força do técnica.
Assim, me parece óbvio que deveria jogar lá dentro da área, nada mais do que isso deveria ser exigido.
Além diisso, o fato do uruguaio estar sendo escalado em um posicionamenrto diferente, não é um facilitador para a adaptação do jogador.
Ele, Aguirre, vem de uma escola futebolistica diferente da brasileira e, pior, de uma cirurgia recente.
O indivíduo pode se adaptar mais facilmente ou não em uma realidade diferente e por isso deve o contratante criar meios que facilitem essa adaptação; isso não tem relação com tratamento paternalista.
Não se contrata o Eric Clapton para tocar baixo. Ele até poderá tocar, mas todos perdem com essa invenção.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, também falamos muito sobre isso, né? E ainda está sendo mal utilizado.
Abs e SA!!!

Frankstein Silva disse...

Só como corre com a bola - do pouco q tocou nela - pra mim escolhe camisa nesse limitadissimo time.

Anônimo disse...

RODRIGO,ainda bem que por aqui,em PG,tudo é festa,praia e comidas típicas para agradar os parentes que visitam.O meu cunhado e familiares não ligam para futebol.Em consequência,e ainda bem,não assisti o vexame.
Por volta de 22 horas,um dos meus filhos mandou a seguinte Msg:"pai nem perca tempo,vendo os piores momentos.O único que jogou de fato e se empenhou foi o JEAN.Os laterais,principalmente o MARCINHO,os piores em campo,bem acompanhados pelo restante do time.Fora AV".
Nem perdi meu tempo e só li o que Vc e os amigos escreveram.JOTA.

Marcio disse...

Pois é, Rodrigo.
Quando a situação está dificil, devemos trabalhar de forma mais simples e objetiva possivel,, mas no BOTAFOGO...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pra mim também, Frankenstein.

Jota, fez muito bem. Rs

Com certeza, Marcio.

Abs e SA!!!

Abel Santos disse...

O Santos está negociando Rodrygo com o Real Madri por R$ 202 milhões. Este tipo de receita é que poderia salvar o Botafogo. Mas... quando formamos um bom jogador, perdemos de graça... a "inteligência" do clube é muito burra.

Rodrigo Federman disse...

Abel, e aceitamos dar desconto de 80%. Pior que tem muito torcedor que concorda.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Vender o Rodrygo por esse valor é fácil, dificil foi renovar com o Tanque até 2020.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, o setor de inteligência vislumbra mais mercado com Tanque, certamente.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Realmente o futebol atual é uma verdadeira lavanderia. O Real pagou pelo neguebinha junior uma baba e ele nunca jogará no time principal, esse rodrygo nem sei quem é, mas deve ter um empresário e tanto, pois pelo que sei deitou e rolou em apenas um jogo. O Paulinho do Vasco que tem tudo para ser um baita jogador então nem sei quanto pagaram, mas perto desses dois aí, saiu a preço de banana em fim de feira, igualzinho aos jogadores que saem do Botafogo. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, é porque o Vasco está na merda igual a gente e acaba aceitando qualquer troco por qualquer jogador. Igual o Anderson Barros praticamente fez quando anunciou que precisamos muito vender jogadores, citando Rabello e MF. Ou seja, deixou claro (burro a beça) que se oferecerem menos do que está nos contratos, existe grande chance do Botafogo considerar.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

O Sport não tem um elenco melhor que o nosso. E está na vice liderança. Falta é o treinador escalar os menos piores, (ou os que estão num momento menos pior).
Moisés dou um desconto pois bem de contusão e ao menos da defesa ele vai bem..já o Marcinho, que foi isso ontem... fazia tempo q não via uma partida tão horrorosa de um jogador da série A.

Fatos disse...

Jefferson(até Gatito voltar)
Marcelo
Carli
Rabello
Moisés

Jean
MF
Valencia

Marcinho
Pimpão
Aguirre


Esse é o time. Valencia erra a grande maioria das jogadas mas ao menos tenta, pede a bola, participa. João Pedro ontem foi dose pra mamute, era o homem da ligação e se escondia quando retomávamos a posse de bola.
Pimpão e Marcinho por mais erros técnicos que tenham ao menos se doam, aguentar Luís Fernando andando é foda.
Aguirre tem que jogar na posição dele.



Rodrigo Federman disse...

Fatos, não só o técnico. É preciso também que os jogadores atuem com garra sempre. E os do Botafogo escolhem quando querem transpirar sangue. Não fazem sempre.
Abs e SA!!!

jorgeFS disse...

Não lembro quando vi o Botafogo fazer uma boa partida, depois da sua participação na libertadores, e triste mas é fato!

Rodrigo Federman disse...

Jorge, a melhorzinha talvez tenha sido contra o Palmeiras e uma contra o Flamengo (mesmo assim perdemos) pelo primeiro turno do estadual.
Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Definitivamente,o Botafogo está infestado de VAGABUNDOS,da diretoria à comissão técnica,passando pelos jogadores. Dudu Cearense,Luis Ricardo e Vinicius Tanque são os protagonistas.

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Celso.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

E os jogadores terão uma folga de 10 dias nesta parada para a disputa da Copa...
Como é bom jogar no BOTAFOGO.
SA!!!

J PRATTI disse...

Estou de acordo com a proposta do Marcelo Benevenuto improvisado na lateral direita porque eliminariamos a maldita avenida Marcinho.
Fico imaginando que alívio deverá ser para o Carli e para nossa torcida com um melhor
marcador ali naquela posicao.
Na frente Centralizar o Aguirre dar liberdade de jogar como ele gosta.
SDS








Abel Santos disse...

Veja só... o Paraná fez dois jogos em casa e faturou 6 pontos .. isso fará diferença no final... é aqui que o Botafogo vai cavando o buraco...

Anônimo disse...

Rodrigo e turma.
Vamos aos fatos. Com o plantel que temos, sem reforços, disputamos na segunda página da classificação. Do 11 ao 20.
O 20 já é o Ceará.
Entre os menos votados, da lista de todos, o Sport já fugiu. Disputa do 6 ao 12, no mínimo.
Quem são os nossos companheiros, então?
Para disputar as 3 vagas no descenso.
Paraná, Chapecoense, Vasco, Bahia, Vitória, Fluminense, Atlético Paranaense, América. Conosco, são 9.
Desses 9, caem 3, além do Ceará. O Furacão e a Chape têm o handicap de seus estádios. São alçapões para adversários. O América, tenho visto jogar, mesmo quando derrotado tem criado muito. E tem um treinador de quase 3 anos. Em relação a quais desses times podemos dizer que temos melhor grupo? Pra mim, só melhores do que Paraná, Chapecoense, Vitória, Bahia e Vasco. Então, a folga é pequena. Contra 2 desses, empatando em casa (inclusive o rebaixado Ceará). Perceberam o tamanho do problema? Pior. É simplesmente lamentável fazer a torcida de um clube glorioso como o nosso exercitar raciocínios como o que estou fazendo. É dose! Mas é o que resta fazer!!!
Sds
Paulo de Poa

Rodrigo Federman disse...

Marcio, esses heróis estão cansados.

Exato, J.Pratti.

Com certeza, Abel.

É, Paulo. E hoje, apresentamos o pior futebol entre os 20 times. Ou seja, periclitante.

Abs e SA!!

Jarbas disse...

torcida do Santos tomou uma providência, num instante ganharam de 5 do Vitória e empataram com os gambás.
Conscidencia?? Creio que não
NO BOTAFOGO NÃO HÁ COBRANÇAS

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Jarbas.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sem querer desejar analisar a situação dos outros clubes, não custa lembrar que o Vasco atravessa também uma crise institucional; mesmo assim estão com 12 pontos e com um jogo a menos, ou seja, poderiam estar com 15 e em uma melhor colocação. Em janeiro o então técnico Zé Ricardo cobrava à diretoria um projeto para o futebol...
Outro que também atravessa problemas além do financeiro é o Fluminense, mesmo assim está lá com os seus 14 pontos.
Agora jogamos um futebol ridículo frente ao Ceará que já está no seu terceiro técnico...
Como escrevi inicialmente, não desejo analisar os problemas dos outros, mas a diretoria do BOTAFOGO não pode analisar a sua performance deixando de correlacioná-la ao ambiente o qual está inserido.
Parece que o BOTAFOGO não tem, internamente, bem delimitado o que poderá fazer dentro do campeonato.
É preciso estudar a tabela e os adversários de forma antecipada e adaptar o planejamento quando for enfrentar cada um dos participantes.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, no Botafogo eles esperam até o limite...que muitas vezes pode ser tarde demais.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Mais uma coisa, vejam como pensa o presidente:

Quando questionado sobre reforços:

"Há uma disponibilidade (financeira), mas a gente precisa saber como vai utilizar. Isso só no dia a dia. Eu, por exemplo, posso querer trazer o Messi, ter a disponibilidade financeira, e a comissão técnica dizer para trazer o Neymar. Acho que eles têm que determinar esses horizontes para que nós possamos, efetivamente, determinar e atender ao técnico porque é ele que está ali. Eu posso ter uma opinião, e o técnico ter outra. E ele sempre vai vencer."

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/titulo-rende-r-35-milhoes-e-mufarrej-garante-botafogo-atento-para-contratacoes.ghtml

"...Acho que eles têm que determinar esses horizontes para que nós possamos, efetivamente, determinar e atender ao técnico porque é ele que está ali. Eu posso ter uma opinião, e o técnico ter outra. E ele sempre vai vencer."

Por que a opinião do técnico sempre vai prevalecer?
Uma coisa é ouvir opiniões, ponderar a situação, mas aceitar tudo o que fala o técnico não é um bom caminho, pois amanhã ele vai embora e o clube fica com a obrigação de pagar os seus indicados.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, é a tal da gestão amadora.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, depois há quem acredite que somente dinheiro é que faz um clube obter resultados.
Veja o caso do Luxemburgo lá no Real Madrid.
Em um jogo contra o Getafe, Beckham foi expulso e por isso, o técnico sacou o Ronaldo no segundo tempo...
Ao terminar o jogo, vencido por um a zero, o Florentino Pérez, presidente, questionou o porquê de ter sacado o atacante, ao que o Luxemburgo respondeu que a partida estava terminando e que queria ganhar.
O presidente retrucou dizendo que lá não poderia fazer isso, que a torcida quer espetáculo, que tem de dar espetáculo...
Como o Luxemburgo respondeu que não foi ele quem pediu para trabalhar no Real Madrid, foi demitido.

Ou seja, ou se enquadra à cultura do clube ou está fora.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Marcio.
Abs e SA!!!