24/09/18

Entramos desatentos





Apesar da vitória de ontem, o técnico Zé Ricardo alertou para o excesso de gols bobos sofridos pelo Botafogo nos últimos jogos:

"- Tomar gol já é difícil. Tomar gol no início da partida, repetidamente, traz um trauma grande. Você tem que fazer um esforço. Mas conseguimos manter o equilíbrio, deixamos o jogo sob nosso controle. Ao meu ver fizemos um bom primeiro tempo e conseguimos virar a partida. Esse foi o grande mérito. São erros que precisamos corrigir".

Pura verdade. Nessa "mini Tour" por Salvador, foram dois gols sofridos bem no início dos jogos contra Bahia e Vitória. No primeiro, acabou que perdemos. Ontem, menos mal, conseguimos reverter (apesar de outros erros cometidos defensivamente).

E estamos falando de dois adversários que estão entre os mais fracos do campeonato brasileiro. Ou seja, foram uma vitória e uma derrota. Se repetirmos essa falta de concentração e desatenção diante de adversários mais fortes, é cada vez menos provável que tenhamos força para reverter. E nessa reta final, só não podemos deixar pontos bobos para trás. Portanto, atenção e empenho redobrados já para o próximo domingo, contra o líder São Paulo.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

40 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
A vitória foi sem dúvida importante.
Mas nosso sistema defensivo funciona muito mal.O ataque também sendo ruim fica difícil acreditar que viraremos outros jogos.

Ivan disse...

Depois da vitória de ontem, fui ler algumas declarações e me chamou a atenção os elogios, por parte do treinador, ao Kieza. Nao duvido nada se manterem esse cara no ano que vem. Fora a homenagem ao Luiz Ricardo e os gols marcados pelo Lindoso. Bate o desespero. Se ficar na primeira divisão, não duvido manterem os três para o próximo ano.

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Ricardo.

Ivan, não tenho dúvida disso. Até pela gestão NM ser amadora com orgulho. Ficarão satisfeitos em se livrar do rebaixamento e premiarão todo o elenco com renovações contratuais. rs

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Pelo menos o Zé Ricardo está enxergando o problema defensivo, a questão é saber o que tem feito para equacionar o referido.
Já que caminhamos para a reta final da temporada, tentaria fechar uma das laterias, colocando o Marcelo na direita, deixaria no ataque o Erik e um centroavante que não seja o Kieza e colocaria mais um homem no meio campo.
Vou repetir mais uma vez, esse esquema com os chamados externos não funciona, pois estes não têm capacidade de drible e profundidade, apenas servem de auxiliares de laterais.
E mais, apenas como exemplo, se você tem no seu ataque Messi, CR7 e Romário, todo e qualquer adversário irá segurar no mínimo 4 jogadores para marcá-los e mesmo assim o sufoco será grabde; agora, com L. Fernando, Pimpão e Kieza a preocupação será muito menor, convenhamos.
Voltando ao problema defensivo, também seria bom que Bochecha, Lindoso, M. Fernandes tivessem um pouco mais de disposição e abandonasse o arame-lisismo, pois alí somente quem não alivia é o Jean.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exato, Marcio. E considerando também a fragilidade extrema do Moisés na defesa (e a limitação no ataque), por que não dar uma chance ao Yuri também?
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ricardo
Jogamos com 3 volantes e tomamos 3 gols do VITÓRIA.
Outra: O gol do kieza foi de pelada.Se enrolou várias vezes com a bola, parece estar totalmente fora de ritmo e além de ser ruim,ainda chutou mal.Acho que por isso enganou o goleiro.
Um atacante que faz um gol em dez jogos não pode ser considerado titular absoluto.



Rodrigo Federman disse...

Ricardo, mas no Botafogo, ele incrivelmente é tratado como titular absoluto pela diretoria e comissão técnica.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Rodrigo , muita gente fica com receio de falar do Carli,falam que é nosso xerife e tal,mas anda falhando muito,continua dando calafrios no mano a mano e não vejo tao titular assim,precisamos de um zagueiro rápido ao lado do IR(que também não é essa Coca cola toda) daria mais uma chance para o MB que é rápido e tem boa impulsão, precisar ser trabalhado mais é jogando que vamos conseguir avaliar melhor...outra coisa o Lindoso como vc mesmo fala que e arame liso(concordo) quando deslocado mais para frente parece ser menos ruim,tem chegado até com certa facilidade na frente...se o MF voltasse a jogar bola faria uma grande dupla com o Jean.

Rodrigo Federman disse...

Leonardo, eu gosto muito do Carli. O considero titularíssimo. Testaria, hoje, o Marcelo na lateral direita ou, quem sabe, até um esquema com 3 zagueiros. Já o Lindoso, menos horrível mais adiantado, mesmo assim, não seria meu titular de maneira alguma.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodeigo não aguento mais ver as cabaçadas do Marcinho e Moisés na defesa Gilson e Marcelo na direita pelo menos eles tem disposição .
TONHÃO

Rodrigo Federman disse...

Tonhão, Gilson não!
Abs e SA!!!

Unknown disse...

BOA TARDE ALVINEGROS ! PELOS COMENTÁRIOS DE ONTEM E DE HOJE , FICO IMAGINANDO, SERA QUE VI O MESMO JOGO ?, IRMÃO , ESTAMOS COM CINCO FACADAS TRES NA BARRIGA E DUAS NO PEITO , COM A ÁGUA ACIMA DO NARIZ E RESPIRANDO POR APARELHOS , E TEM TORCEDOR FALANDO EM LIBERTADORES ? É ISSSO MESMO ? VITÓRIA APERTADA , O TIME ADVERSÁRIO DANDO UM VERDADEIRO SUFOCO , CALMA !!! VAMOS TIRAR O PÉ DA LAMA , VAMOS RESPIRAR SEM APARELHOS.... VAMOS NOS FIRMAR NA SÉRIE A , O QUE VIER DEPOIS É FESTA . NÃO É PORQUE GANHAMOS ESSE TIME MUQUIRANA DO VITÓRIA , QUE JA VAMOS PENSAR QUE SOMOS O BAMBAMBAM , NÃO PODEMOS ESQUECER QUE TEMOS , LINDOSO, KIEZA , BRENER , SAULO , DIEGO ETC..E TEMOS PELA FRENTE O SÃO PAULO...NO NILTAO LOTADO O PAPO É OUTRO....VAMOS AGUARDAR.... ABRAÇO A TODOS.....VALEU RODRIGO !!

Abel Santos disse...

Preocupante tomar 5 gols do Bahia e Vitória. Tudo bem que fizemos 5 também. Ok. 5x5. Mas contra times mais qualificados não faremos isto.
Tomamos 4 do Grêmio, 3 do Inter, 3 do Atlético, 2 do Palmeira... e fizemos apenas 1. Ou seja, 1x12.
Fiquei estarrecido com a nossa defesa nesses dois jogos contra elencos tão sofríveis como o nosso.

Anônimo disse...

RODRIGO,cada um entende futebol ao seu modo.O amigo sabe que não falo mais sobre a ridícula administração do nosso clube,pois o estômago não resiste.Sobre o atual futebol do CB,repito o que disse no início,tirando GRÊMIO,INTER,SP E PALMEIRAS,que possuem alguns bons jogadores,e excluindo os fraquíssimos PARANÁ e SPORT,o restante é tudo farinha do mesmo saco,pois são inconstantes,e com pequenos desfalques perdem até para os que estão na Z4.Mesmo com todos os problemas,nunca me assustei com rebaixamento,em que pese essa diretoria INCOMPETENTE,pois vejo vários times piores que o nosso.
Sobre ontem,digo o seguinte:
1.Todo gol é resultante de uma boa jogada ou de uma falha gritante.Levamos 3 gols por falhas desse tipo.No primeiro,MOISÉS,fraquíssimo defensivamente,foi driblado de forma patética.Mas tem torcedor que gosta dele,pois quando entra de carrinho ou faz alguma boa jogada,bate no peito e joga para a galera,etc.No segundo,o MARCINHO,que é fraco defensivamente,levou um come ridículo e facilitou.No terceiro,o possante BRENNER,cabeceou a bola nos pés do adversário,que agradeceu,foi para área e no sufoco,o JEAN caiu e saco.
2.ERICK é um bom jogador para os padrões atuais,mas deveria ser chamado as favas caso tivéssemos dirigentes competentes,por ter entrado de forma desleal no adversário e deve agradecer ao juiz,pois deveria ter sido expulso.
3.BRENNER e PIMPÃO também deveriam levar um esporro,pois partiram feio para cima do ERICK,que não lhes passou a bola.Eu também não passaria,pois o cara faz toda a jogada e vai passar para dois medíocres ?
Não estou aqui para polemizar com ninguém,por opiniões diferentes.Só divirjo de você e vice versa,quando temos opiniões diferentes,e o fazemos de forma educada e civilizada,que não resultam em polêmicas ou indiretas patéticas.
No grupo atual,em termos de centro avante,temos 3 muito fracos,e eu ainda prefiro o KIEZA,que pelo menos briga menos com a bola.Já que não tentam um jovem,a meu ver ele é menos ruim.
Quanto ao LINDOSO,pensamos totalmente diferente,pois não o acho omisso,fraco,desinteressado,etc.Enquanto o JP estiver fora,com os DISPONÍVEIS DO GRUPO e pelo que assisto nas partidas do BOTAFOGO,o JEAN e o LINDOSO são titulares.Joga duas camisas para o alto,quem pegar primeiro joga.
Um abraço,boa semana e SA.JOTA.

João disse...

Concordo muito com a opinião do Leonardo sobre o Carli e ainda o comparo com aquela coisa horrorosa que atuou na lateral direita chamada Alessandro. Muitos o adoravam por ser simpático ao clube, dar o sangue, mas a quantidade de jogos que ele comprometeu o time...

Rodrigo Federman disse...

Valter, falar em Libertadores é querer se enganar demais.

Verdade, Abel.

Fala, Jota! Concordamos em quase tudo. Apenas pensamos bem diferente no que diz respeito ao Kieza e Lindoso mesmo!

João, eu não. Aliás, vejo enorme diferença nessa sua comparação.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, bem lembrado do Yuri... O problema é que no BOTAFOGO o jogador entra no sufoco, mostra valor e continua no final da fila; é dificil alguém manter-se motivado sabendo que terá poucas chances de assumir a titularidade. Veja o caso da lateral direita, estammos falando na possibilidade de improvisar o Marcelo, já que o Marcinho está em mal e o L. Ricardo não pode ser opção, e o Fernando que é da posição foi emprestado sem receber uma única chance efetiva.
Dificil entender esses critérios.

Creio que o Carli não deverá chegar titular em 2019, já observo um certo declinio, embora também entenda quçe zaga boa é zaga bem protegida.

Voltando ao esquema de jogo, lembro que o Real Madrid jogava com Bale, Benzema e CR7 no ataque; e o time, embora muito forte, não tinha consistência.
Para melhorar, o Zidane sacou do time o james Rodriguez, efetivou o Casemiro na proteção à defesa (principalmente nas coberturas às subidas do Marcelo) , colocou o Isco, meio-campista, no lugar do Bale, que sofria com contusões seguidasa, e deu mais liberdade ao Kroos.
Foi para o 4-4-2, não perdeu poder ofensivo, ganhou na defesa, ou seja, equilibrou o time, e o resultado todos sabemos.
E estamos falando de jogadores de patamar elevado e de um clube que é gigantesco.
Isso mostra que não existe esquema de jogo ruim e sim aquele que melhor aproveita as características dos jogadores, mesmo no Real Madrid.

SA!!!


Rodrigo Federman disse...

Marcio, aí, se tiver mais um fogo, jogam o cara novamente e depois cai no esquecimento. No Botafogo é sempre assim. Nada planejado ou sequencial.
Abs e SA!!!

Abel Santos disse...

Uma coisa é certa, Paraná já está rebaixado. Não tem como escapar.
Sobram 3 vagas na degola... um é favoritíssimo: O Sport.
Dos times abaixo do Botafogo, além do BA-VI, temos o Vasco em desespero.
Ceará, Chapecoense devem escapar pelo que estão jogando nas últimas 5 rodadas.
Flu e América são pontos de interrogação.
Se conseguirmos 3 pontos contra o SP, passaremos a ocupar uma zona mais confortável.
Será que isto vai melhorar a cabeça do time e o futebol?

Rodrigo Federman disse...

Abel, não descarto Ceará e Chape não.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, o estranho é que ao poupar jogadores no jogo frente ao Bahia, o Zé Ricardo colocou o inexperiente Diego (apenas um jogo nos profissionais) no gol, uma posição onde a falha é geralmente fatal, e não "cogitou" dar uma oportunidade ao Yuri, que foi bem quando convocado ou outro jovem que atue na linha.
Lembro que o Zé Ricardo disse que o importante é a convicção, queria ver a tal convicção se voltasse com da Bahia com dois ou três gols de desvantagem por causa da atuação do goleiro. Embora não seja complicado reverter a vantagem da equipe baiana, o fato é que perdemos com um gol contra do próprio Diego. A vantagem é deles.
SA!!!

VinnyMarques disse...

Que coisa, né? Cornetávamos o Kimerda... Gol. O Lindoso... Gol. O Moisés... Gol.
Sabe quando esses sairão do time? Nunca.
É difícil ser botafoguense, viu... Ser Botafogo é pros fortes. Haja paciência... Hehe

Rodrigo Federman disse...

Marcio, essas incoerências cansam a beleza.

Vinny, ainda mais agora.

Abs e SA!!!

J PRATTI disse...

Marcinho e Luis Ricardo e um problema antigo que já conhecemos são duas avenidas e a solucao já cansamos de sugerir trata se do Marcelo improvisado e os professores não enxergam isso.
Com essa modificacao o Carli também ficaria menos sobrecarregado devido ao melhor poder de Marcacao do Marcelo.
Mas a tormenta mesmo hoje para nos está no gol,se dermos sorte do Gatito voltar contra o S. PAULO eu aposto em mais três pontos.
SDS.

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, JPratti.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

O jogo contra o SP é muito importante pois além de ser em casa, tem pela frente um adversário que apesar da posição na tabela só venceu uma das últimas cinco partidas.
Mas ainda mais importante é a sequência que vem logo depois, Vasco/Ceará/Bahia, nessas 3 rodadas é proibido perder, são confrontos diretos.

Eduardo Samico disse...

Rodrigo e amigos, aliviado com duas vitórias seguidas. Alvíssaras ! Dá uma descolada do Z4, mas não podemos relaxar.

Sobre a postagem, pouco a acrescentar. Nosso sistema defensivo é péssimo. Para comprovar, basta ver nossos números, gols pró, gols contra, saldo de gols. E olha que tivemos um Carioquinha para ajudar.

Some-se a um sistema de defesa absolutamente incapaz essa bendita desatenção que vira e mexe nos acomete, pronto, está feito o estrago. Ontem conseguimos reverter a situação. Na 5ª, não.

Pelo visto pouco se treina. Treinar fundamentos, então... Pffff ! E as substituições com que sonhamos (Yuri, Marcelo em lugares de Moisés e Marcinho) não ocorrem. Difícil.

Será sufoco até o fim. Mesmo jogos aparentemente definidos, com o adversário nervoso, com sua torcida vaiando, nem assim conseguimos uma vitória tranquila.

Para encerrar, colo aqui trecho do comentário do Márcio na postagem anterior:

"...embora concorde que no atual momento a permanência na Série A é o que mais importa, receio que dentro do BOTAFOGO os dirigentes tenham o trabalho como bom e repitam a mesma fórmula na próxima temporada.A permanência na série A não significará um trabalho de excelência."

Penso da mesma forma. Infelizmente nossos problemas vão muito além das 4 linhas, da ruindade de vários jogadores, de escolhas infelizes de treinadores, gerente de futebol e elenco.

Já nos vejo a todos, em 2019, a fazer contas, a criticar um elenco mal montado, a ver os jovens da casa preteridos em favor de jovens pertencentes a outros clubes, a falta de ambição de quem dirige o clube, uma absoluta resignação ante nossa situação de clube que não se dá ao respeito e não respeita sua torcida.

Mas, ainda assim, ainda acreditando que nada vai mudar, imprescindível a permanência na série A. É questão de sobrevivência. Então eu torço.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Fatos, se sairmos com uns 9 pontos nesses 4 jogos, acho que nos livramos de vez.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, em teoria, o seu comentário está perfeito. O problema é que sabemos que na prática não será nada disso. Ou seja, ficando na série A, manterão 95% desse elenco e ainda dirão que brigaremos pelas cabeças em 2019.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Realmente a defesa do Botafogo tá uma gracinha: os 3 gols de ontem foram ridículos. Os 2 laterais marcam mal, o Carli ontem nem parecia o zagueiro firme que é, embora seja lento. O Rabelo tava meio perdidão em alguns lances, mas foi o menos ruim da defesa, e acho que o 3º gol o atacante fez falta nele. A nossa sorte é que a defesa do Vitória consegue ser pior que a nossa. O ZR tem que além de pedir mais atenção, corrigir o posicionamento da defesa, pois contra equipes mais qualificadas a coisa pode ficar feia, e já ficou em partidas recentes. Abs e SB!

Abel Santos disse...

A movimentação da turma de baixo é que me preocupa.
Torci hoje por 2 empates. Mas Vasco e Flu venceram.
Tínhamos 5 pontos da Z4, agora temos apenas 4.
Imaginou se tivéssemos perdido ou empatado ontem? Sufoco 100%.
O jogo de domingo é uma final... se perdermos, há o risco de ficarmos apenas a 1 ponto da Z4.

Rodrigo Federman disse...

É, Sérgio. A nossa sorte é que o Vitória é ainda pior que a gente.

Valeu, Abel.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

E por falar em goleiro...
E o Fernández, alguma novidade?
Alguma informação atualizada do sus Alvinegro?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Nada, Marcio.
Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Fluminense não cai,tem jogadores comprometidos. Excelente a derrota da Chape ontem. Bahia ou Vasco? Os dois são fracos. Que afunde um.

Rodrigo Federman disse...

Celso, isso o time deles é mesmo: Brioso. Não tem corpo mole e corre o tempo inteiro. Temos que reconhecer (e até invejar um pouco) isso lá no ECTD.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Fora do Post.
E por falar em comprometimento, o superclássico argentino, Boca e River, vencido pelo River dentro do La Bombonera, foi uma demonstração clarissima de como se encara um clássico, independente do local em que é disputado.
Por aqui, sempre aquela ladainha de que o jogo fora de casa é complicado, que tal time é muito forte quando joga em seus dominios.... Obviamente todos sabemos que na grande maioria das vezes os donos da casa saem vencedores, todavia, não pode o visitante entrar em campo pensando simplesmente em não perder; deve ser muito saboroso ver um estádio lotado se calar.
A satisfação dos jogadores do River pela vitória e a contrariedade dos do Boca pela derrota é algo que falta nos clubes brasileiros.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, quem dera! É a pura verdade.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, os dois gols do River, golaços,; Martinez e Scocco não ficaram com medo de machucar o goleiro do Boca.
Bateram firme na bola, como deve ser feito, fora a disputa incansável em cada centímetro de gramado.
Cara, o interessante é que quando o River venceu a supercopa, sobre o mesmo Boca, os gols também foram marcados pelo Martinez e pelo Scocco; o River vinha meio barro, meio tijolo e depois dessa vitória, subiu de produção e hoje está entre os favoritos na Libertadores, inclusive.
Esse clássico está entre os que gosto de assitir, o outro é Real e Barça.... Até Porto e Benfica tem um contexto diferente do que vemos por aqui.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcos. Eu vi o primeiro tempo (e os gols), antes do jogo do Botafogo.
Abs e SA!!!