23/09/18

Um respiro e tanto





E o Botafogo finalmente venceu a sua primeira partida fora do Rio de Janeiro no Brasileirão 2018: 4 a 3 sobre o Vitória, em pleno Barradão.

Resultado mais do que importante, pois além de somarmos três pontos na briga contra o rebaixamento, deixamos um adversário direto para trás na tabela.

E não a toa, os dois times brigam lá do meio para baixo. Ambos, fraquíssimos. Tanto que o resultado equilibrado não me deixa mentir. Eu diria que o Botafogo foi um pouquinho mais competente, apesar de também não ter feito uma boa partida.

Aliás, sobre o jogo...
...uma pelada.

Claro, foi animado para quem não torce para o Botafogo, afinal, vários gols e tal...mas ainda assim, o GLORIOSO mantém a incrível forma de dificultar o que poderia ser bem mais simples. Hoje, por exemplo, vencia por 4 a 2 mas não soube matar o jogo. Nem mesmo segurar o placar. Tanto que levou o terceiro gol e se viu obrigado a passar pressão nos últimos lances.

Mas tudo bem, no atual momento do campeonato, o que vale é somar pontos. E nos faltam 14 para ficarmos matematicamente livres do pior em 2019.

O difícil é acreditar que no próximo domingo a gente consiga somar algum. Mesmo jogando no Niltão, receberemos o líder São Paulo. Ou seja, a tendência é que seja bem mais complicado do que os dois jogos que tivemos em sequência lá na Bahia durante a semana.

Precisaremos melhorar muito! A pergunta é: Como?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 4 x 3 Vitória

1- Saulo: Não chegou a ter culpa nos gols, mas não faz uma defesa difícil também - 5,0

2- Marcinho: Mal a beça na marcação individual - 4,0

3- Carli: Falhou feio no segundo gol do Vitória - 4,5

4- Rabello: Não esteve tão seguro - 4,5

5- Rodrigo Lindoso: Marcou um golaço. Hoje, por incrível que pareça, foi menos inútil - 5,5

6- Moisés: Erro incrível no início do jogo. Terminou de maneira razoável - 5,0

7- Erik: Longe de ser craque, mas na ruindade do elenco alvinegro, faz a diferença - 6,0

8- Jean: Incansável na marcação - 5,5

9- Kieza: Irritou menos - 5,0

10- Luiz Fernando: Ciscou e nada fez - 4,5

11- Bochecha: O mais participativo (com a bola nos pés) do meio de campo - 5,5

12- Rodrigo Pimpão: Entrou para ajudar a segurar a posse de bola - 5,0

13- Brenner: Poucos minutos em campo - Sem nota

14- Matheus Fernandes: Não marcou com firmeza - 4,5

Zé Ricardo: Precisa dar mais poder de marcação, mesmo atuando com três volantes. E arrumar uma maneira da bola chegar ao ataque sem tantos chutões - 5,0

43 comentários:

Fatos disse...

Apesar de tudo, se jogarem com a faca entre os dentes, com estádio provavelmevte com ótimo público, acredito num b0m resultado. Hoje o América (que vencemos semana passada) empatou com o SPFC no Morumbi

Rodrigo Federman disse...

Fatos, eu "acredito" porque quero e porque sou Botafoguense. Mas pela bola jogada (mesmo hoje), não empolga.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Vitoria importantíssima. No atual momento do Botafogo, torço pela vitória, mas já nem ligo mais para a atuação, pois o futebol está sofrível. Ficar na primeira divisão com esse time, e acho que da pra ficar, vou comemorar como se fosse um título. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, concordo 99%. O 1% é que, mesmo ficando na série A, me recusarei a comemorar. Pelo contrário: Aí sim, eu serei mais chato e vou cobrar mais e mais dos incompetentes e ladrões que matam pouco a pouco o Botafogo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Mal a bola rolou e o BOTAFOGO já perdia o jogo.
Perdia e corria risco de sofrer mais gols, já que marcava à distancia, não havia aproximação entre os setores, baixa movimentação individual e a conhecida e reconhecida falta de qualidade; além destes fatores, todo e qualquer inicio de jogada, a biola é jogada no Carli que dá o seu chutão para frente, que geralmente não provoca dano algum à equipe adversária.
Como a equipe baiana também é limitada e tem a defesa mais vazada do campeonato, 46 gols sofridos, o BOTAFOGO começou a ter oportunidades de fazer os gols em jogadas, principalmente, de contra-ataques; e assim virou o jogo no primeiro tempo; Kieza e Lindoso, uma bela finalização, em uma bela puxada de contra-ataque do Erik. Tivesse mais qualidade, teria definido o placar ainda no primeiro tempo.
No segundo tempo, quando se imaginava o BOTAFOGO marcando de modo mais firme, o Vitória chegou ao empate em uma jogada pelo lado direito de defesa do BOTAFOGO, Marcinho driblado de maneira juvenil, a bola cruzada na área, Carli pessimamente colocado e gol.
A sorte é que os baianos mais uma vez foram colaboradores e fizeram gol contra, que permitiu ao BOTAFOGO retomar a vantagem no placar; próximo aos 20 minutos, em uma jogada bem organizada, o BOTAFOGO chegou ao quarto gol.
A partir desse momento entrou em campo pelo BOTAFOGO a indolência, não tiveram a fome de vencer por um placar mais elástico e ganhar, quem sabe, uma força extra para o resytante da temporada.
Os toques laterias improdutivos se acumularam, desperdicio de inúmeros contra-ataques, até que em mais uma falha do sistema defensivo, o Vitória chegou ao seu terceiro gol e poderia ter chegado ao empate, que castigaria o BOTAFOGO, seja pela falta de melhor organização e também pela preguiça.
Parece que o departamento de futebol está ignorando a quantidade de gols sofridos, já são 36 em 26 jogos, média de 1,38 goll/jogo; em tese, se não fizer 2 gols, dificilmente vencerá uma partida. Obviamente que gol é gol e se for legal, não se discute, porém em um resultado de 4 a 3, um dos gols da vit´ria foi contra.
Ainda há tempo de implementar algumas correções para melhorar o jogo defensivo e também na questão da disposição e fome por vitórias.
Ainda bem que no futebol o "se" não resolve nada e pode ser utilizado de acordo com o pensamento de cada pessoa e o que importa é o placar final e os 3 pontos na conta. Com isso uma "menor pressão" na semana de trabalho.
SA!!!

Unknown disse...

Rodrigo, acho que por conta da vitória suas notas foram bem generosas, Saulo levar 5 não dá. Pra mim o pior goleiro a vestir a camisa do Botafogo depois do Castillo, não tem tempo de bola, no terceiro gol foi totalmente desatabanado pra cima do atacante do vitória, nota 3 no máximo.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, perfeito. Como você disse, ainda bem que não existe "se" no futebol. hehehehe
Abs e SA!!!

Unknown disse...

BOA NOITE A TODOS !! NOTA 5 PRO NOSSO GOLEIRO ?? É PRA GLORIFICAR DE PÉ !!! VAMOS SER REALISTA , SE E OUTRO TIME , VOLTARÍAMOS COM A SACOLA CHEIA . MAS VENCEMOS E ISSO QUE IMPORTA , VC PODE OBSERVAR QUE NEM OS JOGADORES ACREDITAM EM NOSSO GOLEIRO , SE TEM MAS MEIO MINUTO..UM ABRAÇO . UFA... HOJE FOI O JOGO ALCIONE...QUE SUFOCO !!PARA QUEM ESTAVA COM A ÁGUA ACIMA DO NARIZ ...JA PODE RESPIRAR ....VALEU RODRIGO... AMANHÃ JA PODEMOS SAIR A RUA SEM SER MOTIVO DE CHACOTA....BOA NOITE A TODOS

Enéias Teles Borges disse...

Botafogo sempre apronta. Hoje fez o impossível. como vai pegar o líder, vai ganhar. Sempre faz o mais difícil, entendem?

Ezieljr disse...

Erick fominha demais... Perdeu a oportunidade de matar o jogo mais se saiu muito bem. Bochecha muito fraco parece um Lindoso dois.
Moises limitado demais não serve pra ser lateral do time...
Lindoso boa partida achei o mais seguro no time hoje...
Kiesa fez o gol mais continua um lixo...
Jean joga serio... Mais hoje não estava muito bem na marcação...
E por ultimo não podemos deixar de fora nosso Saulo. Hoje demos sorte, pois nosso adversário era muito fraco mais sendo sincero goleiro que não sai nas bolas da pequena área pra mim é goleiro fraco devia aprender com os experientes que temos no elenco, pois desse jeito não terá futuro no clube.

Sobre Zé Ricardo acho bacana jogar com três é uma formação que aos trancos e barraco vem dando certo... Mais acho que ele tem que treinar mais a marcação desse time... Hoje os volantes estava deixando muito espaço para o meio campo adversário pensar. Se pegarmos um time mais qualificado tecnicamente marcando desse jeito tomaremos goleada...

Rodrigo Federman disse...

Valter, insisto: Não vi falha dele nos gols, apesar de também achar que ele não inspira confiança e não se destaca por defender bolas mais difíceis.

Enéias, tomara.

Eziel, discordo da avaliação do Bochecha. Aliás, do Jean também. De resto, concordo.

Sandman, apenas minha humilde opinião! E acredite, não me deixo levar por resultados para dar meus pitacos individuais. rs

Abs e SA!!!

Marcio disse...

É isso aí, Rodrigo.
O fato de ficarmos felizes com a vitória, não siginifica esconder os defeitos que a Equipe apresenta.
Hoje, felizmente, o adversário era o Vitória e os três gols sofridos não impediram a vitória, contra o Grêmio vimos o resultado da inoperência defensiva...
Aí entra o famoso "se"... E "se" o adversário fosse outro? Ainda bem que não era e teremos tempo para ajustar, isso, claro, se eles enxergam algum problema..
Para terminar, embora concorde que no atual momento a permanência na Série A é o que mais importa, receio que dentro do BOTAFOGO os dirigentes tenham o trabalho como bom e repitam a mesma fórmula na próxima temporada.
A permanência na série A não significará um trabalho de excelência.
SA!!!

Zabumbeiro de Zona disse...

Botafogo 1x0 São Paulo, gol de Lindoso
Botafogo 1x0 Vasco, gol de cabeça de Igor Rabelo
COM SOFRIMENTO, CLARO!
:[
Fogão na Série A 2019, EU ACREDITO.
:]

Rodrigo Federman disse...

Justamente, Marcio. Penso igualzinho.

Amém, Zabumbeiro.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ricardo
Bom alertar que tomamos 3 gols do potente Vitória jogando com 3 volantes....
Da praça arrepiar....

J PRATTI disse...

Quero o GaTito mumificado ou engessado de tipoia ou algemado
É melhor que o Saulo.
SDS


Marcio disse...

Sobre o Jean, o "arame-lisismo" dos seus companheiros o prejudica, pois como é o único que marca forte, está sempre exposto.
Se os outros começarem a marcar de verdade, terá mais tranquilidade e talvez deixe de fazer tantas faltas.
SA!!!

Anônimo disse...

Concordo contigo. O cara é MUITO RUIM
Jacob

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Pai.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, nosso setor defensivo sofre demais.

Possa crer, JPratti.

Marcio, não é de hoje que penso nisso também. E acaba que ele logo é amarelado e precisa dosar a marcação.

Abs e SA!!!

Unknown disse...

Rodrigo , acho que o elenco tem que pegar leve com o Erick,fez a jogada do segundo gol e fez o dele,um dos poucos jogadores que tenta algo diferente...na jogada do gol fez certo,esperou o zagueiro dar o bote ,driblou o zagueiro e chutou para o gol... não pode o elenco podar o único que dribla e tenta alguma coisa.

Rodrigo Federman disse...

Leonardo, mas foi só na hora. Absolutamente normal. Eu achei lance legal também.
Abs e SA!!!

Abel Santos disse...

3 pontos de ouro puro que certamente fará diferença na reta final do campeonato.
Não importante a qualidade agora, importa é a raça e os 3 pontos preciosos.
Um nota é importante... se continuarmos a tomar gols bobos como tomamos hoje, vai encrencar tudo... se o SP tiver a mesma facilidade, certamente não faremos 4 nele para compensar.
Mas, valeu. 3 pontos para comemorar muito.

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Abel.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Hey, hey, hey! Lindoso é nosso rei!
Hey, hey, hey! O Kieza também!

Marcio disse...

O drible do Erik não deixou o arremate para a perna direita, que é a boa; nesse sentido, talvez, a melhor opção fosse passar a bola para os companheiros, já que estavam em plena vantagem numérica.
A bronca faz parte do jogo e não pode se estender além do necessário, apenas como uma base de orientação.
Todavia, não tenho certeza de que se a bola chegasse ao Pimpão o gol sairia, pois me lembro de tquatro perdidos por ele de forma absurda; um contra o Flamengo pelo brasileiro 2016, um contra o Santos pelo brasileiro 2017, outro contra o Audax Italiano pela Sul-Americana 2018 e um agora frente o Bahiia pela mesma Sul-Americana.
Só para constar.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Levi, já merecem estátuas ou não? Rs

Exato, Marcio. E o próprio Brenner também já perdeu seus golzinhos cara a cara.

Abs e SA!!!

Christiano disse...

A entrada do Erick no time foi muito positiva, pois fica cada vez mais evidente que o futebol do Luiz Fernando tende a aparecer mais e mais com o esquema de dois pontas. Isso é muito bom.
Mas lá atrás precisamos da volta do Gatito urgentemente....bola na direção do gol do Botafogo é gol. É periclitante a situação.

Tiago Almeida disse...

Rodrigo a notícia boa é que o Buchecha cada dia que passa melhora mais

Ricardo Rocha disse...

Ufa...

RICARDO SOUZA disse...

Fecho com o FATOS, o São Paulo não é essa coca toda, não estão num bom momento venceram uma das últimas cinco, ainda mais quando Everton e Rojas não jogam, sou mais Erik e cia,
Só não pode atrasar os salários, pois são mercenários (excessão de poucos) lembrando também q no jogo em SP fomos garfados

Anônimo disse...

Botafogo estará na Libertadores 2019 mais uma vez o time irá surpreender na fase final do campeonato.
Nunca vi esse time rebaixado acho que seja um síndrome de pânico de alguns torcedores.
No jogo de hoje quebramos um tabu de não ganhar do Vitória em Salvador mais a desculpa sempre quando ganhamos a partida o Vitória é fraco empatou com o fluminense no maracanã ganhou do Atlético MG o America MG empatou no Morumbi contra o São Paulo e ganhou do Internacional não serve de desculpa.
Lindoso fez um gool hoje, de camisa 10 nunca de um camisa 5 e o Bochecha tá muito bem.
Com esse campeonato de japonês se o Botafogo tivesse organização 04 técnicos em uma temporada é uma loucura fora os jogos que fomos garfado exemplo a vitória contra o Santos que nos foi tirado.

Mamá

Rodrigo Federman disse...

Sim, Christiano. Concordo.

Tiago, ele tem talento. Precisa ser mais raçudo apenas.

Ufa mesmo, Celso.

Ricardo, não fico tão calmo contra eles.

Mamá, excesso de otimismo. Respeito, mas considero exagerado a beça.

Abs e SA!!!

Daniel Cananea disse...

Libertadores não. A sétima vaga (será um G7!) deverá ficar entre Santos, Cruzeiro ou Atlético-PR.
Se não fossem aqueles 4 pontos que deixamos aos 52 na última bola contra Bahia e Paraná eu até acreditaria.

SA!

Douglas disse...

Li muitos e muitos comentários lúcidos aqui nesse espaço democrático rsrs, outros apimentados, alguns pensando em milagres etc, etc, etc... mas ninguém aqui, repito, ninguém destacou a partidassa assa assa assa do Luís Ricardo, jogou firme, tranquilo, sério, e o mais importante de tudo não comprometeu, e digo mais, eu asseguro que se jogar sempre assim ajudará e muito o Botafogo kkkkk. Alguém discorda ?

Rodrigo Federman disse...

Muito cedo ainda, Daniel.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Cloud, foi a melhor partida dele. Rs
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo não pode uma defesa com 3 volantes tomar 3 gols numa partida nossos laterais tem que marcarem melhor e ter apoio dos meias .
Tonhão

Uendel disse...

Verdade seja dita, enfrentamos dois adversários diretos nas duas últimas rodadas e vencemos ambos. Jogo em casa com SP da pra ganhar, mas tem q entrar com tudo, depois Vasco, Ceará e Bahia, mais três confrontos diretos, essa seuqncia será decisiva, não podemos perder nenhum jogo.


SA!

Abel Santos disse...

Pessoal aqui falando de libertadores... calma pessoal... Também quero...
Mas, jogamos mal como sempre, embora com mais vontade...
Pegamos um adversário que está no mesmo nível nosso... é diferente....
O próximo jogo é parada dura... o São Paulo não vem bem, mas é muito superior a nós...
Vamos com calma para não perdermos o ânimo com um revés...

Rodrigo Federman disse...

Sim, Tonhão.

Verdade, Uendel.

Exatamente, Abel.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Solução para o problema do ataque e pouca marcação do meio de campo: coloca o Lindoso no lugar do Kieza. Pronto!!
AC

Rodrigo Federman disse...

Fica a dica, AC!
Abs e SA!!!