10/12/18

Montando o time de 2019




Alguns amigos sempre me perguntam quais jogadores do atual elenco seriam titulares e quais seriam as posições que eu buscaria reforços para 2019?

Bom, nem vou falar da formação do grupo como um todo, ok? Desse elenco - e já considerando a saída do Matheus Fernandes e a difícil, mas ainda possível permanência do Rabello -, eu iria mais ou menos assim:

1- Gatito 
2- Marcinho
3- Carli
4- Rabello
5- Jean (precisa renovar o empréstimo)
6- 
7- Luiz Fernando
8- João Paulo
9- 
10- Valência
11- 

Ou seja, para o time titular, pelo menos três reforços. Mas não basta contratar qualquer jogador. Precisam ser bons jogadores. Um lateral esquerdo, um centroavante e pelo menos mais um jogador de frente e que também saiba compor o meio de campo. Dependendo, pode até ser um segundo volante (adiantando mais o João Paulo). 

E outra coisa: Alguns dos citados não seriam/são titulares absolutos. Se garimparem nomes mais interessantes, mudaria sem problemas. Casos do Marcinho, Luiz Fernando e Valência.

E para vocês, quais continuariam entre os 11 titulares na próxima temporada?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

45 comentários:

Marcio disse...

Na lateral esquerda eu iria de Yuri...
De centroavante escalaria um dos jovens, Lucas Campos, Gorne. Só que já foram emprestados para Nova Iguaçu e Volta Redonda, respectivamente. Ou seja, essa vaga deve ser do artilheiro (?) Kieza.
Em resumo é isso, já que o BOTAFOGO ganhou o último estadual, nas posições vagas eu daria oportunidades aos jovens na tentativa de ganhar algum jogador para o restante da temporada.
Com isso, tentaria acumular algum dinheiro para investir em algum jogador com capacidade mínima de fazer subir o nível do Elenco/Time.

Essa possibilidade do I. Rabello sair do BOTAFOGO me faz pensar em uma situação:
O Marcelo será deslocado para o lado esquerdo da zaga, contrariando a máxima de que é muito difícil mudar de lado?
Será que com a vontade clara do BOTAFOGO em negociar o Igor Rabello, o Marcelo começou a trabalhar o seu jogo do outro lado da zaga?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, pensando em estadual, ok. O problema é que eu não quero mais pensar em estadual. Acho que essa molecada já deveria ser suplente direto, sem necessidade de preservar ou ganhar experiência, mas titularidade precisa ser logo de cara que chegue com bagagem e bola.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sim, Rodrigo, também não penso em estadual, apenas que por ser uma competição oficial, pode ser utilizado para ver esses caras em campo. Tudo dentro da lógica do DIDI; "Treino é treino, jogo é jogo".
E para o ataque eu me esqueci do Lucas Campos, que já tem 21 anos, e pode receber uma oportunidade.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ah sim, Marcio! Concordo.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Concordo com sua lista e acrescento também o Yuri. Infelizmente temos novamente que refazer todo o ataque do time. O Erick estava dando boa liga do meio para frente e perdemos uma oportunidade enorme de negociar melhor sua permanência em 2019 com a negociação do Matheus. Pelo que foi dito, a ânsia por $$$$ e fechar as contas de 2019 resultaram nessa péssima negociação. Mas clube que tem Anderson Barros como gestor fica difícil esperar algo diferente.

PAULO FERNANDO disse...

Noticia do UOL ESPORTES me pareceu a mais realista até agora sobre a participação dos Moreira Salles. Vale sua leitura para um debate futuro sobre essa proposta.
https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2018/12/08/o-que-falta-para-irmaos-moreira-salles-comprarem-futebol-do-botafogo.htm

Rodrigo Federman disse...

Paulo, para manter salários de Kieza, Lindoso e cia, a gente se livra de um dos mais promissores jovens formados no clube pelo primeiro valor oferecido.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O mais novo boato é que o Flamengo fez consulta ao empresário do Gatito Fernández sobre a sua situação com o BOTAFOGO; a multa é de 20 milhões de reais.
E ainda dizem que querem envolver o Diego Alves na negociação e que o seu salário é de 700 mil reais...
De minha parte, nem a saída do Fernández e muito menos aceitar esse Diego Alves como parte.
Não custa lembrar que nessa época onde a bola não está rolando, muitas "notícias" são criadas; só que também é de conhecimento público a vontade que os dirigentes do BOTAFOGO tem de vender os seus melhores nomes e, pior, aceitando duas ou três balas Juquinhas.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Amanhã, Marcio! Acabei de ver. rs
Abs e SA!!!

Lorismario disse...

Caro Paulo Fernando. Fui lá no endereço eletrônico e li o que está escrito no UOL sobre os estudos que os irmãos Moreira Salles encomendaram a uma empresa de consultoria. Parece que a possibilidade de compra do Futebol é real e até março/2019 a consultoria estará pronta. É realmente esperançoso mas, devo lembrar que a família Moreira Salles que era dona do UNIBANCO e o vendeu para o ITAU- não sei os detalhes de tal negociação- não pode e não deve entrar de graça no futebol do Botafogo. Temos que torcer para dar certo e que eles também aufiram lucros, pois ninguém trabalha gratuitamente. Loris

Abel Santos disse...

Pelo que li Valência vai sair... Rabello provavelmente também sairá (ele quer sair)....
A diretoria está fazendo um queima geral... nessa até Gatito pode ir embora...
Melhor você escalar Zé Gatinha...

Rodrigo Federman disse...

Loris, isso mesmo. Ainda mais quando se entra propondo profissionalismo. Não existe profissionalismo sem interesse em retorno $!

Abel, será Zé Gatinha, Lindoso, Gilson e mais oito! hehehe

Abs e SA!!!

Abel Santos disse...

Acho que até o Barcelona e o Real Madrid vem vem isso de perto... Vamos começar a estudar o futuro adversário na final do mundial de clubes...

Rodrigo Federman disse...

Pra cima deles, Abel.
Abs e SA!!!

Abel Santos disse...

he he digitei tudo errado... Era para sair assim:

Acho que até o Barcelona e o Real Madrid vem ver isso de perto... Vão começar a estudar o futuro adversário na final do mundial de clubes...

Rodrigo Federman disse...

Tranquilo, Abel!rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Real Madrid?
Parece que mandaram o dono de um Blog, Cantinho Madridista, torcer para o PSG.
Dizem que o cara anda cornetando muito o time, pediu a demissão do Lopetegui e não via que ele tirava leite de pedra desde a saída do CR7.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Marcio, descobriram o meu objetivo como corneta maior. Hahaha
Abs e SA!!!

Daniel Cananea disse...

Minha sugestão de elenco, DENTRO DA REALIDADE financeira do clube, com 32, 33 jogadores no máximo, menos que os 40 (!) atualmente no elenco. Observei a situação contratual em alguns casos, como na manutenção de Kieza e não Brenner, e Gilson e não Moisés, por exemplo.

Gatito – (Cavalieri ou bom goleiro série B) – Saulo 

Marcinho – (lateral base) – (lateral base)

Carli – Igor Rabello – Marcelo – Kanu – Helerson 

Gilson – Yuri – (lateral base)

Jean – João Paulo – Lindoso – Gustavo Bochecha – Leandrinho – (volante base)

Luís Fernando – Erik – (REFORÇO) – Valencia – Ezequiel – Pimpão –
Rhuan

(REFORÇO) – Aguirre – Kieza – Leandro Carvalho – Igor Cássio(ou Renan Gorne)

O principal ponto a ser levado em conta é o orçamento, por isso apenas 3 reforços, sendo 2 titulares indiscutíveis e um bom goleiro (com rodagem, jogando regularmente, para ser reserva do Gatito). Priorizei um meia atacante e um centroavante, posições mais carentes. Porém como disse, reforços de verdade, daqueles que são titulares absolutos, e não apenas contratações ou mesmo apostas. 
Aliás, aposta por aposta, apostaria na base, SEMPRE. E com nosso orçamento curto, diminuiria o número de atletas, estimulando a competitividade. Contratar só jogador decisivo, elevando o nível do plantel.

Time base:
Gatito, Marcinho, Carli, Igor Rabello e Yuri(Gilson); Jean, João Paulo e Leo Valencia; REFORÇO, Erik (Luís Fernando) e REFORÇO.

Como um desses reforços é meia/atacante, poderia jogar também no lugar do Valencia.

Marcio disse...

Rodrigo e amigos, no último Post eu citei o River Plate, que em 2014 o presidente temia pela falência.
Veja o que disse o presidente Rodolfo D'Onofrio, o que comprova que tudo o que escrevemos por aqui não está errado:

"A única maneira é agir de forma racional e evitar que o clube vá à falência. Financeiramente, estamos na Série C e lutando muito para não chegar na D. O River é um clube abandonado e não podemos ser irresponsáveis. Temos que cuidar de cada centavo que entra no clube. Não temos nenhum tostão em caixa"

"Quais jogadores que jogam na Argentina e são melhores do que o River Plate tem? Não podemos fazer loucuras com atletas que não dão certo. O ideal seria trazer o D'Alessandro, mas ele já disse que não quer vir e nós não temos condições de trazê-lo."

https://extra.globo.com/esporte/presidente-do-river-plate-teme-que-clube-va-falencia-11371977.html

Não podiam ser irresponsáveis e cuidar de cada centavo que entra no clube; não fazer loucuras contratando jogadores que não são melhores do que os da casa e que não dão resultados.
Por aqui, cobrar essa postura é cornetar.
SA!!!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Daniel, sei lá...o elenco não me passa segurança/confiança para uma temporada inteira.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Marcio. Quanta diferença de mentalidade, cara.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Caro Rodrigo e amigos do Cantinho. Com relação ao tema desta postagem, não há muito para onde correr. Do que temos no elenco, eu ficaria com Gatito, Marcinho, Carli, Igor R. (se sair, testaria/tentaria o Marcelo deste lado ou o Helerson ou Kanu) e um bom lateral. Se não for bom mesmo iria de Yuri (lateral que, comprovadamente, não é bom é o "nosso" Gilson; basta ele). Jean (se ficar) ou Gustavo Bochecha (se derem um choque de adrenalina nele), João Paulo, Leo Valencia e alguém bom. Luiz Fernando e Igor Cássio ou Lucas Campos ou Renan Gorne.

Tudo bem, ou tudo mal, que o L Campos e o R Gorne, ao que me parece, serão emprestados.

A questão basilar é, como escreveu acima o Daniel Cananea, preferir SEMPRE os jogadores da base a essas apostas sem pé nem cabeça do tipo Kieza. Que era claro, lógico, cristalino, que teria o desempenho (pífio) que teve, pois sua carreira sempre foi assim. Por que haveria de ser diferente no Botafogo de 2018 ?

E pegando uma carona no que o incansável Márcio escreveu, a respeito do River Plate, eu pergunto o porquê de não termos "dirigentes" nossos estudando o caso do clube portenho. Os caras caíram para a série B deles, foi um deus nos acuda, estão quebrados, mas vem conseguindo resultados. E é estudo de caso mesmo. É ir lá, ver o que fizeram de certo, o que não funcionou, analisar, ver o que é aplicável no caso do Botafogo e por em prática.

Aliás o mesmo Márcio, salvo engano meu, algumas vezes questionou o que se aproveitou do passeio à Europa feito pelo presidente do clube quando lá foi bordejar às expensas da cbf. A gente não aprende nada, repete os erros e espera que consiga resultados diferentes.

Para encerrar tem uns torcedores que eu vou te contar... As pessoas têm uma baita dificuldade para entender que criticar não é torcer contra. Aliás, muito pelo contrário ! Eu é que não vou criticar o que fazem de errado o esgoto, Flu, Vasco. Problema deles, não me importo, não perco meu tempo. Mas o clube que eu amo eu critico, sim. Porque o amo. Simples assim. Mas tem gente que não entende.

Abs

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, penso bem parecido. O único "porém" é em relação ao Bochecha. Meu amigo, não acredito nem em injeção de adrenalina para fazer aquele moleque "despertar". Ele sofre da patologia Lindosiana. O sangue frio não tem jeito mais ali. Rs
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Li há pouco no facebook do Botafogo Sem Medo.

"A diretoria do Botafogo continua a desrespeitar o Estatuto: até hoje não apresentou o Orçamento para 2019 ao Conselho Fiscal.

As contas do clube são uma bagunça completa, vivemos um enorme caos financeiro. O orçamento que foi apresentado para 2018 era irreal, prevendo vendas que não se concretizaram, além de crescimento de receitas absurdas, como sonharam com o sócio-torcedor.

Estamos quase no meio de dezembro e o orçamento deveria ter sido entregue ao Conselho Fiscal até o dia 31 de outubro! Após isso, o Conselho Fiscal tem que fazer a análise e elaborar um parecer, para só então enviar ao Conselho Deliberativo para que ele possa ser votado.

Como fazer isso com pressa? Um orçamento é parte importante do planejamento para um clube bem administrado. Pelo visto, a diretoria do Botafogo não aprendeu nada.

#Botafogo #Finanças #Futebol #GestãoEsportiva #BotafogoSemMedo"

O problema do Botafogo é econômico e financeiro. Mas não só. De nada adiantaria termos um patrocínio milionário se a gestão continuar nos níveis atuais de competência.

Tem que profissionalizar. E por isso tenho esperança (botafoguense tem que se agarrar a fios de esperança, pois do contrário não dá) nesse babado envolvendo os irmãos Moreira Salles. Lembremo-nos, por exemplo, do Palmeiras da Parmalat e do clube aqui do bairro com aquele patrocínio pesado do plano de saúde quebrado. Ganharam títulos, sim. O patrocínio acabou, os clubes naufragaram, amargaram insucessos, profunda crise financeira, seca de títulos.

Ou temos mudanças estruturais ou ficaremos nesses vôos de galinha ou ficamos andando 2 passos à frente, 5 atrás.

Abs

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, na verdade, se formos pesquisar todas as promessas feitas por essa gestão (desde o CEP), algumas importantíssimas jamais foram lembradas sequer. Uma pena. O Botafogo continua a casa da mãe Joana.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Pelas notícias nebulosas sobre o Botafogo, o que podemos esperar para o ano que vem e o de sempre: tentar um carioquinha, ser eliminado na copa do Brasil e da SA e lutar para não cair. Esses calhordas vendem mal, contratam pior ainda e assim liquidam o ex Glorioso. Não consigo pensar em time base, porque se der uma merreca pelos melhores eles saem do clube. Enquanto o AB estiver no clube junto com o burroferj continuaremos um clube perdedor. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, pelo andar da carruagem, o time do ano que vem será ainda mais fraco.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sim, Eduardo, quando o Mufarrej foi chefe da delegação da seleção da cbf e a mesma utilizou as dependências do Tottenham... Quais novidades ele trouxe? provavelmente nenhuma.
E não é somente o caso do River Plate que merce estudo, veja que por aqui somos mandados torcer pelo Barcelona, inclusive; só que mesmo com a diferença gigantesca da dupla Barcelona e Real Madrid para os outros, esses outros encontraram um caminho e não deixam de beliscar umas taças, tanto que das nove últimas edições da Liga Europa, a Espanha ganhou seis títulos.
Foram três com o A. Madrid e três consecutivos com o Sevilla.
O próprio Barcelona não era essa máquina, tanto que o Ferran Soriano, foi vice-presidente do Barcelona e hoje é o CEO do Manchester City, escreveu um livro "A bola não entra por acaso", onde fala sobre gestão e como ocorreu a transformação do clube catalão a partir de 2003.
Para terminar, outro dia em um programa de esportes falavam do Rangers, Escócia; pois bem, o Steven Gerrard, o técnico, disse que qualquer clube grande tem de trabalhar com alta performance, que aprendeu isso no Liverpool.
O único que fica somente na lamentação é o BOTAFOGO, mesmo com vários exemplos pelo mundo.
SA!!!


Abel Santos disse...

Por que cita-se Leo Valência aqui? O cara errou quase tudo nos últimos jogos e está negociando com o Colo Colo do Chile... provavelmente não ficará... o contrato dele expira em julho de 2019.

Marcelo Botafogo disse...

Notícia boa de hoje foi ver que brener não renova vms comemorar já e alguma coisa dessa diretoria sangue suga

Anônimo disse...

Rodrigo.

Vendo as possíveis escalações do Botafogo me deu calafrios. Como alguns sabem, eu sou evangélico e creio que o Deus que sirvo não me mete com coisas do futebol, não dá nem pra orar.
Então, vou torcer desesperadamente que os "Moreira Salles" coloquem a paixão pelo Botafogo (embora eu não goste dessa ideia, de time ter dono) a frente e nos ajude a voltar ser grande.
Porque amigo........Bochecha, Kanú, Kieza, Brenner e o anão de perna curta. Definitivamente não me emociona, já deu.

Se o kanú entrar na vaga do meio atabalhoado Igor Rabelo, então será o fim. Acho que muitos irmãos aqui não conhece o futebol do Kanú. Ele é o maior atrasador de bolas que eu já vi, o goleiro Diego é que sabe da vida dele. Quem viver verá.

Patinhas.




Ricardo Rocha disse...

Esses canalhas estão fazendo seu "Natal Gordo".
Basta de tanta roubalheira!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, sem contar que ele largou o Botafogo em um momento delicado no Brasileirão. À época, o presidente do ECTD recusou o convite para permanecer com o seu grupo.

Abel, eu citei porque para mim, ainda teria vaga.

Menos mal, Marcelo.

Patinhas, que os Moreira Salles entrem...e logo.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Celso.
Abs e SA!!!

Adelson disse...

A questão dos irmãos Moreira Sales não é questão de gostar ou não de um tipo de gestão, é a sobrevivência do clube. O que esta aí não dá para continuar. Tem que mudar.
Precisamos entender que o clube está inviável, no máximo vai sobreviver por algum tempo no nível intermediário e depois sucumbir. A dívida é impagável em função de sua proporção na receita do clube.
É como no acordo Boeing - Embraer ... se não acontecesse, a Embraer não iria resistir a união da Airbus com a Bombardier e iria a falência. Goste ou não goste, é a única saída.

Rodrigo Federman disse...

Penso assim também, Adelson.
Abs e SA!!!

Daniel Cananea disse...

Rapaz, e olha que mantive Jean e Erik, além de incluir 2 reforços incontestáveis pra chegarem e entrarem direto no time titular.
No mais, apenas um goleiro reserva experiente e jogadores da base.

SA!

Adelson disse...

Os clubes precisam ter, de alguma forma, uma estrutura empresarial e investidores de grande porte, como os grandes da Europa. É a única saída.
Não podemos ficar de pires na mão atrás da Globo lixo ou sermos objetos de piada por termos um tagarela como patrocinador.
Se um grande time for montado, grandes jogos e títulos importantes virão. Patrocinadores de grande porte virão. E, então, a camisa e a história do Botafogo vai agregar novos torcedores, e vamos retornar ao patamar de grandeza que tínhamos.

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Daniel.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Tomara, Adelson. Tomara.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Será que algum dos nossos "dirigentes" leram o livro citado pelo Márcio, escrito por um ex-dirigente do Barcelona ? Custa-me crer.
Ao invés de buscarmos a excelência nas práticas possíveis -nunca vi nenhum "corneteiro" aqui pedir o Messi, nem sequer o Ganso !- e evitarmos desperdícios estúpidos, recorremos, nos momentos mais difíceis, a crendices e nos apoiamos na fé e na ajuda de Carlito Rocha e Biriba !
Abs

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, e no final de tudo, a culpa é sempre nossa!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Eduardo Samico, na verdade um deles já tivemos no elenco; o Ganso com fome, João Gabriel.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, que trágica lembrança! rs
Abs e SA!!!