23/12/18

Um bom suplente





Com o empréstimo do Saulo para o Vila Nova e a aposentadoria do Jefferson, o Botafogo contratou o experiente Diego Cavalieri para fazer sombra ao Gatito em 2019.

Apesar de não atuar desde dezembro de 2017, o goleiro foi bastante elogiado pelo Carlos Pracidelli, ex-preparador da seleção brasileira. Ele, inclusive, acredita que o Cavalieri pode até ser titular em pouco tempo:

"- Mas é o que eu digo, o Gatito que se cuide, porque o Diego chega forte, chega firme para disputar a posição. Pelo que eu conheço do Diego, vai ser uma disputa muito acirrada, muito afiada, mas com toda lealdade. Porque o Diego, acima de tudo, sabe respeitar os profissionais que trabalham ao lado dele. Então, vai ser uma briga muito boa. Pode ter certeza que o grupo de goleiros do Botafogo, com a chega do Diego Cavalieri, vai aumentar e muito a qualidade técnica, porque a concorrência sempre foi muito salutar. Então, acredito que essa concorrência vai fazer com que todos os goleiros do Botafogo cresçam na parte técnica, individual e pessoal".

Duas considerações:

1- O que importa mesmo é a avaliação do Flávio Tenius.

2- Não há a menor possibilidade de sequer considerar o Cavalieri (que é bom goleiro) ser titular enquanto o Gatito estiver no elenco botafoguense.

Contra fatos não há argumentos.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

21 comentários:

Marcio disse...

Particularmente eu sempre achei o Cavalieri um goleiro normal; só que nos seus últimos jogos no Fluminense, me pareceu ter entrado definitivamente na descendência. Pode ser que houvesse alguma falta de motivação ou algo parecido.
Hoje, no meu entender, não há possibilidade do Fernández perder a posição.

O interessante é que os mesmos que alegam que o BOTAFOGO precisa de um segundo goleiro cascudo e justamente por isso contrataram o Cavalieri, permitiram que o Saulo jogasse 17 jogos seguidos no Campeonato Brasileiro; Não cogitaram a contratação de qualquer outro goleiro.
Serve para jogar praticamente a metade do campeonato e não serve para ser segundo goleiro... Tanto que o emprestaram.
Não se trata de entrar no mérito se o Saulo é bom goleiro ou não e sim que aos 23 anos, está nos profissionais do BOTAFOGO desde 2015, tempo suficiente para uma avaliação adequada.
Está ocorrendo situação idêntica a de 2016, quando "descobriram" que o H. Leite, no CLUBE desde 2013, não tinha condições de ser titular no lugar do Jéfferson, contrataram o Sidão, e que o Saulo, sempre ele, era muito jovem.
E agora o terceiro goleiro será o Diego... O empréstimo do Saulo neste momento me faz acreditar que falharam na sua preparação, já que tempo não faltou.
Deveriam tê-lo emprestado em anos anteriores para algum clube da série b, por exemplo, e com previsão contratual de que em caso de necessidade o retorno ao BOTAFOGO seria imediato; obviamente considerando a permissão da legislação vigente.
Alguns critérios e decisões no BOTAFOGO me parecem bem estranhos.
SA!!!

Anônimo disse...

Única coisa boa/importante é termos 2 bons goleiros. Há mto anos tivemos problemas com falta, o que aliás, nos custou mto caro. Ter um reserva do nível do Cavaliere é confortador, até porque, o Gatito deve se ausentar por um tempo. E os da base tipo Saulo, muito fracos quase ruins.
Jacob

Anônimo disse...

RODRIGO,sobre o CAVALIERI,no auge da carreira,era um dos melhores goleiros do país.
Quando soube da possibilidade,conversei com um ex treinador de goleiros,amigo dos meus cunhados,que me disse o seguinte:"há dez anos era um dos três melhores goleiros brasileiros e seria titular no seu Botafogo.Atualmente não sei como anda,pois estava fora do Brasil e sem jogar,o que pesa para um atleta com mais de 36 anos de idade".
Realmente não sei se foi uma boa,se ficou parado por uma contusão séria ou outro motivo.Além disso,tem o salário a ser pago para um jogador com idade avançada e que não joga há cerca e um ano.
Só falta ser mais uma ação CARIDOSA dos amadore$ da direção do clube.Vamos aguardar para opinar melhor.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, mas esperar lógica, coerência e planejamento dessa diretoria de futebol é querer demais. Hehehe

Pai, sim. Tomara que o Tenius coloque o Cavalieri com ritmo logo.

Jota, eu nunca achei tudo isso dele. Um bom goleiro, apenas. Mas em minha opinião, tanto Jefferson ou Cavalieri - nos finais de carreira- passam mais confiança do que mais uma temporada com Saulo e Diego.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, mesmo considerando ser difícil ter os dois primeiros goleiros contundidos, a possibilidade existe; tanto que ocorreu... A questão é a seguinte: Se voltar a ocorrer, vão de Diego, que na teoria é menos experiente do que o Saulo?
Por aqui não fazem esse tipo de situação, todavia, não custaria dar oportunidades ao terceiro goleiro nos jogos contra os chamados pequenos no campeonato carioca. colocar o primeiro goleiro no campeonato brasileiro e competições internacionais e deixar o segundo jogar a Copa do Brasil. Algo do gênero permite o famoso treino é treino, jogo é jogo, inclusive fazendo o que em tese é o número 1 ter dedicação extrema.
Veja o que ocorre no Barcelona entre Ter Stegen e Cillessen...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Penso igual a você, Marcio.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

O primeiro comentário do Márcio só demonstra de forma inquestionável como trabalhamos mal em GS, com idas e vindas, incoerências e contradições, ora o jogador serve, ora o mesmo jogador está verde e precisa adquirir experiência.
Típico de quem não sabe muito bem o que está fazendo, amadores, com orgulho, que são.
Ressalvando a qualidade do trabalho da equipe de preparação de goleiros, coordenada pelo Flávio Tenius, esse sim, profissional de mão cheia.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, é a realidade dessa gestão que se vangloria em ser amadora.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Eduardo Samico, penso que essa situação não se relaciona com o Tênius e explico.
Também em 2016, o Diego, lateral, era reserva do Luis Ricardo e durante o carioca foi razoavelmente utilizado, como o inicio do Brasileiro, continuou na suplência... Até que aconteceu a contusão do titular.
Essa contusão aconteceu exatamente na 19 rodada do brasileiro e o que fizeram? Foram buscar outro lateral, Alemão, lá no Bragantino.
Em janeiro de 2017 emprestaram o lateral para o Chiapas do México e após o retorno, foi dispensado pelo BOTAFOGO.
Vale dizer que em maio de 2017 contrataram o Arnaldo...

Por que um jogador que era o reserva imediato do Luis Ricardo, sem jamais o clube ter pensado em contratar outro lateral até a contusão do titular no mês de setembro, foi emprestado em janeiro do ano seguinte, mesmo com o Alemão tendo se transferido para o Internacional?

E ainda teve o Jair Ventura, que não serviu para substituir o R. Simões no comando do Time na Série B 2015 e conduzi-lo de volta a série A, era líder à época, e no ano seguinte substituiu o R. Gomes para livrar o Time do rebaixamento.

Se forem questionados, os dirigentes dirão que isso chama-se CONVICÇÃO no trabalho diário e que...

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, muito bem lembrado o caso do Diego, que hoje é reserva, porém, campeão da Sul-americana. Já o Botafogo, aguarda o retorno do Arnaldo.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Márcio, exatamente por não se relacionar a ele, fiz questão de ressalvar o Tenius desse babado. O cidadão é excelente profissional em seu ofício, que é a preparação dos goleiros, mas não é o responsável por decidir quem, e quando, será emprestado. Quero crer que seja ouvido com relação ao potencial dos goleiros que prepara, pode sugerir empréstimos para os mais jovens adquirirem experiência, mas suponho que não tenha poder de decisão nessa instância.

E os casos que você relembra só confirmam a situação.

É uma total falta de orientação, de ... êita palavrinha mal empregada no meio futebolístico no Brasil, planejamento !

O que só agrava nosso quadro. Sem dinheiro, a maior dívida dentre os endividados clubes brasileiros (e sem títulos e/ou grandes contratações, excetuando-se o Seedorf, que a justifiquem), vira e mexe ainda sendo surpreendidos com penhoras, tudo o que não precisávamos nesse momento é esse barata-voa que grassa no futebol dito profissional de GS.

É emprestar o Fernando, lateral direito, para ficarmos com Arnaldo. Gorne e Lucas Campos vão "adquirir experiência" mas daqui a pouco chega algum jovem inexperiente indicado por alguém para tirar o espaço dos nossos jovens.

E assim caminha o Botafogo, rumo a um inexorável apequenamento.

Ou profissionaliza a bagaça ou acabamos. Ou, pior, ficamos meio que zumbis, participando das competições sem chances de vitória, sendo alvo de chacota.

Abs

Rodrigo Federman disse...

Disse tudo, Eduardo. E o pior é ver alguns caras aqui falando que a culpa é do torcedor. Haja paciência com o atual Botafogo e esses adeptos sem qualquer senso crítico.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Infelizmente, Rodrigo, há inúmeras pessoas que entendem que criticar, apontar aquilo que entende ser errado, é torcer contra. Ou você elogia ou se cala. Aí o diálogo fica comprometido.

Tem ainda aqueles que dizem que quem critica deve então ir fazer melhor. Partindo dessa premissa, eu jamais poderia criticar qualquer jogador de futebol, dada minha quase total falta de talento para esse esporte.

Abs.

J PRATTI disse...

Eu me preocupo com a vaidade porque eu não sei até quando um goleiro do padrao Cavaliery
Vai supotar um banco mesmo sendo para o Gatito.
Sds.


Rodrigo Federman disse...

Pois é, Eduardo. Esses pensam de maneira muito rasa, superficial.

JPratti, não sei se esse é o perfil dele. Prefiro acreditar que ele seja parecido com o Jefferson. E sabe que está sendo para ser reserva.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo e Samico, não acabou as incoerências.

Em 23/09/2017 saiu uma matéria falando sobre o quanto de dinheiro entrou no cofre do BOTAFOGO, com a disputa da Libertadores. Dizia que o valor era de 25,7 milhões de reais, o que correspondia a 1 milhão a mais do que a receita de marketing em 2016; até aí, tudo bem...
Em dado momento, além de falar da reconhecida importância da competição para o BOTAFOGO, o vice de finanças luis Felipe Novis disse o seguinte em relação à elaboração do orçamento de 2018.

"Na elaboração do orçamento para 2018 estamos sendo extremamente conservadores e não estamos considerando qualquer tipo de premiação, seguindo orientação do presidente, Carlos Eduardo Pereira, e com a concordância do vice geral, Nelson Mufarrej. Mas a expectativa é bastante grande do próprio time, torcida e diretoria de garantir a classificação para o ano que vem."

A matéria ainda complementou:

"O orçamento de 2017 também foi previsto sem o fator da classificação para a Libertadores, o que só foi confirmado na última rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado. Desta forma, toda a receita que entrou através do torneio foi um extra que permitiu o pagamento de bichos e contratações pontuais, como a do chileno Valencia, sem comprometer as contas do clube."

Já em 19/12/2017, saiu matéria em referência à aprovação do orçamento 2018, onde dizia ser otimista a estimativa:

Disse o próprio Novis:

"Os senhores poderão perguntar se não há otimismo demais no orçado. Sim, há otimismo. Mas não há outra maneira de encarar 2018. Na próxima gestão, os executivos do clube precisam trabalhar com metas, com acompanhamento. É possível executar esse orçamento, mas exige dedicação total de todos no clube – argumentou Novis, que previu último ano de aperto.
Se passarmos bem por 2018, teremos galgado um passo importantíssimo, porque a expectativa de 2019 em diante é excelente. Estamos no ponto de virada, esse é o ano."

A matéria complementou, citando as ideias a serem aplicadas no sentido que a meta orçamentária fosse atingida:

Aumentar o patrocínio da Caixa Econômica Federal;
Aumentar os eventos no Nilton Santos;
Aumentar o número de sócios-torcedores;
Gerar mais receita com os esportes olímpicos (basquete está no NBB);
Começar a explorar comercialmente espaços do novo CT;
Vender jogadores.

Pois bem, quando falaram da elaboração do orçamento, disseram que estavam sendo conservadores, o que posso entender como realista; entretanto, já na aprovação do referido orçamento, fizeram uma projeção otimista.
O que mudou em três meses?
Além disso, foi falado que o orçamento não considerava qualquer tipo de premiação, o que não vejo ser errado; só que uma das ideias para atingir a meta estabelecida era a venda de jogadores.
Como não consideraram as premiações, que na teoria dependem exclusivamente do Time vencer seus jogos, avançar nas competições, ser campeão e tudo o mais e consideraram a venda de jogadores, que depende de um terceiro interessado, como possibilidade de receitas?
De forma geral, os ganhos em premiações são tão hipotéticos quanto os da venda de jogadores; entretanto, vale ressaltar, os únicos que ficaram fora da cobrança por resultados, dentro das ideias para incrementar as receitas, foi o futebol e o seu resultado em campo. Por quê?

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/peo-no-bolo-botafogo-lucrou-mais-do-que-ano-de-2016-so-com-a-libertadores.ghtml

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/com-previsao-de-r-204-milhoes-em-receita-clube-aprova-orcamento-para-2018.ghtml

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, haja mutreta. Não a toa, aqueles que lá estão, se eternizam no clube, independente das gestões seguintes.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, que a gestão moderno-praiana foi um completo desastre, estamos fartos de saber e justamente pelo que foi, tornou-se obviamente fácil jogar nela todas as culpas.
O que eu queria que explicassem ao Torcedor comum é o seguinte:

Quando o Assumpção foi eleito pela primeira vez, foi candidato único, recebeu 302 votos dos 314 sócios que compareceram à eleição, 8 votaram nulo e 4 em branco.

Quando foi reeleito, recebeu 73,2% dos votos válidos, o que representou 719 votos; o CEP ficou com 26,8%, o que é igual a 263 votos. Votos nulos totalizaram 21 e mais 4 votos brancos.

E esses números para um cara que dizem ter caído de paraquedas no CLUBE...
E a culpa ainda é da Torcida!

https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2008/11/27/ult59u179369.jhtm

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2011/11/encerrada-eleicao-no-botafogo-no-total-991-pessoas-votaram.html

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

É, Marcio. Contra esses (sofríveis) números não há argumentos. Aliás, até existem...mas insistem em creditar na conta do torcedor.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Pois é Márcio. Esse caminhão de incoerências deriva do fato de associações como o Botafogo -vale para os demais clubes de futebol- movimentarem os orçamentos que movimentam sendo geridos mais ou menos da mesma forma que há mais de 50 anos. Quando existia lei do passe, não havia patrocínios nem transmissão de jogos pela TV.
Por isso insisto: ou o Botafogo -e os demais clubes tradicionais - se profissionaliza ou será mais do mesmo a que estamos nos acostumando.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Tô contigo, Eduardo.
Abs e SA!!!