24/01/19

(Des)preparo físico





Para variar, a coletiva do técnico Zé Ricardo após o empate de ontem foi um show de desculpas e justificativas para "boi dormir". 

Ele falou sobre o início de temporada, jogadores fora de forma ou machucados, saídas e chegadas de atletas, blá blá blá...

Uma das afirmações chamou a minha atenção. Foi quando citou a "reestreia" do Erik com a camisa botafoguense:

"- No Brasileiro, em alguns momentos utilizamos o Luiz Fernando de meia central. Não é um organizador tradicional, mas dá dinâmica. Poderia trabalhar as infiltrações com o Aguirre. Ainda tem que evoluir. Pimpão se recuperou e o Erik jogou os 90 minutos porque fez toda a pré-temporada com o Palmeiras".

Praticamente atestou aquilo que a gente sempre fala e reclama aqui: O preparo físico em General Severiano é sofrível. E não é de hoje, hein? Enquanto os nossos jogadores demoram para entrar em forma, aguentar um jogo inteiro e/ou sempre reclamam de cansaço muscular, aqueles que chegam com trabalhos realizados em outros clubes sempre estão em um nível diferente. Já repararam? E 99,9% das vezes o nível desses é infinitamente superior. 

O Erik, ontem, não me deixa mentir!

Ah, e enquanto o Erik volta correndo a beça e disputando os 90 minutos da partida, o possante Kieza ficou de fora até do banco de reservas porque estava com...
...bolha no pé!

Sem mais, meritíssimo!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

50 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
Pior é saber que em pouco o Erik estarã no mesmo nível dos outros.Ou seja, sem preparo físico. Lembram que o Moisés chegou voando e depois caiu de rendimentô ?

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, isso aconteceu com o próprio Eric em determinado momento do ano passado também.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Bem lembrado.
O Erik pareceu não sentir o ritmo do jogo, considerando ser o primeiro da temporada, o calor, a umidade, o gramado, o vento... Aquelas desculpas surradas. Tecnicamente cometeu os seus erros, fisicamente foi como estivesse na forma ideal.
Se continuar nesse ritmo, a preparação física o chamará para explicar que precisa dosar energia...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, e será "penalizado" para que entre no mesmo ritmo dos demais! hehehe
Abs e SA!!!

Ezieljr disse...

Márcio voltando a questão do Jean... Eu já tinha lido essa reportagem senão me engano no início de janeiro... De boa ainda sim não justifica colocar o cara no banco. Fica claro que sem ele no campo perdemos muito no primeiro combate. E na boa bochecha é muito sem sangue parece que ele fez um curso particular com Lindoso.

Rodrigo Federman disse...

Verdade, Eziel.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Boa tarde, Rodrigo! Esse problema da preparação física vem desde a gestão do CEP. Mas dizem que o cara é um bom animador de vestiário. Como se nao bastasse a limitação do preparador, ainda resolveram fazer a pré-temporada aqui mesmo, com todas as limitações que isso acarreta. É o tipo da economia porca.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Unknown. A preparação física e médica é sofrível. E não é de hoje!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ricardo
Depois da sueca durante o jogo de ontem (fogãonet) só falta os dirigentes criarem um campeonato e baterem no peito caso sejamos campeões. ...
Rssssssssss

Rodrigo Federman disse...

Não duvide disso, Ricardo.
Abs e SA!!!

fabio lucas disse...

Nao temos lateral, nao temos lateral e nao temos lateral..... favor deixar seu curriculo em General Severiano voce que saiba fazer cruzamento ou entao sabe correr pelo lados e defender minimamente bem... Obrigado agradecemos desde ja! Atenciosamente torcedores do Botafogo de futebol e regatas

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Fábio.
Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Excelente,Fabio. Um de seus melhores comentários até hoje.As laterais são o "X" da questão. Não há como desafogar a defesa,sair jogando,muito menos atacar.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Ricardo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ricardo
Nesse time atual, eu deixaria no máximo 3 dos mais velhos.O restante seria da base.Mas não temos a mínima estrutura, desde técnicos, preparadores e dirigentes, para fazer um planejamento.Então colocam os mediocres que ganham mais para justificar as transações financeiras.

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, não tenho plena convicção de que a base seja boa o suficiente para o suporte e resultados nos profissionais.
Abs e SA!!!

Abel Santos disse...

A desculpa de início de temporada esquece que todos os outros ditos grandes times estão na mesma situação. Quando todos estiverem com mais ritmo... estaremos ferrados mais ainda...

Rodrigo Federman disse...

Abel, quando estiverem com ritmo, acabou a temporada! rs
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Problema maior é como enxergamos a preparação física, sem entender o que seja preparo físico.
Palmeiras,Internacional,Cruzeiro,Atlético Mg,Grêmio,Flamengo esses clubes tá rodando o elenco poupando jogadores, mais como no caso Botafogo é a preparação física, que não presta.
Pobre torcedor Botafoguense, se faz de entendido e não entende nada.
Ainda bem,que o Botafogo é um clube democrático e não tem dono; por exemplo se eu sou o dono do clube, mandaria todos vocês aprenderem o que seja preparação física.

Antonio


Rodrigo Federman disse...

Antonio, ainda bem que você não é dono do clube então!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Até o Vasco tá poupando,resumo ser torcedor botafoguense, hoje é um saco e estressante, além do time tá todo desmontado,com um treinador, tendo que abrir mão de suas melhores peças, ainda ter que aguentar esses entendidos, escrevendo as soluções todo dia.

Antonio

Rodrigo Federman disse...

Antonio, continue batendo palmas e aplaudindo então. Simples.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Culpa da Torcida!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sempre, Marcio! Sempre!
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Fla tem passado por isso, Corinthians tem passado, Palmeiras, Galo... esse ano tivemos DUAS SEMANAS de pré-temporada, fica claro pra mim que o problema maior é de ordem física. Concordo que nossa preparação é inferior a dos outros citados, mas é impossível fazer mágica. Erik de fato está acima, um ou outro jogador tem mais dificuldade, outros mais facilidades que o normal (pra entrar em forma).
A nível de elenco, prefiro o atual e tenho boa perspectiva pra 2019. Pro time titular falta um camisa 9 goleador e dois laterais, mas creio que com Carli, Jean e Valencia o time vai encorpar. É hora de achar boas opções, até pq os titulares são apenas de razoáveis a bons jogadores, nada além disso. Alex Sntana parece ser uma. Mas vamos lembrar que saíram muitos jogadores inúteis como Marcelo israelense, João Pedro, Luís Ricardo, Dudu Cearense, Brenner, entre outros, sairam, e foram na maioria substituídos por jogadores da BASE. Único jogador em minha visão titular era o Igor Rabello, esse sim não queria que saísse, mas saiu e temos que achar alguém que de conta. Jean e Lindoso eram os volantes titulares e esse ano pode ser Jean e Joao Paulo ou Alex Santana.
Zé Ricardo precisa é, arrumar a sua defesa, fechar lá atrás, que barre Marcinho ou quem for, só Gatito e Carli vejo como titulares, as outras posições a disputa está aberta. Isso somado a um investidor que coloque esse bendito centroavante no time e o Botafogo voltará a brigar por coisas maiores. Ou ao menos de fazer vergonha.

Rodrigo Federman disse...

Fatos, eu acho que é ordem física e técnica. E em ambas, deficiências absurdas.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Fiquei desde segunda sem entrar na internet, pois onde estava não tinha acesso, e hoje ao ler os posts da semana, não me surpreendi nem um pouco com esse Botafogo 2019. Triste ver a que ponto chegou o nosso Botafogo. Só com muito amor. Parece que minhas férias serão longuíssimas. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, infelizmente nada mudou. Continua tudo como antes.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Zé Ricardo sobre a possibilidade do Carli enfrentar o Flamengo:

"...Carli teve cansaço muscular, tem histórico de sentir isso no início do ano. Não temos previsão para sábado ou para quarta...."

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/ze-ricardo-diz-que-botafogo-agradou-em-alguns-momentos-mas-que-ainda-nao-foi-o-suficiente.ghtml

Com tanto desenvolvimento na medicina esportiva, questiono se houve algum estudo com o intuito de minimizar esse problema do Carli em inicio de temporada.
O argentino foi contratado em dezembro de 2015, ou seja, fez a pré-temporada nos anos de 2016, 17, 18; tanto que o Zé Ricardo relata que é um problema histórico do jogador.
Só ouvimos falar do problema, da busca por soluções, nunca.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, bem observado. Nunca buscam prevenir.
Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Interessante como as pessoas não discutem ideias a fazem uso do "Argumentum ad Hominem", que é tentativa de desacreditar a outra pessoa por meio de ofensas ou detalhes sem relevância para o assunto debatido. Volta e meia vemos isso acontecer. Se há a discordância , que escreva aqui sem ofensas, ataques. Explique seu ponto de vista e pronto. Quem sabe concordamos?

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Ricardo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Para servir de exemplo:

Sampaoli:

"Precisamos estar a todo tempo exigindo o melhor, a história exige isso. Teremos que estar a altura da camisa do Santos"

SA!!!

Anônimo disse...

Acabei de assistir a derrota do Internacional, completo em pleno Beira Rio, para o bravo Pelotas por 1x2 tentei assistir, para acompanhar o Lindoso, foi banco e não entrou.


Mamá

Rodrigo Federman disse...

Marcio, o Sampaoli não tem perfil para o Botafogo dessa diretoria.

Mamá, só no Botafogo, Lindoso era tratado como titular absoluto, importantíssimo, líder, capitão e tudo mais. Isso mostra o nosso atual tamanho mesmo.

Abs e SA!!!

Marcelo Botafogo disse...

Sofrível torcer pro Botafogo essa e minha sina desde 1987 tirando 95

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, é mais forte do que a gente.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Pois é, Rodrigo.
O Sampaoli chegou esse ano no Santos, disputa um campeonato que é mais forte do que o carioca, o artilheiro do brasileiro e Copa do Brasil 2018, Gabigol, já não se encontrava mais no elenco; Bruno Henrique, com quem ele contava e não mais poderá contar, não se apresentou para jogar o primeiro jogo porque negociava com o Flamengo... E tendo de conhecer o elenco e, mal ou bem, conhecer o futebol praticado por aqui; sem contar a própria adaptação do elenco às ideias de jogo do argentino.
Dois jogos e duas vitórias e dizendo que precisa melhorar para estar à altura da camisa do Santos.
Obviamente que somente o tempo mostrará o real valor do trabalho do Sampaoli, considerando as condições que lhe forem oferecidas. Contudo, uma coisa é certa, o argentino tem muito mais razões do que os técnicos nacionais para chegar aos microfones e pedir paciência, tempo de trabalho, dizer que é uma reconstrução...
O futebol brasileiro acostumou-se a utilizar as dificuldades para justificar a incompetência em produzir um jogo minimamente organizado.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exatamente isso, Marcio.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Márcio, Zé Ricardo tá perdendo muito tempo, escala o Erik de centroavante, que tá resolvido o problema de centroavante.

Marcos Abntonio

Rodrigo Federman disse...

Marcos, não vejo o Erik como centroavante.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Erik, como centroavante no Goias em 2014 fez 17 gols e em 2015 fez 19 gols, será que desaprendeu de jogar na posição, acho que não; melhor do que teimar com Kieza e Aguirre que não consegue fazer nada.

Marcos Antonio

Rodrigo Federman disse...

Marcos, para mim, insisto, não o vejo como centroavante. Goiás é uma coisa, Botafogo outra. 2014 foi um ano, 2019 (5 anos depois), outro.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Marcos, acredito que o Zé Ricardo está completamente perdido, tanto que mesmo alegando que chegaram novos jogadores, se utiliza do mesmo esquema da temporada passada.
Qual será o Time base?
Sou favorável aos testes, desde que uma base minimamente entrosada seja mantida. Testar um jogador em um time desentrosado não me parece proveitoso. Poderia dar oportunidades a 3 jogadores de inicio e ainda com mais 3 substituições a fazer, ou seja, em uma partida poderia dar oportunidade a 6. Nâo é pouco.
E mais, dia 6 de fevereiro enfrentaremos o Defensa y Justicia pela Sul-Americana e não temos e não sabemos o Time que entraremos em campo.
O futebol apresentado até o momento não aponta para um bom resultado frente aos argentinos.

Para terminar, o Zé Ricardo tem problemas críticos:
1- Com o resultado adverso, coloca em campo um monte de atacantes, como se isso fosse a solução.

2- Com a vantagem em jogo decisivo, substituições altamente defensivas; exemplos:
Final do Carioca 2018. OI Vasco tinha a vantagem do empate. Fez substituições e fez o seu time terminar coim 4 zagueiros em campo. Ricardo Graça no lugar do Riascos e Werely no lugar do Rafael Galhardo, que jogava improvisado na lateral direita. Poderia ter recuado o Pikachu para a lateral e ter promovido outra substituição.
Libertadores 2017. Flamengo com o empate frente ao San Lorenzo, se classificaria.
Zé Ricardo saca Berrio e coloca o Romulo (volante) e saca o Ewerton e coloca o Juan (zagueiro).

Sofreu o gol do BOTAFOGO aos 50 do segundo tempo e do San Lorenzo aos 47 do segundo tempo.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, isso mesmo. Essas são as características do ZR. E não são de hoje em dia.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, ele teve a mesma postura em duas Equipes completamente distintas em termos de opções de elenco, coisa que eles, técnicos, dizem tanto fazer a diferença.
Ou seja, o fato do BOTAFOGO contratar jogadores melhores não será garantia de um trabalho melhor ou decisões melhores em termos de escalação, esquema de jogo e suas variações.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Marcio.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Márcio vejo o que ele falou:

JONATHAN CONFIRMADO NA LATERAL-ESQUERDA

– Preparado ele está se não não estaria no profissional do Botafogo. Tem treinado normalmente, é desenvolto e tem a confiança dos atletas e da comissão técnica. Tem qualidade e com o tempo vocês verão isso. Bons fundamentos na defesa e no ataque. Temos passado coisas para que esteja mais à vontade. Bons fundamentos defensivos.

"PORQUE SÓ ESCALA GILSON DE TITULAR,DÁ PARA ENTENDER"

Marcos Antonio

Anônimo disse...

Márcio realmente estamos preocupados porque até agora não sabemos o time base.

Esses jogos do carioca,não estou nem aí para os resultados, mais que sirva de base para começar a definir o que vem pela frente, são 02 finais, que podemos acabar com o ano 2019 antes de começar ou seja, os jogos da sul americana e Copa do Brasil será que o ano passado não serve de lição.
Lembrando 13 dias separa da final da sul americana.

Marcos Antonio

Rodrigo Federman disse...

Marcos Antonio, não tem time base algum. Nem elenco!
Abs e SA!!!