03/01/19

Foi bom para você?

















O ex-presidente Carlos Augusto Montenegro concedeu uma entrevista à Rádio Brasil (clique aqui e confira - retirado do FogãoNet).

Entre vários assuntos, destaco a avaliação feita sobre os resultados esportivos do ano passado:

"- E no aspecto esportivo, achei que o Botafogo foi muito bem, melhor do que a gente esperava. Ganhamos o Campeonato Estadual, fomos hexacampeões no remo, o único clube carioca que ganhou alguma coisa em 2018. Uma participação bastante regular no Brasileiro, terminamos em nono e na Sul-Americana. Um susto no início do ano, que nos gerou uma perda de receita. Uma derrota inesperada na Copa do Brasil, nós estávamos formando o time ainda. Perdemos alguma coisa, mas foi bom".
Enquanto essa for a sensação (após uma temporada medíocre), fica difícil imaginar o retorno do GLORIOSO Botafogo à curto prazo. 

Impressionante como a vergonha histórica da Copa do Brasil é tratada sem a devida importância. Principalmente quando ressaltam com todo orgulho do mundo o título estadual, nono lugar no Brasileirão ou hexacampeonato do remo (!)...

E para você, amigo: Qual a sua avaliação do 2018 botafoguense?

OBS: Por algum erro no Blogger, todos os comentários das últimas publicações foram deletados e não estou conseguindo recuperá-los!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

46 comentários:

Marcio disse...

Me impressiona como o Montenegro sempre é chamado para falar praticamente em nome do BOTAFOGO; e isso porque dizem que o CLUBE "não tem dono".
Além dessa fala trazida pelo Blog, também anda dizendo que enxerga com bons olhos a iniciativa dos Moreira Salles em profissionalizar o CLUBE... Pois é, o problema não está em ver com bons olhos a iniciativa e sim como com tantos empresários no CLUBE, inclusive ele que foi presidente, "jamais" tomaram tal inciativa.
Não se discute a iniciativa dos Moreira Salles, é espetacular, mas não é uma descoberta... Nós aqui no Blog, já sinalizamos por várias e várias vezes que o BOTAFOGO precisa passar por uma Reengenharia, adotar novas práticas administrativas.
Se tivessem pensado isso lá em 1995, por exemplo, talvez o BOTAFOGO não estivesse nessa situação. Dizem que ele ajuda muito, até financeiramente, o CLUBE, mas é preciso criar mecanismos para que ele caminhe com as suas próprias pernas.
Sobre a temporada, ele foi de regular para fraca e chama a atenção que apenas lamenta a perda de receitas com a Copa do Brasil, não se vislumbrou o que o título poderia proporcionar. É bom que fique claro que boa campanha não faz História; pela milésima vez digo que entendo a situação que atravessamos, mas é preciso trabalhar com alta performance.
Para terminar, ele diz que foi o único clube carioca que ganhou alguma coisa, só que somos aquele que estamos há mais tempo sem uma conquista importante.
Não me convence.
SA!!!

Anônimo disse...

Ricardo
Se colocasssemos um time de casados contra a poderosa Aparecidense com certeza ganhariam.Desculpa idiota como muitas outras.
Clubes com verba muito menor fazendo mais que agente.
Só vergonha.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, o curioso é que na mesma entrevista o Montenegro fala que existem "os mesmos 6" sempre que atrapalham o dia a dia do clube. No mínimo, curioso, né?

É verdade, Ricardo.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, veja as palavras do próprio Montenegro em 18/11/2017, em uma entrevista onde falava sobre naming rights e o apoio ao Mufarrej.
Disse ele, quando questionado sobre a situação atual com a de 1995:

"COMPARAÇÃO COM 1995

Sou de outra era. Peguei o clube com muita dívida. Em nenhum momento pensei em pagar a dívida. Apenas não queria aumentá-la. Na minha época não tinha Ato Trabalhista, então toda hora tinha indenização a jogadores. Televisão era apenas 5% da receita, e o Botafogo recebia R$ 3 milhões por ano. O que me salvou foi o patrocínio da Pepsi. O Talarico, um amigo maluco que era vice-presidente da Pepsi, resolveu me ajudar. Além do patrocínio, pagou os salários do Túlio. Não dá para comparar.

Passei os três anos com folha atrasada e fui campeão brasileiro devendo cinco meses. Prometi aos jogadores o seguinte: "Vocês são heróis. Prometo que farei a independência de todos". O Sergio Manoel foi para o Japão; o Donizete tinha uma proposta de U$ 5 milhões do Yokohama; devolvi o Iranildo para o Madureira, e o Flamengo o comprou; o Beto logo depois foi para o Napoli, o Jamir, para o Benfica... Eu os liberei para ganharem dinheiro. Foi o que eu pude fazer por eles, além da bilheteria dos últimos jogos, que foram rendas altas."

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/

Ele foi bem claro, não se preocupou em pagar a dívida, apenas em não aumentá-la...
E as práticas administrativas, por que não buscou inovações?
Hoje ele enxerga com bons olhos a profissionalização do BOTAFOGO, como se de 1995 até hoje tivessem passados 200 anos.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, esses caras são bizarros! Eles estão acabando com o Botafogo. Imagina mais dois anos com essa gestão trágica? O último apaga a luz...ou os Moreira Salles entram logo ou o Botafogo gigante de outro dia tende a nunca mais voltar.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,para ser curto e grosso.Pesquisa é coisa séria e funciona MB.
Entretanto,o que esperar de um cara que usou o seu tradicional e conceituado IBOPE para divulgar pesquisas fajutas para atender interesse$ escusos?
Esse cara faz parte da turminha escrota que se acha dona do clube.NÃO ACREDITO NELE.Para mim não foi bom,foi medíocre para as tradições do clube.
Infelizmente,muitos inocentes úteis ainda acreditam nessas historinhas do "boi tatá".
Está aparecendo muito,pode crer que aí tem.JOTA.

Marcio disse...

E parece que o Rabello irá mesmo para o Atlético.
O BOTAFOGO receberá 13 milhões de reais por 70% dos direitos econômicos; além disso, receberá por empréstimo por duas temporadas o zagueiro Gabriel e mais 30%.
Eu não duvido se mais tarde tomarmos conhecimento que nem empréstimo do Gabriel não mais haverá.
É isso, vende um titular absoluto e recebe um jogador que caso se saia bem, retornará para o seu clube de origem ou até mesmo outro o adquira do Atlético...
SA!!!

Anônimo disse...

E parece que finalmente os dirigentes conseguiram vender o Igor Rabello para o Galo. Custo: 13 milhões por 70% dos direitos econômicos + o empréstimo do Gabriel por 2 anos. Na minha opinião, péssimo negócio. Trocou um zaqueiro em alta, que poderia ser vendido ao exterior mais a frente por um valor bem maior, por outro que está em baixa. Se o Botafogo não conseguir recuperar o Gabriel, será mais um a inchar a folha de pagamento.
AC

Rodrigo Federman disse...

Difícil, Jota. E desanimador.

Marcio, continuam roubando o clube. Descaradamente.

AC, pois é. Vou escrever algo amanhã sobre isso.

Abs e SA!!!

Lorismario disse...

Rodrigo. Se os irmãos (família) Moreira Salles não transformarem o futebol do Botafogo em uma empresa, separada das demais modalidades esportivas, podemos desistir. Agora venderam nosso jogador mais regula, o Igor Rabello. Logo a seguir venderão o Gatito. Como o Matheus Fernandes já foi vou sugerir um time de futebol para o Botafogo:
Goleiro: Anderson Barros
Zaga: Mufarrej, Montenegro, Carlos Eduardo e Gilson.
Meio de campo: Zé Ricardo, Barroso, FDP e Fio da égua.
Ataque: Bastardinho e Larápio.
Responda quem souber: Diga o nome de um dos remadores campões do Botafogo?
Responda quem quiser : Quem já chorou por uma derrota do Remo estilo quatro com ( o com é pau no anus)
Responda quem for botafoguense: fale o nome de cinco ex jogadores de futebol do Botafogo reconhecido mundialmente.
Só é botafoguense quem acertar a última questão. Os demais são oportunistas de plantão.

E tem mais: já parei de pagar a mensalidade do Sou Botafogo desde quando perdeu para a poderosa Aparecidense e não renovei minha cadeira do Oeste Superior. Pedi para retirar meu nome de lá. L. E. Simonassi

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Aí sim, Loris. É correr para o abraço!
Abs e SA!!!

Marcelo Botafogo disse...

Discordo do ataque Zé gatinha é titular absoluto desse time

Anônimo disse...

Ganhou o estadualzinho, após um jogo em que atuou com um a mais durante bem mais da metade do tempo, nos pênaltis, sendo que o adversário jogou sem o principal atleta, craque e goleador;
Foi eliminado pelo Campina Grande (oops! Aparecidense) na Copa do Brasil, na primeira rodada, num jogo em que o nosso goleiro saiu do campo rindo (sabe-se lá do quê);
Eliminado na SulAmérica pelo Bahia;
Pagou salário ao Dudu Cearense;
E foi hexacampeão no remo, com um gol de placa do... Deixa pra lá, não me ocorre o nome por ora, certamente em função da carraspana a que me submeti para comemorar o hexa. Estou celebrando aos berros e não consigo parar!

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, o Zé Gatinha escolhe camisa nesse time. Ele e Lindoso. Sem esquecer Gilson e Kieza.

Hahaha. Levi, hoje eu vou comemorar ainda mais. A temporada passada foi incrível! rs

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Esses caras - já disse aqui - ainda irão comemorar o acesso à serie A...do estadualzinho.
Falar em futebol, hoje tem Manchester City x Liverpool! Imperdível! Estou à toa mesmo...

Rodrigo Federman disse...

Levi, depois da efusiva comemoração pelo hexa do Remo...não me surpreenderei com mais nada. rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, você já revelou que vai escrever sobre a negociação Igor Rabello amanhã, só que existem pontos divergentes nas noticias sobre a negociação.

1- Em 21/06/2018, saiu a informação de que o BOTAFOGO havia aceitado uma proposta de um clube da Chechênia, 15 milhões de reais por 60% dos direitos, pois os outros 40% pertenciam ao próprio jogador e seu empresário.

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/botafogo-aceita-proposta-de-r-25-mi-mas-rabello-recusa-ida-para-time-da-chechenia.ghtml

2- Em em 20/12/2018, saiu notícia dando conta de que o A. Mineiro faria uma proposta de 15 milhões de reais por 60% dos direitos econômicos, os outros 40%, conforme está no ítem 1, seriam do próprio jogador e do seu empresário.

https://www.futebolinterior.com.br/futebol/Botafogo-RJ/noticias/2018-12/atletico-mg-sobe-a-proposta-e-deve-contratar-igor-rabello-do-botafogo

3- A última e derradeira, dá conta de que o A. Mineiro pagou 13 milhões de reais por 70% dos direitos econômicos...

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/igor-rabello-chega-a-bh-para-exames-antes-de-assinar-com-o-atletico-mg.ghtml

O BOTAFOGO tem/tinha 60% ou 70% dos direitos econômicos do I. Rabello?
Se o A. pagou 13 por 70%, significa dizer que adquiriu 10% que pertencem ao próprio jogador, considerando ser verdade que o BOTAFOGO possui 60% e o jogador 40%?

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Marcio. Eu nem sei se ainda vou escrever sobre isso amanhã, pois quero ver o desfecho oficial dessa péssima negociata. Pior: Com um jogador vindo por empréstimo e o Botafogo ainda dividindo salário. É uma diretoria ridícula.
Abs e SA!!!

Lorismario disse...

Rodrigo. Fui ver as notícias do nosso querido Botafogo F.R no Globo Esporte e me deparei com a monstruosa contratação de um técnico da base, denominado Marcelo não sei o quê. Para não chorar saí de lá rindo pois o tal técnico que estreia hoje as 18 horas tem no Curriculo (Não deve ser no Lates) um monstruoso estágio de 15 dias na Alemanha, dito ser com o Guardiola. Tem ainda experiência profissional no Brasilia, Brasiliense, Sobradinho e Anápolis. Tudo somado, deverá redundar na desclassificação na segunda etapa que é em jogo único. Está tudo errado neste Botafogo F.R. Já começa com um Zé Ninguem na base e continua com um João Ninguem nos profissionais. Lembram-se do técnico que veio da Índia, para substituir o atual técnico do Vasco (Alberto Valentim)? Se fossem medíocres estaríamos bem pois seria "no meio". Nossos dirigentes são anencéfalos. Loris

Rodrigo Federman disse...

Loris, realmente, o nosso maior problema vai muito além de dentro do campo ou apenas da área técnica. O tumor maior se encontra nas salas com ar condicionado em General Severiano (e redondezas).
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Cansei de concordar com os comentários do Rodrigo, não vejo o Igor Rabelo com essa toda bola toda é só pegar os comentários do Rodrigo que o Igor Rabelo era uma falha por jogo.
Hoje está saindo é o novo Nilton Santos para Rodrigo e demais seguidores; depois não é para ser chamado de corneta.
Entrevista do Montenegro é um cara que vive o botafogo atual os críticos tão vendo o Botafogo das antigas embora os times das antigas não ganharam porra nenhuma único titulo é graças a esse aí(Montenegro) que tem milhões dentro do clube que conseguiu retornar o clube para General Severiano que se encontrava no subúrbio do Rio de Janeiro, queria que o Botafogo tivesse vários Montenegro e poucos corneteiros, que o time com certeza seria maior.
Montenegro fraldinhas tá comentando o Botafogo atual e não do passado.
Vocês querem viver do passado, viva o mundo das ilusões.

Charles


Unknown disse...

Se me desculpe Rodrigo mas esses 2019 parece que vai ser um desastre carioca uma bosta copa do braBra sairemos 3 fase ou 8 no máximo brasileirab luta para não cair

Rodrigo Federman disse...

Charles, que bom que existem pessoas que não têm vergonha alguma de mudar de opinião, né? Continue aplaudindo tudo, cara. Isso que eles querem.

Edison, por enquanto não está nada animador mesmo.

Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Rodrigo e companheiros do Cantinho, não li a tal entrevista nem pretendo fazê-lo. O que esse senhor, um dos "donos" do clube, fala, definitivamente, não me interessa. Nhém, nhém, nhém, nada mais.

Ao que parece, a situação econômico-financeira continua prá lá de periclitante. Está perto de completar um tal prazo de inadimplência que poderia ensejar aos jogadores simplesmente saírem do clube sem que este nada receba, tal como ocorrera na gestão moderno-praiana. Então o Igor Rabello vai sair mesmo e a negociação será uma merda mesmo para nós. Vai-se um jogador regular, em todos os sentidos, correto e digno, sai por qualquer merreca que alguém se disponha a pagar, vem algum encosto, em definitivo (difícil) ou por empréstimo (melhor, se der certo, é claro que não ficará em um clube sem ambiçao alguma como o Botafogo, vide Erik, Vitor Luis, Diogo Barbosa).

Parece também que o IR, daqui a uns 2 ou 3 meses, já poderia assinar com outro clube. Não sei.

O que sei é que o futebol disputado aqui no País, de qualidade baixíssima, tende a ficar restrito a uns poucos clubes (os 2 mineiros, os 2 gaúchos, os paulistas, sei lá quais, o esgoto cheio de grana) e o resto lutando para não cair, ou mesmo para não fechar as portas.

O Atlético PR, campeão da Sula, não conseguiu segurar o seu destaque, o tal Pablo. Que no caso de se destacar no SP já já vai para o exterior.

E o Botafogo ? Vendendo o jantar para pagar o almoço... Os amigos lembram de uma entrevista do Bernardo Santoro, o primeiro VP financeiro da gestão do CEP ? Ao sair ele já dizia que a situação do clube era insustentável. É o que estamos vendo.

Ou profissionaliza, seja com os Moreira Salles à frente do processo, seja com algum outro botafoguense que não queria enriquecer às custas do clube nem tampouco posar de salvador da pátria que tira dinheiro do bolso e põe no clube, ou continuaremos assistindo a longa e triste agonia do clube que amamos.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

É verdade, Eduardo. O Botafogo só continuará respirando se os Moreira Salles vierem. E não pode demorar mais de um ano, pois pode ficar tarde demais. A situação é para lá de catastrófica.
Abs e SA!!!

J. Daniel disse...

Realmente, é muito preocupante o futuro do alvinegro. Perdeu duas pecas importantíssimas para a temporada que se inicia, e as contratações feitas até o momento não empolgaram os torcedores. Vamos esperar o carioquinha, de repente revela algum garoto da base. Tem três jovens que podem brilhar neste ano: Helersom, Igor Cássio e o Jonathan. Temos o retorno do João Paulo, o retorno do Leandro Carvalho, mas para a Sul Americana, Copa do Brasil e Brasileiro, o plantel é mais limitado do que o anterior. Concordo plenamente com a ida imediata dos irmãos Moreira Salles, não tem outra saída para o futuro do nosso querido Fogão. Saudações Alvinegras!!!

Rodrigo Federman disse...

JDaniel, você realmente acredita que os jovens serão testados mesmo no estadual? Eu não boto fé nisso.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ricardo
Com cesteja o Gabriel já vira como titular absoluto somente para justificar a negociata.
Vamos torcer pra que tenha um bom desempenho.

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, ele é bom jogador, mas ainda acho incrível o Botafogo se desfazer de um jovem com muito valor e aceitar ser vitrine para os outros novamente. Absurdo demais.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O A. Mineiro renovou com o Leonardo Silva até o fim do campeonato estadual, contratou o Réver, completando 34 anos, até 2021.
É o tempo suficiente para, em tese, ter o retorno do Gabriel em melhor forma para substituir o Réver e caso não venda o I. Rabello, até tê-los formando a zaga.
Já o BOTAFOGO, conta com o Carli, completará 33 anos em 2019, e com o possível Gabriel emprestado.
Não duvido de que no meio da temporada, caso o Gabriel não vá bem, inventem que o Marcelo não pode jogar do lado direito, que o outro reserva é muito jovem e contratem um zagueiro da série z-99 do campeonato do Alasca

Marcio disse...

Corrigindo:
Que o Marcelo não pode jogar do lado esquerdo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, já vi falarem em Juninho, que não serviu para Palmeiras e pro próprio Atlético agora. O Botafogo cada vez mais se rebaixa.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

E de quem é a culpa?
SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Essa corja cansa, não dá mais para aturar esses caras. Abs e SB

Unknown disse...

Agonizante no CTI. Já não abre mais os olhos há tempos. Entubado, por cima e por baixo. Contido no leito, de morte. À sua espera, senhora!(Morte, claro, quem poderia ser? Afinal, a quem esperaria tão passivamente?)...Um milagre, talvez!
Mas eis que uns "salvadores" trarão um remédio para o agonizante! Esperam deles, não apenas um milagre, mas uma cartase, em todos os sentidos...
Enfim, agonizante, a morte aproxima-se e ninguém, até este presente momento, sabe exatamente o que fazer! Dizem até que estão "tirando" as medidas do caixão, mas demoram muito a anunciar!
Quão profundo será o buraco para, distantes, destruídos, esquecermos as memórias?
Óh, meu Botafogo! O que fizeram de ti? Porque deixaste? Porque não lutaste?
Segundo o pensador Renan Mendonça: "A morte é um remédio, por isso vem sempre depois da dor".
SAN!

Rodrigo Federman disse...

Sempre nossa, Marcio.

Não mesmo, Sérgio.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcos, é bem por aí mesmo.
Abs e SA!!!

Daniel disse...

Ótimo comentário

Fatos disse...

Isso aí, negociação de 13 milhões por 70%, com 11,4 milhões (60%) indo pro Botafogo e 1,6 (10%) indo pro atleta e seu empresário

Rodrigo Federman disse...

Péssimo negócio, Fatos.
Abs e SA!!!

Abel Santos disse...

Que merda! Quer merda! Os dirigentes são uns merdas e só falam merdas!

Rodrigo Federman disse...

Desanima, Abel.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Um dia escrevi aqui no Blog que era favorável à permanência do Renan "Barba" Fonseca para a temporada 2016, na composição do elenco. Bastou que eu assistisse a insistência em faze-lo titular absoluto e capitão, para que eu mudasse de opinião.
Nessas últimas eleições, escrevi que era favorável à reeleição do CEP; diante da negativa do próprio em concorrer, acreditei ser melhor o seu indicado, Mufarrej, ser o eleito.
Hoje, sendo sincero, digo que não mais acredito nessa gestão; o Mufarrej parece estar completamente sem rumo, mesmo após ter sido o vice do CEP.
Quanto a fulano ou beltrano colocar dinheiro no clube, sem que uma reorganização administrativa seja feita, significa apenas tornar o BOTAFOGO refém de nomes, quando precisa de projetos.
Não faltam exemplos de clubes no Brasil que receberam forte investimento externo e que passaram dificuldades quando a fonte secou, justamente porque não aproveitaram a oportunidade para uma reestruturação.
A verdade é que a boa idéia dos Moreira Salles chega com uns bons anos de atraso, só que antes tarde do que nunca.
E conceitos de boas praticas administrativas não começaram nos anos 2000 e praticamente jamais vimos uma gestão de vanguarda no BOTAFOGO.
SA!!!



Rodrigo Federman disse...

Marcio, eu também tive as duas impressões à época. E como você, hoje eu tenho certeza de que estava enganado. Essa é uma gestão catastrófica. Me preocupo muito porque ainda faltam dois anos. Se o Botafogo ainda existir até lá...
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Uma outra coisa sem cabimento é essa de a todo momento lembrar que o Montenegro colocou milhões dentro do CLUBE e também jogar na cara do Torcedor que o plano de sócio custa apenas X reais e é muito barato.
Cada indivíduo tem o próprio valor do seu dinheiro; para uns, pagar 100 reais em um produto/serviço é muito, para outros uma quantia irrisória.
Se o Montenegro e outros têm condições e acham que podem colocar dinheiro no CLUBE, o problema é deles e também não há pecado algum em quem tem condições e acha que não deve colocar um centavo que seja.
Não se pode cogitar que quem contribui mais tem mais amor ao BOTAFOGO do que aquele que contribui menos.
O que deve ser cobrado é GESTÃO DE QUALIDADE. Quando existir confiança, naturalmente os investimentos ocorrerão e os todos os Torcedores estarão ainda mais juntos ao CLUBE.
SA!!!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Disse tudo, Marcio. Concordo totalmente.
Abs e SA!!!