14/03/19

Precisa ser mais dinâmico














Após ter começado (e atuado bem) entre os titulares na vitória sobre o Madureira, o volante Bochecha falou sobre a concorrência no setor e a briga pela posição:

"- Fico muito feliz com o meu momento atual, com as chances recentes. Venho trabalhando forte diariamente e espero dar sequência no meu trabalho".

"- Alex Santana é um jogador de qualidade, mostrou isso no Paraná. Cícero é um jogador mais de posse de bola, o Alex é mais de força. Mas quem decide sobre a titularidade é o professor Zé Ricardo".

O problema do Bochecha está longe de ser bola. Pelo contrário. Com a redonda nos pés, eu acho que ele é dos mais talentosos e qualificados no elenco botafoguense. O seu problema é que parece jogar nos anos 70: Com técnica e cabeça em pé, mas com pouco dinamismo. E no futebol atual, se o atleta não for vibrante, só sendo um fora de série. O que, convenhamos, o Bochecha está longe de ser.

O que precisa se feito, só depende dele.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

29 comentários:

Marcio disse...

No Post anterior escrevi sobre a possibilidade do Bochecha não ter características para ser um volante. Será que o técnico cogita a possibilidade de escalá-lo em um outro posicionamento?
O fato é que os técnicos com as suas chamadas convicções, não buscam um esquema que se enquadre às capacidades dos seus jogadores.
Sobre o dinamismo do Bochecha ou a falta, penso que isso é meio relativo, pois o Busquets, que reputo como um de excelente nível, joga muito mais no posicionamento entre as intermediárias do que no desgaste físico. E o espanhol tem 1,90 m... Penso que o dinamismo passa por ter mais de uma opção de passe e fazê-lo de forma rápida, dando óbvia velocidade ao jogo. O futebol brasileiro confunde correria com velocidade de jogo...
O grande problema do BOTAFOGO é que como não tem capacidade para controlar o jogo através da posse de bola, além de uma organização de jogo deficiente, os jogadores quase sempre estão correndo atrás dos adversários. Quem joga pelas extremas, por exemplo, vêm marcar no bico da grande área...
Temos o Jean que é o melhor marcador, só que quando precisa executar um passe, falta-lhe uma melhor capacidade.... Não adianta ter de recuperar uma bola que ele próprio entregou ao adversário, ou seja, recupera, entrega errado, recupera novamente e a estatística friamente aponta o fato como positivo.
O Time do BOTAFOGO tem capacidade ociosa, tem margem para evolução; só que com todos os treinamentos marcados para as 16 horas, fica difícil imaginar, ainda mais com um elenco que conta com muitos jovens que precisam de orientação máxima.
SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,acho que o BOCHECHA tem habilidade e toca bem a bola.
Caso tivéssemos um técnico razoável,ele jamais escalaria esse jovem de cabeça de área ou segundo volante,responsável por marcação dura como é o futebol atual.
A meu ver,pode ser bem útil como terceiro ou quarto homem de meio de campo.Nessas posições,acredito que ele tem futuro,nas outras é queimar o rapaz.JOTA.

Assimos disse...

Salve salve, amigos do CB!

Acho o GB muito oscilante — num jogo está bem, no outro não, e para mim não funciona essa de "bem me quer, mal me quer" — qualquer jogador que não tem regularidade deve ir para o banco!
Quando a técnica do GB sobrepor seus erros primários, do tipo: passes de meio metro e mais mobilidade na marcação, não duvido que ele possa compor o elenco de maneira satisfatória. Baseado nisso, no momento, para mim, é um jogador nota 4,0.

Abraços e SA!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, e pior que, para o ZR, o Bochecha é primeiro volante. O que, em minha opinião, é ainda mais bizarro.

Jota, sim. Até acho que como segundo volante, daria certo. Mas como primeiro não dá.

Assimos, ele ainda está nessa fase de oscilação sim. Mas tem potencial (técnico). Só precisa de mais vibração.

Abs e SA!!!

Assimos disse...

Sim, Rodrigo, como eu disse, quando estiver mais “pronto”, pode sim ajudar porque tem certa técnica.

Abraços e SA!

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Assimos.
Abs e SA!!!

Assimos disse...

Valeu!

Abraços e SA!

Rodrigo Federman disse...

Abs e SA, Assimos!

Anônimo disse...

Ricardo
Minha opinião do meio pra frente : Jean, Alex Santana, Bochecha e João Paulo ; Diego Souza e Erik

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Ricardo. Eu ainda não consigo ver o Bochecha titular. Não, enquanto ele continuar molenga, pois técnica ele tem.
Abs e SA!!!

Assimos disse...

"Zé Ricardo completa 48 anos e passa por trote no Botafogo"

Quero me redimir por ontem ter falado mal do ZRPM. Se eu soubesse que era seu aniversário, teria dado uma trégua, até porque fazemos no mesmo dia.
Agora ele é meu parceiro. Hahahahahaha!

Abraços e SA!

Rodrigo Federman disse...

Parabéns atrasado, Assimos! rs
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Realmente é muito talentoso com a bola nos pés, joga sempre buscando a verticalidade, isso quando tem como fazer o passe, pois com Kieza no ataque, nem o Canhota ia se dar bem, ia colocar o ZR na parede: ou o K ou eu. Mas a lentidão do Bochecha pode ser corrigida, assim como a vibração e a vontade, mas para isso precisaria de um treinador que soubesse orientá-lo. Quem fazia isso muito bem era o Têle, que conseguia melhorar muito as qualidades de determinado jogador e minimizar os defeitos. No último jogo gostei muito do Bochecha, e o passe pro Ferrarei, com todo respeito, me fez relembrar o grande Gérson. Abs e SB!

Sergio Di Sabbato disse...

Gosto de ler os comentários depois de opinar, mas o do Márcio foi perfeito. Como dizia o Didi e até o Gérson: "quem corre é a bola", e mais importante, tem que ter para quem dar a redonda. Repito, se o Gérson jogasse com o Kieza ao invés do Furacão, não faria tanta fama, simplesmente porque não teria para quem lançar. Aliás, o Canhota sempre dizia que sua surte foi ter jogado com grandes atacantes, e em especial o Jairzinho. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, mas para ser corrigido, ele precisa querer. De repente, faz parte do perfil do Bochecha não ser tão "aguerrido" assim. Tomara que ele esteja recebendo esses toques dentro do clube, pois se for mais dinâmico, tem tudo para se tornar um grande jogador.
Abs e SA!!!

J PRATTI disse...

Penso que primeiro volante temos apenas o Jean.
O Bochecha esta mostrando caracteristicas para ser aproveitado de segundo volante ou ate terceiro volante ou seja com mais liberdade para avançar mas com muita concorrencia.
Rodrigo gostaria de fazer um comentario a parte li que o BFR tem interesse em Gilberto para lateral direita o que eu acho um absurdo e um outro pessimo marcador ja temos uma avenida se vier sera duas.
Pergunto quem quer esse cara o Ze Ricardo ou Anderson Silva ou interesses economicos?
Sds.



Rodrigo Federman disse...

De pleno acordo também, Sergio.

JPratti, penso o mesmo. Para primeiro volante, não vejo outro que não seja o Jean. Quanto ao Gilberto, sempre achei muito bom jogador.

Abs e SA!!!

Jones disse...

Bochecha sabe jogar bola ? problema dele que ele aparenta ter um bf um pouco alto pra um profissional,uma musculatura pouco desenvolvida em questão de hioerteofia se jogasse na epoca do Seedorf ele teria evoluído bastante nossa preparação física nunca foi das melhores .

Rodrigo Federman disse...

Jones, eu acho que ele sabe jogar bola sim. É técnico e tem bom passe.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Comentário perfeito. É exatamente o que eu vejo no futebol do Bochecha, cabeça em pé, bom passe, talentoso. Precisa urgentemente ser mais participativo e aprimorar a finalização. Não pode somente querer jogar com a bola no pé, volante precisa correr atrás, tomar a bola e sair pro jogo. Um bom treinador faria uma lenha com o talento desse jogador.
Não sei dizer o porquê, mas ele me lembra o Djair.

Ricardo Palhares.

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Ricardo. A lembrança ao Djair faz certo sentido mesmo. Inclusive na lentidão. Rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sérgio Di Sabbato, desconfio que Gérson, Didi e outros não jogariam no chamado futebol moderno; seriam um peso para esses professores.
SA!!!

Anônimo disse...

Um Ganso da vida. Categoria mas em slow motion. Não serve.
Jacob

Christian disse...

Márcio, apenas um comentário, Busquets parece ser lento, porém na recuperação e roubada de bola ele mostra muita energia e ate mesmo velocidade, bem diferente do nosso volante.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, seriam obrigados a aprender a marcar adversários antes de qualquer coisa. Aí sim, se sobrasse tempo, poderiam jogar bola de acordo com a técnica que Deus lhes deu.

Sim, Pai. Mas aí depende apenas dele para mudar essa percepção.

Christian, o Busquets é realmente uma referência. Joga demais.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sim, Christian...
O que desejei dizer é que o excelente posicionamento do Busquets evita que se desgaste desnecessariamente, sempre está na parte do campo onde as jogadas se desenvolvem; isso permite, quando necessário, uma excelente recuperação, como você bem frisou. O correr corretamente.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Marcio.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Sabe jogar, mas corre em campo, às vezes anda, parecendo ter molas na sola dos pés. Precisar ganhar musculatura para jogar na posição e demonstrar mais vontade, firmeza. Todas essas qualidades a adquirir passam por orientação do técnico e dos responsáveis pela preparação física, que considero deficientes no BFR.

Miguel Batista

Rodrigo Federman disse...

Miguel, principalmente demonstrar mais vibração.
Abs e SA!!!