28/04/19

Sem uma cabeça pensante





Palavras do técnico Eduardo Barroca, após a derrota de ontem:

"- Acho que o grande exercício de preparação para os próximos jogos é transformar essa coragem e esse controle de jogo em mais oportunidades de gols".

Meu comentário: De nada adianta treinar o elenco à exaustão e esperar a criação de oportunidades em massa se não temos um único jogador capaz de pensar e armar o time. 

E não é culpa do Barroca. A culpa é dos incompetentes Gustavo Noronha e Anderson Barros, responsáveis diretos pela montagem de um elenco mambembe, manco, insuficiente e desequilibrado.

Com esses caras no comando do futebol botafoguense, por mais que o Barroca treine esse tipo de jogo baseado na posse de bola, continuaremos inofensivos do meio para frente.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

29 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
Não podemos esquecer que o Barroca também acha mais importante a contratação de um centroavante.
Outra, tem elencos iguais ou piores do que o nosso que conseguem alguma coisa no ataque.Então não é só a falta de qualidade nossa.Tem outras coisas envolvidas.

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, não dá para avaliar negativamente o Barroca ainda. Ao meu ver, ele já fez mudanças sensíveis.
Abs e SA!!!

Celso Ricardo disse...

A defesa falhou nas poucas vezes que foi exigida,o meio de campo não criou e o ataque não chutou a gol. Que evolução foi essa?

Rodrigo Federman disse...

Celso, mudança de padrão, esquema tático, o fim de chutões às cegas. Isso já deu para notar.
Abs e SA!!!

Celso Ricardo disse...

O comentário anônimo foi meu. Sobre Marcinho e Pimpão e a falta de objetividade.

Rodrigo Federman disse...

Só chegou esse, Celso.
Abs e SA!!!

Assimos disse...

Salve salve, amigos do CB!

Rodrigo, na situação atual, não contratarão um “cérebro” para o time, logo, eu acho que DS pode desempenhar esse função de camisa 10.

Abraços e SA!

Rodrigo Federman disse...

Assimos, ok, pode ser...mas aí dependeriamos apenas de IC no ataque.
Abs e SA!!!

Assimos disse...

Rodrigo, enquanto não se prova o contrário, IC merece mais chances.

Abraços e SA!

Rodrigo Federman disse...

Assimos, o problema é testar o rapaz no fogo só agora, no BR.
Abs e SA!!!

Assimos disse...

Rodrigo, eu também concordo que ele deveria ter sido testado antes, mas agora não resta outra alternativa. O que não dá mais é aturar RP e Cícero.

Abraços e SA!

Ezieljr disse...

Rodrigo sem que devemos ficar preocupados pelo histórico do Botafogo... Mais eu ainda levo fé nesse novo modelo. Ontem vi o time jogando em cima tentando sempre fazer uma marcação alta durante o jogo algo que eu não via a temos no Botafogo. Lógico falta um pouco de qualidade e de outras coisas também mais vendo o time hoje tenho esperanças de dias melhores. Acho que temos que ter paciência e ver como o glorioso se sai nos próximos dois jogos em casa... Acredito que dê pra gente se superar e almejar algo maior no futuro. Mais ao meu ver o time pode sim se encaixar jogando desse jeito....

Sergio Di Sabbato disse...

Não me lembro de nenhum grande time que tive a oportunidade de ver, que não tivesse um meio campo que pensasse minimamente no jogo. Quando garoto se costumava dizer que no meio tinha um carregador de piano e um virtuose. Porém, o carregador de piano também sabia jogar bola. Mas também é verdade que se você não tiver ataque que saiba um mínimo da sua função, o meio será improdutivo pelo simples fato de que não tem para quem dar a bola. Atualmente a grande maioria no futebol destas paragens carrega piano e muito mal e o virtuose você não vê, diria que um sujeito normal, sabe de bola, mas nem tanto.
Interessante que o Murici Ramalho deu uma entrevista e falou algo que de certa forma atesta o que eu escrevi: "o futebol brasileiro trocou o talento pela força, enquanto os europeus fizeram exatamente o contrário". Eu diria que isso é algo inerente ao futebol sul americano. Entretanto não devemos nos esquecer que as constantes crises econômicas aqui e na America Latina talvez sejam as principais causas do enfraquecimento do futebol que se pratica neste continente: os grandes jogadores vão todos para a Europa e quando voltam, são simples refugos. às vezes até se dão bem aqui, principalmente pela barangada que atua por estas paragens. Abs e SBV!

Rodrigo Federman disse...

Eziel, sem reforços eu infelizmente não me empolgo tanto.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Assimos. Concordo.

Sérgio, acho que somos dos poucos elencos que não têm uma cabeça pensante no meio de campo.

Abs e SA!!!

Jonas disse...

Fala Rodrigo.

Pois é, revendo jogo hoje (sou masoquista mesmo) deu para ver que esse toque de bola é um estilo de jogo totalmente sem objetividade.

Deve ser uma tranquilidade para o adversário enfrentar um esquema assim. Bola pro lado, prá trás, pro outro lado, dá sono.

E não é culpa do treinador, falta jogador, mas antes, falta dirigentes. O que o CEP falou sobre o Botafogo não ganhar títulos, traduz a cultura perpetuada no Botafogo.

Rodrigo, se esse projeto dos Moreira Salles não sair, pode fechar o Botafogo. Seremos um Bangu, um América, uma Portuguesa.

É triste ver um gigante tombar.

Abraço e SA.

Rodrigo Federman disse...

Jonas, exatamente. Se os MS não salvarem o clube, logo seremos um novo América. Principalmente com esse bando que, há anos, assalta o Botafogo.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Não condeno o toque de bola não. O objetivo do toque de bola é a maneira de iludir, envolver o adversário para tentar a definição para o gol. Quem viu os grandes times do passado sabe disso e aqui cito em especial o Botafogo de 68, em um jogo específico e histórico: representando a seleção brasileira com a maioria de seus jogadores contra a Argentina, a selefogo tocou a bola durante mais de de um minuto (se não me engano), o resultado foi o quarto gol. O que vi ontem em termos de toque de bola foi melhor do que aquele irritante estilo de chutão que é anti futebol, mas temos que admitir que o problema não está no toque de bola, mas sim na falta de quem consiga levar a cabo esse envolvimento. Nunca vi ninguém condenando o toque de bola do Barcelona, longe de mim querer compará-lo ao que o time do Botafogo fez ontem, mas no time Catalão há quem execute e tem quem conclua, e sem dúvida a distância em termos de jogadores do Botafogo e do Barcelona é de anos luz. Vejo melhora no time ontem, mas 10 dias é muito pouco para se implantar uma filosofia de jogo num elenco tão limitado e viciado em estilo de jogo ruim. Lembrando que o time de 67/68 levou quase 5 anos para chegar a jogar o que jogava, principalmente se levarmos em conta que a filosofia implantada veio das divisões de base, equipe essa, o time juvenil que ficou 125 jogos sem perder.
Só lembrando que o hoje poderoso Barcelona começou a aparecer como grande equipe e vencedora de títulos há aproximadamente 30 anos, mas a mentalidade é que mudou dentro do clube. No Botafogo a mentalidade também mudou: de um clube ambicioso e vencedor passou a ser um clube conformado e medíocre. Crédito para aqueles que o dirigem, salvo as raríssimas exceções. Quem sabe se os apaixonados Moreira Sales devolvem essa ambição ao Botafogo. Tomara. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Sérgio. Comentário cirúrgico, meu amigo.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Eu costumo citar muito o time de 67/68 porque foi o time sensação da minha adolescência, embora tenha visto o de 61/62 mas era muito criança e me lembro pouco, ao contrário do de 67/68. O time de 67/68 é a minha referência de grande time do Botafogo, embora até 73 e até um pouco depois o Botafogo tenha formado outros grandes ou bons times; mas o time que ficou para sempre no meu cotação é o time de 89. Longe de ser um grande time como os anteriores, mas a luta e as circunstâncias daquele título me faz ter uma reverência especial desse time. Que os apaixonados Moreira Sales resgatem o Botafogo, pois nessa turma que vem apequenando o Botafogo há décadas não há esperança. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Amém, Sérgio!
Abs e SA!!!

JorgeFS disse...

Se o AB ficar até semtebro fatalmente cairemos, não deu pra ver o segundo tempo, era emoção de menos pra perder tempo,time está muito niveladinhozinho, se salva o Gatito! O resto nada se aproveita, Quanto ao Sr.Anderso Barros, já teve passagem pelo Botafogo, o todos sabem o que produziu,Nada!trouxeram de volta porque devem ser "masoquista" pra dizer pouco

JorgeFS disse...

O campeão paulista viu uma mostra do que nos aguarda proxima quinta feira

Rodrigo Federman disse...

Jorge, não só o AB. Ele e o Gustavo Noronha.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Alvíssaras! Ontem, depois do jogo, estávamos em vigésimo... Evoluímos ao final da rodada. Estamos em décimo sétimo!!!
Levi

Rodrigo Federman disse...

Agora vai, Levi. Rs
Abs e SA!!!

RICARDO SOUZA disse...

Mauro Cezar Pereira, da ESPN Brasil, "o Botafogo começou a trilhar um caminho para tentar compensar as deficiências individuais com um bom jogo coletivo”

VinnyMarques disse...

Eu até gostei. 10 dias e essa proposição de jogo. Mais que o Zé Ruela em quase 1 ano. Agora, não pode é cometer os mesmos erros, com os mesmos jogadores. O segundo gol foi ums displicência só. Erik e Pimpão. Tem jogadores ali que não dá mais... Faz tempo...

Rodrigo Federman disse...

Sim, Ricardo.

Vinny, tem uns ali que já deu mesmo.

Abs e SA!!!