05/05/19

Dever de casa bem feito





Neste Brasileirão, o Botafogo precisa fazer valer o mando de campo para não passar sufoco no final do ano. E, quem sabe, até brigar por uma posição que, em princípio, não parece ser dos mais fortes candidatos.

E a obrigação de usar o Niltão ao seu favor fica triplicada quando enfrenta adversários que também não são os favoritos. Ou seja, jogos "de seis pontos". Como hoje, no suado 1 a 0 sobre o Fortaleza.

Segunda partida em casa...segundo triunfo.

Seis pontos conquistados em nove disputados.

Importantíssimo para seguirmos com os pés no chão e procurando evoluir conceitos e preparação. Mas ainda cabe espaços para reforços. Principalmente no que diz respeito à criação e finalização das jogadas. 

Fora isso - e limitação técnica a parte -, continua visível o dedo do Eduardo Barroca. Acabaram os chutões. Ou seja, hoje temos um treinador ali do lado de fora. Se bom ou ruim, só o tempo dirá, mas ao menos ele parece trabalhar e fugir do comum.

Que tenha sucesso...
...para o bem do Botafogo.

Próximos dias, trabalhar para mais um jogo no Rio de Janeiro. Apesar do mando de campo do ECTD, o Maracanã também é nosso.

Vamos para cima.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 1 x 0 Fortaleza

1- Gatito: Tranquilo - 5,5

2- Fernando: Firme na defesa - 5,5

3- Carli: Um gigante pelo alto. Principalmente na segunda etapa - 6,0

4- Gabriel: Mesmo nível do companheiro - 5,5

5- Bochecha: Não esteve tão presente como nos jogos anteriores - 5,0

6- Gilson: Nada que o faça merecer ser titular - 5,0

7- Erik: Incansável e única válvula de escape do time - 6,5

8- Cícero: Atrasa demais o jogo - 5,0

9- Diego Souza: Isolado na frente. Uma única jogada. A que resultou no gol - 4,5

10- João Paulo: Alternou momentos no jogo - 5,0

11- Pimpão: Ajuda muito na defesa, mas é nulo nos lances capitais da frente - 4,5

12- Yuri: Entrou apenas para gastar tempo - Sem nota

13- Alex Santana: Dominou o meio de campo quando entrou - 6,5

14- Marcinho: Piorou a defesa no lado direito, mas foi mais uma opção no ataque - 5,0

Eduardo Barroca: Já deu uma cara para o time. Esse mérito é inquestionável. Apenas precisa rever duas titularidades que ainda são discutíveis - 6,5

42 comentários:

Adelson disse...

Dever de casa cumprido. 3 pontos super preciosos. Pegamos 2 jogos em casa contra times candidatos ao rebaixamento. Teremos o próximo jogo outro potencial para 3 pontos. Temos que aproveitar. O campeonato é longo e difícil, precisamos afastar logo os fantasmas.

Anônimo disse...

Boa vitoria do fogão,tenho a análise de que precisamos de alternativas pra jogos de forte marcação como de hoje, o Erick ficou sobrecarregado no ataque e o meio de campo pouco criativo contra equipes que jogam fechadas principalmente no Nilton Santos não da pra contar com Pimpão que errou 5 passes consecutivos e o Gilson fez um Penalti que poderia ter complicado a partida .
Jones

João disse...

Cicero no segundo tempo, bota o Alex Santana de titular. O Marcinho não pode voltar mais também.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Adelson.

Jones, hoje deu pena do Erik mesmo. Correu demais o tempo todo. Tanto que não aguentou terminar os 90 minutos.

João, o Cícero é um a menos no meio. A entrada do AS evidenciou isso.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Hoje não gostei da partida da equipe,pouca criatividadetomamos bola na trave e muitas finalizações , se fosse um adversário um pouco mais qualificado perderiamoso jogo Pimpão João paulo e Cicero muito mal em campo temos que comemorar a vitoria mais que elas não escondam os erros .
Fabio

Zabumbeiro de Zona disse...

Mais uma dezena de vitórias no Niltão e tchau risco de degola.

Jânio Amarante disse...

Gostei da partida do Fernando, poderia ter avançado mais, mas isso não tiro os méritos de seu bom desempenho! Gilson não está comprometendo, mas nunca será melhor que o Jonathan. Uma boa opção pro lugar de pimpão seria o Léo Valência, que rende bastante na esquerda. Sobre a partida de hoje o time soube se portar bem contra um adversário que apesar de limitado como o nosso time, é bem treinado e um pouco cascudo. Achei que o time ficou meio acanhado no 2° tempo, poderia ter atacado mais.

Anônimo disse...

Enquanto não houver reforços será sempre esse sufoco. Eu iria tentar pro ataque o Alan Kardec, para o meio de campo alguém da América do Sul.

Pereira

Rodrigo Federman disse...

Fábio, mas a pouca criatividade não foi apenas hoje, né? Desde mal, sofremos desde sempre.

Amém, Zabumbeiro.

De acordo total, Jânio.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pereira, como já gastamos muito dinheiro de maneira equivocada, não dá para pensar em Kardec.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Mais uma vitória e três pontos essenciais na conta.
Quanto ao jogo, no primeiro tempo o BOTAFOGO tocou muito a bola, com pouca criatividade, velocidade e por isso criou poucas oportunidades de gol. E tudo poderia ter ficado ainda mais complicado se o árbitro tivesse marcado a penalidade cometida pelo Gilson.
No segundo tempo o panorama continuou o mesmo até o Barroca inciar as modificações, colocou o Marcinho no lugar do Fernando e A. Santana no lugar do Bochecha.
Aos 25 minutos, em uma jogada do D. Souza, Erik finalizou de cabeça, o goleiro fez uma defesa parcial e A. Santana marcou o único gol do jogo. Ainda houve uma jogada de falta dentro da área no D. Souza, também ignorada pelo árbitro.
Particularmente não gostei das substituições, não por causa dos que entraram e sim por causa dos que saíram; A. Santana deveria ter entrado no lugar do Cícero e Yuri no lugar do Pimpão.
Há muito trabalho para o Barroca, pois o Time necessita de maior velocidade no toque de bola e também dos jogadores, pode tentar sacrificar menos o Erik e fazer o D. Souza participar mais do jogo. Ter a posse de bola não é errado, mas esta deve ser objetiva; além disso, inciar com Gilson e Pimpão entre os titulares é uma temeridade…
Fernandez- Não teve trabalho;
Fernando- Fez uma partida segura;
Carli e Gabriel- Andaram bobeando em umas jogadas de cruzamento;
Gilson- Cometeu uma penalidade que não foi marcada. Não deveria ficar nem no banco de reservas;
Bochecha- Tem boa técnica, mas precisa dar mais velocidade às jogadas. Não deveria ter sido substituído;
Cícero- Partida apagada, deveria ter sido substituido;
J. Paulo- Ainda muito longe dos seus melhores momentos;
Pimpão- Errou tudo, mais atrapalha o Time do que ajuda. Não pode ser titular;
Erik- Movimentou-se bem e foi o mais perigoso do ataque;
D. Souza- Pouca mobilidade e duas boas jogadas. Precisa mostrar mais futebol.

Barroca- Acho que foi mal nas substituições em relação aos substituídos e precisa fazer o Time ser um pouco mais dinâmico.

Não depende do Barroca, mas a parte física do Time deixa muito a desejar; estamos em maio, no meio da temporada e os jogadores se arrastam.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, eu só discordo dos dois supostos pênaltis. Em minha opinião, não houve dos dois lados. Mas de resto, fecho contigo. Principalmente no que diz respeito ao físico do time. De novo, morremos no segundo tempo. É uma recorrente.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Rodrigo botafogo tem muito pra evoluir ainda. Acho que falta um pouco mais de intensidade na marcação. Vejo que o jogadores não conseguem manter isso durante 30 minutos... Outro ponto importante acho que o Barroca devia mexe um pouco nesse meio campo ainda não vejo como ideal... Eu daria uma oportunidade pro Ferrareis no lugar do Pimpão e tirava o cicero colocava o Jean ou Alex Santana.

Uma duvida a entrada do garoto fernando foi algo que o Barroca fez ou pressão da diretoria?

Eziel

Sergio Di Sabbato disse...

O meio campo carece de velocidade e criatividade, e isso só vai melhorar se o Barroca mudar esse meio campo, Cícero não dá e o Alex Santana não pode ser reserva nesse time, da mesma forma que Pimpão não dá mais, erra tudo, e o Gílson, bem esse aí é uma aberração, mas aberração maior é deixar o Jonathan no banco, isso é incompreensível. O que o Gílson fez de tão interessante para virar titular, e isso só aconteceu pela contusão do Jonathan. Gostei do Fernando, um pouco tímido, mas pelo menos sabe marcar.
Veja a que ponto chega o amadorismo desses idiotas que dirigem o Botafogo: se não tivessem emprestado o Fernando (incompreensível isso) poderia ter ganho experiência nos jogos do início do ano e provavelmente estaria bem mais desenvolto a essa altura.
Como não vai vir ninguém de peso, continuo batendo na mesma tecla: recua o DS e coloca o IC. E arruma uma vaga do AS.
Gostei da vitória, lógico, mas não sinto firmeza no time, oscila demais e sofre pressão de forma inexplicável.
Ainda bem que o árbitro é uma droga e não deu o penalti do possante Gílson, poderia nos complicar bastante. Para compensar, o soprador não deu um claro para o Botafogo. Como diria o saudoso João Saldanha: vida que segue. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Eziel, não sei se ainda há espaço para muita evolução. Um pouco eu concordo, mas muito...sei lá, dependeria bastante da qualidade técnica do elenco. E a nossa é bem limitada. Penso que pode - e deve - melhorar muito na parte física e de entrosamento, principalmente.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Concordo, Sergio. Ainda que achando bastante difícil encontrar dentro de casa como melhorar e questão de inteligência e criação do time. Quanto a velocidade, fato. Precisamos ser mais rápidos, pois com Cícero e Bochecha juntos é muita lentidão.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Faltou eu escrever sobre o A. Santana, Yuri e Marcinho.
A. Santana- Tem de jogar nesse meio campo, pois faz bem o jogo na intermediária adversária e possui um muito bom arremate de média e longa distâncias. Foi bem;
Yuri- Entrou no jogo mais para ajudar na marcação;
Marcinho- Nitidamente se mostra sem condições de jogar. Precisa sair, trabalhar muito para, talvez, voltar melhor em uma outra oportunidade.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Marcio. O post de amanhã será sobre o AS.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Marcio, concordo com vc Marcinho esta longe do ideal. Impressionante como esse jogador caiu de produção. E sobre o Fernando foi bem hoje tal... Mais sinceramente esta longe de ser titular nesse time... Na minha opinião hoje Fernando foi bem na marcação do ali na lateral mais não vi apoio nenhum dele. Ele tipo que jogou como um quarto zagueiro ali. Mais pelo menos defendeu algo que marcinho não consegue fazer de jeito nenhum... Enfim pela milésima precisamos de um reforço bom na lateral pra ontem.

Outra ponto que me chamou a atenção foi o Diego Souza... Barroca ainda não conseguiu encaixar ele no esquema. Hoje vi ele jogando mais pelo lados do que centralizado... Eu não sei qual foi a inteção do Barroca mais pra mim não deu certo...

Eziel

Anônimo disse...

RODRIGO,pouco a acrescentar,mas já elegemos tantos postes aqui que eu,a partir de hoje,até prova em contrário,elejo o DS o novo poste.O cara sai de campo com a camisa seca,NÃO PODE SER CENTRO AVANTE.Com ele,CÍCERO e PIMPÃO,como falamos ontem,teremos fortes emoções e calafrios,rsrsrs.O RP é ruim,mas pelo menos corre,enquanto os dois troteiam em campo.
O FERNANDO é muito melhor do que o pereba mór,pois logo que entrou levou dois bailes que quase resultaram em gol.Revi o lance do possante e foi penalidade clara,pois ele empurra o adversário com as duas mãos.É péssimo em qualquer fundamento.
Para encerrar,um recado ao BARROCA:"você é pau mandado como o anterior ou não consegue enxergar o que qualquer torcedor percebe em relação a certos titulares com cadeira cativa no time?
Valeram os 3 pontos,mas o treineiro e suas escalações "mandrakes" começam a incomodar.JOTA

Enéias Teles Borges disse...

Barroca não é retranqueiro e é moderno.

Rodrigo Federman disse...

Eziel, o Fernando é isso aí mesmo. Forte na marcação e fraco no apoio.

Jota, concordo que o DS é mal aproveitado nessa posição, mas diferente de tantos postes, ele tem qualidade. Tanto que a jogada do gol foi criada por ele.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Enéias, eu não gosto dessas expressões no futebol atual: moderno, estudioso, professor...
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sobre o Fernando, prefiro que seja firme na marcação, antes de pensar em atacar.
Tanto ele quanto o Jonathan, podem permitir que os atacantes sejam atacantes e não auxiliares dos laterais como vem ocorrendo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio. É a mesma leitura que faço.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Impressionante como o Barroca já deu outra cara a este time. Isso sim é técnico de futebol que não abdica de jogar em todos os setores do campo e não só o estilo "time pequeno" que nossos 1000 últimos técnicos faziam. Outra postura, outra auto estima. Mas em relação ao jogo vi um Fernando muito maduro e já titular. Bochecha não jogou como nas 2 primeiras partidas e o excelente Alex Santana titular no lugar do Cícero. O Erick mereceu um gol pois jogou muito. Preparemos nossos corações porque o Fluminense será um grande adversário, joga e deixa jogar, haja vista o jogo contra o Grêmio.
A caminho está bem traçado até agora.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, realmente, agora temos um cara que pelo menos treina o time.
Abs e SA!!!

Celso Ricardo disse...

Juro que não vejo nada no time. Qualquer bola na nossa área é um sufoco,a defesa sempre mal colocada e com avenidas nas laterais. Nossos meias são lentos,sem criatividade. Não temos uma única jogada de contra-ataque e ficamos na dependência de jogadas individuais de Erik. Trocamos passes inúteis contra Fortaleza e Bahia, com pouquíssimas chances de gol. Mas vamos ver,temos o FluminenC agora e é hora de mostrar o trabalho.

Assimos disse...

Salve salve, amigos do CB!

Após ter assistido todo o jogo fica evidente que o meio campo deve ser AS (Bochecha), JP e DS.

Igor Cássio precisa de uma chance.

Serei repetitivo: NÃO DÁ MAIS PARA MARCINHO, GILSON, CÍCERO E RP.

Abraços e SA!

Rodrigo Federman disse...

Celso, respeito, mas eu vejo um Botafogo bem diferente do que era com o ZR.

Boa, Assimos.

Abs e SA!!!

Ezieljr disse...

Realmente nisso não temos dúvidas barroca deu outra cara ao time... Ainda acho que é cedo pra avaliar o trabalho dele... Mais o que foi feito num time que não tinha nenhum padrão tático com Zé Ricardo já podemos considerar como um grande avanço... Sendo sincero não vejo o Botafogo jogar com as bolas nos pés desde de 2007 com o time do cuca. Acho com algumas peças melhores e alguns ajustes nas laterais da pra sonhar com uma temporada boa. Acho que é nisso que essa diretoria lixo deve focar... É tentar buscar algumas peças pontuais e que acerte...

Rodrigo Federman disse...

Eziel, acho cedo demais para críticas ou tantos sonhos. Rs
Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

O Barroca ainda está procurando o time ideal. É nítido que ele ainda não está satisfeito (nem nós) com algumas peças. Cícero, Pimpão e Marcinho, principalmente. Eu iria de Alex Santana, Valência e Fernando, respectivamente. Vamos ver...

Rodrigo Federman disse...

Vinny, mas ele também precisa tentar essas mudanças logo. Não dá para esperar muito tempo.
Abs e SA!!!

JorgeFS disse...

No no final jogaram com inteligência, segurando a bola na frente e tocando com certa qualidade, sem aqueles chutões de antes, pelo menos já uma cara

Rodrigo Federman disse...

Jorge, com certeza. Existe uma diferença gritante na maneira de jogar.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Rodrigo e amigos. Habemus técnico. Que escala um time que eu não escalaria e que faz substituições que eu não faria. Mas que nem de longe pode ser comparado ao péssimo José Ricardo.
Meu time: Gatito; Fernando,Carli, Gabriel e Jonathan; A. Santana, G. Bochecha, JP e DS; Erik e Igor Cássio.
Com o L. Valencia a postos para entrar no lugar do quase-morto DS.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Fecho total contigo, Eduardo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

A grande questão é que o Barroca não tem nada para aproveitar do trabalho do Zé Ricardo. Aliás, o Barroca já disse que espera estar bem colocado na tabela, quando da parada para a disputa da Copa América.
Na volta teremos uma melhor imagem do seu trabalho; por enquanto é vencer os jogos, fazer o dever de casa e beliscar uns pontos fora de casa.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, sim. Ele praticamente começa do zero, pois do ZR, nada serviu!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Um treinador que conseguiu ser oitavo colocado no campeonato carioca e eliminado da copa do Brasil, bisonhamente por um time de terceira divisão, não pode ser considerado um técnico de futebol.

Prisma

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Prisma.
Abs e SA!!!