26/05/19

Dois erros da arbitragem




Envolvido na ridícula marcação do pênalti que resultou na derrota de ontem, o zagueiro Gabriel falou:

"- Vergonhoso. Eu nem vejo o Deyverson. Vou dar passada. Acertei mesmo o pé dele. Ele vai ver o VAR em câmera lenta e ver o que aconteceu. O VAR vai ser muito bem-vindo, mas se souber usá-lo. Não adianta parar e ver em câmera lenta. Futebol é contato. Cada jogo vai ter que marcar cinco pênaltis. Árbitro muito arrogante, a gente não pode conversar com ele. Ficou ameaçando expulsar o Gilson".

Perfeito! Futebol é contato. Está enchendo o saco assistir jogos no Brasil, pois só aqui acontecem lances e arbitragens como a de ontem com uma frequência impressionante.

Agora, aproveitando a fala do Gabriel, outro erro do homem do apito foi ter ameaçado expulsar o Gilson, né?

Poderia tê-lo feito logo sem ameaça alguma. 

Ao menos nos livrávamos dele na próxima rodada, já que no que depender do Barroca para isso...


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

34 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
Nao podemos esquecer que o Gabriel fez 2 penaltis em 2 jogos consecutivos.Alegando sempre que nao teve intencao.Mas pra mim foi nas duas vezes pelo menos imprudente.
E o Barroca ainda elogiar o time.....Ja se perdeu....
E vamos aguentar o mesmo time na quarta na Sula.So com muita reza !!

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, nesta eu discordo. Em minha opinião não houve pênalti e nem imprudência nos dois lances. Futebol.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ricardo
Se não houve pênalti nem imprudência e foram marcados, então temos que entrar na justiça.

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, pênalti depende da avaliação e interpretação de cada um. Repito: Para mim, não houve em nenhum dos dois lances. E nem lance imprudente (julguei lance normal de futebol) do Gabriel.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sou favorável ao VAR desde o seu anuncio, pois qualquer ferramenta que minimize erros é importante.
Entretanto, ela depende da interpretação que os indivíduos darão às imagens e justamente aí é que reside o problema, pois a arbitragem brasileira é desde sempre uma das piores do mundo.
Antes da implementação de qualquer tecnologia, deveriam ter a preocupação inicial de melhorar a qualidade da arbitragem, tecnologia não faz um indivíduo tornar-se competente.
Recentemente havia aqueles árbitros que ficavam na linha de fundo e mesmo assim validaram gol após a bola sair pela linha de fundo, não validaram gol que a bola havia ultrapassado a linha da baliza. Por que não viram? Ou seja, colocaram dois indivíduos, um em cada linha de fundo, que nada acrescentaram de positivo.
Ontem alguns "comentarista justificaram" que mesmo sem querer é falta, comparam com um lance da expulsão de um jogador do São Paulo em uma falta cometida no goleiro.
Só que são os mesmos que na última Copa reclamaram falta em Miranda em um gol da Suiça contra a seleção da cbf...
Mesmo não me vendo representado por essa seleção da cbf, achei falta.
O que disse o Pieruggi Collina, foi um árbitro de primeira qualidade, chefe do Comitê de Arbitragem da Fifa;

“Existem contatos que não são falta” no futebol. Collina destacou também que as reclamações dos jogadores brasileiros por um empurrão de Züber em Miranda só acontecem depois que o telão do estádio de Rostov, ao exibir o replay do gol, mostra a disputa entre zagueiro e atacante em câmera lenta."

E revelou ainda o audio da sala do VAR:

“há um contato muito, muito leve”; “não é falta”

Chama a atenção algumas situações:

1- Collina afirmar que alguns contatos não são faltosos, ou seja, a regra da falta não foi alterada;

2- A reclamação dos jogadores brasileiros após verem no telão o replay em câmera lenta, ou seja, a influência da velocidade da imagem na decisão;

3- O árbitro de vídeo viu o leve contato e achou que não foi falta.
O contato foi suficiente para deslocar o Miranda?

Vejam que independente do contato ter sido leve ou não, foi uma ação "deliberada" do jogador suiço, eu achei falta, mas não critico a decisão tomada no momento por também entender que nem todo contato é faltoso.
O lance do Gabriel passou longe de ser uma ação deliberada, como achei que ocorreu no lance do Gilson no Wellington Paulista no jogo frente o Fortaleza.
Uma coisa é certa, com VAR ou sem VAR, a arbitragem brasileira continuará péssima. o VAR não tem o poder de gerar competência.

https://www.piacabucunews.com.br/fifa-revela-audio-entre-var-e-arbitro-em-gol-da-suica-contra-o-brasil-contato-muito-leve/

SA!!!



Rodrigo Federman disse...

É isso mesmo, Marcio. Se for para não ter contato algum, melhor dar um fim no futebol e chamar esse "novo esporte" com outro nome.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Em trânsito, não assisti ao jogo.
Fui conferir depois o lance do pênalti.
Tendo sempre a considerar corretas as decisões tomadas pelo VAR, uma vez que resultam de um consenso, até que a prova em contrário evidencie a má fé. No entanto, o que me chamou de fato a atenção no lance foi a convicção do árbitro ao amarelar fulano de tal do time de verde. Se tinha tanta certeza assim da simulação, nem sequer deveria ter sido chamado pelo VAR para rever a jogada. Acrescento que o sujeito do apito está muito mais habilitado ao julgamento a respeito da referida simulação do que os do VAR, tendo em conta que está dentro de campo e próximo ao evento. O lance é extremamente duvidoso, para dizer o mínimo. Neste ponto, deixo no ar a perguntinha incômoda: tivesse o lance acontecido na área do time de verde, o VAR teria tomado a mesma decisão? Já disse que não gosto nem de ganhar e nem de perder por erros de arbitragem. E ontem, a decisão foi muito, mas muito demorada... Muito duvidosa...
Quanto ao time do Botafogo e ao modo de condução da instituição, trago de novo aquela frase feita, aquele clichê que se aplica inteiramente ao estado de coisas atual: de onde menos se espera é que não vem nada mesmo.
A coisa já começou errada, quando se resolveu vender o mando de campo "por um punhado de dólares". A pergunta - retórica- que se faz é se essa merreca irá salvar o clube e resgatá-lo da penúria... Nem se faz necessária uma resposta. O time já é fraco, composto por uns quatro inúteis (Diegos, Gilsons, Cíceros e outras nulidades). Nada justifica, na atual circunstância, abrir mão do Nilton Santos para enfrentar simplesmente o líder do campeonato e candidatíssimo ao título. Trata-se de atitude que esbarra na irresponsabilidade. Deve ter alguém precisando pagar uma conta de luz particular com esse dinheiro...
E esse Barroca? Pra mim, mais do mesmo
Alguém aí lembrou outro dia um dito do Guardiola sobre se ganhar títulos nas oito últimas rodadas e perder nas oito primeiras. O treinador catalão acabou de fazer valer a máxima na Inglaterra, com o City. Parece que o Botafogo já está , mais uma vez, abrindo mão do título nas primeiras rodadas. Pra não variar, minha preocupação, mais uma vez (comento aqui no blog há quase dez anos e nada muda), será com as últimas oito rodadas, se é que me entendem. Ontem, mais uma vez, o Botafogo perdeu para si mesmo, em última análise. Coisa de clube pequeno...
Alguém tem notícias da saga Moreira Salles?
Pensando em voltar ao meu silêncio obsequioso.
Bom domingo!
Levi

Eduardo Samico disse...

Concordo, Rodrigo. Realmente um absurdo o comportamento do árbitro !
Além do interminável Gilsão, mereciam o vermelho o Cícero e o DS.
Ao não expulsar o encosto-mor e os 2 mortos-vivos pressinto que entraremos com eles no jogo contra o lanterna do campeonato.
Ou seja, jogaremos com 9 jogadores, sendo Gilsão um deles.
É de chorar.
Abs.

Anônimo disse...

E olha que não era absurdo dar o segundo amarelo para o Gilson naquele carrinho sem bola no Dudu na linha de fundo .

Resende

VinnyMarques disse...

Mais do que o pênalti, que pra mim também não aconteceu, a falha do Gatito... Na boa? Imperdoável. Fala sério. Soma-se a isso os 10 cartões amarelos pra gente. Nunca tinha visto isso antes.
Sobre o time, ainda acho-o muito mal escalado. DiegoRDO não é centro avante. Eu o Puxaria pro meio, fácil. E Igor Cássio é outro que me faz sentir falta do Kimerda... Mas agora teremos o Reserva do CRB. Libertadores é logo ali! Cansa, cara... Cansa... É muito amadorismo para apenas 1 clube.

Lorismario disse...

Rodrigo. Vamos todos para o futvolei pois lá não há contato.Outra coisa: queriam que o Gabriel falasse para o Deyverson "tire o pé daí pois estou correndo". Aquele pseudo penalti contra o sol de América também não foi falta. O jogador Paraguaio estava longe da bola. Pergunto: "tem que pedir licença para ter contato físico? Esses FDP que inventaram o penalti de ontem deveriam assistir a umas partidas de basquete da Liga Americana para ver o que é CONTATO FÍSICO. Historicamente o Botafogo é um time que sempre foi prejudicado pelos árbitros e agora pelo VAR. ( Só para lembrar de alguns : Flu 1 x 0 Botafogo decisão do carioca -1970/1971 ? ;
São Paulo 3 x 2 Botafogo -1977; Botafogo x Figueirense jogo da bandeirinha peladona; Ano passado gol do Renatinho contra o Santos, Cariocas contra o Flamengo gol legal do Dodô anulado na decisão contra o Flamengo, Penalti inventado favorável ao Flamengo em 2007 ou 2008 e por aí vai. Agora me digam uma sequencia destas contra Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Cruzeiro e outros. Loris

Sergio disse...

Ontem em dois lances o LV sofreu faltas, numa chargeado por trás e outra tacaram a mão na cara dele, reclamou e tomou amarelo. O JP recebeu amarelo por uma falta que nem falta foi, o pior foi ter que ouvir o comentário idiota que foi uma jogada temerosa, na repetição do lance o cara ficou sem dizer nada. A srbitragem foi tendenciosa e mal intencionada desde o começo. Se foi pênalti do Gabriel o critério deveria ser marcada pênalti no DS. Ambos os lances não foram pênalti. O var no país será mal aplicado não porque ele é ruim, a arbitragem é que é um lixo, a altura do futebol aqui no país. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Levi, isso é o que mais me revolta nesse VAR. Se o árbitro está convicto da decisão, ele precisa manter a soberania do que apitar. Ontem claramente não aconteceu.

Eduardo, e aí entra o Barroca na história. Manter vários desses caras no time titular é querer irritar a torcida.

Resende, bem lembrado. Ali caberia o cartão amarelo facilmente.

Vinny, é cara...Ainda está chegando o possante Victor Rangel.

Loris, concordo plenamente contigo.

Sérgio, o do DS nem com VAR, cara. Ali foi escrachadamente forçado. Rs

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Mas se fosse o contrário teria var com certeza.
Parece que os MS apresentarão uma proposta em junho. Agora é torcer mais para que venham aqueles que querem fazer do Botafogo novamente um time de ponta, pós torcer para que esse time atual dê certo, só um milagre. ABS e SB!

Anônimo disse...

Jonathan é o jogador vindo da base mais completo que vi ascender recentemente no time do Botafogo. Discreto, joga sério, firme e mostra ter preparo físico em dia. Vejo comentários que dizem que ele não apóia bem, mas já o vi fazendo cruzamento perfeito que resultou em gol. Se tem muito a aprender ainda, e tem, cabe ao professor da hora orientá-lo, que duvido que o faça, pois prefere escalar um jogador medíocre como Gilson em lugar do jovem. É só mais uma das lambanças do técnico Barroca nas escalações equivocadas e na forma de jogar do time. Diego Sousa e Cícero de titulares é um escárnio.

Miguel

Rodrigo Federman disse...

Só eles podem salvar, Sérgio.
Abs e SA!!!

Hugo Correia disse...

Boa tarde amigos, não gosto de fazer críticas a jogadores do fogão, afinal são eles que entram em campo por nos, mas CICERO e DIEGO SIUZA não estão entrando em campo. Estamos jogando com nove e o FERRARES tem mostrado porque num time tão limitado tecnicamente, não é titular. Não da pra entender a permanência, nos 90 minutos da dupla DS e Cicero.
Mas continuo acreditando que dias melhores virão.
Hugo Correia
Porto Velho/RO

Sagat disse...

Mesmo vendo 3x a repetição do lance fiquei em dúvida, Gabriel toca mas não sei se o suficiente pra tirá-lo da jogada, em câmera lenta todo toque parece falta, se não marcasse não teria reclamação palmeirense.
Mas também é certo que se não tivesse o pênalti, o Palmeiras aceleraria o jogo e provavelmente acharia seu gol.
Resultado é até normal devido aos elencos (seria também no Nilton Santos, apesar de não concordar com a venda), o que não é normal é jogar assim, sem criar absolutamente nada. Não era Valencia quem deveria ter saído, Gilson não foi expulso por misericórdia divina.

Rodrigo Federman disse...

Miguel, eu tô longe de achar isso tudo do Jonathan.

Hugo, mas críticas são válidas e necessárias sempre.

Saget, eu não tenho dúvida alguma de que não houve.

Abs e SA!!!

Jonas disse...

Fala Rodrigo.

Também acho que não foi pênalti, porém, mesmo com VAR, a decisão sempre será subjetiva, ou do juíz em campo, ou dos caras na gabine.

Contra o Fluminense, o VAR anulou corretamente dois gols ilegítimos deles; o VAR funcionou. Já contra o Fortaleza, pode ter sido pênalti no WP, e funcionou a nosso favor.

O que acontece e que já somos considerados time mediano e na tomada de decisão de um árbitro, com a torcida adversária em maior número, a decisão será sempre contra nós.

Então nosso problema não é, pasme! complô contra o Botafogo, mas a maneira que o clube vem sendo administrado nos últimos 30 anos. Corremos o sério risco de não ter mais torcida pois a maior parte de nós, creio eu, têm acima de 50 anos, nosso crescimento é apenas vegetativo, de pai para filho.

A salvação do Bota, se acontecer, passará com uma intervenção tipo MS, ou outro milagre. Do jeito que a coisa vem sendo conduzida é extinção na certa.

Ontem, mais uma pilar de sustentação cantada pela diretoria e até por nós torcedores caiu: que em Brasília o Botafogo joga em casa; a maioria era palmeirense.

Tá foda.

Abraço bem SA.

Rodrigo Federman disse...

Tá difícil mesmo, Jonas.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Assino o comentário do Jonas: o Botafogo virou um clube mediano e quando "joga em casa", a torcida do time grande é maior que a nossa. Aliás, quem quer ver mesmo esses Cíceros, Diegos e Gilsons?
Essa de vender mando de campo , nessas circunstâncias, foi uma punhalada na alma. Coisa de clube comandado por Mauricios, pelo último e pelo Mufarrej atual. Coisa de clube mediano.
Levi

Marcio disse...

Até o momento dirigente algum se pronunciou publicamente sobre o ocorrido no jogo de ontem.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Levi.

Marcio, e duvido que o façam com veemência.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,um grande amigo comentou comigo o seguinte:"quando nenhum clube do exterior quer mais um jogador,e ele ainda está dando um caldo,os clubes brasileiros contratam o cara.O BOTAFOGO,um clube que teve vários craques,só contrata jogadores que nem os clubes brasileiros querem,haja vista CÍCERO e DS".
E o meu amigo nem torce pelo FOGÃO.
É A REALIDADE DOS ÚLTIMOS ANOS,COM ESSES CANALHAS DIRIGINDO O NOSSO CLUBE.JOTA.

Anônimo disse...

Ricario
Qeum acredita que com essa corja que manda no clube alguém vaí
investir ?
Ou há uma revolução ou o Botafogo acaba.

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Jota.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Ricardo.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Vendo a classificação desse campeonato mequetrefe e seus resultados vê-se que realmente o futebol nessas paragens está no fundo do poço. Cruzeiro perde pra Chape em casa, Vasco não consegue ganhar do Fortaleza, o ectd tão elogiado por ganhar a barangads do nacional perde para o Bahia. Até que pelos resultados o horroroso Botafogo não está tão ruim. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, são quase todos ruins.
Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

O árbitro do jogo cometeu um erro de direito ao buscar o VAR.Ele já tinha reiniciado o jogo,não podia pedir o VAR. O jurídico do Botafogo vai solicitar anulação da partida.

Marcio disse...

Tivesse o BOTAFOGO vencido o Goias, estaria com 12 pontos, junto com o A. Mineiro na segunda colocação.
Um mínimo de estudo da tabela e uma simples projeção, mostraria que era para entrar para ganhar o jogo em Goiânia.
SA!!!

Adelson disse...

Estou farto de velhas desculpas. O lance foi, no mínimo, questão de interpretação. Juiz erra para todos os lados. haverá muitos outras polêmicas de interpretação ou mesmo erros durante o campeonato.
Eu tive outra impressão no jogo: O apequenamento do Botafogo. Em outros tempos poderíamos dividir o estádio com o Palmeiras, mas no sábado foi um massacre na arquibancada.
O elenco é inofensivo e teve sorte de não pegar o Palmeiras em dia inspirado, do jeito que eles pegaram o Santos.
Vamos agora para um jogo crucial contra o Vasco. Um nova derrota já poderá nos deixar próximos da ZR. A realidade do elenco já está aparecendo. Triste.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Ricardo. Tem que fazer isso mesmo.

Exato, Marcio.

Adelson, mas sábado não. Ali estava descaradamente mal intencionado.

Abs e SA!!!