07/05/19

Mais força na marcação















O técnico Eduardo Barroca falou sobre a disputa pela titularidade na lateral direita do Botafogo:

"- Ainda é um pouco cedo para falar do próximo jogo. Gostei muito da atuação do Fernando. Mas não posso deixar de falar do Marcinho, um cara especial para todos nós e que vem uma sobrecarga grande. Conversei com ele ontem. Em momento algum ele transferiu essa sobrecarga para outra pessoa ou situação. Ele sabe que precisa melhorar. É um homem sério, profissional, está trabalhando para isso. Essa situação do Marcinho mobilizou e vem mobilizando o elenco, para encontrar saídas para ganharmos os jogos".

Bom, para mim ficou claro que o Fernando é muito mais seguro na defesa. Em compensação, o Marcinho é mais "abusado" no ataque. Aí é questão de gosto e o que fica melhor dentro do esquema tático proposto pelo comandante.

Eu gostei do jogo do Fernando. E considerando a má fase do Marcinho, manteria o Fernando para o clássico do próximo sábado. 

Sem contar o que o amigo Márcio lembrou bem em um comentário anterior: Com um lateral que tem a marcação como ponto forte, o nosso atacante se desgasta menos tendo que voltar até o campo defensivo e pode se resguardar mais para a sua principal função...
...que é (ou deveria ser) justamente atacar.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

22 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
Só falta explicar agora sobre Gilson, Cícero e Pimpão.

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, vamos aguardar as mudanças com (pouco) tempo!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O Fernando precisa receber uma boa quantidade de oportunidades para ter a possibilidade de desenvolver o seu futebol; o Marcinho recebeu até mais do que fez por merecer.
De qualquer modo, fez bem o Barroca ao "defender" o Marcinho, já que estando no Elenco, em algum momento voltará a ser utilizado; além disso, acho que poderia ser levado de volta a sua posição original, meia atacante.
Por que o Marcinho não pode fazer a função que faz o Pimpão?
Lembrando que o Yuri que na base do BOTAFOGO era lateral (embora tenha chegado para jogar no meio campo), no Figueirense jogou como atacante e inclusive revelou que se sente bem no ataque:
"Prefiro jogar de atacante, meu estilo de jogo é de beirada. Trazer para dentro, achar um meia, fazer a tabela para infiltrar. Tenho boa finalização de fora da área. Fiz bastante gol na base, espero repetir aqui,"
Posso estar enganado, mas o Barroca pode estar esperando ansiosamente a parada para a Copa América para trabalhar essas possibilidades...
Vendo de longe, creio que o Elenco oferece algumas possibilidades nada absurdas de variação de jogo, basta ter vontade e trabalhar para tal.

Para terminar, Rodrigo, de fato é melhor um lateral que saiba defender e permita aos atacantes serem atacantes.

https://globoesporte.globo.com/sc/futebol/times/figueirense/noticia/lateral-no-bota-yuri-chega-ao-figueira-para-se-firmar-como-atacante-meu-estilo-e-de-beirada.ghtml

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, concordo contigo. E por essas que não consigo aceitar Gilson de titular. O Jonathan teve milhões de oportunidades a menos até agora. E quando foi preciso, correspondeu relativamente bem (se comparado ao ex-titular).
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, o Gilson é um jogador caríssimo para o BOTAFOGO...

Temos no Elenco:
Marcinho faz a lateral direita e já foi meia atacante;
Fernando que é lateral direito;
Marcelo que é zagueiro e faz a lateral direita;
Jonathan que é lateral esquerdo;
Yuri que é atacante e já fez a lateral esquerda.

Destes, quem mais recebeu oportunidades foi o Marcinho e não há dúvidas alguma que caiu muito de produção.
Dos outros eu não vejo problemas em serem testados efetivamente... Nada indica que farão menos do que o Gilson e o Pimpão, por exemplo.

SA!!!

Anônimo disse...

Problema maior é que o Barroca exige empenho nos treinamentos e nos jogos e vai jogar quem corresponder nos treinamentos, acabou cadeira cativa do Zé Ricardo no Botafogo.
Quem corresponder, tem que ser titular, Gílson por enquanto, vem correspondendo,apesar da merda que fez domingo no lance do W.Paulista, se for mal, banco, assim com todos os jogadores, até para o Gatito,tem que ser assim, para os caras se empenharem, senão, desmotiva quem não está tendo oportunidade, principalmente com salários atrasados.
O Jonathan, começou bem, mais teve uma queda, entrou o Gilson que está jogando bem, for mal tira e volta o Jonathan; assim todo mundo vai lutar por posição, será muito bom para o Botafogo.

Antônio

Anônimo disse...

RODRIGO,para mim,simples assim (essa é nova),rsrsrs.
MARCINHO é péssimo defensor e ponto final.Caso queiram usá-lo como ala em um 5x3x2,que tentem,se der certo Ok,caso contrário podem doá-lo para um time qualquer,chega de "frescurite aguda" com marmanjos.
Não aguento mais ouvir coisas patéticas,como as que foram ditas por um bobalhão da TV,que ele precisa de carinho e compreensão da torcida,pois é jovem e blá,blá blá.
A meu ver,se deixou levar pelo comentário do TITE e achou que era o cara.JOTA.

Anônimo disse...

Ricardo
Por essas e outras que acho que os treinadores de hoje não procuram soluções e sim desculpas para as futuras decepções.
Acho até que o o time teve uma pequena melhora, mas toda equipe muda quando troca o treinador.
O problema que teremos mais 36 rodadas e se o Barroca continuar insistindo com aacredialguns jogadores, não tenho dúvida do fracasso dele, e o pior, do Botafogo.
Já estou começando acreditar que o Barroca veio mais como marionete dos dirigentes, pois tem a oportunidade de aparecer, como alguém realmente em levar o time a títulos...

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Também acho isso!

Antônio, o Gilson está correspondendo? Mas como se você mesmo disse que ele fez merda no domingo? Outra coisa: Está correspondendo por causa de dois jogos, apenas porque não foi horrível? Não vejo lógica ou coerência alguma em ele barrar o Jonathan, que vinha atuando melhor do que o Gilson e só saiu porque se machucou.

Jota, muito dessa culpa também se deve a esse marketing oba-oba que o próprio clube faz em vários de seus jogadores, por mais medíocres que sejam.

Ricardo, respeito, mas não tenho essa impressão do Barroca. Pelo menos até agora.

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Antonio, pelo amor de Deus: Gilson não!!! O cara é um desastre! Quase sempre entrega o jogo e no domingo o soprador de apito nos ajudou porque foi penalti dele. É um horrível lateral que consegue ser ainda pior que o Marcinho na defesa e no meio resume sua bola em pedir para alguém se aproximar para não dar o passe e devolver para a defesa. Ah ele consegue cruzar!!! Mas se nem isso ele fizesse ai não conseguiria enganar mais ninguém...Meu único ponto com o Barroca é essa péssima insistência com esse enganador.

PAULO FERNANDO disse...

JOTA virou moda dar carinho pra bundão. Veja, com os limites das devidas comparações com o Marcinho, o caso do Neymar: um craque que foi mimado pelo papaizinho e agora os psicólogos de plantão pedem paciência com ele. Paciência eu tenho é com meu cachorro que caga onde quer porque lhe falta discernimento. Com adulto não tem que aguardar amadurecer...isso se faz vivendo a vida e não em redomas. Certamente faltou alguém para acordar a Bela Adormecida...

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Paulo. Alguns amigos esquecem os dois anos de Gilson no clube por conta de supostos dois jogos apenas regulares. Hehehe
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Sobre o Gílson não tenho medo de afirmar: é uma MERDA, e não tá jogando nada, não fez nada que prestasse nos dois últimos jogos, a não ser um penalti solenemente ignorado pelo soprador e a displicência nmo segundo gol do Bahia. É uma aberração barrar um jogador que vinha bem e se machucou, não há lógica nisso, a não ser exigência de empresário, ou então loucura.
Faço coro com o Márcio: lateral primeiro tem que saber defender, e isso parece que o Fernando sabe fazer, e acho mais fácil ele aprender a apoiar que o Marcinho aprender a defender. O atacante partindo prá cima do lateral sempre tem mais possibilidades de levar vantagem, principalmente se o cara está improvisado na posição. Que eu saiba a posição original do Marcinho era meia, então para se transformar em lateral precisa de muito treinamento específico.
Lembrando que esse papo de treinar bem e por isso deve ser titular deixou o Carli no banco por muito tempo, para prejuízo do time. O Didi foi barrado pelo Moacir em 58 porque treinava mal, daí a famosa frase: "treino é treino, jogo é jogo". Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Sérgio. Penso igualzinho.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O Marcinho pode melhorar?
Talvez!
O Gilson pode melhorar?
Provavelmente não!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, com certeza não.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo e amigos! Como um erro de planejamento tem resultado agora. Se não tivessem emprestado o Fernando, agora ele já poderia ter pegado mais experiência e já está de titular. Mas a diretoria gosta de se afirmar como amadora. Resultado está aí.

Enquanto o Barroca não encontrar equilíbrio entre defesa e ataque, teremos que continuar aturando o Pimpão. Mas penso que do lado direito essa questão pode estar resolvida, com a melhor colocação para defesa do Fernando. Assim, fica a cargo do treinador encontrar uma solução para o lado esquerdo. Talvez o Yuri possa ser a solução, pois quando jogou. Tinha uma melhor postura na defesa do que o Jonathas. Meus dois laterais seriam Yuri/Jonathas e Fernando/Marcinho. Quanto ao Gilson, ele que arrume outro lugar para ficar encostado. Encontrando essa defesa titular, o restante poderia ser uma melhor definição do meio campo e ataque. Eu jogaria com Gatito, Fernando, Carli, Gabriel, Yuri/Jonathas, Jean, AS, Bochecha/JP, DS, Erik e IC. Acho um time mais consistente desta forma. Com o Jean de cabeça de área.

Não acho o Marcinho essa draga que muitos pintam. Se bem treinado e com dedicação pode evoluir bastante. Até mesmo jogar de meio campo ofensivo.

Quanto ao time, acho bem melhor que o ano passado. Se o salário estiver em dia e o Barroca continuar evoluindo com o time (carece de reforços), não corremos riscos.

SA...André

Marcio disse...

E o que foi feito do Alan Santos?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

André, erro de planejamento é marca registrada dessa diretoria.

Marcio, está lá, onerando o já raspado cofre de GS. Apenas mais um.

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

André, seu time está com 12...sendo 5 no meio. Mas concordo que na esquerda a dupla é Jonathan e Yuri. Gilson bem longe do clube.

J. Daniel disse...

Pra quem conheceu os grandes jogadores que o botafogo já teve, como Nilton Santos, Carlos Alberto, Jairzinho, Gerson e muitos outros, se contentar com esse elenco do Botafogo atual, nos faz refletir e concluir, que o nosso querido fogão, está à beira do abismo. Não dá para acreditar em títulos com isso que temos hoje. O time é lastimável, fraco para competir com os seis ou sete equipes favoritas ao título do brasileirão. Não tem laterais à altura, meio de campo que cria muito pouco e ataque de série B, salvo o bom desempenho até aqui do Erik. Falta muita coisa no botafogo atual. Falta dinheiro, falta diretoria, falta elenco. O que esperar? Saudações Alvinegras !!!

Rodrigo Federman disse...

De acordo, Paulo.

J.Daniel, se não brigar contra o rebaixamento já será um alívio. Rs

Abs e SA!!!