30/05/19

O melhor posicionamento





Depois de desencantar e marcar o seu segundo gol com a camisa do Botafogo, o Diego Souza falou sobre a vitória de ontem, do clássico contra o Vasco no domingo que vem e da relação "time X torcida":

"- A gente sabe que vai encontrar uma equipe de muita qualidade, é um clássico brasileiro. Temos que continuar trabalhando duro que, a cada a dia que passa, vamos ganhando forças, ficando mais fortes em casa. A gente quer o apoio dos torcedores aqui, porque a gente é mais forte em casa".

O Diego ainda está longe do jogador que a torcida espera, mas ontem (além da reta final do jogo contra o Palmeiras) já participou mais do jogo, buscando bolas e tirando zagueiros de dentro da área para abrir espaços aos companheiros.

Aliás, eu ainda acho que o melhor do DS é justamente mais recuado, tentando armar jogadas para um atacante com mais cacoete de "camisa 9". 

Quando joga de frente para o adversário, o Diego é capaz de um toque mais diferente. Pelo menos no elenco botafoguense.

O problema maior é: E quem ficaria ali mais adiantado?

Não sinto firmeza no Igor Cássio...
...e não me empolgo com Victor Rangel. Ou seja: O DS precisa conversar com o Barroca e ajustarem situações que tirem o melhor do jogador e/para o time.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

18 comentários:

Marcio disse...

Eu ainda tenho restrições ao jogo do Diego Souza.
E pelo tempo que tem de futebol, poderia assumir uma liderança mais efetiva e ajudar a organizar o Time dentro de campo, "Fulano, vem mais para cá", "Beltrano, não precisa recuar tanto"...
Obviamente que todos devem contribuir taticamente, mas quando da posse da bola, o jogador deve buscar uma boa dose de improviso e sair do sistema mecânico de jogo.
O gol do Kompany que deu a vitória do M. City contra o Leicester é um bom exemplo que em determinados momentos é bom sair do "planejado"; não houve um que tenha concordado quando ele desenhou a jogada para finalizar... Será que se tivessem continuado dentro da excelente organização de jogo do Guardiola teriam conquistado a vitória?
Quantas vezes vemos jogador entrar na frente do goleiro e passar a responsabilidade da finalização?
A seleção de 70, quando o Brasil jogava Futebol, com maiúsculas, saiu perdendo para o Uruguai e o Gérson sofria uma forte marcação, pois era quem organizava o jogo.
Em determinado momento o Gérson propôs uma troca de posição com o Clodoaldo, que atuava mais recuado; e assim, em um avanço, Clodoaldo recebeu um passe do Tostão e fez o gol de empate. Não ficaram esperando o fim do primeiro tempo para ouvir as instruções do Zagallo.
O CR7 na Eurocopa 2016 "mandou" o João Moutinho cobrar a penalidade contra a Polônia; e fez isso frisando que o Moutinho era um cobrador.
Obviamente que não há como comparar os jogadores, mas para que serve esses "cascudos" que o BOTAFOGO contrata se jogam mal e também pouco orientam?
Sou favorável a mais liberdade e poder de decisão dos jogadores dentro de campo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, eu gostei um pouco mais ontem, quando ele saía da área e recuava para buscar a bola e tentar armar jogadas.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Não assisti mais uma vez e, pelo visto, perdi, tendo em conta os comentários dos amigos (de quando em quando escrevo que minha única fonte de informação a respeito do Botafogo é o Cantinho Botafoguense).
O Paulo, no post anterior, comentou algo sobre a necessidade sim, de celebrar uma vitória quando ocorre nas circunstâncias em que se deu ontem, conquanto o adversário não seja lá essa coisa toda. Ele tem razão! A vida do torcedor botafoguense já é por si só difícil, tendo em vista, acima de tudo, as gestões nada profissionais que tomaram o clube de assalto. Portanto, quando acontece um triunfo como o de ontem, alvíssaras!
Espero que não tenha sido um fenômeno isolado e que o Bochecha se firme de vez (apesar da lentidão, gosto do futebol do cara) e faça o time andar. Espero que vença do time da cruz errada no domingo. Espero que passe pelo Atlético-MG e prossiga na Sulamericana. Espero muita coisa, principalmente que se mude a estrutura do clube, posto que a vitória de ontem não tem e nem deve ter o efeito de mascarar a realidade (pronto!, reclamei...).
Abraços.
Levi

Rodrigo Federman disse...

Levi, se compararmos às últimas apresentações, sim, você "perdeu". Mas tenhamos calma, pois, repito: Jogamos bem, mas é impossível desconsiderarmos o baixo nível técnico do adversário.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Não vi o jogo, li os comentários e estes foram elogiosos. Porém, devemos ter os pés no chão pois esse Sol de América é muito fraco. Mas de qualquer maneira devemos comemorar e muito pois foi uma goleada, coisa que não fizemos no carioca com times do nível do adversário de ontem.
O que eu ainda não consigo engolir é o Gílson. O DS e o Cícero estão mal mas sabem de bola, coisa que o Gílson não sabe. Acho que o Bochecha não deve ser reserva, mesmo sendo lento, pois tem um bom passe e pode evoluir. Abs e SB!

PAULO FERNANDO disse...

Ontem li um texto muito bacana e peço a licença de todos para compartilhar aqui com vcs pois sempre é legal ler ou ouvir gente inteligente. No caso era do Johan Cruyff (já falecido) craque de bola da seleção holandesa de 1974 que tive o privilégio de ver jogando num timaço e que infelizmente não foi campeão. Vale dizer aos mais novos que essa seleção do Rinus Mitchels revolucionou o futebol da época e foi chamada de "Laranja Mecânica". Todos atacavam e defendiam em um rodizio e troca permanente de posições. Um show! O texto explica bem os conceitos de futebol dessa turma e é muito atual. Gostei mais da (1), (3), (7) e (9).

Segue:

"1- Há só uma bola em campo e o meu time deve ficar com ela (olha isso Barroca....rsrsrs);

2- Jogar futebol é simples, mas jogar futebol de maneira simples é difícil;

3- Quando se tem a bola é preciso trabalhar para deixar o campo o maior possível, quando ela está com o adversário temos que deixá-lo o menor que pudermos;

4- Ser veloz não é correr mais que o outro, é começar a correr na hora certa;

5- Qualidade sem resultado é inútil, resultado sem qualidade é entediante;

6- No meu time o goleiro é o primeiro atacante e o centroavante é o primeiro defensor;

7- Um jogador tem contato com a bola em média três minutos por jogo. O que define o grande jogador é o que ele faz nos outros 87 minutos;

8- Futebol se joga com a cabeça, as pernas estão ali para ajudar;

9- Deve-se trabalhar para que os piores jogadores adversários sejam os que mais toquem na bola, porque aí ela voltará rápido para o meu time;

10-Futebol não é sofrimento, é diversão. Tenha a bola, trate-a bem, tente atacar e marcar gols.

Anônimo disse...

Ricardo
Temos que parabenizar o time e esperar que seja sempre melhor daqui pra frente.
Mas como não podia faltar o amadorismo, tivemos problemas de novo com a troca de camisa.É vergonhoso.A gestão faz de tudo para colocar o Botafogo como time pequeno.

Rodrigo Federman disse...

Sergio, bem lembrado. Nem no péssimo carioca conseguimos golear. Portanto, valeu mais ainda a comemoração! rs

Muito maneiro, Paulo!

Ricardo, enquanto não "profissionalizarmos" o futebol como um todo...

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Bochecha jogou como segundo volante, posição diferente da que fizera nos primeiros jogos de Eduardo Barroca no comando do Botafogo, quando o atleta participava das partidas como primeiro homem do meio-campo. Em um local mais avançado do campo e sem a extrema necessidade de marcação, Gustavo conseguiu fluir seu estilo de jogo de uma forma mais positiva.
Me pareceu ontem ser o único em campo que sabe jogar bola,os outros são jogadores de futebol, são instintivos e pró ativos,Gustavo Buchecha foi cerebral.

Prisma

Rodrigo Federman disse...

Prisma, quanto mais adiantado, um pouco melhor.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Ricardo, me desculpe, mas o que aconteceu com a camisa do Botafogo foi um acidente e a imprensa faz questão de dar uma ênfase negativa a tudo o que é do Botafogo, aumentam tudo. Temos que tomar cuidado com o que parte da imprensa fica fazendo para diminuir nosso clube. É hora de defendermos e separarmos o joio do trigo. Não digo que o Botafogo é um mar de felicidade e nosso diretoria é maravilhosa. Longe disso, tá horrorosa! Mas não podemos cair no truque desses caras e nos cegarmos em relação a realidade. Temos que defender nosso clube. Não podemos fazer coro com esse canalhas!
Houve um problema? Sim, mas pontual e logo resolvido. A camisa estava lá, tanto é que logo foi entregue a ele e usada em seguida. Certamente foi algum equivoco do roupeiro. Se não tivesse a camisa no local eu seria o primeiro e reclamar. Daí dizer que é time de várzea não é correto. Time de várzea é aquele que mesmo com rios de dinheiro faz tanta intriga que um técnico do calibre moral do Abel sai do clube dizendo que só tem traíra naquela zona.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, foi acidente sim, mas convenhamos que esses pequenos detalhes não passam despercebidos. hehehe! E ali existe um funcionário contratado e remunerado para esse controle/conferência! rs
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Sim Rodrigo o roupeiro falhou, mas a camisa estava lá e foi logo entregue. Do jeito que foi colocado pela imprensa, perece que não tínhamos camisas reservas. Chamaram de time de várzea. É a segunda vez esse mês que fazem isso. A primeira foi o canalha do Juca kfouri por conta do jogo com o Palmeiras. A coisa é muito sutil. Aos poucos uma mentira é tão falada que vira verdade.
Palavras do Carlos Eduardo Éboli da Rádio Globo:
"- Isso não pode acontecer em um clube como o Botafogo, desculpe. Não é várzea, não interessa a explicação. O Botafogo estava jogando em casa. Tem que ter uniforme lá. Você pode até admitir um problema desse em uma viagem. Mas em casa? O armário está do lado ali! Vai na loja! - criticou o comentarista."

Repito, a camisa estava lá e foi entregue em seguida ao Erick. Ele mente ao dizer que não tinha camisa.
Eu não caio nesse "tipinho" de imprensa.

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Paulo!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,não comento o que não vejo.Sei que o adversário é fraco e espero que os pseudo craques não fiquem se achando.Tive o desprazer de ouvir um midiático entendido dizer que o POSSANTE GILSON foi um dos melhores em campo,rsrsrsrsr.É verdade ????
Para valer,começa domingo,quando espero que não joguem colete sava vidas para o Vasco.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Jota, foi um dos melhores em campo, sim...Mas não nos esqueçamos que o histórico dele mostra que é 1 partida assim a cada 25 com q camisa do Botafogo. Hehehehe
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

E verdade Rodrigo e JOTA. O Gilson fez talvez a única partida decente desde quando foi contratado. Isso não tira dele o adjetivo de pereba. Até porque sua função no jogo foi só apoiar, já que o time adversário não pressionou quase nada por lá e quando ia era sem qualidade. Nós sabemos que seu ponto mais fraco de todos é a defesa. Pra não esculhambar de vez o Gilson (o que seria uma redundância) ele tem uma única qualidade: sabe cruzar. Perdão torcida Botafoguense por ter encontrado alguma qualidade nesse engodo de lateral.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, fecho total contigo!
Abs e SA!!!