29/05/19

Que venha o Galo!





O Botafogo fez 4 a 0 e passou por cima do Sol de América, em partida válida pela Sul-Americana.

Nas oitavas de finais, o confronto brasileiro contra o Atlético/MG.

Vencer o time paraguaio nesta noite era obrigação. E convencendo, convenhamos, seria um agradável "plus", né?

E foi o que aconteceu. Além da goleada, hoje o GLORIOSO finalmente fez uma boa apresentação em 2019. Do primeiro ao último minuto, organizado...
...e melhor: Eficiente.

Há quanto tempo não vencíamos por um placar dilatado? E ainda tendo criado várias oportunidades cristalinas?

Pois é, hoje, justiça seja feita, aconteceu.

Vamos comemorar, com toda certeza. Mas esperando que o futebol deste 29 de maio se repita mais vezes. E o mais importante: Contra adversários que não sejam tão ruins como o Sol de América.

Não é tirar o mérito do bom triunfo e nem querer ser chato em um momento que temos motivos de sobra para apenas comemorar... mas também não podemos desconsiderar a limitação técnica para lá de risível do time paraguaio. Certo?

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, já disse um certo sábio.

Pela vitória, aplausos. Pelo agradável futebol, elogios. Pelo adversário enfrentado, aquela pé atrás, sempre necessário.

Tomara que no próximo domingo, o Botafogo a enfrentar o Vasco seja igual ao Botafogo que passou o rodo no SdA.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 4 x 0 Sol de América

1- Gatito: Saiu com o uniforme limpo - 5,0

2- Fernando: Hoje até se arriscou mais no ataque - 5,5

3- Carli: Bem - 5,5

4- Gabriel: Ganhou praticamente todas por baixo - 6,5

5- Cícero: Conseguiu ser mais rápido na transição de bola - 6,0

6- Gilson: Incrivelmente não comprometeu e até foi bem - 6,5

7- Erik: Mesmo quando não está na sua melhor noite, ajuda demais - 6,5

8- Alex Santana: Saiu machucado, mas até então pareceu um pouco mascarado - 5,0

9- Diego Souza: Se comparado aos últimos jogos, se movimentou mais - 5,5

10- João Paulo: Ainda não é o JP de 2017, mas hoje foi mais presente em campo - 6,0

11- Luiz Fernando: Ciscou e conseguiu alguns (pouco) lances efetivos - 5,5

12- Igor Cássio: Não se destacou - 5,0

13- Bochecha: Mudou a cara do time com bons passes, lançamentos e toques rápidos - 7,0

14- Lucas Barros: Entrou como ponta esquerda. Criou dois bons lances - 6,0

Eduardo Barroca: Hoje as suas insistências questionáveis até que foram bem. Mas não pode se deixar iludir sem considerar o adversário enfrentado - 6,0

31 comentários:

Anônimo disse...

Buchecha tem que ser camisa 10 hoje incrivelmente o Cícero fez alguns desarmes jogamos direitinho é manter a pegada e ganhar do Vasco domingo fogo neles.
Fabim

Rodrigo Federman disse...

Fabim, sim, mas ainda não consigo ver Bochecha e Cícero juntos contra adversários mais fortes do que esse SdA. E convenhamos que não é difícil alguém ser melhor que o time paraguaio.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Quando enfrenta um adversário bem menos qualificado, a Equipe deve entrar para vencer por uma boa margem de gols e jogar bem.
A primeira etapa, vencer por uma boa margem de gols, foi bem executada; quanto ao jogo apresentado, algumas observações podem ser feitas com tranquilidade.
O BOTAFOGO entrou em campo com mais disposição do que em partidas anteriores, manteve o toque de bola e desta vez com um pouco mais de objetividade e assim não foi complicado colocar uma vantagem de dois gols no placar.
Um outro fator positivo foi ter tentado em alguns momentos jogadas de profundidade, bolas um pouco mais compridas atrás da linha defensiva, o que possibilitou boas oportunidades de gols.
Contudo, mesmo considerando que o Fernández não fez defesa alguma no jogo, o BOTAFOGO permitiu ao adversário possibilidades de jogar próximo a área; e essas possibilidades somente ocorreram por causa de alguns passes equivocados por parte do meio campo e a perda de rebotes defensivos, também incluo uma certa lentidão na recomposição defensiva.
Resta saber se essa maior objetividade ocorreu por causa do nível do adversário ou por uma observação feita pelo Barroca. Vale dizer que no carioca ocorreram muitas dificuldades contra adversários de nível bem baixo e contra o Defensa y Justicia e Cuiabá, muitos gols foram feitos mas pouquíssimos ou quase nenhum sinal de futebol foi apresentado.
Há ainda muito trabalho a ser feito e algumas ocorrências mostram que há um caminho a ser seguido, desde que não haja teimosia
Mesmo com os gols marcados, Cícero e D. Souza ainda estão abaixo do necessário, bem como o J. Paulo. Uma outra possibilidade que deveria ser considerada é avançar o posicionamento do Bochecha; a outra é desgastar menos o Erik no jogo, deixando-o mais voltado para o ataque.
Fernández- Sem trabalho algum no jogo.
Fernando- Naturalmente mais preocupado em marcar, hoje teve um pouco menos de trabalho e até chegou um pouco mais à frente. Pode progredir.
Carli e Gabriel- Firmes, não tiveram trabalho com o ataque adversário.
Gilson- Não comprometeu, mas continuo não o vendo como titular.
Cícero- Fez o gol, mas ainda não apresentou o futebol que a Equipe necessita.
J. Paulo- Ainda sem confiança, poderia ter finalizado e preferiu fazer o passe em uma bola dentro da área.
A. Santana- Precisa deixar de prender a bola e dar velocidade ao jogo. Isso faz com que se desgaste e tenha muitas perdas de bola. Saiu contundido.
Erik- O jogador de melhor movimentação no ataque, um passe para gol do D. Souza. Deveria ter a possibilidade de não gastar energia ajudando na marcação.
L. Fernando- Se apresentou melhor do que em outras oportunidades, mas poderia ser mais incisivo quando de posse da bola.
D. Souza- A lentidão em pessoa. Um passe para gol, e teve duas chances de gol que não poderia perder e só aproveitou uma. Outro que anda jogando um futebol fora da necessidade da Equipe.
Como está jogando de centroavante…

Bochecha- Poderia jogar mais à frente, pois nesse meio campo é o único que tem condições de encontrar um passe mais qualificado.
Igor Cássio e Lucas Barros- Sem muito tempo em campo, apenas uma jogada onde mostraram um bom entrosamento. I. Cassio fez o cruzamento e L. Campos finalizou para uma excelente defesa do goleiro.

Barroca- Espero que não se empolgue com a vitória e reafirme lugar cativo no Time para alguns nomes. Outro fator é que essa maior objetividade apresentada hoje tenha sido fruto de suas observações; de qualquer forma, a vitória elástica foi merecida.

Para terminar, não pode o BOTAFOGO não ter um uniforme reserva para ser utilizado; a camisa do Erik sem o número estampado foi um completo absurdo. Cuidam muito mal da imagem do BOTAFOGO.
Era um jogo em uma competição internacional e o sinal emitido foi péssimo. Uma vergonha.

SA!!!

Jânio Amarante disse...

Vitória pra nos dar moral, mas devemos continuar com os pés no chão. Melhor atuação do Botafogo na temporada, na minha opinião. 8 jogos comandados por barroca, 5 vitórias e 3 derrotas... time está evoluindo, e acredito que esse tempo que teremos na pausa pra Copa América será muito importante para o barroca conhecer melhor outros jogadores e treinar novas táticas e formações. Agora é pensar no Vasco, só vitória interessa, sempre com os pés no chão, mas sem medo!!
Boa noite e SA!

Adelson disse...

Excelente vitória. Era obrigação. Agora a coisa vai apertar. Não haverá mais vida fácil na sulamericana.
Continuo com os dois pés atrás. Bater em cachorro desdentado e sem unhas não é parâmetro para medir o futebol praticado.
Vamos torcer...

Rodrigo Federman disse...

Grandes observações, Marcio. De fato, também não consigo afirmar categoricamente que a boa atuação de hoje foi por mais vontade e coragem do time ou do adversário risível. Ou então os dois motivos juntos. O fato é que podemos e devemos repetir atuações como a desta noite mais vezes.

Jânio, esse é o ponto que julgo mais importante no momento: Manter os pés no chão, após uma goleada que foi ótima, mas que tem ressalvas a serem feitas. Principalmente no que diz respeito ao adversário enfrentado.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Adelson, acho exagero ter os dois pés atrás. Eu mantenho um sempre atrás e um a frente. Seja nas derrotas ou vitórias. Sem exageros para qualquer um dos lados.
Abs e SA!!!

Adelson disse...

Rodrigo, não acredito no elenco que temos. Temos a força da camisa, esse é nosso trunfo. Continuo torcendo, mas estou muito desanimado.

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Adelson.
Abs e SA!!!

Marcelo Botafogo disse...

Concordo, que hoje não é uma noite de lamentações. espero que com a parada dessa copa América de empresários, o Botafogo raciocine e venha adquirir no minimo 3 bons nomes para a sequência da sula e do br .

Marcio disse...

Rodrigo, ponderar é sempre necessário.
O BOTAFOGO precisa ter bem definido como deve enfrentar cada adversário, é preciso ter alternativas. Cada Time é um Time e não temos como fazer o adversário engolir o nosso estilo de jogo, pelo menos é o que acho.
Mesmo sendo o Sol de América um adversário limitadíssimo, melhor ir para o próximo jogo com vitória na bagagem do que com uma derrota ou empate. O BOTAFOGO se souber ponderar esse resultado, poderá ir com mais tranquilidade para o confronto contra o Vasco, mais tranquilo não significa relaxado; mesmo sendo competições diferentes, um outro adversário, o momento nos é favorável.
No futebol outros aspectos entram em jogo, confiança, motivação... Vamos jogar o jogo, um de cada vez.
SA!!!

Assimos disse...

Salve salve, amigos do CB!

1) Só consegui assistir parte da segunda etapa.

2) Acho que Gilson e Cícero tomaram um elixir e pela primeira vez fui surpreendido positivamente por eles.

3) Gostei do JP e pelo pouco que vi, percebi um DS mais "solto".

4) Tenho a leve impressão de que o GB joga melhor quando entra no 2º tempo. Não vi ele dando aqueles passes laterais e atrasando a bola como reclamávamos, pelo contrário, seus passes foram precisos.

Em suma, pelo que assisti vi um outro Botafogo, e não somente pelos 4x0, mas achei a melhor partida de 2019.

Abraços e SA!

PAULO FERNANDO disse...

Melhor partida do ano e não vou desmerecer a vitória pelo fraco time adversário. Defesa tranquila, laterais firmes e ativos no ataque, todos os meias precisos e criativos (melhor partida do João Paulo com passes precisos e inteligentes). O time ficou mais equilibrado com o L.Fernando na esquerda (estreou no ano) e o Erick na direira. E o melhor foi ver o Diego Souza que eu ainda aguardava ver. Ele não é centro avante, mas como pivô e em profundidade foi muito bem. Acho que deu para animar a festa. Temos a obrigação de festejar as vitórias senão vamos ficar iguais as velhocas chatas. FOGOOOOO!!!

PAULO FERNANDO disse...

Alguém sabe dizer porque a vantagem do mando de campo da próxima fase é do Galo?

Jonas disse...

Fala Rodrigo.

Tipo da vitória importante, necessária, que além de tudo, deve trazer algum dinheiro para o combalido cofre do clube.

Mas, putz! ganhar do América do Sol - nunca tinha ouvido falar - não diz nada. Agora, se ganhar do CAM, aí, será uma vitória que carregará respeito.

Abraço e SA.

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, pouco provável, cara.

Isso mesmo, Marcio. Ter variáveis se faz mais do que necessário.

Assimos, eu também achei a melhor partida do time no ano. Mas sempre lembrando: O adversário não era parâmetro algum para análises mais profundas! heheheh

Paulo, não é desmerecer, mas considerar a fragilidade do SdA na avaliação final. Querendo ou não, tem impacto na análise! A vantagem do Galo foi sorteada quando saíram os adversários. Na verdade, a tabela toda (ida e volta) está definida. Igual no ano passado, que jogaríamos a final no RJ (exceto se enfrentássemos um time - que esqueci qual era). rs

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Jonas, se mantiver a pegada no domingo já pode ser um bom sinal.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Sim Rodrigo, é evidente a fraqueza do SdA, mas o que desejo nesses momentos não é botar vírgula nas vitórias, mas sim comemorar sem murmuria, coisa minha. Acho que o Botafoguense sofre demais e mesmo quando tem vitórias - o cachimbo faz a boca torta - sempre acha uma coisa para reclamar. Mas entendo que cada um tem um jeito e não julgo ninguém.
Mudando o rumo e ainda nas boas noticias é que o Botafogo se consolida como um time que usa muito bem o fator "casa". Poucos times devem ter um desempenho como o nosso dentro de seu estádio desde quando o Barroca assumiu. Fica claro que sabemos nos impor em nosso território. O que falta é montar um estilo de jogo para quando estivermos na casa do inimigo, tipo mudar de estratégia e talvez até de escalação. A defesa mais forte quem sabe com o Jean no time, enfim, o que precisamos corrigir me parece ser um estilo de jogo para situações diferentes. Saber ter a inteligência tática para mudar de estratégia quando necessário, mas para isso tem que ser definida essa estratégia e tão treinada como a primeira (quando jogamos em casa) que vem dando certo. Não sei se o Vasco será um bom teste para corroborar com o que penso, pois está em uma péssima fase. O Fluminense foi um bom teste e passamos, talvez o Galo confirme isso, vamos ver.

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Paulo! Quanto às estratégicas para cada situação de jogo e adversários, estou de pleno acordo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Paulo Fernando, uma matéria explicando como se deu a definição do mando de campo:

"A Conmebol realizou na noite desta segunda-feira, em Luque, no Paraguai, o sorteio que definiu os confrontos da segunda fase da Copa Sul-Americana e o chaveamento para as etapas seguintes. Atlético-MG, Botafogo, Corinthians e Fluminense conheceram seus adversários, além dos caminhos para ir em busca do título do torneio continental. Os jogos de ida serão realizados entre os dias 21 e 23 de maio e volta entre 29 e 30.
Não houve restrição para a definição dos duelos. Ou seja, clubes do mesmo país podem se enfrentar nesta fase do certame. Os times do pote 1 decidem a classificação em casa. Já os mandos de campo das fases seguintes foram definidos por outro sorteio. O critério do gol marcado fora de casa é válido até a semifinal, já a que a final será em partida única, em Assunção, no Paraguai, no dia 9 de novembro."

https://www.lance.com.br/sul-americana/veja-como-ficaram-confrontos-segunda-fase-copa.html

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Marcio.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Cada jogo uma história.
Esse confronto de ontem está no rol daqueles onde uma vitória não pode receber um tratamento colossal e uma derrota ou mesmo uma vitória apertada derrubaria e muito a confiança da Equipe.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Marcio.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Marcio, Ok, mas não diz como foi o sorteio das fases seguintes, já que o Botafogo era POTE 1.
Imagino que pelo sorteio o time que se classificou no jogo do Galo já estava previamente com o mando definido contra o time do confronto do Botafogo. E coo será na seguinte ao jogo Botafogo x Galo?
Outra coisa é que da Sula o gol fora de casa ainda é premiado. Temos que ter isso em consideração e estratégia conta o Galo. Acaba que muda o jeito de jogar.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, eu só sei que já foi tudo sorteado, mas não faço ideia de como será o pareamento caso o Botafogo passe do Atlético (no que diz respeito ao mando de campo ida e volta).
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Eu dei uma olhada e segue o link:
http://www.conmebol.com/es/bolilleros-listos-para-el-sorteo-de-segunda-fase-de-la-conmebol-sudamericana

Resumindo, os times receberam uma numeração ao se classificarem agora que vai de 01 a 16. O Botafogo é o 9.
Quem ganhar entre o grupo H (Galo x Botafogo) enfrenta o vencedor do grupo A (Royal Pari x La Equidad). Nesse confronto se o vencedor for o La Equidad, eles terão o mando do ultimo jogo por serem o time de no. 01 no sorteio. Se o ganhador for o Royal Pari o mando da ultima partida fica com o Botafogo ou Galo, pois são os times 9 e 8 respectivamente. Ou seja, o time de menor númeração prevalece na definição do mando da ultima partida. Por isso a Galo tem esse mando, ele é o 8 e o Botafogo o 9.
Doida mas é assim a tabela. Agente só sabe de quem é o mando após o resultado do grupo adversário.

Rodrigo Federman disse...

Boa, Paulo! Valeu pelas infos.
Abs e SA!!!

Assimos disse...

Sim, Rodrigo, mas devemos levar em conta o seguinte aspecto: ontem tivemos um Botafogo com VONTADE DE VENCER.

POR QUE digo isso?

Jogamos DESLEIXADAMENTE contra Cabofriense (derrota) e Americano (empate), times mais fracos que o Sol de América.

Por isso eu insisto em dizer que os ingredientes para vencer um jogo são:

40% VONTADE e FOCO;
30% time bem treinado;
30% elenco de qualidade.

Abraços e SA!


Rodrigo Federman disse...

Teve mesmo, Assimos. É verdade.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Paulo Fernando, pelo menos a definição do mandante é menos complicada do que o regulamento do campeonato carioca.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Hahahah! Verdade, Marcio.
Abs e SA!!!