11/05/19

Subindo na tabela





Ainda bem que no futebol, o que vale é bola na rede. Nem sempre quem joga melhor, vence.

Foi justamente o que aconteceu neste sábado, na vitória (terceira seguida) do Botafogo por 1 a 0 no sempre desprezível ECTD.

Me arrisco a dizer que foi o pior jogo do GLORIOSO sob o comando do Eduardo Barroca. Mesmo assim, a maré está boa e devemos aproveitar ao máximo essa fase para somar pontos na tabela de classificação.

Hoje, em momento algum vimos aquele time tranquilo, com movimentação e posse de bola. Parece que a redonda estava queimando nos pés. E para piorar, a marcação frouxa permitia que o ECTD chegasse várias vezes na nossa área.

Temi pelo pior, confesso. E quando já me dava satisfeito com um possível empate, aquele golzinho salvador e a certeza dos minutos finais de tensão extrema. Aliás, com direito a gol dos caras anulado depois de já termos nos conformado com a validação do mesmo.

Assim seguimos até o minuto 51, quando, enfim, o árbitro deu o clássico por encerrado.

Três pontos importantíssimo e um começo de campeonato surpreendente do Botafogo. E que dure até quando os Deuses do Futebol permitirem.

Vamos que vamos. O Dia das Mães botafoguenses não será atrapalhado!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 1 x 0 ECTD

1- Gatito: Pelo menos três grandes defesas - 7,5

2- Fernando: Teve muito trabalho, mas na média foi bem - 5,0

3- Carli: Ganhou quase todas - 6,5

4- Gabriel: Apenas um vacilo. De resto, não comprometeu - 6,0

5- Bochecha: Muito lento e sem aparecer para o jogo - 4,5

6- Jonathan: É discreto, porém, eficiente - 5,0

7- Erik: Disparado o mais participativo e decisivo do time. Corre o tempo todo - 6,5

8- Alex Santana: Não fez o seu melhor jogo, mas tem estrela - 6,0

9- Diego Souza: Apagadão e pesado. Apareceu só um pouco no finalzinho - 4,5

10- Cícero: Figura nula no time - 4,0

11- Pimpão: Primeiro tempo em que errou tudo - 4,0

12- Yuri: Não acrescentou muita coisa - 4,5

13- Valencia: Entrou apenas para ter posse de bola e fechar o lado esquerdo - 4,5

14- Rickson: Pelo menos entrou com dinâmica e marcando - 5,0

Eduardo Barroca: Ainda peca em pelo menos duas peças no time titular. Mas já deu uma cara ao time - 5,5

32 comentários:

Lucas lima disse...

Boa noite Rodrigo e amigos do blog ,vitória suada daquelas que parecem de filme de drama com um massacre do adversário e um lance de pura estrela , espero que seja um motivo para comemorar os 3 pontos e não o futebol apresentado, mas enfim vida que segue e no aguardo de mais vitorias ! Saudações alvinegras!
Lucas lima

Rodrigo Federman disse...

Lucas, vamos comemorar sim. E bastante. Rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Grande resultado, principalmente por ser em um jogo fora de casa.
Quanto ao jogo, no primeiro tempo, o BOTAFOGO tentou ficar com a bola e trocar passes, o problema é que essa troca de passes era executado de forma lenta e sem objetividade.
Os outros pecados são a lentidão e pouca participação de D. Souza e Cícero, como também a absurda falta de condições técnicas do Pimpão.
Além disso, teve uma certa dificuldade de marcação pela lateral direita, viu o adversário ter mais posse e nesse sentido contou com a excelente participação do Fernández e da zaga que deixou o placar zerado nos primeiros 45 minutos.
No segundo tempo o BOTAFOGO voltou com o Yuri no lugar do Pimpão e o cenário não modificou-se muito até que em uma das poucas descidas do Jonathan ao ataque, fez um cruzamento muito bom para o A. Santana fazer o gol de cabeça e colocar o BOTAFOGO à frente no placar..
Com o gol, o adversário lançou-se mais ao ataque e os espaços apareceram para o contra-ataque, por pouco o Jonathan não deixou o Yuri de frente com o goleiro, depois A. Santana e D. Souza perderam excelentes oportunidades e Valencia foi fominha em uma oportunidade.
O Time segurou bem a pressão e mais três pontos na conta.
Se por um lado não tivemos o João Paulo, foi uma grande alegria não ver o Gilson desfilando na lateral esquerda.
Entretanto, penso que o Barroca precisa ver esse esquema com três atacantes, pois com Pimpão e D. Souza, o Erik está sendo sacrificado e já é o segundo jogo em que é substituído.
Já no meio campo, o Cícero sacrifica os outros jogadores, hoje quem deixou o gramado foi o A. Santana. Não pode quem não participa do jogo ficar 90 minutos em campo.; vejo possibilidades de adiantar o posicionamento do Bochecha.
Um outro fator é evitar o risco desnecessário de toques muito próximos a área, onde algumas bolas foram perdidas e poderiam ter feito um estrago muito grande.
Fernández- Muito boa participação, com defesas importantes foi preponderante na vitória;
Fernando- Teve muito trabalho na marcação, mas pode evoluir (Não custa receber um melhor apoio dos volantes);
Carli e Gabriel- Tiveram muito trabalho, mas foram um dos pontos altos da Equipe;
Jonathan- Não se discute a titularidade enquanto o concorrente for o Gilson. Limita-se muito à marcação, mas quando foi à frente, fez o cruzamento para o gol do A. Santana.
Bochecha- Uma boa visão de jogo, tem um bom passe nas bolas longas. Fez uma partida aceitável;
Cícero- Não se apresentou para jogar, não ajudou na marcação no meio campo ou nas laterais, passou o jogo escondido e sacrifica os companheiros de setor;
A. Santana- O melhor do meio campo, se apresentou para jogar e foi na área para finalizar. Não pode ser banco;
Pimpão- Apenas correu, tecnicamente não contribuiu em rigorosamente nada;
D. Souza- Pouca mobilidade e quando tem a bola, não consegue dar seguimento com velocidade. Está sobrecarregando o ataque.
Erik- Sobrecarregado no jogo, pois Diego Souza jamais é opção de jogo, Pimpão é péssimo tecnicamente e o meio de campo, tem pouca aproximação e/ou passes verticais.

Yuri- Foi discreto, mas tecnicamente parece ser melhor do que o Pimpão;
Valencia- Desperdiçou uma oportunidade em um contra-ataque por querer decidir, quando tinha outras jogadas mais favoráveis;
Rickson- Entrou no lugar do A. Santana para dar mais fôlego ao meio campo.

Barroca- Surpreendeu positivamente ao voltar do intervalo com uma substituição feita, mostrando que não estava satisfeito com o que foi apresentado.
Entretanto pode fazer uma melhor avaliação do esquema de jogo com três atacantes e as titularidades de Cícero, Pimpão e Diego Souza.
Parece que vai conseguindo solidificar a forma do jogo, embora não precise correr tantos riscos com demasiados toques na defesa.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, concordo 99%. Hehehe. Apenas não vi (ainda) essa leve diferença entre Pimpão e Yuri. Para mim, ficou claro que nenhum dos dois pode jogar. Aliás, fecho total contigo no que diz respeito a remontar o time para não sobrecarregar ainda mais o Erik.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Gostei da vitória, óbvio, mas o time não jogou bem, mas o que vale é bola na rede. Realmente o Barroca tem que mexer em algumas peças, DS, Cícero, Pimpão não podem ser titulares, o DS ainda vai, mas precisa melhorar muito, principalmente o preparo; agora, Pimpão e Cícero, tá brabo.
Acho que ficou claro que o Jonathan tem que ser o titular, mesmo não tendo uma grande atuação, mas é mais seguro que o Gílson e sabe cruzar. Achei o Fernando um pouco tímido, ainda mais que o ectd atacava muito mais pelo nosso lado direito e, muitas vezes o Fernando tinha que marcar dois jogadores.
Uma perguntinha: por que não dão chances ao IC? Esse Yuri é bem fraquinho, pelo menos foi no jogo de hoje. Prá terminar: o AS não pode ser reserva, mesmo não estando nos seus melhores dias é um jogador de meio que chega prá concluir, e isso é muito importante. Pena ter perdido o 2º gol, acho que levou azar, mas tem crédito. O Bochecha tem habilidade e visão de jogo, mas precisa de mais dinamismo. Vitória importante,Vamos lá Fogão. Abs e SB!

RICARDO SOUZA disse...

Pimpão e Cícero podem sair para a volta de Joao Paulo e Leo Valencia

Rodrigo Federman disse...

Sergio, eu ainda acho que se ele mexer nos outros dois (Pimpão e Cícero), o DS pode melhorar. O time ainda está muito lento e dependente do Erik. Mas claro, o que o Barroca fez até agora é digno de aplausos. Principalmente com a "mão de obra" que tem à disposição.
Abs e SA!!!

JrNelson disse...

Rodrigo,valeu pelos 3 pontos, ainda mais que foi um clássico e jogando aqui no Rio.Porém, o seu xará Rodrigo Pimpão mata TODAS as jogadas ofensivas. É sempre o pior do time em qualquer votação. Muitos acham que ele é importante taticamente, que é brigador...Mas, lugar de lutar é no UFC! Valeu mesmo pelos 3 pontos, mas não é possível que não tenha ninguém melhorzinho pra substituir essa figura. Vamos acompanhar os próximos capítulos.
Saudações Alvinegras!

Marcio disse...

Rodrigo, penso que o Yuri não pode ser aproveitado pelo lado direito, como ocorreu hoje e na última rodada do brasileiro/2018, contra o A. Mineiro em Minas.
Por ter jogado de lateral esquerdo, penso que deveria ter entrado pelo lado esquerdo...
Quanto a parecer melhor do que o Pimpão, tecnicamente falando, é apenas um achismo; até porque eu não tenho mais a mínima paciência com o Pimpão.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, eu também penso assim.

JrNelson, o Pimpão está terrível mesmo. Ferrando tudo.

Ah sim, Marcio. Aí, beleza.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,tudo bem,o que vale são os três pontos,mas já estou ficando de saco cheio com o BARROCA,pois parece-me também ser PAU MANDADO.Nada justifica manter CÍCERO, e principalmente o inútil DS em campo o tempo todo.Como em seu Blog,BEOCUTAS,aqui vão algumas:
1.ele escala PIMPÃO e o ERICK para correrem pelos dois que não ajudam em nada.Tanto é fato,que saem extenuados de tanto correr e entram dois para fazerem o mesmo papel.Digo ao amigo que com 75 anos no lombo,quando faço meu cooper,corro mais do que esse SONGA MONGA,que nos últimos 15 minutos voltava caminhando até o meio de campo.Alguns acham que ele renderia mais recuado,creio que seria pior,pois não briga pela bola e perde a maioria das disputas.Essa historinha do boi tatá de que é habilidoso comigo não cola,pois o circo está cheio de artistas que fazem miséria com a bola e não são profissionais,rsrsrs.
2.não perdemos a partida por termos um goleiro excepcional,que quebrou o galho do BOCHECHA naquela merda no início e fez 4 defesas dificílimas.A nossa melhor contratação em vários anos.
3.quando alguns diziam que iríamos brigar para não sermos rebaixados,sempre discordei,dizendo que com o time bem escalado jogaríamos de igual para igual com a maioria.Vencemos,mesmo jogando com menos dois,o time que ganhou do GRÊMIO em POA,o que mostra pela enésima vez o nivelamento atual.
4.temo,jogando fora de casa,contra um bom time para os padrões atuais,e com CÍCERO e o POSTE de centro avante,periga levarmos uma sova.Não é possível jogarmos com menos dois em campo.Com toda a ruindade do PIMPÃO,prefiro testá-lo com a nove do que aguentar esse mala.Falávamos mal do KIEZA,ROGER,etc,mas qual a diferença deles para o DS em termos de nulidade?
Encerro,dizendo ao amigo que não tenho problema em rever opinião,caso o DS e o CÍCERO provem que não foi dinheiro jogado fora.Até agora,em várias partidas,o primeiro foi o pior em campo.Desculpe o texto longo.JOTA

Rodrigo Federman disse...

Jota, obviamente já conheço as impressões do amigo e claro, respeitosamente ainda discordo em algumas. Para mim, Pimpão e Cícero são aqueles que mais têm atrapalhado até o momento. E sobre o Barroca, amigo, impossível estar ou ficar de saco cheio dele. Principalmente com o que ele está fazendo até agora.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Vitória contra o Flamengo no basquete, Vitória contra o Fluminense no futebol. E aí Vasco quer jogar vôlei hoje??? Fogooooooo!!!!!!

Rodrigo Federman disse...

Hehehe. Boa, Paulo.
Abs e SA!!!

Adelson disse...

Jogamos 3 partidas seguidas no RJ... 3 times possíveis de serem batidos por esse elenco frágil. E vencemos... 9 pontos... faltam 38 pontos...
A sequência de jogos agora será mais difícil. Com o futebol apresentado hoje se torna mais complicada. Mas, seja como for, essa arrancada inicial será vital.

Anônimo disse...

RODRIGO,discorde à vontade,somos apenas apaixonados torcedores alvinegros trocando ideias e queremos sempre o melhor para o time.
Talvez eu tenha me expressado mal sobre o BARROCA,mas é que ele insiste com os mesmos jogadores em detrimento de outros,só isso.Um bom FDS.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Adelson, mas temos que reconhecer e parabenizar as vitórias, independente dos adversários também.

Jota, vamos acreditar que fará mudanças em breve.

Abs e SA!!!

Jânio Amarante disse...

Devemos admitir que o ECTD dominou pelo menos 60% do jogo, porém há pontos que podemos ressaltar! Mesmo sendo bastante precionados, Botafogo soube suportar bem a pressão do ECTD e em momento se afobou. Nas poucas vezes que chegou, conseguiu levar certo perigo. Defensivamente o time está evoluindo, o ataque precisa de ajustes, mas também melhorou. Eu repensaria titularidade de 3 jogadores: Bochecha, Pimpão e Cícero. O primeiro, é mais dinâmico, mas frouxo na marcação. Eu colocaria Jean, pois é muito mais marcador e raçudo! O segundo já não consegue nem mais correr. Daria uma nova chance a L.Fernando, que teve poucas chances com barroca até agora, e outra opção seria Léo Valência. Ferrareis em último caso. O terceiro desfila em campo, pouco ajuda, apesar de ter uma certa qualidade no passe e um bom chute. No lugar dele eu escalaria Alex Santana, que DEVE ser titular desse time junto ao J.P!! Um meio campo com um marcador como o Jean e Dois Meias dinâmicos como Alex e J.P ficaria bem equilibrado. Quanto aos outros, eu manteria todos que jogaram hj com exceção do 3 citados acima. ESTÃO DEIXANDO A GENTE SONHAR HAHAHA!!
SA,irmão!!!!!

Marcio disse...

Um fator que precisamos considerar é que hoje enfrentamos uma equipe que tem o conceito preferido do Barroca, a posse de bola.
E esse conceito adotado por lá está em prática desde o inicio da temporada, o que é uma vantagem enorme e, entre aspas, não surpreende terem tido um maior percentual; soma-se a isso o fato de que o adversário contou com a participação dos seus onze jogadores, já o BOTAFOGO teve menos três em campo.
A partida não tão boa encontra respostas também no adversário, além, claro, das nossas deficiências.
SA!!!

Adelson disse...

Sim Rodrigo, eu disse que a arrancada será vital para o time, é uma forma de reconhecer os méritos dos 9 pontos. Mas o futebol foi muito ruim... vamos torcer...

Rodrigo Federman disse...

Jânio, soubemos pressionar, mas também contamos com o Gatito em uma tarde iluminada. Hehehe

Perfeito, Marcio.

Hoje eu concordo sobre o desempenho ruim, Adelson.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Minhas avaliações do jogo de hoje: por isso que o futebol é apaixonante, cada uma tem sua opinião.

Gatito,até com os pés,muito bom.

Fernando, provou hoje que o Marcinho não é ruim, problema é falta de cobertura no setor, regular.

Joel Carli, com esse cara no campo a chance de derrota é quase nula, pena que já tem 02 cartões amarelos,muito bom.

Gabriel, uma falha e partida perfeita,bom.

Jonathan,cruzamento perfeito para o gool, bom

Cicero, avançado, mal, depois que trocou de posição com o Bochecha, melhorou, assim mesmo foi regular.

Gustavo Bochecha,puro talento, único jogador que consegue colocar um jogador na frente do goleiro, como fez com o Erik é um maestro; porém quando trocou de posição com o Cicero melhorou e muito o seu futebol, como volante,não gosto, prefiro mais avançado, como no primeiro tempo mal e segundo tempo bom.

Alex Santana, a melhor troca, que o botafogo fez, durante 10 anos, bom.

Erik, esforçado, muito longe do seu futebol, regular

Diogo Souza, jogador importante no atual elenco, segura a bola na frente, dá a experiência a equipe, mesmo jogando no ataque, não vejo uma peça melhor que ele no botafogo, bom.

Rodrigo Pimpão, fez nada em campo,péssimo.

Yuri, entrou para ajudar o Fernando,Barroca, mostrou que enxerga, segundo tempo, fluminense sumiu da jogada mais perigosa do primeiro tempo, pela função do Yuri, bom.

Rickson, entrou no final, sem nota.

Barroca,Botafogo fez um gool, segundo ele,ensaiou bastante essa jogada e como no botafogo nunca mais tivemos um gool de jogada ensaiada, tá de parabéns pela campanha e pela vitória.
Gostei da maneira, que o time se portou, contra um time já pronto e que tinha feito uma atuação de gala no Rio Grande, quando venceu o Grêmio de virada,bom.

TétÉ

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Teté. O futebol é apaixonante justamente por permitir várias e diferentes visões e opiniões.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Não sei se os amigos observaram um detalhe:
Iniciaram o jogo de hoje:
Fernando, Bochecha e Jonathan.
No banco estavam:
Marcinho, Marcelo, Victor Lindenberg, Wenderson, Rickson, Igor Cassio e Yuri.
Dos que estavam no banco, Yuri e Rickson entraram com o jogo em andamento.
O BOTAFOGO terminou com 5 jogadores da base em campo.
Lembrando que no inicio da temporada o V. Lindenberg foi emprestado ao Santa Cruz (RN), Yuri ao Figueirense, Fernando foi emprestado em agosto de 2018 para o Lille...
Não estou dizendo que são bons ou não, mas em que estágios estariam se tivessem sido efetivamente testados aqui no BOTAFOGO?
Ainda mais se considerarmos quem estava jogando em suas posições.
Não se pode pensar em contratações antes de saber o que se tem em casa, não adianta trazer qualquer um.
Não duvido que alguns técnicos que passaram pelo BOTAFOGO nesses últimos tempos estariam exaltando a vitória e os jovens na Equipe, só que ao mesmo tempo iriam revelar uma "preocupação", dizendo que é preciso ter jogadores cascudos no elenco, que os jovens vão oscilar e precisam de apoio, entre outras teorias mais.
Aquele Time sub-20 campeão brasileiro era para estar agora jogando o campeonato brasileiro, apenas enxertados com alguns mais experientes, mais ou menos como na linha que apresentou o Ajax da Holanda nessa temporada.

Para terminar, esses caras jogaram juntos muito tempo... No segundo tempo o Jonathan fez um lançamento para o Yuri, que se não fosse cortado pela zaga, seria uma ótima oportunidade de gol; o Yuri até aplaudiu a tentativa do companheiro.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

É, Marcio. Isso só comprova o que tanto falamos: se for para gastar dinheiro com horríveis de fora, melhor tentar e investir no que já temos dentro de casa.
Abs e SA!!!

Assimos disse...

Salve salve, amigos do CB!

Existe um buraco no meio-campo que as lesmas Cícero e GB não conseguem preencher, e "essa conta não fecha na minha cabeça".

RP é nulo e DS precisa ser estudado.

Feliz com a vitória, mas algumas melhorias precisam ser feitas para ontem.

Ah, precisamos lançar a campanha:

#foraCícero
#foraRP


Abraços e SA!

Ink disse...

GATITO: 7,5
3 defesas difíceis. Ótima atuação

FERNANDO: 5,5
Regular, foi muito exigido e se desdobrou na marcação.

CARLI: 7,0
Ótima partida, ganhou praticamente todas as bolas, sobretudo pelo alto

GABRIEL: 7,0
Bem também, com boa saída de bola.

JONATHAN: 6,5
É o titular. Fez o seu na defesa e só saiu na boa. Assistência no cruzamento do gol.

BOCHECHA: 6,0
Mal no primeiro tempo, cresceu no segundo. Começou a jogada do gol.

ALEX SANTANA: 7,0
Vagalume, reapareceu para fazer o gol decisivo. E quase fez outro. Ainda sim em melhor momento que Cicero.

CÍCERO: 4,5
Passes laterais e muita lentidão.

RODRIGO PIMPÃO: 3,5
Abaixo da média, perdeu todas, e tentou umas firulas que também não deram certo.

ERIK: 6,0
Leve e raçudo, além de bom finalizador. Único atacante de verdade que tivemos em campo,já que DS é um meia que surgiu volante, e Pimpão além de péssimo tecnicamente mais tenta ajudar o lateral.

DIEGO SOUZA: 4,5
Expectador privilegiado, viu o jogo de dentro do campo. Usou sua experiência pra segurar o jogo no final.

Cleberson disse...

O jogo do Botafogo não foi bom, mas o resultado hoje fora de casa é fundamental para quem quer almejar coisas grandes no Campeonato.
Obrigado por existir VAR, será um grande reforço para o Botafogo no Brasileirão #VamosFogão

Anônimo disse...

Pé frio onde fui. Pé quente à distância.
Fiorentina (de perto se vê como é fraco o time) perdeu para o time do Paquetá por um a zero. Nem pude vaiar o sujeito, pois foi expulso no último jogo.
À distância , tenho acompanhado o Botafogo pela internet, quando consigo conexão. Vejo somente os melhores momentos. Por enquanto, torcendo muito para ganhar , conquanto as limitações do time. Parace que o Barroca está fazendo um bom trabalho, pelo que leio por aqui somente. Torcendo ainda para os Moreira Salles...
Abraços de longe.
Levi

Rodrigo Federman disse...

Fecho contigo, Assimos.

Valeu, Ink.

Cleberson, um pouco mais de calma na empolgação. Hehehe

Boa, Levi.

Abs e SA!!!

Fatos disse...

Discordo em dois pontos. A atuação do Fernando mostrou o quanto o Marcinho é sim ruim. Mesmo muito exigido, o Fernando rebateu a maioria das bolas, e só subiu na boa. Deus me livre se fosse o Marcinho ontem, ia ser uma avenida.
E Erik é um oásis no deserto de ataque alvinegro. Corre sozinho, abre espaços, luta, briga e chega para finalizar. Está faltando companhia.

Rodrigo Federman disse...

Fatos, eu acho o Marcinho mais mal aproveitado do que ruim.
Abs e SA!!!