02/06/19

Golaço valeu 3 pontos





A apresentação não foi das melhores, mas o Botafogo conquistou mais uma vitória no Brasileirão.

Na manhã desse domingo, um magro, porém, importantíssimo, 1 a 0 sobre o Vasco, no Niltão.

Com direito a golaço do Diego Souza.

Para o almoço do domingo, melhor impossível.

Mais calma para trabalhar ao longo da semana e corrigir ainda as falhas que existem (e não são poucas). Principalmente as que foram nítidas no fraco primeiro tempo botafoguense, quando não conseguimos criar nada, além do time mostrar uma lentidão extrema e falta de ofensividade.

No segundo tempo,  melhora sensível. Muito, também, pela necessidade (após o gol) do Vasco partir para cima e deixar espaços para os contragolpes. 

Enfim, ainda acho que continuamos com a tal posse de bola sem objetividade. Como eu comentei no Twitter durante o jogo, para fins estatísticos é bem legal...
...mas de nada adianta se não houver agressividade e objetividade. Caso contrário, vamos ter que nos acostumar com esses gols isolados durante 90 minutos - quase sempre - de marasmo.

Mas vencemos. Por hoje, é o que importa! 

Comemoremos!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 1 x 0 Vasco

1- Gatito: Quando exigido, se fez presente - 6,0

2- Fernando: Não foi bem - 4,0

3- Carli: Ganhou todas por cima - 6,5

4- Gabriel: Uma partida quase perfeita (em todos os quesitos) - 7,5

5- Bochecha: Não deu a velocidade como no último jogo - 5,0

6- Gilson: Por incrível que pareça, repetiu outra boa atuação - 6,5

7- Erik: Sem tanta inspiração. Ao menos se entregou durante todo o jogo - 5,5

8- Cícero: Bom primeiro tempo. Depois cansou - 6,0

9- Diego Souza: Mesmo fora de forma, é o único que tem categoria diferenciada. Golaço - 6,0

10- João Paulo: Muito mal na primeira etapa. Melhorou na segunda, mas segue errando demais - 5,0

11- Luiz Fernando: Horrível - 4,0

12- Alan Santos: Manteve o nível do Bochecha - 5,0

13- Jean: Entrou para marcar forte. E o fez - 5,0

14- Pimpão: Em um lance, fez mais do que o Luiz Fernando - 5,5

Eduardo Barroca: Tem o estilo de jogo definido, mas precisa ter variáveis e encontrar uma forma de fazer o time ser mais objetivo - 6,5

48 comentários:

Jânio Amarante disse...

O primeiro tempo foi péssimo. O segundo tempo foi eficiente! Vamos comemorar mais Vitória no jogo 300° do Niltão. Individualmente algumas atuações pífias e outras muito boas. Botafogo está em constante evolução, assim como alguns jogadores. Agora é corrigir os erros (que foram muitos hoje) para vencer o limitadíssimo CSA fora de casa. Mesmo Ainda achando que é só uma fase... GILSON TÁ JOGANDO O FINO!

Uma boa tarde é SA!!

Anônimo disse...

Ricardo
Mais uma vez ganhamos jogando pior.É contra o Vasco.
Até quando vamos encontrar esse gol do nada ?

Zabumbeiro de Zona disse...

Mais 8 vitórias magras e garantiremos a permanência na Série A. Pimpão neles!

Reinaldo disse...

Compactação é, principalmente, o que falta. Um maior acionamento dos alas possibilitando mais jogadas ofensivas.
E o VAR...kkkkkkk

Cleberson disse...

CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!
O Botafogo é gigante. Vai tomar no sol de América @canalpremiere e arbitragem vergonhosa, um pênalti claro pro Botafogo não marcado.
Chupa Luis Carlos Jr e Lédio. Depressão na narração desses fdps. Pago o Premiere pra ouvir uma transmissão com parcialidade.

Rodrigo Federman disse...

Jânio, só discordo da constante evolução. Isso é, tentando deixar de lado os resultados e analisando o futebol apresentado.

Ricardo, desculpe, mas o amigo precisa também elogiar mais (quando se fizer necessário). E olha que sou sempre dos maiores críticos à tudo! rs

Zabumbeiro, calma, muita calma nessa hora.

Reinaldo, eu ainda sinto muita falta de um cara para chamar e prender a bola no campo adversário. Como tentou fazer o DS no final do jogo.

Cleberson, só ligar na rádio e deixar apenas a imagem na tv! rs

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Gostei da 2 etapa primeira etapa João paulo luiz fernando fernando João paulo pessimos estavam dormindo em campo e no final do jogo ter que ouvir do Diego souza que jogo esse horario atrapalha que ele prefere dormir a manha toda em dia de jogos acho que a equipe estava dormindo em campo no 1 tempo foi brabo mas vlw pela vitoria nd mais .
Fabim

Rodrigo Federman disse...

Fabim, o 1 tempo foi péssimo. Já no segundo, ao menos fomos inteligentes.
Abs e SA!!!

Adelson disse...

O vasco contratou um ex-técnico... e vai se afundar com o elenco sofrível que tem. Sabia que hoje seria um jogo de dois elencos sofríveis e quem tivesse mais vontade, brio e sorte ganharia.
É isso aí... 3 pontos....Excelente. Agora temos 12... faltam 35 pontos para respirarmos aliviados. O Botafogo até agora tem 100% em todos os jogos possíveis de vitória para esse elenco. Está fazendo o que pode no campeonato, e isso é muito importante. Avante!

Anônimo disse...

Tinha o ingresso, não fui ao jogo.
Não obstante a má qualidade do time, não há como não celebrar a vitória. Três pontos preciosíssimos e pouco me importa se o time da cruz errada mandou uma bola na trave ou mesmo se "jogou melhor". Volto a dizer, todo resultado em futebol é justo, ao contrário do que pensa a maioria. O placar só não se faz injusto quando a arbitragem interfere, com ou sem VAR. Hoje, por exemplo, o Botafogo foi prejudicado mais uma vez. Foi pênalti claro em nosso favor, não assinalado pelo sujeito em campo e nem pelo VAR, que já foi prejudicial no jogo lá em Brasília.
Sigamos, até a parada em razão da Copa América, de preferência com mais duas vitórias e com a conquista do Uruguai!
Abraços.
Levi

Rodrigo Federman disse...

Adelson, mas aí o problema (Luxa) é deles! Azar o deles. Sorte nossa! hehehe

Isso mesmo, Levi. Não comemorar a vitória é demais! Precisa sim, ser comemorada. Até pode ser de maneira comedida, mas deve ser comemorada.

Abs e SA!!!

Filipe Rocha de Oliveira disse...

Caro Rodrigo, tudo bem que não temos um timaço, nem estamos jogando o fino da bola. Mas quem está? Segundo jogo seguido com arbitragem prejudicando a gente, varias faltas sem marcar a nosso favor e um penalty mais que claro, e cadê o VAR??? O que não entendo aqui e que muitos parecem estar depressivos com a vida e começam até a achar ruim ganharmos jogos disputados, sem superioridade de nenhum time, mas achamos o gol, um golaço. Já basta a première escrota que só sacaneia a gente na transmissão. Já basta a arbitragem nos roubando. Vamos ser menos críticos, menos exigentes, não estou falando para nos contentarmos com esse time que não está no nível do Botafogo de Futebol e Regatas, mas vamos apoiar o que temos, criticar as amebas que ainda teimam em vestir a nossa camisa, e torcer pra mantermos ao menos alguma regularidade.
Forte abraço a todos os irmãos botafoguenses, mas só gostaria de expor essa opinião.

Rodrigo Federman disse...

Filipe, mas se os outros estão bem ou mal, não nos interessa. Fiquemos no Botafogo. E por isso eu acho que precisamos sim comemorar nas vitórias, mas quando houver algo para criticar (com objetivo único de melhoria), devemos fazê-lo...sempre.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Amigo, acabei de chegar em casa e fui para a internet para ver a hora do jogo hoje a tarde, e qual não foi minha surpresa que o jogo foi às 11 horas e o Fogâo ganhou de 1X0, pelo menos foi uma bela surpresa. Excelente resultado, vitória importantíssima. Porém, vi os melhores momentos e parece que no 1º tempo o Vasco foi melhor e poderia ter vencido a partida, mas temos Gatito e a sorte do nosso lado. Não dá para comentar muita coisa pelos melhores momentos, mas o pouco que vi o time precisa melhorar tanto defensivamente quanto ofensivamente. Belo gol do Diego. Valeu Fogão. Abs e SB!

Anônimo disse...

Ricardo
Carol Rodrigo.Em que podemos elogiar? A sorte de novo?
Tem times mais fracos que conseguem ter mais chances de gol do que o nosso.
Se continuarmos acreditando que só os três pontos bastam vamos brigar de novo pelo não rebaixamento.

Anônimo disse...

Para um oitavo colocado do campeonato carioca e eliminado pelo um time de terceira divisão na Copa do Brasil.
Já é um avanço, estamos no quinto lugar do brasileiro, até o momento,que honra de um time sem investimentos, com vários problemas graves financeiros, salários atrasados e nossa torcida praticamente; já pensando em ser rebaixado,campanha tá sendo lucrativa.
Parabéns ao Barroca,conseguiu dá um minimo de ânimo aos jogadores, que perdemos com o treinador anterior.
Barroca, sempre fala, hoje novamente na derrota para o Góis, não podemos achar derrota coisa normal, para qualquer time o discurso foi esse hoje logo após o jogo, foi mudado no Botafogo atual dá direção ao último treinador que passou.
Barroca, você está provando a injustiça que foi feita com você na sua saída do clube, capitaneada pelo sr.Carlos Eduardo Pereira que não aprovou o seu aproveitamento e sendo contra até agora,vamos que vamos parte de cima é o objetivo.

Prisma

Rodrigo Federman disse...

Sim, Sérgio. Eles foram muito melhores no primeiro tempo. No segundo, foi parelho, mas nós que garantimos os três pontos. Rs

Ricardo, mas querendo ou não, sempre são os 3 pontos que bastam. Hehehe

Valeu, Prisma. Nem tanto ao céu e nem tanto ao inferno.

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Primeiro tempo sonolento com o Vasco levemente superior, já que teve uma cabeceada bem defendida pelo Gatito e a jogada mais aguda do jogo fora o GOLAÇO do Diego. Segundo tempo com a entrada do Pimpão lugar do novamente péssimo L. Fernando logo na primeira jogada dele um belo cruzamento para o melhor em campo Diego Souza. Segundo partida, seguida com gol dele mostrando sua utilidade nesse time limitado mas disciplinado e valente. Mal o meio hoje, mal o ataque hoje. Vou fazer algo que nunca imaginei repetir: elogiar o Gilson por duas partidas seguidas! Gabriel excelente.

Marcio disse...

No primeiro tempo o BOTAFOGO cometeu os conhecidos erros em seu jogo, posse de bola inversamente proporcional à objetividade.
O meio de campo pode até não ter jogadores rápidos, mas precisa dar velocidade ao jogo, seja na antecipação às ocorrências, saber onde o jogo vai se desenrolar, como também evitar dar três, quatro toques na bola antes de fazer o passe.
Essa lentidão consequentemente faz o futebol do Erik piorar, já que é jogador de velocidade e profundidade; a rapidez do meio lhe permite ter espaços às costas da defesa adversária.
Bochecha, Cícero e J. Paulo precisam ter essa percepção... Acrescento a deficiência física do L. Fernando na disputa das jogadas e também a lentidão do D. Souza, que acabou decidindo o jogo.
Além disso, o Time também pecou na briga pela bola nas duas intermediárias, a defesa esteve um pouco desarrumada e assim viu o adversário ter as melhores oportunidades e contou com a sorte e/ou a incompetência deste quando da bola na trave do Fernández.
No segundo tempo o panorama deu sinais de que não iria modificar-se até que o Barroca fez a primeira substituição, Pimpão no lugar do L. Fernando e logo na primeira oportunidade, Pimpão, fez o cruzamento que resultou no belo gol do D. Souza. Gol de categoria e de centroavante!
O adversário perdeu-se no jogo e faltou objetividade ao Time para aproveitar os contra-ataques e ter uma maior tranquilidade no jogo no que se relaciona ao placar, fora o fato do árbitro ter ignorado "tranquilamente" uma penalidade máxima no Gilson.
O Barroca ainda mandou a campo o A. Santos, saiu o Bochecha, e o Jean no lugar do Cícero... Mesmo podendo desperdiçando algumas oportunidades, após o gol o BOTAFOGO não foi mais ameaçado, pois se tranquilizou com o gol marcado e o adversário se desequilibrou no jogo.
O BOTAFOGO precisa que os jogadores mais experientes do Time assumam uma postura de comando dentro do campo.
Fernández- Uma grande defesa no primeiro tempo e uma partida tranquila.
Fernando- Tem dados sinais, pequenos, que poderá progredir, está melhor na marcação e fez uma partida aceitável.
Carli e Gabriel- Andaram meio desorganizados no primeiro tempo, no segundo subiram a produção.
Gilson- Sempre permite alguma jogada pelo seu setor, como a que resultou na bola chutada na trave do Fernández. Sofreu uma penalidade ignorada pelo árbitro. Não está jogando mais do que o Jonathan.
Bochecha- Penso que pode ser escalado mais à frente, já que tem relativa intimidade com a bola, precisa ser mais dinâmico.
Cícero- Pelo tempo de futebol, poderia jogar apenas percorrendo os atalhos do campo. Chegou na área uma ou duas vezes e nada mais, ainda está devendo.
J. Paulo- Longe, muito longe de seus melhores momentos e já está passando da hora de mostrar um melhor futebol. Partida bem fraca, mesmo com uma relativa melhora no segundo tempo.
L. Fernando- Até tem um bom domínio de bola, mas é muito fraco fisicamente para o enfrentamento com o seu marcador. Pouco ameaçou.
Erik- A disposição de sempre, mas o esquema tem feito com que desperdice a sua melhor virtude. Deveria ser mais atacante.
D. Souza- Vinha fazendo uma partida como as anteriores, ou seja, sem ameaçar. no segundo tempo melhorou, principalmente após o gol que marcou. Em alguns contra-ataques, pode soltar a bola com maior rapidez. Considerando que é centroavante e fez o gol da vitória, não há como dizer que "foi mal".

A. Santos- Manteve o nível do substituído Bochecha.
Pimpão- Considerando o passe para gol e de ter entrado no jogo no segundo tempo, fez uma partida aceitável.
Jean- Entrou no fim do jogo para aumentar a proteção à zaga. Não complicou.

Barroca- Em que pese alguns defeitos do Time, lentidão na troca de passes, pouca movimentação e objetividade, fora o péssimo trabalho deixado pelo antecessor, não há muito o que se contestar se levarmos em consideração os resultados.
É melhorar o jogo para as próximas partidas, pontuar bem e se manter próximo aos líderes, pois nunca se sabe como o campeonato se apresentará no futuro.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Fecho 99% contigo, Paulo. Só achei o Gabriel o melhor em campo.

Marcio, eu hoje não gostei tanto do Fernando. Mas concordo plenamente sobre a falta de velocidade e mobilidade do time. Principalmente na primeira etapa.

Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Gostei da vitória,jogo razoável,mas fraco ofensivamente. O camisa 10 do tine é DS,que não pode ser o centroavante. Isso precisa ser corrigido. Gilson,Gabriel e DS foram bem. Destaque negativo apenas para LH e Bochecha(preguiçoso). No mais, vamos fazendo a nossa parte.

Lorismario disse...

Rodrigo. Não precisaria nem mesmo comentar pois o título foi Exato: UM GOL DE 03 PONTOS. grande abraço. Loris

Marcio disse...

Está comprovado que aqui no Brasil a arbitragem é péssima, mesmo com o VAR.
Hoje teve a penalidade não marcada e o de vídeo nem se manifestou; também não "viu" nada no lance.
Além disso, não pode passar batido que hoje o árbitro acrescentou 6 minutos ao tempo regulamentar, quando não ocorreram paradas excessivas e aconteceram 6 substituições.
No jogo contra o Palmeiras o árbitro acrescentou 7 minutos, mas para decidir se houve penalidade máxima no Deyverson o jogo ficou parado por seis minutos, fora o tempo parado imediatamente anterior onde ele amarelou o atacante do Palmeiras. Além disso, ocorreram 6 substituições.
Não há uma padronização em relação ao entendimento do que deve ou não ser acrescentado ou, melhor, seguir o que determina a regra caso esteja determinado.
A arbitragem nacional é péssima e alguns comentaristas insistem em dizer que time bom supera arbitragem ruim.
Sou BOTAFOGO, mas hoje foi pênalti, da mesma forma que achei pênalti do Gilson no Wellington Paulista (Fortaleza).
O de campo não enxergar ainda pode passar, mesmo que seja um absurdo, considerando a velocidade do jogo, a posição não favoreceu... Só que com 7654 câmeras espalhadas, com a possibilidade de ver e rever 6543 vezes o lance e por quanto tempo desejar e mesmo assim errar é a prova de que precisa melhorar muito.
SA!!!

Filipe Rocha de Oliveira disse...

Rodrigo, se não nos compararmos com outros clubes da série A, qual nosso paradigma? Futebol está em baixo nível geral....forte abraço!

Rodrigo Federman disse...

Filipe, jogar bem sempre...independente da fase ou futebol do adversário.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, o problema é que ainda não temos um 9 também. Ou seja, o DS precisa de um 9 para ser o nosso 10.

Grande, Loris. Valeu, amigo.

Marcio, a arbitragem aqui consegue ser pior que o péssimo futebol.

Abs e SA!!!

Fatos disse...

Finalmente Diego Souza estreou

Fatos disse...

VAR serve pra que?

Era um lance de pênalti.


Como foi contra o Palmeiras.


Mas não somos o Palmeiras, nem o Flamengo, nem o Corinthians, e nem o São Paulo. Senão seria VAR na certa

Rodrigo Federman disse...

Fatos, eu gostei dele na reta final contra o Palmeiras e na quarta passada também.
Abs e SA!!!

Assimos disse...

Salve salve, amigos do CB!

Essas oscilações de um jogo para outro é que me deixa muito p* da vida. Por exemplo:

1) GB esteve muito bem no último jogo e hoje parecia que estava de ressaca.

2) LF também esteve bem contra o Sol de América, mas hoje só ciscou feito uma galinha.

3) JP a mesma coisa: precisa chamar a responsabilidade pô!


PS: Tenho observado que GB rende mais quando entra na segunda etapa.

Abraços e SA!

RICARDO SOUZA disse...

GORDIOLA

- Alguém do clube pediu para convocar a torcida, meu trabalho não é convocar, é conquistar. Fazer o cara sair de casa para ver o time jogar porque fazem por merecer. Falei com eles (jogadores) isso na preleção - comentou.

JorgeFS disse...

Eu acho que o pessoal desse tal de VAR é vesgo!ou é porque hoje é domingo e o pessoal tava ainda de porre

Marcio disse...

Uma situação me chamou a atenção na entrevista do Barroca após o jogo:

"- Alguém do clube pediu para convocar a torcida, meu trabalho não é convocar, é conquistar. Fazer o cara sair de casa para ver o time jogar porque fazem por merecer. Falei com eles (jogadores) isso na preleção."

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/barroca-valoriza-vitorias-do-botafogo-no-rio-mas-destaca-importancia-de-vencer-fora-de-casa.ghtml

Concordo com o Barroca, pois o Time jogando bem e vencendo, naturalmente o Torcedor irá comparecer.
Agora, o que esse alguém do CLUBE tem feito para trazer o Torcedor de volta ao NILTON SANTOS? Já se colocou a entender os porquês dessa situação?
Podemos até discutir o Time dentro de campo, a forma como os resultados são conquistados, só que a certeza é que o trabalho dos dirigentes é péssimo e se tivessem toda essa confiança no trabalho do Barroca, teriam dado a oportunidade no inicio da temporada 2018 e não agora com os péssimos resultados.
Entre a saída do Barroca em 2018 e a sua chegada agora, não ocorreu nada de preponderante para que ele tivesse subido de patamar.
Barroca deve preocupar-se com o Time e tão somente com o Time.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Assimos, por isso que na quarta passada eu pedi muita calma no excesso de comemorações, afinal, o SdA é muito fraco.

Boa, Ricardo.

Possa crer, Jorge.

Perfeito, Marcio.

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Caramba, vi o lanc do penalti agora, como o soprador não marcou. É muita cara de pau. O Botafogo consegue ser roubado de todo jeito, os caras do var sequer se manifestaram. Abs e SB!

Assimos disse...

Verdade, Rodrigo, mas sejamos sinceros: pelo menos alguns jogadores mantiveram o nível. Se todo o time fizesse o mesmo, certamente teríamos uma atuação melhor e talvez até com mais gols.

Abraços e SA!

Rodrigo Federman disse...

Foi muito pênalti, Sérgio.

Sim, Assimos. Verdade.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Se mantivermos esse ritmo de pontuação, temos 12 em 7 rodadas, na 27ª teremos 45 pontos e sobrarão 11 rodadas e 33 pontos a serem disputados.
Se isso ocorrer, o BOTAFOGO poderá jogar com uma boa dose de "irresponsabilidade" e buscar uma excelente colocação no campeonato.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Amém, Marcio.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Eu estava no estádio,Luxemburgo começou a gritar com o juiz e o mesmo começou a pipocar.
A jogada que redundou na bola na trave, antes da jogada o Cicero foi derrubado eu estava bem próximo e ele não marcou nada, depois o cara parou o Erik, que reclamou da falta e pasmem, recebeu o cartão amarelo,depois começou a marcar várias faltinhas contra o Botafogo, culminando com o penalty, não marcado.

Atuações:
Gatito, seguro nota 7

Fernando regular nota 5

Carli e Gabriel a melhor zaga da série nota 8

Gilson,teve trabalho com o Rossi um dos melhores jogadores do vasco, nota 7

Cicero,Regular nota 5

João Paulo primeiro tempo mal e segundo tempo bom. nota 5

Gustavo Bochecha, hoje apagado, mal. nota 4

Luis Fernando hoje mal.nota 4

Erik muita luta, regular. nota 6

Diego Souza, Nome do Jogo, golaço e fazendo várias jogadas de categoria, prendendo bem a bola na frente.nota 8,5

Alan Santos entrou poucos minutos em campo,segurou o jogo na marcação, sem nota

Jean, sem nota

Pimpão é aquele jogador útil já ajudou o club e em diversos jogos complicados,nota 6

Eduardo Barroca:Luxemburgo confessou depois do jogo, que jogou com 03 volantes bem postado, para tirar o espaço do Botafogo e conseguiu quando tomou o gool, teve que mudar o estilo de jogo defensivo e o time deles se perdeu.
Luxemburgo, confessou que jogou o primeiro tempo, tirando os espaços do botafogo, com 03 volantes fixos e sair rápido nos contra ataques, esperando que o botafogo tivesse a proposta do jogo, coisa que o botafogo não teve e o jogo seria decidido em uma jogada de um jogador diferente Diego Souza.

Prisma

Marcelo Botafogo disse...

O nível do campeonato é fraco, existem 4 ou 5 Times, que no papel, são superiores ao demais. o restante é o bota pra brigar, em relação aos resultados magros, é o reflexo da falta de um pivô goleador; insisto em dizer que temos que contratar no mínimo 3 bons nomes e com urgência lateral direito já que trouxeram esse garoto da França a toa ele não joga nada

Rodrigo Federman disse...

Prisma, naquele lance do Vasco eu não achei falta no Cícero.

Marcelo, pelo menos um camisa 9 e um 10.

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Pergunta que não cala: se o VAR aciona o Juiz quando ele não observa uma jogada, de pênalti, porque o VAR chamou o Juiz no pênalti do Palmeiras e não chamou ontem no do Botafogo que foi muito mais pênalti que o primeiro?

Rodrigo Federman disse...

Paulo, vai saber.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Vencer o Goiás era possível pra esse elenco

Rodrigo Federman disse...

Fatos, era quase obrigação!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Paulo Fernando, segundo dizem...

"É o árbitro que chama o VAR ou o VAR que chama o árbitro para rever um lance?

O árbitro descreve suas principais decisões dentro de campo, como as decisões dentro da área penal e lances de cartão, mas é o VAR que chama o árbitro. E o VAR não precisa de autorização do árbitro. Ele chama sempre que houver uma “prova/evidência de vídeo” que mostre o erro claro e óbvio ou o lance grave não visto pelo árbitro, dentro das quatro situações que podem ser revistas.
Se as imagens não forem conclusivas quanto ao erro do árbitro, o VAR não chama. Exemplo: se não for possível pelos ângulos disponíveis para o VAR comprovar se uma bola saiu completamente do campo antes de um gol, ou se a bola entrou completamente no gol, a decisão do árbitro no campo irá prevalecer, e o VAR não chamará o árbitro para rever o lance, já que não tem nenhuma “prova” de que ele errou claramente.
Excepcionalmente, o árbitro pode solicitar ao VAR que cheque uma decisão se acredita que ela possa ter sido errada.

Quem toma a decisão final: o VAR ou o árbitro?

Mesmo que o árbitro de vídeo chame o árbitro para rever o lance no vídeo por causa de um erro claro e óbvio, a decisão final de mudar ou manter a decisão inicial é sempre do árbitro.

https://globoesporte.globo.com/blogs/bastidores-da-arbitragem/post/2019/04/12/as-dez-principais-perguntas-sobre-o-uso-do-var.ghtml

Ou seja, o árbitro de vídeo, mesmo com 7894 câmeras à disposição, "entendeu" que não penalidade máxima e mesmo que tivesse achado entendido que foi, não significa dizer que o árbitro principal mudaria o seu entendimento e marcaria a penalidade.
Em resumo, o VAR não vai gerar competência... A arbitragem nacional está entre as piores do mundo.
Não adianta dar uma Harley-Davidson para quem nem sabe andar de bicicleta.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Boa explicação, Marcio!
Abs e SA!!!