13/06/19

Uma nota só
















Palavras do técnico Eduardo Barroca, após a ridícula derrota de ontem:

"- Coletivamente, a gente não foi bem. Não tem culpado".

"- Cobrei (no intervalo) que o Diego saísse da referência dos dois zagueiros e saísse pra se tornar um quarto jogador no meio. Surtou certo efeito, mas não foi suficiente pra gente vencer".

Bom, se não tem culpado, como explicar o fato do Barroca ter recuado o DS (até aí, ok!) e não ter colocado o único atacante de ofício no banco de reservas?

Por mais fraco que o Igor Cássio seja, a partir do momento que você volta com o Diego, não tem nada que justifique as entradas do horrível Yuri, Lucas Campos ou Lucas Barros.

Repito o que comentei no post de ontem: Sem entrar no mérito do Eduardo Barroca ser bom ou ruim (em minha opinião, não é ruim), acho legal ele ter um conceito de futebol bem definido na sua cabeça. Agora, por enquanto, o comandante botafoguense tem me mostrado ser o tipo de técnico de "uma nota só".  

Até faz razoavelmente bem um "ré maior", mas para sair músicas interessantes, precisa conhecer o campo harmônico e também tocar um "", "mi menor" e por aí vai...


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

46 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
Pois é. Não adianta ele assumir a culpa, que realmente tem, e não mudar nada.
Da enjôo ver o time jogar.

Rodrigo Federman disse...

Exato, Ricardo.
Abs e SA!!!

keven disse...

Fala galera!
Rodrigo,eu vendo o jogo pensei, o barroca tem que mudar as alternativas.
Por incrível que pareça o Pimpão tem que ser titular desse time,Luiz Fernando não rende nada.
Será que por acaso ,se o Marcinho fosse testado no lado direito fazendo uma dobradinha com o Fernando, será que não poderia dá certo?
Fica Claro que Diego Souza é o melhor jogador tecnicamente do elenco, e ontem tentou movimentar e dá dinâmica, Diego Souza nunca foi centro avante, inventaram essa posição para ele, ele no meio vai render mais.

Acredito que o Erik podia fazer essa função centralizada, recuava o Diego, tirava o João Paulo que não tá jogando nada,jogava o Marcinho no lado direito (até pq ele era ponta na base) e ele e Fernando talvez conseguisse se ajudar , TB com a volta do Pimpão no lado esquerdo, talvez desse pelo menos profundidade.

Enfim, cada torcedor tem umas ideias kkk, mas espero que o barroca bote o time para trabalhar nessa pausa e consiga encontrar padrões e variações.

AB e SA!

Rodrigo Federman disse...

Keven, o Barroca parece ser fiel apenas a um modelo de jogo. E suas substituições muitas vezes são um tanto quanto confusas.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,perder faz parte do jogo,mas para um time com a maioria de reservas,da forma como perdeu é patético.Ontem,não postei após o jogo,em respeito ao amigo,para não baixar o nível do BLog.
A continuar assim,acho que correremos sérios riscos com esse TREINEIRO PAU MANDADO,que escala para agradar empresários e dirigentes,é cego em termos de futebol ou ENGESSADO,como alguns gostam de dizer,rsrsrs.
Sobre o esquema atual,para mim ridículo,podem discordar à vontade,mas por favor com argumentos de quem viu a partida e não baseado em comentários de idiotas da TV:
1.escalar ERICK e LF para jogarem de laterais a maior parte do tempo,pois os laterais de fato ficam dentro da área e ficar só com o veloz SONGA MONGA na frente chega a ser patético.
2.a escalação do CÍCERO e do DS significa menos dois em campo e nunca são substituídos.O primeiro tempo do DS foi deprimente,não fez absolutamente nada.Em certo momento,recebeu uma bola na frente,livre para correr em direção ao gol,mas saiu trotando e o adversário,a léguas de distância,chegou e levou a melhor.Fazer o que se os atacantes mais rápidos ficam de laterais?
3.no segundo tempo,as substituições de sempre para deixar os protegidos em campo, afinal alguém tem que correr.Como não fez absolutamente nada na frente,o DS resolveu,por conta própria ou por ordem do treinador recuar.Durante uns 10 minutos achei que iria melhorar,mas é só apertar e encostar nele que perde a bola.Esse cara não tem ENDURANCE,mas tem gente que gosta dele e do CÍCERO.
4.a realidade dos fatos comprova o que falo desde as contratações.Ninguém os queria,mas os espertos empresários os negociaram MB com a corja alvinegra.Sempre há uma certa proteção para eles,ou seja,a bola não chega,os outros são fracos e não ajudam,são diferenciados e blá,blá,blá.
Deixo bem claro que não tenho marcação contra jogador A ou B,sei que alguns são fracos tecnicamente,mas correm e suam a camisa,mas não aceito ou tolero CHUPA SANGUE que se acha.
Joguei a toalha,assistirei as partidas e não falarei mais sobre esquema,jogadores etc,pois será perda de tempo e para evitar polêmicas,afinal BEOCUTAS.

Rodrigo Federman disse...

Jota, também sou (sempre fui) crítico ferrenho dessa nova mania dos "professores" sacrificarem atacantes para marcar laterais adversários. É um absurdo tamanha covardia e medo de perder, sem nenhuma vontade de vencer.
Só discordo em partes sobre o DS. Gordo, pesado, lento, correndo pouco...é o único de quem podemos esperar algo minimamente diferente do medíocre.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O CSA forçou o seu jogo no setor do Fernando e até fez o seu gol por ali; Erik estava "marcando" o veterano lateral Carlinhos...
Para o jogo frente ao Grêmio, providência alguma foi tomada em relação a essa situação e os gaúchos deitaram por ali, fora o fato de ter repetido a escalação.
E não podemos desconsiderar a possibilidade de que o problema na lateral esteja além da capacidade dos escalados na função.
E para a minha surpresa, ainda retornou com a escalação do primeiro tempo...
Montaram um elenco com muitos jogadores de dinâmica parecida e isso é fatal, pois nos momentos em que acelerar torna-se necessário, não há jogadores com essa característica.
L. Fernando joga pelo lado do campo... Quantas vezes chegou ao fundo? Quantas vezes efetuou algum drible que quebrou a linha de marcação do adversário?
Por que não escalar o Marcelo na lateral ou de volante?
Será que o Gabriel seria um bom volante?
O Marcinho poderia ser o meia-atacante e melhorar o lado direito?
Por que o Erik caiu tanto de produção?
O Sampaoli, que é adepto da posse de bola, vai escalando o time do Santos, nos nomes e esquema, considerando as necessidades do jogo, às vezes dá certo, às vezes não, mas ninguém sabe antecipadamente como vão para o jogo.
Em resumo, um dos maiores problemas do BOTAFOGO é essa insistência estatutária de jogar com 3 jogadores no ataque, além de que sem movimentação e ocupação de espaços, nada feito.
O jogo do BOTAFOGO está marcado, nas virtudes e deficiências, e o Barroca precisa encontrar outros caminhos, pois não se joga futebol de uma única maneira.
Não se trata de culpar alguém, as vitórias e derrotas são de responsabilidade de todos os envolvidos.
SA!!!

Anônimo disse...

Ricardo
Como única cabeça pensante, acredito que DS será barrado(ou discriminado) por tentar algo de diferente no nosso esquema patético.
Concordo plenamente em relação ao Barroca, ou é Pau Mandado ou é Burro mesmo.Ou os dois.

Anônimo disse...

Vou dizer uma novidade: o Botafogo só volta a se comportar como clube verdadeiramente grande se mudar toda a estrutura de comando. Fora isso, como diria um personagem de um filmaço, "é o horror, o horror..."
Acabei de ler o comentário do JOTA. Se ele mesmo está dizendo que corremos sérios riscos com esse time/elenco/treinador - e não vou mencionar a diretoria -, é que o horizonte se apresenta bem cinzento.
E esse papinho de que "vamos aproveitar a parada para a Copa América", só engana mesmo aqueles que querem ser enganados. Parece até que somente o Botafogo é que irá aproveitar a parada para a porra da Copa América.
O que se deveria de fato fazer durante a tal de parada para a Copa América, seria expulsar aqueles amadores que fingem gerir o clube e colocar gente verdadeiramente capacitada e com as melhores das intenções no que respeita ao destino da instituição.
Lá vem a Copa América...
Que triunfe a Celeste Olímpica!
Levi

Rodrigo Federman disse...

Exato, Marcio. O Barroca não me parece gostar de mudar logo que sente que algo está ruim. Isso é: Considerando que ele enxergue essas mesmas questões que geralmente abordamos por aqui.

Ricardo, só faltava essa! hehehe

Perfeito, Levi!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Márcio e demais irmãos de camisa, Qual foi a última vez que tomamos um gool de falta,que eu não lembro.
Acredito que o Gatito e o Jeferson, não recordo ter tomado gool de falta.
Jogamos mal,jogamos, mais o gool foi no lado do goleiro, que vem bem, falhou e no meu entender o certo, seria o empate; já que o Grêmio dificilmente passaria, pela melhor zaga do Brasil hoje, Joel Carli e Gabriel, teria que ser em um gool de bola parada mesmo.
Nosso técnico, embora tenha feito um trabalho até agora milagroso, ontem foi mal demais.
Perdemos o meio campo,ele tinha Jean,Alan Santos e o cara vem com Iury e Lucas Campos não deu para entender,muito mal o Barroca ontem.

Minhas avaliações do time:

Diego Cavalieri, embora tenha ido bem, nas poucas chances, criadas pelo Grêmio falhou no gool que nos causou a derrota, nota 2

Fernando,mal, uma dificuldade terrível, para marcar, comentou a falta bobamente com o jogador do Grêmio, cercado por 04 jogadores e ele comentou a falta, nota 2

Joel Carli e Gabriel melhor zaga do Brasil nota 8

Gilson não comprometeu nota 6

Cicero,Alex Santana e João Paulo,envolvido do começo ao fim pelo meio campo do Grêmio nota 4

Erik e Diego Souza, mal prejudicado pela lentidão e falta de qualidade na criação pelo meio campo,nota 4,5 para os dois.

Lucas Campos,Yuri e Lucas,não mostraram nada sem nota

Barroca: mal demais ontem era para ter mexido no meio campo tirando as 02 peças e colocando sangue novo com jogadores mais cascudo Jean e o próprio Alan Santa ou Igor Cássio,que vem treinando muito bem.
Barroca sua base nunca foi boa e forçar barrar com jogador sem qualidade pode queimar seu trabalho e o mais preocupante no Barroca que já prepara o Vinicius Tanque é para chorar.

Prisma

Rodrigo Federman disse...

Prisma, o preocupante é justamente ele ficar insistindo com esse negócio de base o tempo todo. Pode ser um tiro no pé.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,como não gosto de injustiças,o CAVALIERI não falhou na falta.Vejam a repetição do lance e perceberão que o FERNANDO,se não me falha a memória,se abaixou e a bola passou por ali.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Jota, não foi bem uma falha, mas acho que ali era defensável mesmo assim.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

LEVI,estou contigo e não abro,aqui em casa também torceremos pela celeste,principalmente porque a minha mulher tem bisavós uruguaios e eu detesto o asqueroso e insuportável TITE.Há quem gostem dele,afinal devemos respeitar pois BEOCUTAS,rsrsrsrs.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Jota, o Tite é dos mais detestáveis de todos! rs
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,talvez fosse defensável para um excelente goleiro como o GATITO.Entendo a sua observação.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Jota.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Prisma, creio que mais grave do que a "falha" do Cavalieri foi o Barroca ter iniciado o jogo com a mesma escalação do jogo contra o CSA; além disso, mais especificamente, mesmo tendo visto o CSA atacar somente pelo lado do Fernando, não tomou providência alguma para esse confronto contra o Grêmio, nem na volta para o segundo tempo.
Depois do jogo contra o CSA, escrevi que o Barroca teve mais sorte do que juízo; continuou sem juízo para o jogo contra o Gremio e a sorte não apareceu.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Erro do Barroca. Por isso eu disse que ele me parece ser (bom) técnico de uma nota só.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O Sampaoli roda o time varia a tática durante o jogo ele começa no 4 3 3 dps muda pro 3 5 2 o Barça precisa encaixar o Marcelo nesse time titular com Marcinho e Jhonatan mas alas 3 5 2 seria a melhor opção e acaba o João Paulo e tiraria a obrigação do Erick marcar oque acham dessa escalação
Gratuito
Marcelo Carli Gabriel
Marcinho Cícero Alex Santana buchecha ou Jean Jhonatan ou Gilson Diego Souza e Erick precisa variar jogo de ontem faltou força física.
Fabim

Anônimo disse...

Jota e demais irmãos de camisa,ontem eu estava assistindo o jogo, por incrível que pareça com um ex-treinador de goleiros e o mesmo falou que aquele canto era do goleiro; jamais a bola poderia ter entrado pelo lado dele, se fosse o outro canto, ele não falharia, foi o lado dele,pulou atrasado.
Sem querer polemizar, Gatito é um goleiro fundamental e regular, nunca assistir ele tomar um gool de falta; por isso estou pedindo ao Márcio ou outros irmãos de camisa, se em seus arquivos tem algum gool de falta; pois não recordo de nenhum.
Gatito e Joel Carli, são os melhores jogadores do Botafogo atual, no meu ponto de vista.

Prisma

Rodrigo Federman disse...

Sim, Fabim. Ter variações é necessário. E hoje não temos.

Prisma, eu não recordo também.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Mas desde há muito tempo, JOTA! Já fui ao Maracanã para torcer pela Celeste. Vivi para ver o Enzo Francescoli jogando.
Ia falar alguma coisa sobre a "obrigação" de se torcer pela tal de seleção versus patriotismo ou outra balela qualquer, mas deixa isso pra lá. Só sei que adoro a Celeste e a Itália e tenho o mais puro e destilado desprezo pelo time da CBF, HÁ MUITO TEMPO. Deixo a historinha para outro dia, principalmente se o Uruguai vencer, decidindo contra a Argentina, de preferência (pago pelo ingresso se isso acontecer).
Minhas três camisas do Uruguai (duas da linha retrô) já estão prontas pra os meus finais de semana durante essa competição, num bar que se pretende pub de um amigo que serve umas belgas.
Vamos Charruas! Viva, Obdulio Varela!!
Levi

Anônimo disse...

RODRIGO,estou boquiaberto com o que acabo de saber.Os jogadores alvinegros terão 11 dias de folga para se recuperarem do esforço realizado nos últimos jogos.
Depois do merecido descanso,os marcha lenta levarão 30 dias para saírem do ponto morto e voltarem ao original.
Só muita paixão para continuar a torcer por um clube dirigido por moleques e pilantras.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Jota. Tema do post de domingo, já escrito e programado.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Prisma, não me lembro de gol de falta que o Gatito tenha sofrido.
Para ser mais exato, o ultimo gol de falta que eu me lembro o BOTAFOGO ter sofrido foi em uma derrota para o Santos lá no Pacaembu, gol do Victor Ferraz e o goleiro era o Helton Leite.
Na verdade gol de falta no Brasil é uma raridade e não por acaso o último grande cobrador foi um goleiro, Rogério Ceni.
SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Concordo contigo que o time do Botafogo é um samba de uma nota só. Já que tocou em música, e esse é um campo que eu conheço e sou profissional da área, eu diria que o que falta ao time são modulações, não aos tons vizinhos, mas a tons afastados, sair do seu ré maior e ir para fá sustenido maior, brilho na linguagem harmônica, e principalmente mudanças de andamento: o time além de jogar numa tonalidade menor joga num adagio assai, sem contar que a orquestra tem músicos de 3ª categoria e o maestro insiste nesses músicos e quando muda sempre dá chance aos mesmos músicos medíocres, e aí amigo, nada acontece. Uma vez que que a diretoria não vai contratar ninguém, nem precisa ser um virtuose, pois os que tem são poucos e escassos por aqui, é necessário muito esforço e novas alternativas para que esse time jogue mais rápido, nem digo um presto, um allegretto quasi allegro já seria um enorme progresso. Acrescente-se a isso que tem bons músicos mas que no momento estão mal e desafinam o tempo todo. Rodrigo meu amigo, para encerrar a comparação foi ótima, por isso falei em termos muscais. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, bem lembrado aquele gol do Santos no final do jogo.

Sérgio, o amigo deu uma aula. E essas analogias são incríveis. Rs

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

O Márcio fez uma observação importantíssima: todos os técnicos já perceberam a fragilidade do lado direito do Botafogo e todos estão atacando por ali, só o Barroca não percebeu. Sacrifica o Erik que não é marcador e o meio campo não marca ninguém e nem cobre os laterais. Vou repetir pela enésima vez: Garrincha era reserva em 58 porque o "prefessor e sua cumissão ténica" dizia que ele não ajudava na marcação e era muito individualista! Como dizia o Saldanha: "se o Garrincha fosse sueco a suécia seria a campeã". Vou ser sincero, conto nos dedos os técnicos do futebol brasileiro que realmente sabem alguma coisa, mesmo aqueles que atuaram, são distribuidores de camisa. A sorte do futebol brasileiro foi ter umas 4 gerações de jogadores fantásticos e alguns gênios, caso contrário não teríamos ganho nenhuma copa. O JOTA que viu essas gerações pode confirmar o que disse. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, o mais louco é que o Barroca ganha alguns milhares de reais justamente para ver essas coisas.
Abs e SA!!!

Celso Ricardo disse...

Barroca só faz isso e não consegue dar padrão ao time(tocar para o lado não é padrão),não tem variação tática tampouco jogada ensaiada. Se isso não é incompetência...

Rodrigo Federman disse...

Celso, até acho que é padrão. O problema é que não sai disso.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Pois é, meus Caros, não recebemos uma única moeda para pensar em soluções para o Time.
Cabe observar que desde a contusão do Luis Ricardo já no distante 2016, jogo contra o Grêmio, lateral algum conseguiu se firmar, inclusive o próprio após o retorno. Não pode ser somente coincidência.
E cabe lembrar que o Carli compensa a falta de velocidade com um excelente posicionamento; assim, penso que deveria o BOTAFOGO evitar que ele saísse no auxílio ao lateral, o argentino é zagueiro para sobra e não para o combate direto; diferente do Gabriel que tem velocidade para suprir eventuais falhas do lateral esquerdo.
Me parece que a entrada do Marcelo no Time pode ser a solução inicial, pois tem um bom arranque e velocidade, o que proporciona excelente recuperação.
O Marcelo está sendo desperdiçado nesse Time.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, concordo. Apesar de que, com o Marcelo por aí, continuariamos sem um lateral que também saiba atacar.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

SÉRGIO,confirmadíssimo,rsrs.
Lembro muito bem que havia JÚLIO BOTELHO e JOEL,excelentes pontas direita,mas fazer o que se tinha o MANÉ.O treineiro gorducho só o escalou por que o MESTRE NS e o DIDI peitaram antes do segundo jogo,o resto todos sabem,ahahaha.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Jota, e viva a história! Rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, um time de futebol se arruma da defesa para o ataque, pelo menos é o que penso. E ainda poderia liberar o Erik ou outro que estivesse jogando como atacante por aquele lado.
Aliás, a única coisa boa de 2017 foi o sólido sistema defensivo, a diretoria falhou ao não observar essa situação como ponto de partida e assim organizar melhor o meio campo e ataque, progredir.
SA!!!

Marcio disse...

E há a um fato de que após ouvir a preleção do Feola, Garrincha questionou:

"Tá legal, Seu Feola… mas o senhor já combinou tudo isso com os russos?"

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. O problema é que nosso poderio ofensivo é mínimo. Isso que me preocupa.
Abs e SA!!!

Lorismario disse...

Caro Rodrigo. Vou concordar completamente com o Keven. Sempre defendi aqui que o Marcinho poderia fazer a função que o Bruno Silva fazia no Botafogo. Meia pelo lado direito. Talvez fortalecesse aquele lado e liberaria o Erik de marcar. Quanto ao Luis Fernando, prefiro o Pimpão. Muito simples: é menos ruim do que o Luiz Fernando. Tirar o João Paulo pois não está jogando nada e não vai mais jogar pois no ano passado foi um momento de êxtase dele. Acabou. Voltou a ser o jogador do Santa Cruz. Desses jovens da base só acredito no Rickson pois tem um bom chute de fora da área e quando não dá para penetrar tem que chutar de fora da área.Como não vamos contratar ninguém e não há jogador bom disponível temos que ir com o que temos. Talvez: Gatito, Fernando, Carli, Gabriel e Gilson. Cícero - é o único que sabe sair jogando pelo meio da intermediária do Botafogo-Marcinho, Alex Santana, Pimpão e Diego. Erik. Apenas uma tentativa e já neste período de folga, que se faça uns três amistosos para adaptação. Pior que está , não pode ficar. Loris

Lorismario disse...

Rodrigo. Outro ponto: quando o Cícero e o }Alex santana dominam a bola o restante do meio de campo, na minha escalação e do Keven,e do Fabin - menos os jogadores indicado pelo Fabin - devem se deslocar continuamente. Se isto não ocorre, a bola é recudada para o Carli ou o Gabriel. Aí é do zero ao menos 1 pois tem que recomeçar tudo. E tome bola de lado e bola para trás para entrar nas estatísticas. LORIS

Marcelo Botafogo disse...

Cara são muitos anos de sofrimento; após o brasileiro, foram algumas taças rio São Paulo e depois disso só ganhamos alguns cariocas. então fica difícil até de falar, se for parar para analisar é sofrível assistir o Botafogo desde o 1 jogo do ano com exceção o 1 confronto da sulamericana que foi nosso melhor lampejo até o momento.
Em uma entrevista de jogadores do título da comembol 93 eles dizem que foi conquistado com uma dificuldade imensa o time não era bom tecnicamente etc... assim como ocorreu em 95 que tbm estávamos sem grana com um time montado no cata cata etc...mais amigos vejamos bem hoje os tempos são outros não existe mais jogador suar a camisa com 1 mês de salário atrasado então isso de ser campeão contando com ovo no da galinha infelizmente nao ocorrerá mais.
O que pensar de uma diretoria que contratou Zé gatinha ? A realidade e uma só enquanto não tirarem aqueles sacripantas de lá nada irá mudar .
Obs tirem aquele lateral direito nem na pelada do campo de areia aqui no bairro ele é titular

Rodrigo Federman disse...

Loris, é aquele lance: O menos pior é sempre o que está no banco. Heheheh

Pois é, Marcelo. Enquanto continuarmos aceitando Zé Gatinhas e Victors Rangel da vida, nada mudará.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Não vamos nos esquecer que com tantas contratações bizarras, antes de ontem, ontem, hoje e provavelmente amanhã, salvo se vier a profissionalização, utilizaram o conhecido e reconhecido Seedorf como contratação capenga.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Bem lembrado, Marcio.
Abs e SA!!!