12/07/19

O único beneficiado















Algumas coisas que acontecem no meio do futebol (em especial, no Botafogo) são bem estranhos e não consigo entender em hipótese alguma.

Até dias atrás, o Valencia (com contrato por vencer agora em julho de 2019) bateu o pezinho, simulou dores, pediu para treinar em separado e disse que queria deixar o GLORIOSO

Em General Severiano, para variar - e mesmo com contrato em vigência -, cederam.

O tempo passou, nenhuma proposta chegou pelo chileno...
...e eis que ele decide então ativar uma cláusula em seu contrato que acaba renovando automaticamente o seu contrato até julho do ano que vem.

Ou seja, ele viu que ficaria sem clube e para não perder a boquinha, praticamente garantiu os seus R$250 mil por mês por mais uma temporada.

E querem saber? Alguém realmente acredita que ele se dedicará intensamente? Aliás, o caso do Arão não foi bem parecido com esse do Valencia? Se sim, será que o Botafogo não aprende?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

27 comentários:

Anônimo disse...

Aprendem não! Pelo menos no que respeita à aprendizagem de coisas que possam trazer benesses substanciais ao Botafogo.
Pode ser que o referido no post não garanta efetivamente os 250 mil mensais, posto que os atrasos deverão continuar, tendo em consideração o que tem sido noticiado e os precedentes dessa diretoria. Se por força do contrato ele não pode contar com os 250 mil, garante, pelo menos, lá na frente, uma penhora de renda de um ou mais jogos. História velha, com odor de mofo.
Rodrigo, amigo! Não sei qual critério que você tem usado para eleger os assuntos atinentes ao Botafogo pra publicar no blog. Só sei dizer que até para escolher os assuntos ruins fica difícil, dada a quantidade com que os fatos surgem a cada dia...
Levi

Rodrigo Federman disse...

Levi, me parei pensando nisso ontem: Os assuntos estão cada vez piores e está incrivelmente difícil peneirar entre tantas notícias ruins para comentar por aqui no CB.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Outra, entre tantas pelas quais tenho passado os olhos rapidamente, diz respeito ao fato de que o Botafogo (rectius, Mufarrej e companhia) não conseguiu inscrever o tal de "Biro Biro (passo! passo!)" o o "chileno mais ou menos" para a próxima fase da SA.
Não que isso fosse fazer uma diferença digna de relevo nos jogos, mas a notícia traz consigo, óbvio, mais uma demonstração de que os caras estão mais perdidos do que cachorro em dia de mudança.
Somente Jacques Le Goff nessas horas para me trazer algum alento.
Levi

Marcio disse...

Então a tal renovação automática foi ativada pelo jogador...
Segundo as noticias, o chileno havia comunicado ao Departamento de futebol que desejava deixar o CLUBE e por isso passou a treinar separado do grupo; além disso, o BOTAFOGO tentou uma rescisão amigável com o chileno e não obteve sucesso.
Não colocaram que a tal renovação automática deveria ocorrer desde que alguns critérios fossem obedecidos?
Como pode alguém comunicar que deseja deixar o CLUBE e depois, sem cerimônias, ativar a cláusula de renovação automática?
Não fizeram o chileno comunicar de forma oficial, "em papel timbrado e reconhecido em cartório" o desejo de deixar o CLUBE?
Quando se senta em uma mesa para negociar um contrato, as partes não discutem os termos e tentam se proteger pensando em todas as variáveis?
E de quem é a culpa?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Levi, haja incompetência.

Pois é, Marcio. Eu tento, mas não consigo entender essas coisas. O caso não é parecido com o do Arão?

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sim, Rodrigo.
E na época da contratação do Arão, ainda tem o agravante de que mesmo com a vigência da norma da fifa que vedava a participação de terceiros, fizeram um contrato onde um percentual dos direitos econômicos pertenciam ao proprio atleta, o que permiti-lhe alegar nula a clausula da renovação automática e ser bem sucedido judicialmente.
Particularmente eu penso que o combinado não está caro, que a palavra empenhada deve ser cumprida, mas entre o que acredito ser ideal e a realidade do mundo, há uma boa distância; assim, todo contrato deve tentar minimizar todo e qualquer risco desnecessário.
Precaução nunca é exagero.
SA!!!

Anônimo disse...

Ricardo
Uma pergunta:
- para haver uma renovação automática as duas partes nao tem que concordarem ??

Rodrigo Federman disse...

Disse tudo, Marcio.

Ricardo, em teoria, acredito que sim. Mas no Botafogo...

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sobre a renovação automática, penso que a clausula já deixa claro antecipadamente que há concordância entre as partes; tanto que o BOTAFOGO tentou a rescisão, o jogador negou e ativou a clausula.
Todavia, não descarto a possibilidade de somente uma das partes fazer constar esse "direito" de renovar ou não.
Claro que isso é apenas achismo, mas sempre tenho a sensação de que o BOTAFOGO fica descoberto nesses contratos.
Vejam o caso do Biro-Biro, dispensado do São Paulo, teve em sua rescisão a opção de recompra pelo clube paulista, o BOTAFOGO se interessou pelo jogador, só que primeiro assinou com o Nova Iguaçu para depois ser emprestado ao proprio BOTAFOGO.
Difícil de entender.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Imagino isso também. Mas não tenho dúvidas de que o Botafogo sempre fica descoberto.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O caso Arão é parecido mas no caso do Léo Valência existe uma regra específica para estrangeiros. Hoje no Brasil nenhum jogador estrangeiro pode assinar contrato por 02 anos direto.

No caso Arão foi o que o Márcio disse acima, o botafogo em Dezembro daquele ano poderia acionar a renovação automática se comprasse a porcentagem que estava com o Arão, se não me engano o botafogo deixou para fazer tal pagamento nos últimos dias de dezembro e pagou cerca de 400 mil para comprar o % que estava com o jogador/representante, porém a FIFA havia mudado o regulamento sobre esse tema no mês anterior.

Resende

Rodrigo Federman disse...

Valeu pela explicação, Resende!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Para complementar o comentário do Resende.
A regulamentação da fifa passou a valer em 1º de maio de 2015.
Sendo que os contratos assinados entre 1º de janeiro  e 30 de abril de 2015 só poderiam ter um ano de duração, os anteriores a 31 de dezembro de 2014 teriam a validade de sua duração.
Arão foi contratado em janeiro de 2015 e a fifa anunciou as mudanças em dezembro de 2014; segundo as noticias, com o BOTAFOGO adquirindo 50% dos direitos econômicos; quando da utilização da renovação automática, os 400 mil reais eram referentes à aquisição de mais 20% dos direitos econômicos e mais dois anos de contrato. O BOTAFOGO passaria a ter 70% dos direitos e o proprio Arão com 30%
O tempo passou e continuo achando que deveriam ou poderiam ter pensado melhor nessa clausula de renovação, mesmo sabendo toda a problemática que envolve a legislação.

http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/bastidores-fc/post/fifa-proibe-investidores-no-futebol-partir-de-1-de-maio-de-2015.html

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2015/11/botafogo-vai-pagar-willian-arao-nesta-sexta-e-renovar-com-volante-ate-2017.html

SA!!!


Rodrigo Federman disse...

Valeu, Marcio!
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Sem comentários, cansei. Abs e SB!

Sergio Di Sabbato disse...

Fora do post. O brasil é um país tão FDP que a introdução do var serviu para beneficiar ainda mais os times da mídia. Quando se é ladrão e se quer roubar nada resolve. Que paizeco de merda. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, esse país é uma piada pronta.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Quando criaram o VAR e foi implantado no Brasil, achei que seria de grande ajuda, hoje vejo que errei no meu achismo.
Antes falávamos das péssimas arbitragens, hoje também a péssima utilização do VARZ.
SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,logo no início do VAR comentei que era uma boa,desde que não fosse utilizado a serviço do mal,rsrsrs.
Alertei que os beneficiados seriam o time da CREFISA,que banca muita "gente boa",e os queridinhos da mídia paulista,carioca,grobu e CBF.
Aceleram décimos ou milésimos de segundo para validar ou não qualquer jogada que interfira em seus inter$$es,simples assim.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, por aqui, tudo é ruim.

Possa crer, Jota.

Abs e SA!!!

Marcelo Botafogo disse...

O ano se iniciou péssimo e o início de 2 semestre se mostra pior, o falência dorme na cama com traficante de drogas, não quer jogar, e tem seu contrato renovado.

PAULO FERNANDO disse...

Desejo muito que voltem a acontecer coisas que só no Botafogo, do tipo "ganhar do Cruzeiro com salários atrasados" pra ver se ao menos alguma notícia boa no meio desse caos que tem sido as últimas manchetes. As vezes penso que como o Botafogo em breve será um clube de futebol privado (não tem outro jeito) os caras tão deixando explodir tudo pra conta ficar pro grupo que vai adquiri-lo e que entre eles está o Montenegro como sócio. Viagem minha?!?

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, não é fácil.

Paulo, eu infelizmente não consigo mais ter 1% de otimismo.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Uma noticia melhor.

"...Além de travar uma briga na Justiça para liberar verba penhorada, o clube ainda conseguiu fechar uma parceria com a Ambev, como revelou o Extra, para pagar pelo menos uma folha salarial..."

https://terceirotempo.uol.com.br/noticias/botafogo-luta-contra-penhora-e-fecha-acordo-para-pagar-parte-de-salarios

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Amém, Marcio.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Já que não poderiam contestar as imagens do VAR, eles encontraram um jeito de continuar beneficiando os protegidos: optar ou não pelo uso do VAR.

Simples assim.

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Fatos.
Abs e SA!!!