11/07/19

Uma hora vai (ou não!)























O Botafogo está sem patrocínio master desde o início do ano. Logo, sem receita considerável. E aí vem o seguinte histórico...

Palavras do vice-presidente comercial e de marketing, Ricardo Rotenberg, no dia 26 de abril, ao site Globoesporte:

"- As outras possibilidades de patrocínios e negócios para o Botafogo estão sendo tratados. Na camisa, dentro do estádio, que ocuparemos com atividades econômicas e os naming rights. Já recebemos algumas propostas para o patrocínio máster e recusamos. De vários bancos digitais, inclusive".

Dias depois, em 17 de maio, no site Lancenet:

"- Tem muitas empresas negociando com o Botafogo no momento. Estamos enviando duas propostas de máster para duas empresas distintas, de ontem pra hoje. Não estamos fechados a nenhum segmento. Estamos trabalhando com muita responsabilidade e valorizando a marca Botafogo. É importante pra nós, mais do que preencher o espaço, é o Botafogo ser valorizado. No início da semana tivemos dois espaços procurados e recusados porque foram 30% a menos do que nós pedimos".

"- Estamos vivendo uma recessão no país. Isso não ajuda as empresas firmarem compromissos com os clubes. O Botafogo já é um dos clubes com mais patrocínios na camisa. Estamos reservando manga, costa superior e master para as melhores propostas".

Ontem, dia 10 de julho, três meses depois, parece que nada mudou. Aliás, sim, temos um novo "culpado" pelas negociações continuarem em ritmo de tartaruga.

Palavras do diretor de marketing do clube, João Vieira, novamente ao Globoesporte:

"- O período da Copa América atrasou o fechamento de algumas negociações de patrocínio que estavam acontecendo, porque patrocinadores não querem investir e ficar cerca de um mês sem exposição por conta do torneio e da parada do Brasileiro. Agora, essas negociações foram retomadas e vamos avançar".

Maldita Copa América!

Ainda bem que terminou. Agora vai!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

17 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
Se não arrumarem patrocionadores antes da nossa eliminação da Sulá, aí mesmo que a vaca vai pro brejo.Com chifre e tudo.

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, eu confesso que não acredito que arrumem até lá.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Que a marca precisa ser valorizada e por isso não se pode aceitar qualquer proposta, não se discute; o problema é que com as notícias de momento, quem for negociar com o CLUBE, explorará a necessidade e certamente oferecerá um valor menor.
Se há uma certeza é que valorizar a marca não combina com lamentações intermináveis na imprensa, como por exemplo, ficar dizendo que precisa negociar jogadores.
É preciso ter a exata noção do tempo limite para negociação, nem antecipar e nem atrasar demasiadamente.
Trago mais uma vez a fala do vice-presidente de comercial e marketing, Ricardo Rotenberg, em 17/05/2019 e um cálculo muito do superficial que fiz em relação à fala:

"Tem muitas empresas negociando com o Botafogo no momento. Estamos enviando duas propostas de máster para duas empresas distintas, de ontem pra hoje. Não estamos fechados a nenhum segmento. Estamos trabalhando com muita responsabilidade e valorizando a marca Botafogo. É importante pra nós, mais do que preencher o espaço, é o Botafogo ser valorizado. No início da semana tivemos dois espaços procurados e recusados porque foram 30% a menos do que nós pedimos."

https://www.lance.com.br/botafogo/oficializa-patrocinio-dirigente-responde-sobre-master-duas-propostas-enviadas.html

Em uma conta rápida, nada muito elaborado, o valor de patrocínio que o BOTAFOGO acredita ser justo equivale a 100%, óbvio; de janeiro a dezembro vale 8,33%/mês.
No período que equivale ao termino do patrocínio com a Caixa, fevereiro, e o recusado por ser 30% menor, maio, o BOTAFOGO deixou de arrecadar 24,99% (8,33% x 3 meses) do valor que acredita ser ideal.
Se estendermos o período até o mês atual, julho, o BOTAFOGO deixou de arrecadar 41,5% (8,33% x 5 meses) do total.
Logo, se arrumar hoje um patrocínio, de julho a dezembro, receberá 49,99% (8,33% x 6 meses) do valor "ideal".
O interessante é que ofereceram em maio um contrato para pagar 70% do valor que o BOTAFOGO considera ideal, sendo que de maio a dezembro são 8 meses, o que equivale a 66,64% (8,33% x 8 meses) do ideal considerado.

A declaração comprova que a Copa América pode não ter tido a influência que apregoam e que essa situação caótica pode ter sido turbinada por decisões da própria diretoria.

SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,meu dileto amigo,tenha um bom dia,nada a comentar,rsrsrs.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, mas sempre tem que sobrar para alguém, né? Nunca, porém, para eles.

Jota, é desanimador! rs

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ricardo
E o Montenegro diz que cada próximo mês será pior que o anterior.Haja fé. ...

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, somente os fortes sobreviverão.
Abs e SA!!!

RICARDO SOUZA disse...

A diretoria é amadora e incompetente, além de única culpada pela situação atual, isso é fato e não se discute. Mas tem uma fallha nessa conta: O valor é 30% abaixo do que Mufarrej e seus asseclas querem, mas por 12 meses de contrato. Não tem essa de perder 8,33 por mês, pois cada mês que passa não faz diferença já que a proposta é pra 1 ano de contrato, independente do mês que assine.


SA

Fatos disse...

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/botafogo-nao-regulariza-valencia-e-biro-biro-a-tempo-para-proxima-fase-da-sul-americana.ghtml

Incompetência, sinônimo de diretoria do Botafogo.

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Fatos.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, essa diretoria é incompetente e morosa demais.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

A cada notícia do Botafogo, o dia seguinte e pior que o anterior. Desanimador. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, o pesadelo não tem fim.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Ricardo Souza, por isso escrevi que era uma conta nada muito elaborada...
Entretanto, já que eles culpam sempre a crise pela falta de patrocinador, torna-se meio lógico que com menos dinheiro em circulação as propostas sejam um tanto menores.
É preciso ter bem delineada as condições de mercado para não antecipar ou atrasar demasiadamente uma negociação, pois não se sabe quando ou se aparecerá uma proposta dentro do que consideram ideal.
Qual a distancia entre o que o BOTAFOGO deseja receber e o que o mercado está disposto a pagar?
E quando surgir a proposta ideal, esta "compensará" o valor que foi deixado de arrecadar desde a recusa? Caso o tal espaço não esteja atualmente preenchido.
Para terminar, além do valor que podem não estar recebendo, já que recusaram uma proposta, há um prejuízo intangível com a não exposição das marcas por causa da recusa dos jogadores em dar entrevistas, o que pode inibir potenciais patrocinadores.
Com os sinais que são emitidos pelo CLUBE, duvido que apareça um interessado com uma proposta que o BOTAFOGO considere ideal.
SA!!!
Apenas tentei mostrar superficialmente o quanto são incoerentes... Todos desejamos a valorização da marca, mas há todo um custo de manutenção do CLUBE

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio.
Abs e SA!!!

RICARDO SOUZA disse...

Concordo. Aliás, planejamento é palavra inexistente no dicionário dessa diretoria.

Rodrigo Federman disse...

Verdade, Ricardo.
Abs e SA!!!