13/08/19

Melhorou bastante















Um dos melhores em campo no domingo passado, o Marcinho foi aplaudido pela torcida na vitória sobre o Athletico/PR. Considerando que quase sempre foi dos mais perseguidos, o fato não deixou de ser curioso (e bom para o jogador e time).

O técnico Eduardo Barroca também falou sobre o lateral:

"- Tenho falado bastante com Marcinho, cresceu muito de produção. Jogador de muita personalidade, resgatou o que fez várias comigo na base. Na hora que tomo as decisões, não penso se é da base ou não. Penso no que vai aproximar o Botafogo da vitória. Fico feliz que um processo que foi iniciado lá tem dado frutos esportivos e alguns até financeiros. O Marcinho tem jogado muito bem".

De fato, potencial ele sempre teve. Cansei de falar que o Marcinho tem bola e personalidade. Precisa(va) ter mais sangue quente nas veias e parece que nos últimos 2 ou 3 jogos ele deu uma reavaliada nessa questão. Ainda assim, insisto: Por que não testar o Marcinho ali de meio campista pelo lado direito, com o Fernando (ou até o Marcelo) na lateral?

Acredito que a bola do rapaz tende a ficar ainda mais redonda. 

O fato é que a reserva durante algumas rodadas fez o Marcinho dar uma acordada. Foi um mal necessário!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

28 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
Se não me engano a queda dele coincidiu com possibilidade de jogar na Europa.Cabeça de jogador brasileiro....

Marcio disse...

E assim é a Torcida, critica, aplaude... E o jogador tem de saber como proceder nesses momentos; muito bom ler que está em uma fase próspera.
Sobre ser testado mais adiantado, voltando à posição que jogou por muito tempo na base, creio que não vai acontecer.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, acho que ele deu uma amadurecida (assim espero).

Exatamente, Marcio. Os caras precisam estar sujeitos a críticas e elogios.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Não sei se os amigos leram a entrevista do Mufarrej ao Globoesporte sobre o o estudo patrocinado pelos Moreira Salles e a implantação do Projeto.
A sensação que tive é de que p Mufarrej está completamente perdido, mesmo sendo um assunto de importância ímpar para o BOTAFOGO.

E para não perder o costume, disse o Mufarrej:

"...O Botafogo precisa dessa ajuda, de pessoas que vão se unir pelo engrandecimento e para o Botafogo voltar a ser aquele Botafogo que conhecemos com Garrincha, Amarildo, Quarentinha, Nilton Santos, Manga... Aquele clube que mais cedeu jogadores à seleção brasileira. Isso é muito importante."

O cara não fala em conquistas para o BOTAFOGO e sim em voltar a ser o clube que mais cedeu jogadores para a seleção da cbf... Conquistas da seleção da cbf não são do BOTAFOGO, presidente.
Francamente!

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/mufarrej-encoraja-projeto-dos-moreira-salles-pelo-botafogo-fico-em-10o-plano.ghtml
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, o que esse cara fala, não pode ser levado a sério.
Abs e SA!!!

Assimos disse...

Salve Salve, amigos do CB!

"Dai a César o que é de César."

Achei bacana a torcida reconhecer que o Marcinho está evoluindo bastante e expressar isso no jogo, — até mesmo na marcação ele tem se mostrado mais atento. Só espero que esse reconhecimento seja uma "injeção de ânimo" e ele continue fazendo boas partidas.

Abraços e SA!

Anônimo disse...

RODRIGO,simples assim: "por que não te calas MR MOFORREJ,rsrsr".JOTA.

Rodrigo Federman disse...

De pleno acordo, Assimos.

Valeu, Jota. Rs

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Não tenho assistido aos jogos. Portanto, não tenho como comentar o desempenho de qualquer jogador, o que inclui, óbvio, o Marcinho.
Off topic, não li a entrevista do Seu Mufarrej, justamente para não ter de correr o risco de me deparar com essa pérola de que "O Botafogo foi o que mais cedeu jogadores à seleção brasileira..."
Arrrrgggghhh! Não suporto mais essa cretinice. Eu não quero nenhum jogador do Botafogo servindo a qualquer seleção. Pudesse mudar o passado e com poder para tanto, nenhum, repito, nenhum Garrincha de vida (somente para citar um) vestiria o uniforme da cbf, EM NENHUMA COPA DO MUNDO!
O único comentário que me ocorre quando ouço essa babaquice total é:
FODA-SE!! Mil vezes FODA-SE a seleção brasileira.
Desculpem-me, mas essa palhaçada, principalmente quando dita por alguém do staff do Botafogo, me tira do sério.
Como não li, pegunto: ele mencionou aquela outra de "campeão de terra e mar"?
Levi

keven disse...

Fala Rodrigo!.
Concordo contigo, o Marcinho mais avançado poderia render mais, tem mais visão e cruza melhor que o Pimpão.

Já é de fato que o barroca tem que fazer novas variações de jogo. Uma alternativa poderia ser essa.podendo ser até um 3-4-3 , com ele e o possante Gilson fazendo as alas,ou um 4-4-2 .
E outra coisa, tem que tirar Cícero do time é muita lentidão, ele e o bochecha no mesmo time, não tem condições!
ABS e saudações alvinegras.

Rodrigo Federman disse...

Levi, ele parece estar mais sério! O que já é um avanço e tanto! rs

Sim, Keven. E duvido que seja pior que o Pimpão por ali.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Até acredito, Rodrigo, que esteja, de fato, mais sério. Não porque isso se mostre como um valor em si mesmo. Penso que tem mais a ver com a assunção da certeza de que com essa estrutura de gestão, o Botafogo tende à aniquilação. Deve ter se dado conta disso (alvíssaras!) e está passando o bastão para quem entende, para quem é profissional, numa era em que o futebol NÃO TEM MAIS DE SER AMADOR (condição da qual ele se jacta). Amadorismo implica a extinção da instituição que optar pela continuidade do...amadorismo. Nenhum clube que se pretenda amador e afirme essa condição do modo inconsequente há de sobreviver e o Botafogo está longe de ser exceção.
E o que comentei acima guarda mais pertinência com essa frase maldita de que "O Botafogo é o que mais cedeu jogadores..." Parece que poucos se dão conta de que, ao contrário do que se imagina, essa afirmação idiota mais denigre do que exalta o nome do Botafogo. O Marcio, aí em cima, foi ao ponto: como o Botafogo não conquista nada de relevo há muito tempo, vem um de seus representantes, de quando em quando, para enfatizar as conquistas da CBF quando esta se utilizou dos nossos jogadores, em pelo menos DUAS copas do mundo para levantar taças.
Por essas e outras que cada vez menos procuro saber, pelas mídias, notícias do Botafogo.
Enfim, sigamos.
Faltam oito vitórias. E - não duvido - quando os tais 46 pontos chegarem, todos tirarão o pé das divididas, inclusive o Marcinho. Espero estar errado. Time pra isso não tem, mas meu desejo é que esses caras lutem por uma posição mais digna.
Levi

Rodrigo Federman disse...

É, Levi. Uma realidade é que ainda não são totalmente confiáveis. Cada mergulho um flash. Rs
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Também gostei do Marcinho, ele tem bola e se aprimorar a marcação vai se tornar um bom lateral. Também não podemos nos esquecer que o lado dele é sempre o mais atacada e p meio pouco ajuda, várias vezes ele fica contra dois ou três jogadores atacando do seu lado, e aí fica complicado prá ele.
Também gostaria de ver o Marcinho jogando avançado com o Fernando ou o Marcelo de lateral, melhor que o LF ou o Pimpão garanto que será. Abs e SB!

Marcio disse...

Levi, não houve citação às conquistas de terra, mar...

Uma outra parte da entrevista do Mufarrej:

"Vejo o seguinte: hoje o futebol tem que ter toda a atenção canalizada para a base, onde você tem a formação dos jogadores. No Brasil, há um celeiro de crianças que gostam e praticam futebol. Temos que saber explorar isso. Hoje os clubes têm que produzir os seus jogadores, não só para se tornar um ativo, mas também para trazer os resultados."

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/mufarrej-encoraja-projeto-dos-moreira-salles-pelo-botafogo-fico-em-10o-plano.ghtml


Enquanto isso, no Site do BOTAFOGO:

"O processo de seleção de jogadores ou a famosa peneira, é a forma do Botafogo descobrir novos talentos no futebol. Se você tem talento e sonha em vestir o manto alvinegro, participe! O processo de seleção de jogadores ou a famosa peneira, é a forma do Botafogo descobrir novos talentos no futebol. Se você tem talento e sonha em vestir o manto alvinegro, participe!

Onde?
O processo seletivo está sendo realizado no Estádio de Caio Martins, em Niterói.

Quando?
Os testes acontecem semanalmente. Todas as segundas-feiras, no turno da manhã.

Quem?
Candidatos nascidos entre 2004 e 2009.

Como se inscrever?
Para participar é grátis! As inscrições estão abertas e podem ser feitas na secretaria do Estádio Caio Martins, de terça a sexta-feira, das 8h às 13h. (Nos dias de treinos não serão feitas inscrições.)"

https://www.botafogo.com.br/processo_seletivo.php?cat=futebol

Se no Brasil há um celeiro de crianças que gostam e praticam futebol, porque as inscrições e os testes ocorrem somente no Caio Martins?
Desde 2015 no comando do CLUBE e diz que tem de saber "explorar isso".
Assim vai deixar de ser o que mais cedeu jogadores... Desanimador!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Sergio. Não consigo acreditar que o técnico seja incapaz de perceber uma coisa tão simples e insista com a mesma escalação sempre.

É, Marcio. Quantos talentos que a gente não perde nessas aí...

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Agora a torcida quer que pimpão, continue de titular no 1 tempo pra cansar os adversarios, mas ele so cansa nossos olhos rsrs .E sobre o Marcinho, o mesmo melhorou bastante na saida de bola, e na marcação, continuar assim pode ir pra olimpiadas e futuramente bem vendido .
fabim

Rodrigo Federman disse...

Fabim, calma, muita calma. Rs
Abs e SA!!!

Felippe Gama disse...

Nunca fui fã ou entusiasta do futebol do Marcinho. Ele é mediano. É um jogador que tem técnica. Não é rápido, característica importante para um lateral.Mas tem brio! Após a Copa América, ele ganhou confiança. E após condição física, confiança é o mais importante para um jogador render o que pode. Ele toma algumas decisões erradas. Mas entendo ser fruto de ansiedade e inexperiência. Acredito que ele pode e vai evoluir. Se tiver um time melhor, pode render mais. Muitas vezes, o espaço que ele deixa atrás, nem é culpa dele mas uma cobertura mal feita pelo meio que joga na sua faixa de campo. Precisa é treinar mais cruzamentos. Bastante. E também acredito que pode jogar no meio. Mas como um "winger" típico do futebol inglês, aberto pela direita num 4-1-4-1, numa opção tática, depende do do jogo. Mas precisa também aperfeiçoar chute a gol. Então o Barroca é o cara certo, pelo relacionamento com ele na base, para fazer ele crescer. Treino de fundamentos pra ele, moral do Barroca pra aumentar a confirmação e principalmente: apoio da torcida!!

Rodrigo Federman disse...

Felippe, o problema tem sido o Barroca pensar fora da caixa, coisas novas, situações diferentes, etc.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Vou mais longe Rodrigo, testaria com o Fernando e o Marcinho na direita e o Lucas Campos na esquerda. Por mim sairiam Pimpão e L. Fernando, mas o "lobby" do segundo tá alto demais. Querem negociar logo ele e fazem de tudo para mante-lo no time....

Rodrigo Federman disse...

Sim, Paulo! Seria uma boa mesmo! Eu também tentaria isso.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Será que o Barroca sabe bater na bola para mostrar na prática como fazer?
Mesmo considerando as exceções à regra, penso que é melhor um técnico que foi jogador.
Não sei se Guardiola, Carlos Bianchi, Carlo Acelotti, Phil Jackson, Bernardinho e José Roberto Guimarães, por exemplo, seriam o que são se não tivessem a experiência do campo de jogo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, nem acho que precise ser um ex-jogador, mas claro, não pode ser um cara que não tem jeito nenhum com uma bola! hehehe
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, o Dinamite conta que o goleiro Andrada, argentino, deu-lhe uma dica importante no momento das cobranças de faltas. Claro que o Roberto era um exímio cobrador e treinava muito, mas certas situações somente quem vivenciou na prática pode ajudar.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Marcio.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Ainda não vi essa melhora do Marcinho, na parte defensiva

Rodrigo Federman disse...

Eu sinceramente já vi algo, Fatos.
Abs e SA!!!