13/10/19

Perseguido?





O post de hoje é mais um pedido de ajuda do que qualquer outra coisa.

Após o jogo de ontem, vi muitos torcedores botafoguenses elogiando a partida do Bochecha na derrota para o Palmeiras.

Eu quero saber se estou com implicância gratuita com o volante ou com dificuldades para avaliar os jogadores.

Confesso que não vi nada na partida do Bochecha, exceto os (vários) passes laterais ou para trás, além da já conhecida lentidão extrema. 

Não nego que, com a bola nos pés, ele até tem certa classe, mas joga no ritmo do futebol da década de 50. 

Em minha opinião, jogador assim só pode ser titular se for fora de série. E isso eu tenho certeza absoluta: O Bochecha está longe de ser.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

33 comentários:

Anônimo disse...

É ruim pra jogador profissional. Sendo garoto, parece um velho. É um Ganso piorado. É um computador movido à lamparina dos tempos de Aladim. Tipo um Matheus Fernandes piorado. Em outras palavras: porcaria.
Jacob

Rodrigo Federman disse...

Pai, também não me convence. Principalmente pela lentidão e sangue azul que corre pelas suas veias.
Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

Então... Lembra do Fernandes? O Bochecha é uma mistura do Fernandes com o Lindoso. Um misto de sonolência com jogo burocrático.

Rodrigo Federman disse...

Vinny, boa lembrança. O Bochecha é tipo um Fernandes mesmo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,quando li a escalação com LF,TANQUE,ALAN e GILSÃO,o novo NS,resolvi não assistir,pois não aguento mais fortes emoções,rsrsrs.
Quanto ao BOCHECHA,eu não o escalaria na posição atual.Daria uma chance como quarto homem em um esquema 4x4x2,pois embora seja lento,tem bom chute e enfia algumas bolas boas.Repito que daria apenas chances para ver como se comporta na posição.
Nesse meio que tem jogado,a meu ver o único titular incontestável é o JP,que segundo li saiu contundido.É uma pena,pois faz muita falta,afinal em terra de cego quem tem um olho é rei.
Vamos aguardar o que AV irá fazer nos próximos jogos.Um bom domingo.JOTA.

Anônimo disse...

Ricardo
Mas isso só acontece no Botafogo.
Nos demais times, ruins ou bons, todo mundo corre.
Nossos jogadores correm.....pra não chegar.

Rodrigo Federman disse...

Jota, eu não consigo ver o Bochecha em posição alguma no time titular.

Exatamente, Ricardo. Ainda mais os jovens da base. São quase todos molengas. Exceto o Marcelo.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Posso estar completamente enganado, mas acredito que falta alguém com conhecimento de futebol para orientar os jogadores jovens, pois os erros apresentados são muitos; posicionamento, movimentação, saber a hora do passe e/ou segurar a bola...
No caso específico do Bochecha, a sua lentidão se acentua justamente porque sempre precisa dar mais de dois toques na bola antes de efetuar o passe; dar velocidade ao jogo.
Sem comparar jogadores, um exemplo de como se posicionar bem é o Sergio Busquets, sem a capacidade técnica dos seus companheiros de meio campo (no ápice do Barcelona), Xavi e Iniesta, era o jogador eficiente na marcação, dos rebotes nas intermediárias e de apoio para quem tinha a bola porque se posicionava sempre bem, uma simplicidade incrível.
O BOTAFOGO deveria ter em suas comissões técnicas pessoas com conhecimento comprovado para orientar esses jogadores.
Se o goleiro tem um treinador específico, por que o centroavante não tem?
Creio que o Bochecha tem capacidade ociosa, mas tem de desejar se desenvolver e ter quem o faça desenvolver.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, a diferença gritante é que o Busquets é lento mas sabe fazer o jogo correr rapidamente. O Bochecha só atrasa mais.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sim, Rodrigo, de fato isso ocorre.
Também não podemos nos esquecer que o posicionamento dos jogadores de ataque é o facilitador para os jogadores de meio campo no tocante ao passe.
Se o Time tem os seus atacantes com obrigações excessivas de voltar marcando, quando a bola cai nos pés do meio campo não haverá possibilidade de dar velocidade ao jogo.
O Gérson Canhota e Rivelino sempre falam que quando os atacantes voltavam demasiadamente, mandavam voltar ao ataque, pois no meio campo iriam atrapalhar e, mais ainda, os deixariam sem opção de passes à frente.
Os lançamentos do Gérson Canhota eram coisas de outro mundo, mas somente eram possíveis por causa dos atacantes, muito bons tecnicamente e taticamente
Apenas como exemplo, como o Gérson lançaria o L. Fernando se na maioria das vezes ele está na intermediária defensiva ou escondido na marcação adversária quando está no ataque?
Veja o caso do Messi no Barcelona, que já anda vindo buscar o jogo na intermediária... Tem descido porque não tem mais o Xavi e o Iniesta que faziam a bola chegar a ele com qualidade.
Rakitic, Arthur e Vidal são bons, mas muito distantes do Xavi e do Iniesta.
Obviamente o Bochecha não é o Busquets, Xavi, Iniesta e muito menos Rivelino ou Gérson, mas considerando que o Time é uma engrenagem, a avaliação acaba ultrapassando os limites individuais.
SA!!!

Marcio disse...

Só para constar, o público ontem no Pacaembu foi de um pouco mais de 19 mil pagantes e o torcedor do Palmeiras não tem muito do que reclamar em relação às conquistas
No caso do BOTAFOGO, Considerando o que oferece a nós Torcedores, a média em 2019 de 10.547 está de bom tamanho.
SA!!!

Anônimo disse...

Aí meu ver Bochecha tem qualidade pra ser um bom jogador mas sua moleza não deixa...

Realmente é um caso difícil de avaliar. Contra o Goiás por exemplo acho que ele fez um jogo muito bom, ontem ele foi muito mal l, errando passes bobos.

Só de comparativo, hoje entre ele e Cícero , eu prefiro Bochecha de titular.

Resende

Rodrigo Federman disse...

Marcio, sim, de nada adianta se os jogadores de ataque não forem minimamente inteligentes também.

Resende, entre os dois citados, ok. Mas ainda prefiro um time sem Cícero e Bochecha.

Abs e SA!!!

Jorge luiz vieira disse...

Vou usar o comentário do Mario e, baseado nele, discordar da maioria aqui pois pra mim o bochecha foi o melhor da nossa equipe.
Com a bola nos pés o bochecha olhava pra frente e não via ninguém bem posicionado pra receber a bola...assim fica difícil fazer um lançamento correto...
Repito, pra mim, bochecha foi o melhor em campo...
Apesar de ser lento pra sua idade é o mais lúcido na saída de bola....

Rodrigo Federman disse...

Jorge, até concordo sobre um mínimo de lucidez dele, mas ainda assim, não o vejo como titular do time. E também não achei ele o melhor do jogo. Principalmente se comparado ao que fez o Cavalieri.
Abs e SA!!!

Evison disse...

incrível nossa base parece que só tem molengas....Nos 3 rivais tem garotos com 17 anos que jogam sem medo...
No botafogo...Os caras com mais de 20 anos e parecem que são sub 15...
incrível. .
E sobre o bochecha não tem nem o que falar...É um lindoso esquerdo..

Rodrigo Federman disse...

Evison, fecho contigo.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Não vi o jogo ontem, porém, nenhuma surpresa pela derrota, surpresa seria a vitória do Botafogo, pois com tanquem alan santos gílson e companhia limitadíssima é esperar demais, milagres existem, mas acho que esse Botafogo o milagre vai ter que ser muito grande. Rodada péssima, estamos nos aproximando da zona perigosa e sem querer ser pessimista, acho que o caminho para a segundona está bem pavimentado.
Sobre o Bochecha e muitos outros jogadores, se o Botafogo tivesse gente que entendesse de futebol e contratasse quem sabe das 4 linhas poderia até dar bons frutos, mas o Botafogo é uma nau a deriva prestes a afundar. Afinal, são mais de 4 décadas de desastrosas administrações, salvo às honrosas e raríssimas exceções do Emil e Bebeto, ambos traídos e perseguidos. Afinal, o feudo execrável de GS precisa ser mantido, dane-se a torcida e o clube: "farinha pouca é bobagem, meu pirão primeiro" esse é o lema que impera em GS. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Disse tudo, Sérgio. Nada mais a acrescentar.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Somente agora li o comentário do Márcio e me lembrei que Canhota sempre dizia que a receita do seu sucesso foi ter jogado com ótimos atacantes e sempre citava o Jairzinho. Esse time atual do Botafogo não tem ataque, quem joga no meio olha prá frente e vai dar bola prá quem? LF, Pimpão, Tanque!!!!!! E os laterais, nunca apoiam com qualidade,l ou seja, é um elenco fraco mas muitíssimo mal treinado.
Outro aspecto que o Márcio chama a atenção é a falta de profissionais qualificados nas várias divisões de futebol, do infantil ao profissional, fora a total falta de apoio extra campo, tipo alimentação, apoio psicológico, preparo físico. É uma completa falta de estrutura. A falta de estrutura no clube é tão absurda que o clube chegou a dispensar um jogador com futuro promissor (Edmundo) porque um diretor assim quis, numa estória muito mal contada. Houve época que havia integração entre as categorias de base e os profissionais, tanto que o estilo de jogo era comum a todas as divisões, por isso, entre outras coisas a transição entre jogadores jovens para os profissionais tinha sucesso, sem contar que quem subia jogava ao lado de grandes jogadores. Hoje eu pergunto: em quem um jogador que sobe vai se espelhar? Quem pode orientar o posicionamento nesse time que nem posicionamento tem?
A grande verdade é que depois da base não ser mais gerida pelo Ademar Bebiano o clube praticamente abandonou a base. E cá prá nós, a saída de GS para MH foi uma tragédia, início do declínio do clube, e nem, a administração Bebeto se interessou pela base, talvez o seu maior erro. Eu me lembro de uma entrevista dele em que ele afirmava que não valia a pena a investir na base, e citou diversas razões a maioria de ordem econômica. Erro crasso. Com foi um erro crasso uma geração inteira destruída (78/79) pela total falta de estrutura da base, fora as cobranças exageradas antes do tempo.
Para terminar, só citando um exemplo, a ascensão do SP. começou principalmente com um trabalho intenso na base e a busca em jovens com talento em times do interior. Foi montada uma estrutura e os resultados apareceram.
A primeira providência que o Botafogo deveria tomar seria a construção de um CT, isso deveria ser prá ontem. Nem sei se as obras estão adiantadas ou paradas ou estão esperando os MS, não sei. Só sei que se o Botafogo quiser voltar a ser grande precisa de duas coisas: profissionalização e investimento na base, sem contar que é necessário afastar os vampiros que sugam o clube há décadas. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Sérgio. O mais difícil será afastar os vampiros.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

É verdade. Esses vampiros resistem a luz do sol, ao crucifixo, são vampiros modernos que estão a solta pelo país afora, e no Botafogo seus ataúdes tem morada fixa. Acabar com eles só chamando os irmãos Winchester do Supernatural (seriado besta esse, parece mais comédia, mas vi alguns episódios). Abs e SB!

PAULO FERNANDO disse...

Não vi o jogo, pois já achava emoção ruim de mais pra eu viver em um sábado. Concordo com o Jota sobre João Paulo e acrescento o Alex Santana como titulares incontestáveis nesse time e 2 cabeças pensantes. No meu time o Jean é ó xerife da zaga, mas n sei como ele está fisicamente. O quarto é Diego Souza. Bochecha parece sim um Fernandes melhorado, mas não me convence como n me convencia o primeiro. Acho que nossa base por mais que se esforce não tem revelado nada de mais. Parece que o jovem Mateus Nascimento é à pérola fora dessa curva e o Caio Alexandre também dizem ser outra exceção. Ver para crer!

Anônimo disse...

Irmãos da camisa, penso o seguinte:

O time atual do Botafogo carece de o mínimo de arrumação tática, não possui setores definidos, não existem triangulações jogadas ensaiadas, alteração de padrões de acordo com o resultado, ou seja, nosso time e um bando em campo, jogam como se fosse pelada de FDS. Logo, até algum jogador mais técnico fica impossibilitado de mostrsr bom futebol, pois bons jogadores precisam de um padrão de jogo para entenderem melhor seu papel em campo e, principalmente, dos companheiros.

Dessa maneira, sabemos que Diego Souza e Valência, por exemplo, possuem alguma qualidade, mas não conseguem jogar bem, exceto em algum lampejo, ou em lances fortuitos.

Nessa esteira, vejo que o bochecha tem sim alguma qualidade técnica, joga de cabeça erguida, mas é muito cadenciado, não acelera o jogo com passes em profundidade. Sabem porquê? Pois não existem outros jogadores na frente que deem opções, e isso é o resto do time. Acho que se houvesse um treinador de verdade, que desse ao Botafogo um padrão de jogo, qualquer padrão, seja um retranqueiro ou ousado, as qualidades individuais, mesmo que tímidas, seriam melhor aproveitadas. Nem um time de craques consegue jogar bem sem o mínimo de organização, o maior exemplo disse é a imundície do Urubu da Gávea. O elenco já era bom antes do Portugues, mas somente após o trabalho do treinador, definindo os espaços e os setores que deslanchou.

Nosso time já é ruim, sem técnico de verdade fica medíocre.
Assim, vejo o Bochecha como um jogador que possui qualidade de passe, visão de jogo, mas não sabe o que fazer, pois não sabe o que tem que fazer, não existem jogadas incisivas treinadas pelo elenco..
Abraço a todos!

Filipe Oliveira

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, eles são fortes demais. Por enquanto não descobriram forças capazes de extirpar esses caras.

Paulo, nossa base realmente não dá mostras ou bom sinais. Incluo na lista de exceções o Marcelo.

Filipe, acho que o Bochecha seria incapaz de grandes coisas mesmo com bons atacantes. Esse futebol em marcha lenta dele não me convence.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Nada a comentar sobre o tal Bochecha.
Carbone, volante que ostentava fibra e luta, para mim, foi infinitamente mais importante do que o referido.
Carbone integrou o time do camburão, circunstância que fala eloquentemente por si mesma .
Já contei aqui e repito: o Sr. Paulo Bernardes, há pouco falecido, era pai do meu compadre Alexandre. O "seu Paulo" me contava que foi o bisavô dele que contratou o Garrincha, lá nos anos 50.
Meu compadre Alexandre foi ontem a um casamento, de modo que me "contratou" para tomar conta dos meus afilhados gêmeos.
Resultado, não vi o jogo; não vi Bochecha (o Senhor seja louvado!).
Aguardo mais cinco vitórias, antes que eu desista de vez do Botafogo e do Bochecha, mas nunca das minhas filhas, dos afilhados e das impagáveis histórias do "seu Paulo Bernardes"
Levi

Fatos disse...

Ele é bom jogador, e só. É daqueles que jogam bem num bom time, mas ele não faz um time ruim jogar bem.
Mas entre ele e Matheus, sempre vi mais bola nele. Porém, assim como o ex-companheiro está fazendo no Palmeiras, Gustavo precisa pra ontem de um trabalho de condicionamento físico profissional, bem diferente do que temos na nossa base, onde o jogador nesse quesito não "sobe" pronto. Ganho de massa muscular (pra jogar de volante!) e trabalhos de resistência e explosão.

Fatos disse...

Marcinho também não é molenga.

Rodrigo Federman disse...

Levi, minha grande preocupação é conseguirmos essas 5 vitórias. Hehehe

Fatos, acho ele médio e nada além disso. É vou mais: Entre Matheus Fernandes ou Bochecha, prefiro o primeiro.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo.

Vou dar o meu pitaco no caso Bochecha. Acho ele um jogadorzinho muito comum e preguiçoso. Ele me irrita quando entra em campo e vai logo levantado a aba do short feito uma bichinha pra mostrar as coxas, será que tem alguém querendo ver ou ele acha bonito ser feio, mas do que é ?

Com o futebol evoluindo pra correria, um indolente como ele está fadado ao fracasso. O que falta é comando técnico no Botafogo. É preciso haver cobrança dos atletas e dos preparadores físicos e do treinador. Futebol é conjunto e não pode dar margem ao individualismo desses ou daquele. Todos tem que correr e se esforçar, e no Botafogo isso é artigo de luxo.

Outro fato : Pra mim treinador é aquele que tenta tirar de cada um o seu melhor e não um distribuidor de camisas e elucubrações táticas, eles são professores de araque.

Nós tivemos um jogador muito criticado pela torcida, inclusive vc não gostava dele. O cara gostava de partir pra cima, atacar continuamente o adversário. Porém no Botafogo os pontas tem como missão marcar os laterais. Falo do Guilherme que as vezes vejo jogando pelo Sport onde é artilheiro e fazendo boas apresentações. Nesse último jogo do Sport ele fez uma assistência no gol do cara que eu não lembro o nome que qualquer grande jogador assinaria com certeza.

Se o grande Roberto Miranda jogasse hoje no Botafogo, morreria de fome. O time só joga pros lados e pra trás. A última coisa que pensa é em agredir o adversário. Como fazer gol assim ?

Resumo, quando teremos um treinador que procure tirar de cada jogador o seu melhor ?


Tá difícil.


Patinhas.

Rodrigo Federman disse...

Patinhas, fecho total contigo a respeito do Bochecha. Comum e que no futebol moderno não se adequa mais. Quanto ao Guilherme, o problema maior dele, é que se trata de um peladeiro com um neurônio a menos. heheehe
Abs e SA!!!

JorgeFS disse...

Se era para retornar o AV, porque não o seguraram, isso não gera um custo?
O maior inimigo do Glorioso é sua propria adm, nada contra o AV, se aí está estarei torcendo adoidado para que tenha sucesso, pois desse sucesso depende minha disposição de assistir os jogos com esperança de ver alguns resultados, porque ultimamente é, não dá nem para sonhar, ver aquelas camisas vazias em campo é só desalento!
Quando digo vazias, me refiro a qualidade e talento, pois são todos seres humanos que merecem respeito, coisa que não posso dizer dos que os contrata e nos impõe um 2019 tenebroso.

Rodrigo Federman disse...

Jorge, o AV que quis sair para o futebol lá no Oriente Médio.
Abs e SA!!!