09/10/19

Um respiro





Primeiro jogo após a saída do Eduardo Barroca...
...e o Botafogo venceu o Goiás por 3 a 1, no Niltão.

O mesmo elenco, as mesmas carências e limitações. Mas uma postura bem diferente do que vinha apresentando nos últimos jogos. Ah, e um time menos burocrático, atacando mais, arriscando e se movimentando bem mais do que o apático Botafogo com o antigo treinador.

É aquele negócio: O elenco é fraco, mas dava (ainda dá) e podia (ainda pode) render mais. Se não vai na técnica (até porque não temos), precisa ir na vontade de vencer. Pelo menos! 

Chega de entrar em campo apenas para não perder e abusar do futebol "caranguejo".  Precisamos somar pontos, urgente. E fizemos o nosso dever de casa na noite desta quarta-feira.

Resultado importantíssimo, pois conseguimos uma pequena folga na tabela de classificação, além, é claro, de interromper a ridícula série de derrotas que vínhamos acumulando.

Precisa ser assim até o final: Jogar com coragem e para ao menos tentar sair com três pontos. Perder? Se for lutando, ok. O que não podia, era continuar com aquela pasmaceira irritante que o Barroca insistia em manter. E olha que o esquema tático e time foram praticamente os mesmos de sempre, hein?

A mudança de comando técnico foi a melhor coisa que poderia ter acontecido ao GLORIOSO nessa reta final de campeonato.

Mesmo elenco, mesmas limitações...
...nova postura.

Até dezembro, precisamos de mais 16 pontos. Se atuarmos como hoje, acredito que o sufoco tende a ser menor.

Depende apenas deles.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 3 x 1 Goiás

1- Cavalieri - Visivelmente sem ritmo de jogo - 5,0

2- Fernando: Andou passando dificuldades com o ataque goiano, mas ficou na média - 4,5

3- Marcelo: Boa partida - 5,5

4- Gabriel: Sempre um dos melhores em campo - 6,0

5- Cícero: Tentou ser um pouco mais participativo - 4,5

6- Yuri: Partida ok - 5,5

7- Rodrigo Pimpão: Um passe para o gol. De resto, errou tudo - 3,5

8- João Paulo: Incansável e em todas as partes do campo - 6,5

9- Diego Souza: Apesar de pesado e lento, mostrou bons lampejos - 5,0

10- Luiz Fernando: Uma nulidade - 3,5

11- Bochecha: Surpreendeu em alguns momentos pela disposição - 6,0

12- Alan Santos: Fraco. Driblado em todos lances - 4,0

13- Lucas Barros: Não comprometeu - 4,5

14- Valencia: Mesmo sem ser grande destaque, não pode ser reserva nesse time - 5,0

Bruno Lazaroni: Não fez grandes mudanças, mas pelo menos o time foi mais objetivo e raçudo - 5,0

51 comentários:

Anônimo disse...

Se chamar o grande Rodrigo Federman pra treinador esse time empolga...

Adalberto

Rodrigo Federman disse...

Adalberto, se tiver torcedores medíocres que se conformam com mediocridade, garanto que empolgaria sim.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

E o milagre aconteceu. Será que o problema do time era a homeostase do Barroca? Eu tenho a impressão que o Barroca usava tantos termos filosóficos que o grupo não entendia nada, bastou sair que o time faz 3 gols, coisa que não acontecia faz tempo.
Devo dizer que não vi o jogo, mas torcia por um resultado positivo que veio e foi importantíssimo. É o tal negócio, o time e fraco, assisto jogos desse Botafogo é dose, mas a torcida pela vitória é sempre importante e não dá para para ficar slheio, afinal é o nosso Fogão. Vitória Santa.Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, hoje sobrou homeostase de entrosamento. Ainda bem. Hehehe
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Alvíssaras!
O Botafogo fez quatro gols!
Quatro gols INTEIROS!,meu Deus! Pena que um deles foi feito pelo Benevenuto, que, como zagueiro, tem se notabilizado como um bom avançado para os adversários...
Poucos, bem poucos se lembrarão de um político candidato a um cargo eletivo qualquer, dos menos honrosos (redundância, em se tratando de políticos) nos anos 80/90.
O cara era completamente esquizofrênico (diagnosticado!) e fazia suas aparições no horário eleitoral "gratuito" brandindo um único bordão, escandindo as sílabas: A-IN-DA RES-TA U-MA ES-PE-RAN-ÇA!!! Era o tempo de que o lesado dispunha para dizer a frase, o nome e o número de registro.
Pois bem, "ainda resta uma esperança"!
Quero somente mais cinco vitórias e um mísero empate que seja.
As vitórias, que sejam todas por um a zero, sem esse exagero de fazer três gols INTEIROS e desde que o Benevenuto...
Levi

Rodrigo Federman disse...

Levi, mas justiça seja feita, o lance foi muito rápido e próximo. Não tinha como o Marcelo tirar a perna. Nem se fosse o The Flash. Rs
Abs e SA!!!

Lorismario disse...

Rodrigo. Disse e repito: "melhor acontecimento no Botafogo foi a saída do Barroca". Ele incentivava o time jogar para trás. Agora acabou e os jogadores correram como fazia tempo que eu não via. O Bochecha correu mais do que em toda a sua vida. HAVIA ALGO DE ERRADO. Certamente perderemos contra o Palmeiras mas o time vai correr. HAVIA (HÁ) ALGO DE PODRE NO REINO DO GLORIOSO. Loris

Anônimo disse...

RODRIGO,não assisti a partida e soube do resultado agora quando li o seu comentário.
A pergunta que não quer calar:"os jogadores queriam que a AA continuasse de treinador,segundo o amigo houve mais disposição em campo e o GOIÁS era a melhor campanha do segundo turno.O que terá acontecido? Jogaram para o LAZARONI" ?
Vou assistir o vídeo e amanhã darei uns pitacos.Tentarei entender se foi milagre,rsrsrs.Boa noite.JOTA.

Anônimo disse...

Há muito não assistia o time jogar. Com um pé atrás, vi o jogo pela TV. Primeiro chute do Botafogo em direção ao gol ocorreu aos 30 minutos, demonstrando a fraqueza do ataque. Sempre disse que João Paulo recuperado plenamente voltaria a ser muito útil ao time. Outros destaques: Gabriel e Marcelo. Nulidades: Luís Fernando e Rodrigo Pimpão. Parece que a saída do estagiário do comando técnico deu novo ânimo ao time, a ponto de contagiar os aposentados em atividade Diego Souza e Cícero.

Miguel

Anônimo disse...

O que mais me chamou a atenção foi a redução sensível do tic tac improdutivo; de um pouco mais de tentativas de chutes; passes mais diagonais; mais chutes pra frente (como antigamente).
Jacob

Sergio disse...

Não entendi a crítica do Adalberto, completamente sem sentido, afinal quem estaria satisfeito com o Barroca e quem está satisfeito com esse elenco. Parece que certos torcedores perderam totalmente a noção do que é o Botafogo,E quou Botafogodo que efoi e precisa ser resgatado,esteaí não pode ser parâmetro. Torcer sempre, nos conformar, nunca. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Loris, fecho contigo. Por isso ainda acho que a saída dele foi tarde a beça.

Jota, houve mais vontade nítida. E um time menos burocrático. Visivelmente mais direto.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo.

Não com uma vitória que eu vou jogar confete nesses indolentes. Mas afirmo com convicção, o time do Botafogo é fraco porém tem só uns 4 ou 5 melhores tecnicamente.
Esse campeonato prima pela baixa qualidade técnica. O que não pode é ficar o tempo todo jogando pra trás e pros lados, e correndo pra não chegar.
Basta tão somente um pouquinho de garra e vontade de vencer e estaremos fora desse terrível drama de segundona.
Vamos ver daqui pra frente como se comportarão. Eu estou com vc, perder é ruim, mas faz parte do jogo. Mas perder sem esboçar nenhuma reação é dose.

Obs. Esse bochecha que feio até no nome, fica jogando fora dos padrões de estética. Como não aparece pelo futebol quer aparecer jogando de biquíni igual a uma bichinha "pão com ovo". Ridiculo, parece que ele acha bonito ser feio, mas do que é !!!

Patinhas.

PAULO FERNANDO disse...

Sensação que soltaram o freio de mão. Mudança radical de velocidade, de jogo mais agudo, de bola pra frente só invés de toque para trás. O Barroca precisa conhecer uma coisa nova no futebol que é o gol. Um time precisa ir atrás do gol. Não tomar gol é a SEGUNDA regra e não a primeira. Ele inverteu as bolas (com trocadilho mesmo). Discordo apenas da nota do João Paulo um monstro em campo e do Diego Souza que soube medir bem a velocidade do jogo, acelerando ou segurando quando necessário. E uma palmas para o Pimpão pela garra (o terceiro gol veio de um cruzamento nessa "vontade" contagiante). Não ganha jogo, mas ajuda a vencer.

Anônimo disse...

Ironia, Rodrigo.
É que tendo a ver o lado bizarro dos eventos de um modo geral e isso inclui, claro, o futebol, principalmente no que concerne ao atual Botafogo.
Não vi o jogo. Somente conferi há pouco os tais melhores momentos e não pude deixar de ver o Benevenuto envolvido no gol do Goiás.
Na verdade, o bravo zagueiro é dos poucos que manteria para o próximo ano, o que não afasta a bizarrice de ele ter feito dois gols contra num intervalo de horas e em dois jogos distintos.
Levi

Rodrigo Federman disse...

Miguel, não entendi. O time foi muito mais direto e objetivo hoje do que em todos os jogos recentes.

Exatamente, Pai.

Pois é, Sérgio. Tem bobalhão medíocre a rodo por aí. Heheheh

Hahahaha. Patinhas, durante o jogo eu também pensei nisso: O Bochecha poderia explicar porque quer mostrar as perninhas. Tem uns caras que se preocupam com coisas pequenas e esquecem de correr mais. Hehehe

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

É oficial, o único que pode desbancat o Flamengo...

Breno

Rodrigo Federman disse...

Paulo, sim. Tiraram o time do freio de mão chamado Barroca. Ainda bem.

É, Levi. Ele é dos poucos que joga com raça sempre.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ok, Breno.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Gostei do time hoje. Dentro das limitações que temos foi um bom jogo. Gostei da atuação de quase todos, menos do Luiz Fernando... Falando nele, hoje foi a prova que ele não pode seguir como titular com o Léo Valencia no banco. O Yuri é melhor que o Lucas Barros e Gilson juntos. Alan Santos não pode entrar mais. O gol contra do Marcelo não foi culpa dele, foi azar. Falando nisso ele para mim é um bom zagueiro e deveria ser titular em qualquer posição. Dentro dos atacantes que o time tem prefiro o Pimpão realmente, não gosto dele, mais joga com vontade e tenta algo, diferente de Tanques e Rangeis da vida. Essas foram as principais conclusões que tirei do jogo hoje. Vi os jogadores com mais raça hoje ou foi impressão minha?
Felipe

Marcelo Botafogo disse...

Ainda bem que saímos desses longos 27 pnts

Rodrigo Federman disse...

Felipe, não foi apenas impressão não. O time jogou visivelmente com mais raça e empenho.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, mesmo assim, calma. Ainda faltam longos 16 pontos.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

A escalação inicial, fora o Yuri, "foi a de sempre", a disposição em campo é que foi completamente diferente.
Tanto que antes dos 10 primeiros minutos já tinha finalizado a gol; além disso, marcou um gol, obrigou o goleiro adversário a fazer uma grande defesa e teve um gol anulado pelo VAR. Inclusive com alguns lançamentos do Bochecha e um Cicero "mais participativo". Muito mais objetivo do que as últimas 795 partidas do Time com o Barroca,
E isso não significa que o primeiro tempo foi exemplar, já que faltou uma melhor marcação pelo lado direito e uma melhor movimentação no ataque.
No segundo tempo o adversário adiantou as suas linhas e o BOTAFOGO teve problemas, os de sempre, mas não baixou a vontade e nem a objetividade, tanto que fez o segundo gol ao aproveitar uma saída errada na defesa do adversário.
Sofreu um gol em uma bobeada e imediatamente fez o terceiro, que garantiu a vitória.
Tecnicamente não há como melhorar, resta melhoras as partes táticas e físicas e principalmente disputar o jogo, como foi feito hoje.
Neste momento, a vitória é o que importa e uma 'tranquilidade" para a próxima partida.
A ideia de jogo do Lazaroni pode ser parecida a do Barroca, mas a sua aplicação no jogo foi diferente, claro que isso não é uma conclusão, pois foi apenas um jogo.

Uma observação: O Assistente de Árbitro de Vídeo 2, na partida de hoje chama-se Flavio Gomes Barroca.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, disse tudo. O esquema foi o mesmo, mas a postura e até mesmo maneira de jogar mudou. Saímos um pouco da mesmice medíocre que havia impregnado em GS. Pelo menos no jogo de hoje.
Abs e SA!!!

Assimos disse...

Salve Salve, amigos do CB!

Estamos longe de ter jogado bem, — dificilmente isso vai acontecer porque falta muita técnica para 90% deste elenco, mas pelo pouco que agredimos e mostramos VONTADE, ainda conseguimos fazer 3 gols, isso mesmo, T-R-Ê-S G-O-L-S. Será que os jogadores receberam os salários? Hehehehehe

Abraços e SA!

Rodrigo Federman disse...

Assimos, e ainda teve o gol anulado. Ou seja, noite que não estávamos acostumados a ter. Hehehe
Abs e SA!!!

Assimos disse...

Uma noite de milagres. Hehehehehe

Abraços e SA!

Adelson disse...

Eu não me importo mais com nada. Só quero mais 17 pontos. O elenco é medíocre e nunca vai produzir futebol de qualidade. Temos que vencer mais 6 jogos. Não será fácil. Valeu pelos 3 pontos e mais disposição do time. Vamos em frente. Temos que nos manter na série A, é vital para o futuro do clube. 2020 que venha com outros ares.

Rodrigo Federman disse...

Total, Assimos.

Isso aí, Adelson.

Abs e SA!!!

Celso Ricardo disse...

Precisamos de mais 4 vitórias.
Detalhe: DS fez de tudo para o amarelo.

Celso Ricardo disse...

Perfeito!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Celso.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Celso, acho que mais 5 vitórias para não ter risco algum.
Abs e SA!!!

Celso Ricardo disse...

Rodrigo,com mais 4 vitórias, força a galera do Z4 a ter que vencer 7 jogos do 14 que faltam,para nos alcançarem. Não acredito.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Celso. De fato, fica pouco provável, mas ainda assim, a matemática nessa situação ainda não fica exata. Hehehe
Abs e SA!!!

Celso Ricardo disse...

Com a saída do estagiário, somente uma catástrofe nos rebaixará. Resta saber se as PV(com licença,JOTA) deixarão Valentim trabalhar.

Rodrigo Federman disse...

Celso, prefiro aguardar um pouco para afirmar isso, pois os próximos dois jogos serão complicados.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

E o Alex Santana?
SA!!!

Fatos disse...

. Iury muito mais pronto que o Lucas Barros, inclusive fisicamente

. Diego Souza vai relativamente bem quando joga pelo meio campo, podia tá mais fino, mas jogando de meia ou até de 2° volante mostra que é útil.
Só não pode ser ele + Bochecha + JP + Cícero. Alguém tem que sair pra entrar alguém na posição que Diego Souza inicialmente foi escalado

. O que foi esse recuo meu Deus do céu! Nemp em pelada vejo isso.

. Fernando e Cícero não conseguiram cobrar um lateral em determinado momento do jogo.

Fatos disse...

Receberam parte hoje

Adelson disse...

Que conta vcs estão fazendo? Temos 30 pontos.. Em 2013 a Portuguesa foi rebaixada com 44, o Flamengo quase cai com 45, e o Fluminense quase cai com 46.
Precisamos de 47 pontos. Talvez 43 ou 44 sejam suficientes, mas nunca se sabe. O certo é pensar em 6 vitórias antes das últimas rodadas, quando a coisa vai ficar ainda mais difícil.

Celso Ricardo disse...

Na 24° rodada,em 2013,o primeiro rebaixado,o FluminenC, tinha 33 pontos. Hoje, o 17°,o Ceará, tem apenas 23 pontos. Por isso a elevada pontuação,em 2013,para fugir do rebaixamento, citada pelo nobre Adelson. Em 2019,com 42 pontos,dificilmente algum Clube cairá.

Rodrigo Federman disse...

Sem previsão, Márcio.

Fatos, sim. O Yuri parece mais pronto do que o LB. Mas, ambos, fracos.

Valeu, Celso.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Adelson, prefiro ainda esperar por mais 5 vitórias e 1 empate. Rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Creio que a explicação sobre a diferença entre o Time do Barroca e do Lazaroni, em apenas um jogo, pode ser explicada pelas declarações dos próprios técnicos:

Barroca:

Por que o Botafogo geralmente é um time lento?

Eu tenho uma responsabilidade grande nisso pelas minhas escolhas. Eu tenho escolhido linha de quatro e triângulo no meio com característica de conservação. Mas eu entendo que isso não é o principal para a falta de velocidade e sim a característica dos homens de frente.
O Diego (Souza) não é um homem de atacar espaço. Luiz Fernando também não é, apesar de ter velocidade. Tínhamos o Erik para atacar espaço, o Biro Biro também faria isso. Não encontramos ainda... Nem posso criticar tanto meu meio-campo, hoje eles não têm muita possibilidade para utilizar a bola em espaço. Por mais que todos tenham bom passe.
Por isso optamos por outra característica. Não posso crucificar o meio porque é uma escolha minha. Por isso tenho optado pela sequência de um mesmo time. Temos um time-base, muda uma coisa ou outra por suspensão e lesão, mas temos uma base. Aposto nisso para criar uma homeostase de entrosamento, relação entre eles e vamos deixando a velocidade para ocasiões especiais do jogo.

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/do-porrete-ao-estilingue-barroca-detalha-primeiro-turno-do-botafogo-entre-erros-e-acertos.ghtml

Lazaroni:

Hoje já vimos um Botafogo finalizando mais...

Foi uma coisa que cobrei muito da parte deles. Preencher a área, fazer cruzamentos, finalizar de fora da área. Falei que tinham de executar mais isso, até para gerar mais confiança na equipe e um pouco de falta de confiança na equipe adversária. Foi mais ou menos o que aconteceu com a bola parada principalmente. A gente fez um gol, teve um gol anulado. Então isso gera confiança, mas é mérito total do trabalho deles.

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/lazaroni-revela-primeira-conversa-com-grupo-do-botafogo-antes-de-vitoria-resgatar-espirito.ghtml

Barroca disse que optava por um meio campo com "característica de conservação" e que não tinha jogadores para "atacar os espaços".
Isso me faz acreditar que ele, Barroca, orientava ao Time segurar demasiadamente as jogadas; jamais vislumbrou a possibilidade de que no futebol nem sempre dar velocidade ao jogo significa correr muito, pois pode-se correr muito e de forma errada.
Já o Lazaroni declarou que pediu aos jogadores para finalizarem mais de fora da área, executar cruzamentos, preencher a área, o que me permite dizer que foi mais objetivo.
E isso se reflete em algumas jogadas que praticamente não ocorriam na época do Barroca.
Bochecha fez alguns passes longos, finalizou por duas vezes, uma na entrada da área que obrigou o goleiro a fazer uma grande defesa, a outra finalização redundou no gol do João Paulo; o terceiro gol foi uma bola lançada pelo Cícero, que teve um gol anulado pelo VAR, da entrada da área para o D. Souza e na sequência gol do Valencia.
Luis Fernando finalizou por duas vezes, na primeira até poderia ter passado a bola para o Yuri fazer a jogada de fundo, na segunda um chute por cima do travessão; e o Fernando que acertou uma bola na trave em uma jogada de cabeça.
A diferença é que bem ou mal, mesmo sendo apenas um jogo, o Lazaroni jogou futebol profissional, tem a vivência dentro de campo, o Barroca, creio, é apenas teórico.
E sou um critico de muitos dos que citei "positivamente" no jogo de ontem, deixo claro.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Pelas palavras de um e outro, dá para ver as diferenças de ideias. E o Lazaroni parece ser mais inteligente, observando e tentando adequar o que tem à disposição a um esquema mais apropriado. E não igual ao Barroca queria, fazendo um time fraco jogar como jamais teria condições.
Abs e SA!!!

Alex disse...

Faltam 17 pts... é o nosso objetivo ... o que passar disso É MUITO LUCRO COM ESSE ELENCO FRACO E SEM VONTADE....

Rodrigo Federman disse...

Sim, Alex.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Volta contra o Vasco. Eu acho.

Rodrigo Federman disse...

Tomara, Fatos.
Abs e SA!!!