14/11/19

Ainda não passou

















Palavras do zagueiro Gabriel, após a vitória sobre o Avaí e antes do jogo de domingo, contra o Athletico/PR:

"- Todo jogador não espera viver um momento difícil desse, estar perto do Z4. Acaba entrando a insegurança, bate a dúvida, a desconfiança. Mantivemos a confiança e a humildade de trabalhar, neste momento difícil. Mas passou, agora queremos avançar para não entrar mais nessa zona de desconforto".

Eu deixo uma pergunta (com considerável dose de esperança): Será que o momento difícil passou mesmo? 

Fico preocupado, afinal, foi apenas uma vitória (jogando mal), em casa, e contra o pior time do campeonato.

Eu espero - de verdade - que os jogadores não achem que está tudo ok agora. A atenção precisa ser redobrada contra os paranaenses, que são muito mais perigosos e fortes do que o Avaí.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

11 comentários:

Sergio disse...

Rodrigo, eu achei o time muito ansioso e nervoso contra o Avaí, principalmente pela obrigação de vencer o lanterna do campeonato. O time parecia que carregava um peso nas pernas e a bola queimava nós pés, e um time fraco como é esse atual do Botafogo a instabilidade emocional prejudica em dobro, por isso o Gabriel falou desse desconforto.
Veja: contra o Flamengo que era o franco favorito o time inacreditávelmente não tremeu, e se não fosse o idiota do LF o Botafogo poderia ter até vencido.
Acho o jogo contra o AP muito difícil, a vitória só virá se a sorte estiver do nosso lado, pois o Atlético é mais time, e jogando em casa fica mais difícil vence-lo. Mas se ganhar ou até empatar acho que o Botafogo não cai. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Sergio. Esse time, além de fraco tecnicamente, não tem personalidade para assumir grandes resultados ou tarefas. É o perfil do grupo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Infelizmente a expectativa é mais um jogo fora de casa, onde parece que o Sub 15 do Botafogo é que está em campo.

Na torcida para ser surpreendido.

Resende

Rodrigo Federman disse...

Resende, a expectativa realmente não é diferente disso. Cabe a eles nos provar o contrário.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O sufoco ainda não passou.
De qualquer forma, "melhor" estar próximo da zona do rebaixamento do que dentro dela.
Infelizmente essa situação é consequência do péssimo planejamento executado pela gestão Mufarrej/CEP, que mesmo depois de iniciada a temporada e os maus resultados se acumulando, não tomaram providência.
Agora é fazer o que não foi feito durante a temporada, acumular pontos e escapar da série b.
Conseguindo a permanência, que não venham com discursos ufanistas.
SA!!!

Anônimo disse...

Meio fora do tópico....mas a diferença que faz um técnico:
https://globoesporte.globo.com/blogs/painel-tatico/post/2019/11/14/em-detalhes-a-estrategia-de-luxemburgo-para-igualar-o-duelo-tatico-com-o-flamengo.ghtml

Abs

AC

Rodrigo Federman disse...

Com toda certeza, Marcio.

Valeu, AC.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Segui o Link deixado pelo AC e lí com atenção; muito do que o analista frisou, forças, fraquezas, tirar o adversário da zona de conforto... Tudo isso falamos por aqui em algum momento, mesmo muitos de nós não sendo do futebol.
Para exemplificar, citei em várias oportunidades o técnico da Bélgica, Roberto Matinez, que revelou o trabalho executado para tirar o Brasil do seu jogo seguro na copa 2018. Foi vitorioso.
E nesse sentido, o Valentim que errou ao montar a estratégia para o jogo contra o Santos, contra o Flamengo foi bem e quem jogou tudo pelo ralo foi o L. Fernando, pelos gols perdidos e, principalmente, pela expulsão tola.
O problema é que fora o futebol jogado dentro de campo, que é simples, os analistas utilizam palavras rebuscadas para torná-lo uma completa e absoluta "ciência".
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exatamente como você colocou, Marcio.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

E ainda teve "comentarista" que criticou a forma de jogo que o BOTAFOGO empregou no clássico, "fechado e truncado", "que não saiu para jogar", entre outras coisas.
Como se existisse uma regulamentação sobre os estilos de jogo permitido.
Esses caras fingem não saber que o básico no futebol está em anular as virtudes do adversário e se aproveitar das fraquezas; cabe ao time que é considerado melhor, encontrar os caminhos para superar as eventuais dificuldades.
Não pode um "comentarista" desejar que um time faça um jogo que não encontre respaldo nas características dos jogadores e abra espaço para uma derrota e eventual goleada.
Até as faltas são recursos do futebol, o árbitro é quem deve aplicar as sanções.
Eu gosto muito do basquetebol americano, NBA, e eles utilizam e muito as faltas como recurso de jogo, principalmente quando está em desvantagem e o jogo está caminhando para o final.
Voltando ao futebol, esses "comentaristas" também esquecem do famoso catenaccio italiano, um jogo de forte defesa e contra-ataque rápido, mais pragmático impossível. E isso não impediu da Itália ser o que é, no futebol mundial
Por isso João Saldanha estava à frente do seu tempo ao afirmar que "os selecionadores estavam querendo adaptar o homem à roupa e não à roupa ao homem", quando falava do esquema tético/estratégico; para esses "comentaristas", para ser bom, basta atacar... Não é assim.
E se houvesse algum jornalista na coletiva do A. Valentim que tivesse se preparado adequadamente, perguntaria se a escolha estratégica/tática para o confronto foi baseada na vivência que teve no futebol italiano, uma escola de defesas invariavelmente fortes.
Estou querendo muito.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, o fato é que o jornalismo esportivo por aqui está do mesmo nível do futebol praticado. Ou seja, uma merda. Raras são as exceções.
Abs e SA!!!