28/11/19

Chega de desperdícios





Autor do gol da importante vitória de ontem, o Rhuan falou:

"- Sonhei com isso em vários jogos. A expectativa era muito grande. Mas, primeiramente, eu quero agradecer ao meu Deus, que está sempre comigo, e também a todo o grupo, que vem lutando muito pra sair dessa situação complicada. Agora é comemorar essa vitória sabendo que tem mais um jogo difícil no fim de semana".

Resposta padronizada de quase todo jogador de futebol. O blá blá blá que nada diz de efetivo e/ou que mereça destaque.

O Rhuan ainda tem bastante tempo para amadurecer nas suas frases/declarações e também dentro de campo, com a bola rolando. Mas mesmo assim, já mostra que tem potencial com a redonda nos pés. 

É preciso ter calma. Principalmente a torcida. Só que esse amadurecimento só vem com o tempo...
...e jogando. Por isso, hoje o Rhuan é titular - sem dificuldade alguma - nesse time. E é para lamentar o fato do Eduardo Barroca (e até mesmo o próprio Valentim) não ter utilizado ele mais vezes, sempre preferindo Pimpão, Tanque, Luiz Fernando, Victor Rangel e afins.

Quanto tempo não desperdiçamos, né?

Agora eu espero e torço para mais uma mudança: Que o potencial ofensivo do Rhuan não seja colocado em segundo plano, fazendo com que ele precise se preocupar em marcar lateral adversário em todos os lances. 

Foi assim na noite de ontem. Não será sempre que ele terá pernas para chegar na frente e concluir com a mesma perfeição e maestria.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

30 comentários:

Anônimo disse...

Também acho que pode evoluir no quesito futebol. Treinos constantes, dedicação, vida regrada, austera e espartana, enquanto exercer a profissão. Se não se tornar um bestalhão, tipo aquele sujeito que joga no PSG (um dos milionários mais pobres de que se tem notícia), já está de bom tamanho.
Quanto a melhorar o blá blá blá insuportável, sugiro, com todo o respeito, a leitura da obra completa do Eça de Queiroz e, pelo menos, do episódio do velho do Restelo, dos Lusíadas.
E, por enquanto, vá fazendo os gols em nosso favor...
Levi

Anônimo disse...

RODRIGO,concordo com o seu comentário e acrescento que ele e o IC,ou qualquer um que jogue por ali,têm que correr pelos inúteis que chupam sangue o tempo todo.
Sobre a partida de ontem:
1.mais um milagre dos alvinegros que já partiram,para vencermos um time fraquíssimo.
2.para variar,o AV continua escalando mal e substituindo pior.
3.com CÍCERO de cabeça de área e DIEGO BOSTA de atacante,levaremos calor de qualquer time da série B ou C.
4.o esforçado e batalhador AS continua de mal com a bola.É uma pena que ela não goste dele,rsrsr.
5.os enganadores nunca se machucam e o nosso melhor jogador fica de fora,PQP.
O importante foram os três pontos obtidos na base do sufoco.
Mais tranquilo com a vitória,resolvi assistir a outras partidas e ouvir alguns comentários pós jogos.
Sei que BEOCUTAS,mas o que ouvi de um IDIOTA metido a saber tudo de futebol,me deixou P da vida,pois afinal meus ouvidos não são PENICO.
Ele disse mais ou meno o seguinte:"o bom treinador alvinegro,da nova safra,andou se enrolando em algumas partidas e o clube perdeu.Caiu na real,montou um bom esquema de jogo??? e se reinventou??? vendo que o DS era imprescindível e não podia ficar de fora,pois comanda o time em campo,cria várias opções de jogadas,ajuda aos mais jovens e blá,blá,blá.Soltei um VAI A MERDA tão alto que minha mulher veio ver o que estava acontecendo,rsrsrs.
Que o mestre NS,CR e outros saudosos alvinegros continuem a nos proteger.JOTA.

Marcio disse...

O Barroca quando questionado ter preferido manter o Pimpão no Time titular e não dar mais oportunidades ao Lucas Campos, respondeu o seguinte:

"Basicamente essa escolha está pautada em referência. Eu sei exatamente o que posso esperar do Pimpão. Do Lucas eu não tenho referência pregressa. Ele pode driblar todo mundo e fazer um gol de placa. Ou fazer uma partida muito ruim. Eu só vou ter essa referência e essa segurança no momento em que ele for experimentado entrando com a gente ganhando, perdendo, jogando bem ou mal. Isso vai me dar segurança para saber como posso contar com ele. Só o usei em dois jogos (como titular). Preciso de mais referências. Quantos jogos o Pimpão já fez comigo e quantos não fez antes de eu estar aqui?"

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/do-porrete-ao-estilingue-barroca-detalha-primeiro-turno-do-botafogo-entre-erros-e-acertos.ghtml

"Referência pregressa", mais um termo para justificar as muitas teorias furadas do técnicos.
E independente dos resultados, a verdade é que resolveram utilizar mais os jovens porque não havia mais o que fazer e não porque vislumbraram qualidades.
No meu entendimento, Rhuan e I. Cássio já fizeram muito mais do que Pimpão, L. Fernando e V. Rangel nesse campeonato brasileiro.
Rhuan tem 7 jogos, 324 minutos e 1 gol; I. Cássio tem 12 jogos, 631 minutos e 2 gols.
Já o L. Fernando tem 30 jogos, 1968 minutos e 1 gol; Pimpão tem 19 jogos, 1005 minutos e não marcou um único gol; V. Rangel tem 14 jogos, 514 minutos e também não marcou um único gol.
E não faltam jogos onde vimos Pimpão e L. Fernando perderem gols quando estiveram de frente ao goleiro adversário?
Independente da situação financeira, antes de sair contratando a 3/4 ou para contratar qualquer um, melhor olhar para os que estão disponíveis no CLUBE; contrataram jogadores que no máximo, com muita boa vontade (forçando a barra), serviriam apenas para compor o elenco.
Por mais que possamos criticar o Fernando, Marcinho, Yuri, L. Barros, Bochecha, Rickson, Wenderson e outros mais novos, são eles que estão lutando para evitar o rebaixamento do BOTAFOGO. Onde estão os experientes Alan Santos, V. Rangel, M. Vinicius?
O possante Zé Gatinha, 22 anos, recebeu oportunidades antes de praticamente todos os atacantes jovens do BOTAFOGO. Um completo absurdo!
Jamais houve qualquer planejamento para o aproveitamento dos jovens, todos foram colocados porque o CLUBE ficou sem saída por ter contratado pessimamente.
Ao término do campeonato, os dirigentes aparecerão com aquela conversa de jogadores jovens revelados, "ativos" do CLUBE e outras enrolações...
Não me convencem!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Levi, que tenha sido o primeiro (gol) de vários dele no Botafogo! rs

Jota, o pior de tudo, é que com esse esquema e funções dadas ao IC e Rhuan, o Valentim está queimando os caras. Um, mal escalado e o outro tendo que se preocupar com defesa. Isso porque ambos são, em teoria, atacantes.

Marcio, esses professores e suas termologias para tentar justificar o injustificável! hehehe

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sem relação com o tema e com o BOTAFOGO, mas vale pensar sobre.

Em 06/04/2019, sobre o futebol brasileiro:

Bordon, ex-zagueiro do São Paulo, Schalke 04 e Seleção Brasileira

“Ainda tem muita briguinha de técnico estudioso com ex-jogador. A gente tem que parar com essa bobeira, porque quem está perdendo é o Brasil. Só vamos ter consciência disso na hora que não tiver mais jeito. Eu vi de perto a reestruturação da Alemanha. Depois da vergonha, em 2014, falaram que iam mudar tudo e não mudaram nada. Antigamente todo mundo queria jogar. Hoje tem rodízio… Rodízio é o escambau. A gente tá aceitando a mentira”.

Denílson, ex-São Paulo, Palmeiras, Flamengo e Seleção Brasileira

“Hoje tem muito da tecnologia. Eu não acho errado, mas tem jogador que se agarra nisso. Tem jogador que sente algo mínimo e já não joga. Ninguém chama a responsabilidade mais. A questão tática nós temos que acompanhar os europeus, mas não podemos perder nossa irreverência. Os treinadores precisam incentivar o drible”, Denílson

Djalminha, ex-Flamengo, Palmeiras e Seleção Brasileira

“O futebol brasileiro caiu demais tecnicamente. Hoje em dia você não vê uma virada de jogo de qualidade. A parte técnica é o que me preocupa pro futuro. Estão muito preocupado com quanto corre, é gps, exames, mas e treinar um passe? Uma finalização? Olha a quantidade de gols que os atacantes perdem cara a cara. Mas por quê? Porque não treinam”

https://www.msn.com/pt-br/esportes/brasileirao-serie-a/ex-jogadores-criticam-atual-momento-do-futebol-brasileiro-%E2%80%9Cs%C3%B3-vamos-notar-quando-n%C3%A3o-tiver-mais-jeito%E2%80%9D/ar-BBVFRgD

Pois é, rodízio de jogadores, tecnologia "escalando" jogador e estes preocupados com números e sem dominio técnico do jogo...

Me fez lembrar o Barroca explicando o Pimpão e a sua importância no grupo:

" É muito dedicado, tem números físicos expressivos. O GPS dele explode. Tem que melhorar, eu tenho que tirar o máximo dele e ver como posso ajudá-lo."

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/diante-de-meses-decisivos-pimpao-tem-voto-de-confianca-de-barroca-no-botafogo-vai-voltar-a-nos-ajudar.ghtml

E míseros 3 gols marcados em 34 jogos no ano; no campeonato brasileiro, como escrevi acima, não marcou um único gol... Viva o GPS!

SA!!!

Anônimo disse...

Resumo dos comentários do JOTA e do MARCIO: esse treinador não passa de (mais um) embuste completo. Clone do Barroca e vice-versa. Cheios de termos artificialmente rebuscados e lançados no ar, no mais das vezes, inteiramente fora de contexto, com vistas à indesculpável justificativa para as bobagens que realizam a título de trabalho de treinadores que se pretendem minimamente eficientes. Dois embusteiros... mais dois embusteiros.
Há muito que não assistia a um jogo inteiro do Botafogo. Há muito que não vejo um time tão repleto de jogadores muito abaixo da linha da mediocridade, à exceção de João Paulo, Gabriel, Gatito e Benevenuto. Há muito que não vejo um time tão mal treinado, sem o mais mínimo padrão aceitável de jogo. O nosso gol contra a valorosa Chapecoensse foi quase acidental, um lance isolado que acabou se transformando numa obra de arte, mercê do passe (detesto o termo assistência, surrupiado, salvo engano, da NBA) do nosso melhor jogador para o garoto do blá blá blá (que ele aprenda a sair dos lugares comuns), que concluiu com maestria.
Comentaristas do naipe a que se refere o JOTA são pagos para dizerem platitudes, para enganar os incautos, para preencherem os tais programas esportivos (em relação aos quais guardo uma distância higiênica, segura...). Estão ali para a exaltação da mediocridade geral, fazendo com que os ganhadores de títulos continuem a... ganhar títulos!
Nota à margem, encontro-me em estado de penitência por ter feito uma troça a respeito do bravo Marcelo quando dos gols contra, ambos acidentais, ambos como tendo sido a resultante, de resto, do empenho que demonstra em campo, ao contrário do argentino, que, praticamente deu o gol ao desprezível número dois, sem ter tido qualquer ímpeto de impedir que fulano de tal fizesse o gol deles.
Seguindo, o Botafogo deverá escapar da degola, dando fim ao nosso pesadelo, mas não terá sido por qualidade do elenco/virtude dos treinadores/atitudes dos que se têm na conta de gestores. Cético, começo a crer (já disse isso aqui) que os ectoplasmas do Nílton Santos, do Didi e do Garrincha estão entrando em campo...
Próximo ano, se vier mesmo o profissionalismo por que tanto aguardamos, fora todo mundo que atrapalha a vida do Botafogo.
Que fiquem somente os que se doam de verdade. Todos sabemos quais estão no primeiro grupo; todos sabemos quem está lá para fazer valer a força e a tradição do Botafogo.
Levi

Rodrigo Federman disse...

Excelente pesquisa, Marcio!

Isso aí, Levi. Que assim seja, amigo.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Fala Rodrigo e amigos. Acompanhei 25 min do primeiro tempo pela TV e todo resto pelo celular. Ainda vi os melhores momentos. Mas uma coisa tem que ser dita. O santo esta tendo muito trabalho. Pois temos sofrido bastante.

Que dificuldade que o Valentim tem para não escalar o Jean. Eu retiraria o DS ou IC e colocaria ele. Ainda faria um teste com o Cícero jogando mais à frente trocando de posição com o AS. Sobre o DS e IC eu jogaria ao menos um tempo com um dos dois. Penso que o DS deveria ficar pro segundo tempo. Sobre o Rhuan, este deve ser titular absoluto. Mas para o profimo ano, muita coisa tem que mudar. Já me adiantando um pouco. Eu tentaria o Rogério Ceni ou um técnico argentino, se não me engano foi auxiliar do Sampaoli.


SA...André

Rodrigo Federman disse...

André, eu só discordo da manutenção do Cícero! Não dá mais! Falta saco. É um futebol excessivamente burocrático.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Se estivesse no Flamídia, estaria jogando apenas como atacante, sem marcar lateral adversário até a sua defesa, e com multa rescisória na faixa de 200 milhões.

Sergio Di Sabbato disse...

Muito bons comentários aqui no Cantinho.
Acho que o grande problema do time é a insistência do Valentim com o Cícero, que não marca e não corre. Com isso, sacrifica os dois atacantes que o AV insiste em jogar aberto, que tem que ajudar os laterais, simplesmente porque o único que marca nesse meio é o JP. O Rhuan pode até jogar aberto, mas o IC não é jogador de lado, é de área. A solução seria barrar o Cícero e colocaria o Jean. Completaria o meio com o AS que não pode jogar de 3º volante (tá perdidinho) o JP e mesmo não sendo o mesmo colocaria o DS como 4º do meio. Meu time seria: Gatito, Marcinho, Marcelo, Gabriel e Yuri (embora seja mais ou menos). Jean, AS, JP e DS; Rhuan e IC.
Acho que com o esse meio, à exceção do DS a defesa estaria mais protegida, principalmente os laterais, e aí não sacrificaria tanto os dois atacantes.
Sobre o futebol brasileiro, algo que me intriga são jogadores que aqui viram craque (em minha opinião não temos nenhum) e quando vão para a Europa, salvo raríssimas exceções, os times que os adquiriram não os querem mais, mas aqui dado ao baixo nível dos jogadores atuais, se é um pouquinho melhor faz sucesso. Me lembro de uma pergunta que um jornalista fez ao Rivelino perguntando se ele jogaria bem hoje, no que o Rivelino respondeu: "será que os que jogam hoje jogariam na minha época", e continua: "sim, porque quando eu jogava, tinha pela frente zagueiros da qualidade de um Ancheta, Figueroa, Joel, Djalma Dias, Leônidas etc, fora a qualidade dos jogadores de meio campo". Quer um exemplo simples: o Zico que foi um excelente jogador, quando jogava contra o mediano Ademir Vicente, não via a cor da bola, sendo que certa vez ficou tão irritado com o AV que perdeu a calma e foi expulso. E existem muito mais exemplos desse tipo. No futebol atual raramente você um lançamento de qualidade, dribles que abrem uma defesa, o que se vê é muita correria, e aí, que tiver melhor preparo se dá bem.
Eu acho que um dos grandes problemas do atual futebol sã as escolinhas com esses empresário que querem empurrar seus "clientes". No passado, e até o final da década de 80, a maioria dos grandes jogadores eram oriundos do futebol de várzea, das peladas, seja campo ou praia. Didi, Nílton Santos, Garrincha, Pelé, Heleno, Rivelino, Zico, Junior, etc. A maioria chegava nos clubes sabendo jogar bola. Hoje, nas escolinhas, em grande parte, querem ensinar os garotos a jogar bola. Você pode até aprimorar fundamentos, mas escola nenhuma faz craques, isso é nato. Como dizia o Neca: " só de matar uma bola eu sei quem vai ser bom jogador ou não".
Prá quem viu as décadas de 50 até final da de 80, sente uma enorme tristeza em ver o nosso futebol nesse estado, e aí faço coro ao JOTA: essa mídia esportiva brasileira é uma grande porcaria, os caras falam muitas asneiras, mas entendo, eles tem que defender o seu ganha pão, ainda que insistam nas repetitivas asneiras e mentiras. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Com certeza, Fatos.

Sergio, pensei nisso também. Com o Jean mais preso ali, certamente aliviaria para todos os homens mais de frente, pois com o Cícero na proteção é dose para mamute.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Creio que o André tenha sugerido o Beccacece.
As noticias dão conta de que pode assumir o A. Paranaense.

Sobre a imprensa esportiva, outro dia li o que disse o Mano Meneses em um programa esportivo, quando questionado se o seu futebol era "mais do mesmo":

"A gente tem mais do mesmo todos os dias nos comentários. Acho que tá na hora de vir uns comentaristas portugueses pra cá pra dar uma qualificada nos comentários. Seria bom para todo mundo. Não seria justo apenas para o segmentos de técnicos"

https://www.lance.com.br/fora-de-campo/hora-vir-uns-comentaristas-portugueses-pra-pra-dar-uma-qualificada-cutuca-mano-menezes.html

Não acho o Mano Menezes um bom técnico, mas concordo com ele em relação aos comentaristas, são ruins também.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, o Athletico segue dando aula de profissionalismo e estudo de mercado. Não fazem alarde, não entram em leilão e trabalham muito bem na surdina. Que sirva de exemplo para o Botafogo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ah, esqueci-me de acrescentar um dado ao que escrevi acima: TODO O LOUVOR DO MUNDO À TORCIDA DO BOTAFOGO, tomada, vez em quando, por um canalha de plantão (sempre existe um!), como bode expiatório dessas baratas tontas tresloucadas que insistem em apequenar o clube.
A torcida tem levado esse time medíocre no coração, na alma, no colo mesmo, como foi contra o Corinthians no domingo. Não exagero quando afirmo que quem ganhou aquele jogo foram os espectros do Garrincha, do Nílton Santos e do Didi, todos impulsionados pelos que gritavam sem parar no Niltão.
Nota dez, com louvor, para a torcida!
Não se incomodem os amigos se eu voltar a mencionar esse fato mais umas vezes até o final do ano.
Levi

Rodrigo Federman disse...

Levi, isso precisa ser lembrado sempre. A torcida do Botafogo é diferenciada! Por isso nunca aceito quando alguém a critica por qualquer que seja o motivo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Não sabia dessa do Mano Menezes, Marcio!
Deem um prêmio pra ele, somente por ter dado essa esculachada no cretino cujo nome nem se mencione.
Se viessem pra cá alguns comentaristas lá da Lusitânia, garanto que o analfabetismo funcional desses imbecis seria exposto à luz do dia, sem cerimônia, sem piedade.
Levi

Rodrigo Federman disse...

Verdade, Levi.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Pra terminar o dia, tá chegando a hora de secarmos mais dois..., especialmente o desprezível número um!
Levi

Sergio Di Sabbato disse...

Realmente não há como discordar: a torcida do Botafogo é fantástica, e tem feito a diferença.
Até comentei com um amigo que esse ano o cheirinho deu certo e nunca vi tanta gente de camisa mulamba, mas ano passado com o cheirinho fedendo não via isso. Teve até gente que mudou o o ícone do zap e colocou o escudo do coisa ruim. Por que não fez isso ano passado ou nos anos em que deu seguidos vexames? Amigo, torcer quando ganha é mole, eu quero ver é você torcer e gritar o tempo todo quando a coisa tá feia. Isso me lembra um jogo contra os mulambos que eles tinham c quase o triplo de torcida e a torcida do Botafogo calou eles, por isso foi intitulada a torcida mais calada do mundo: só grita quando ganha. Torcedor é igual amizade ou casamento: você só conhece se a relação é sincero nos momentos difíceis, e isso a torcida do Botafogo já demonstrou. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Levi, vai dar certo.

Perfeito, Sérgio. Ninguém ama como a gente.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,para poupar um pouco os alvinegros desencarnados que têm feito alguns milagres e não ficarmos levando calor de times medíocres,por que o AV,com o MATERIAL HUMANO DISPONÍVEL e que ele diz conhecer bem,não muda esse esquema maldito e tenta treinar outro ?
Em face de nossas dificuldades eu tentaria o 3x5x2,pois evitaria sermos dominados até por times fraquíssimos.
Eu escalaria assim:
GATITO
MARCELO,CARLI,GABRIEL
MARCINHO,JEAN,AS,JP E YURI
RHUAN e IC
Reservas para entrarem,LV,CÍCERO ou DS,somente no segundo tempo,caso necessário.
Acabar com essa coisa??? ridícula de obrigar os dois atacantes a jogarem de laterais,para cobrirem a falta de empenho dos dois ex jogadores.
Podem criticar ou discordar à vontade,mas acredito que sofreríamos menos.JOTA.


Rodrigo Federman disse...

Eu também, Jota. Eu também. Mudaria esse maldito esquema tático.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Pois é Levi, Mano Menezes foi cirúrgico.

Uma boa notícia:

Com empréstimo do BMG, Botafogo paga dois meses de salários atrasados ao elenco

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/com-emprestimo-do-bmg-botafogo-paga-dois-meses-de-salarios-atrasados-ao-elenco.ghtml

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Marcio.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Isso mesmo Márcio. Muito obrigado. Uma coisa que pensei lendo os comentários. Virando empresa não seria bom ter um treinador para cada função? Tipo, contratar um Gonçalves ou Gotardo para treinar os zagueiros, assim como acontece com os goleiros? Um Dodô pro ataque. Seria doideira?

Sobre o AP, o Botafogo tem muito o que aprender com eles. Quem sabe alguns cursos de adm?!.

A secada deu certo. Estamos quase virando empresa. Isso se essa diretoria de merda não atrapalhar as coisas.


SA...André

Adelson disse...

A incrível derrota do Cruzeiro para o CSA, no mineirão, garante nossa permanência na 1ª divisão, salvo uma muito improvável sequência de resultados e combinações. Tudo indica que Ceará e Cruzeiro vão lutar pela última posição fora da Z4. Esse campeonato é a maior merda que já vi. O nível é ridículo.

Rodrigo Federman disse...

André, que 2020 chegue logo. E com ele, um novo Botafogo.

Sim, Adelson.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

André, sempre bom poder colaborar com os comentários dos Irmãos de Camisa.
Sobre ter técnicos para as várias funções do Time, também sou favorável...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Marcio!
Abs e SA!!!