08/11/19

Convicto





Palavras do técnico Alberto Valentim, após a derrota para o Flamengo e entrada do Botafogo na zona de rebaixamento:

"- O Botafogo não vai cair, precisamos repetir jogos como fizemos hoje, com muita intensidade, entrega dos jogadores".

Meu comentário: Eu queria acreditar! Juro, eu só queria acreditar...

Até porque, intensidade e entrega ajuda muito, mas de nada adianta se não tiver o mínimo de competência e qualidade técnica. E isso nos falta demais!

O jogo de ontem não me deixa mentir.

O péssimo Luiz Fernando, por exemplo, não me deixa mentir.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

29 comentários:

Anônimo disse...

No cenário mais otimista que projetei, arruma uns 42 pontos.
Vence do Avaí e do Ceará; empata com Corinthians, Inter e Chapecoense; perde para os dois Atléticos. Talvez uns 44, caso vença um desses empates imaginados...
Hora de, como quase sempre, pegar a calculadora... e contar com a anomalia consistente em fazer com que esse time esfacelado faça - em sete jogos dificílimos - o que não fez durante o ano inteiro.
Há nisso tudo muito mais uma questão de fé cega do que a constatação da realidade que insiste em se materializar diante do que ordinariamente vem acontecendo.
De novo - sempre assim em se tratando do que o Botafogo (NÃO) fez durante o ano -, o imponderável: se, e somente SE vencer os jogos que fará em casa, escapa. É o tal do "dever de casa", que já deveria ter sido feito há muito, MUITO TEMPO!
Levi

Rodrigo Federman disse...

Levi, haja otimismo! Eu sinceramente não creio que cheguemos aos 40! Espero muito queimar a língua.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Na verdade, Rodrigo, somente escrevi o que vai acima com vistas à tentativa de arrumar um alento.
Olhando a tabela, reafirmo o que disse outro dia: Cruzeiro e desprezível número um (cuja presença na elite representa uma verdadeira amoralidade, bem como ototal descrédito nas instituições) não caem. Ceará e Fortaleza também não.
Depois da derrota para o Cruzeiro (ali foi o marco temporal), as vagas na série B já estão preenchidas: Avaí, Chapecoense, CSA e ex-Botafogo.
Três rebaixamentos! Não há "time grande" que resista a isso, a tamanha incompetência e amadorismo. Má-fé? Aprendi em direito que a má-fé não se presume. Tem de ser provada... se é que me entendem...
Levi

Marcio disse...

Se mantiverem o ritmo da atuação de ontem, as chances de vitória aumentam, considerando que o adversário, verdade seja dita, vem de vitórias consecutivas e um ataque com 64 gols até o iniciar do jogo e alguns placares contundentes.
É o suficiente? óbvio que não, pois sem gols não há vitória, mas também não podemos desconsiderar que nas poucas vitórias conquistadas ao longo da temporada, não houve um jogo nesse padrão; cansamos de alertar sobre a falta de marcação, aproximação entre as linhas, lentidão...
Desconfiado também estou, não posso negar, mas há um norte, desempenho e resultados nem sempre andam juntos, o nosso desempenho no brasileiro permite até dizer que o número de pontos são inversamente proporcional ao nível de atuação.
Ainda bem que futebol não é justiça!
Como fazer para manter o ritmo eu não sei, mas esse é o caminho, pois os outros adversários, em tese, são piores do que o enfrentado ontem.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Levi, pois é. Uma terceira queda mata de vez o clube.

Marcio, o mínimo a ser feito desde agora é quitar os salários e esperar o mesmo empenho em todos os outros jogos que restam.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo,
A fala do Lorena, jogador do voleibol, retrata muito bem a diretoria que o BOTAFOGO tem.
Não seria o futebol uma ilha de organização.
SA!!!

Anônimo disse...

Anonimo.
Boa tarde
Estou com o Levi. Não vamos cair.
Já há um grande alento o gordo,"Diego Souza", não ser um espectador dentro do campo. Rescindir
o contrato dele é de grande valia: financeira e técnica.
Mario Wayne Polly de Freitas
cep 00620637234.
Abs SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Não mesmo, Marcio.

Mario, juro que não consigo ver nele o nosso grande/maior problema. É um deles, mas longe de ser o pior.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, estou aguardando as opiniões do Jota, Samico, Di Sabbato, Ricardo... São os que lembrei de não ter lido comentários.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, estão todos desanimados. Com todo direito, diga-se de passagem! rs
Abs e SA!!!

Assimos disse...

Salve Salve, amigos do CB!

Sim, falta MUITA qualidade técnica, mas ainda acho que sangue nos olhos e sem o LF e Cícero dá para sair dessa, apesar de ter 1% de esperança contra o rebaixamento.
Eu nunca procuro um único culpado, mas se tivesse que escolher um para o jogo de ontem, esse se chama LF.

Abraços e SA!

Rodrigo Federman disse...

Assimos, sim. Ele foi o principal culpado. Primeiro, porque perdeu um gol que não pode perder. Em seguida, pela expulsão burra, após um erro primário de passe.
Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

O grande problema são os salários. Se dependesse apenas de ontem como parâmetro, não cairíamos. Só falta o Cícero sair. O bosta do LF acho que já era. Entram Jean no meio e Marcelo (quando volta?) na LD. Na frente não temos outro senão Igor. Rhuan e Lucas Campos são incógnitas. É isso e muita oração. Pois com certeza os que estão à frente vão perder pontos.

PAULO FERNANDO disse...

Se pagar mais 1 salário nos próximos dias o time não cai. A torcida n pode abaixar a cabeça, tem que apoiar muito agora. A Raça chegou. Se colocar o Jean, Alex, JPaulo e Valência no meio o time melhora muito. Deixa o Igor na frente com mais 1 e vamos conseguir os resultados.

Rodrigo Federman disse...

Vinny, que percam pontos então. E que sejam muitos, pois eu não consigo mais acreditar nesse Botafogo.

Paulo, eu queria ter esse otimismo! Juro! Hehehehe

Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

Tenho a mesmíssima opinião, Paulo. Otimista mesmo com derrota. Não há males que vem para o bem? Sairemos do sufoco!

Rodrigo Federman disse...

Tomara mesmo, Vinny!
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Que honra o Márcio esperar comentários meus e de outros colegas frequentes no Cantinho para saber nossa opinião, fico lisonjeado.
Prá começar devo dizer que não assisti o jogo ontem, pelo simples motivo que achava que o Botafogo sofreria uma derrota acachapante, e qual não foi minha surpresa saber que o time perdeu mais pela incompetência do Luis Fernando e novamente numa falha do Carli, algo que já se tornou uma constante, do que pela avassaladora diferença entre as equipes. Eu particularmente considerava que contra Grêmio, Santos e Flamengo o Botafogo não pontuaria, pois são times muito superiores assim como o é o Cruzeiro. Até um empate eu achava improvável.
Nos jogos contra o Grêmio e o Santos analisando friamente e deixando a cabeça quente de lado, o grande problema do time foram as péssimas substituições do Valentim. Até as substituições em ambos os jogos o Botafogo se comportava razoavelmente, poderia até ter empatado o jogo, mas ao colocar um atacante inútil e abrir o meio campo a coisa foi pro brejo, além de uma incrível má vontade de alguns jogadores, ou talvez ruindade excessiva.
Pelos comentários, ontem foi diferente e temos que levar em conta a diferença entre os elencos; afinal o Botafogo enfrentou o líder do campeonato e favorito ao título dificultando e muito as ações do adversário, e isso é significativo, e mais significativo é que perdeu no detalhe, na falha e com um jogador a menos. Por isso acho que se o Botafogo mantiver a postura de ontem não cai. Me lembro em 2001 que o Botafogo precisava de 5 vitórias seguidas e o então gerente de futebol assumiu o posto de técnico e conseguiu esse feito. Não me lembro o segundo nome, mas o primeiro era Antônio. Márcio, me socorre!
Acho que o Botafogo vai chegar a 45 pontos, não sei dizer o porque, mas é um otimismo inexplicável.
O fato importante é que o Valentim está tentando, pegou um time viciado em toca toca e cheio de defeitos, e para corrigir isso leva tempo, o que me leva a concluir que a demissão do Barroca foi tardia: deveria ter sido demitido na terceira derrota depois da parada da copa América, pois os resultados mostraram a involução do time. Mas como o Botafogo é dirigido por amadores incompetentes, nada fizeram. E olha que a torcida já tinha visto que a coisa não andava.
Aliás, depois das eliminações vexatórias em todas as competições que participou, fosse uma diretoria com um mínimo de entendimento, teriam reforçado a equipe. Porém, nada foi feito e ainda perdeu jogadores. Um time que não conseguiu ganhar do Americano de Campos, eliminado do fraquíssimo carioca, eliminado pelo fraco Juventude na CB, vai conseguir ganhar de times infinitamente superiores? Mas amador é amador. Já foi o tempo em que o Botafogo era dirigido por amadores, mas muito competentes e que botavam grana, muita grana no clube. O JOTA é testemunha disso.
E se cair? Se cair vai dificultar o processo de recuperação e mais triste é que essa torcida não merece, aliás, li que ela deu um show. Mas se for para profissionalizar o clube, que siga o exemplo do River Plate, que saiu da segunda divisão do campeonato argentino, já venceu duas LA e está na final tentando o terceiro título da LA em menos de 5 anos. Que venham dirigentes iguais aos do River Plate. O Botafogo e sua torcida merecem. Essa torcida que nunca abandona sua paixão. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, foi exatamente o que aconteceu ontem. Um time brioso e que dificultou a beça para o melhor time do campeonato. Eu só espero que o seu otimismo prevaleça no final, amigo.
O diretor que se referiu era o A.Clemente?
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Antônio Clemente, isso mesmo ( a idade é flórida). Foi incrível o que ele fez, e foi só no papo, igual ao CA Torres em 93, papo de boleiro, coisa que falta no Barroca. Infelizmente no ano seguinte essas bestas que destroem o Botafogo ano a pós ano não aprenderam a lição e conseguiram rebaixar o clube pela primeira vez, e a queda começou quando o Abel chutou o balde e abandonou o clube.
Me impressiona como essa turma que vem destroçando o clube consegue continuar lá dentro. E quiseram expulsar o Bebeto por causa de um broche! Pobre de nós. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, essa quadrilha não larga o osso.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Di Sabbato, tenho por hábito ler atenciosamente todos os comentários e de fato observei a ausência após o jogo... Tenho muito respeito por todos que aqui escrevem, o nível é excelente.
E nem preciso falar do Rodrigo, que disponibiliza tempo e esforço para manter esse Espaço ALVINEGRO.
E sobre o técnico, de fato foi o Antonio Clemente.
SA!!!

Eduardo Samico disse...

Rodrigo e amigos, tal qual o Sergio, sinto-me extremamente honrado com a lembrança do Márcio e aqui venho atender sua convocação. Aproveito para deixar registrada minha admiração ao amigo de Cantinho Botafoguense que sempre traz comentários ponderados, faz pesquisas, busca informações e nos mostra os links encontrados e, extremamente educado e respeitoso que é, nunca trouxe assuntos alheios ao que se propõe aqui nesse espaço que o Rodrigo criou e mantém com tanto zelo.

Isto posto, e em que pese meu profundo desânimo e desgosto com os rumos que o Botafogo tomou não é de hoje, confesso que me surpreendi com o resultado.

Não vi o jogo, não acompanhei, preferi me poupar; fiquei ouvindo Frank Zappa e relendo alguns contos de Machado de Assis, tentando me manter completamente alheio, enquanto aguardava o desenrolar do jogo para vir aqui no CB saber o que ocorrera.

Era um dos que temiam por uma goleada, afinal vínhamos de 2 (3 a 0, Grêmio, 4 a 1 Santos). O esgoto, que ainda não vi jogar e certamente não verei, vem de resultados excelentes, com um ataque com elevada média de gols, tudo apontava para mais um vexame histórico.

Ao saber que perdemos para o virtual campeão brasileiro, com folgas, nos estertores da partida, e que ainda disputamos boa parte do 2º com 1 a menos, confesso que bateu uma esperança de que, em se mantendo o espírito com que o time disputou essa partida nas demais que temos pela frente, possamos amealhar uns pontinhos e conseguir escapar do rebaixamento.

O Márcio, sempre ele, aliás, agradeço a confirmação em postagem de uns 3 ou 4 dias atrás a respeito do Renato Carioca e do gol da vitória no jogo de 97, mas, dizia eu, o Márcio criticou a demora em se proceder à destituição do G. Noronha do cargo de VP de futebol. Realmente a direção do Botafogo é de uma letargia ímpar. Demoraram a trocar o Barroca, o mesmo ocorreu com o GN. Reagem, quando o fazem, com muito atraso e prejuízo. Todos os sinais apontavam para o cenário de horror que temos agora. Torço para que o dito "antes tarde do que nunca" funcione e que, aos trancos e barrancos, escapemos da série B.

Agora é o treinador não inventar, não fazer substituições estapafúrdias, encostar uns caras que não tem a menor condição de jogo (LF, Morfeu Souza), fechar a casinha e rezar para Carlito Rocha, Nilton Santos, Garrincha, Mendonça, Valtencir, Bebeto de Freitas nos ajudarem.

Temos que ficar na série A e resistir.

Abs.

Sergio disse...

Rodrigo, quando escrevi que o Barroca deveria ter sido afastado depois da parada da copa América, pelo simples fato de que os resultados eram muito ruins, principalmente pelo fato que com o Barroca o time não agredia, jogava para não perder, e com o tempo isso piorou muito e pior, não tentar alternativas.
Com o Valentim pelo menos há tentativas de mudanças, um time que tenta agredir, um esquema pelo menos mais claro, embora esbarre na fraqueza de vários jogadores, e isso não é culpa nem do Barroca nem do Valentim, mas desse bando que dirige o clube.
Não que o Valentim seja um gênio, acho um técnico mediano, mas que por ter sido jogador, bom por sinal, conhece mais fãs 4 linhas e da linguagem dos jogadores. Tem tentado mudanças, barrou jogadores intocáveis, mas a limitação do elenco é muito grande. Errou feio contra Grêmio e Santos nas substituições, mas pelo menos tenta algo, coisa que no anterior ficou só na homeostase.
Tomara que ele consiga manter pegada do time nesse final e é fundamental quitar os salários, isso é fundamental para a luta de se manter na primeira divisão. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, esse Cantinho é um sucesso graças a vocês!

Hahaha. Eduardo, o mais importante é, como você disse, rezar por Mané, Nilton Santos e tantos outros que nos abençoam lá de cima. Rs

Sérgio, sim, no frigir dos ovos, entre um e outro, prefiro aquele que pelo menos tenta algo diferente quando uma coisa não está dando certo.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Realmente o nível do Cantinho é altíssimo e as exceções confirmam a regra. Também leio todos os comentários, mas geralmente depois de escrever minhas considerações, para não se influenciado, porém, hoje eu tive que ler primeiro todas as impressões sobre o jogo de ontem. Dar opinião sem conhecimento é lamentável e agente lê muito isso na internet. Por isso que tem mané que acredita que aterra é plana. Nem vendo as fotos do satélite. Estamos na era da estupidez. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Verdade, Sérgio. A Era hoje é da estupidez. Será que tem Era pior do que essa por vir?
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Acho que foi o Levi que escreveu recentemente sobre o dito do Nélson Rodrigues, "Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos"
Só que não desconsidero o trabalho de filtragem do Rodrigo para manter esse espaço minimamente saudável.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, precisa haver filtragem.
Abs e SA!!!