10/11/19

Falta um cão de guarda





Notícia retirada do site Lancenet:

"Botafogo é o time que mais permite finalizações na Série A, mas um dos que melhor se defende.

Alvinegro deixa que equipe rival chute mais de 16 vezes por partida do Brasileirão, mas apenas 37% das tentativas acertam o alvo defendido pelo goleiro".

Enquanto a proteção da zaga for feita por Cícero e/ou Bochecha, a quantidade de finalizações dos adversários continuará. Sorte nossa, que falta competência para eles, já que de várias tentativas, poucas vão ao nosso gol. Ainda assim, água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.

Jean na camisa 5 com urgência.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

19 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
E assim vamos, de novo, rumo a série B...

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Ricardo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Me parece que o resultado dessa equação, o que mais permite finalizações e um dos que melhor se defende, meio incoerente. Até porque não necessariamente a bola não vai em direção ao gol, 37% em mais de 16 tentativas, por competência da defesa; a má finalização do adversário também é um fator a ser considerado.
Goiás sofreu 50 gols, Avai sofreu 49, Chapecoense sofreu 47, Fortaleza e CSA sofreram 44 gols/cada um, A. Mineiro sofreu 43, Fluminense sofreu 41 e BOTAFOGO sofreu 40.
O BOTAFOGO entre as 7 piores defesas do campeonato.
Isso pode significar que o aproveitamento dos adversários das bolas que vão em direção ao gol do BOTAFOGO é alto.
Se considerarmos o número mínimo de 16 arremates contra o BOTAFOGO, o adversário consegue acertar o alvo em 5,92 arremates; a média de gols sofridos pelo BOTAFOGO está em 1,29 gol/jogo.
Em 21,8% (1,29 gol/jogo dividido por 5,92 arremates no alvo) a bola termina dentro do gol.
Obviamente é um cálculo bem superficial, pois não sou matemático e nem sei qual metodologia foi adotada que permitiu a tal conclusão, mas existem muitas variáveis embutidas...
O ataque do Barcelona pode ser o mais positivo não por méritos do próprio ataque e sim do Messi, por exemplo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio. Essas contas e estatísticas são muito malucas.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Mas escrevemos aqui inúmeras vezes que esse meio campo é o grande problema, pós não marca ninguém, e a defesa sofre pois está sempre exposta, principalmente os laterais, que já não muito bons, mas sem cobertura e ajuda, a coisa complica muito. Abs e SB!

Marcio disse...

Pois é, Rodrigo.
Ainda sobre o exemplo do Messi, o Barcelona na temporada 2018/19 marcou 138 gols e o argentino fez 51 gols, isso equivale a 36,23% dos gols marcados pela equipe catalã.
E mais, dos 60 jogos do Barcelona na temporada, Messi esteve presente em 50.
Para completar, deu 22 passes para gol, as chamadas assistências, ou seja, 50 gols marcados mais 22 assistências indicam um total de 72 gols na temporada, 52,17% do total de 138 do Barcelona.
Então, quando se fala do ataque do Barcelona em termos de números, entender o efeito Messi é imprescindível.

Dizem os "professores" e comentaristas de que no futebol atual o coletivo supera o individual, minimizam constantemente a participação do craque... O que seria do Barcelona na temporada 2018/19 sem o Messi?
O Barcelona somente ganhou a La Liga, mas somente foi à semifinal da UCL e da Copa do Rei por causa do Messi, arrisco a dizer, já que o futebol coletivo foi bem "normal".

Para terminar, palavras do técnico do Celta, Óscar Garcia, após a derrota por 4 a 1 frente ao Barcelona, pela La Liga. Messi fez 3 gols.

"Com Messi nunca se tem a partida controlada. Ele é incontrolável e atirou para o ar todo o planejamento que eu tinha feito. A sua eficácia em faltas é incrível. Ele mudou a partida por completo. Messi é um jogador que condiciona tudo. Sabemos que sempre que tem a bola nos pés é uma jogada de gol, mas de bola parada, não podemos fazer nada para evitar"

O Craque joga a estatística, estratégia, planejamento, tudo para o alto. por isso que o Canhota sempre diz que existia plano tático até o Garrincha, já que este aplicava o seu próprio plano de jogo.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

É, Sérgio. E mesmo assim, nada diferente além de Cícero ou Bochecha.

Perfeito, Marcio.

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Excelente comentário do Márcio, o mestre das estatísticas, sempre muito boas. E isso me lembra uma frase do Saldanha: "quem faz a história do futebol é o craque". Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

É isso mesmo, Sergio.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Por enquanto a rodada tá boa para o Botafogo, é esperar que o Botafogo cumpra o seu papel e ganhe amanhã. Xô Robin Hood! Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, isso que mais me preocupa! rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sérgio, não sou contra os números, mas o futebol está muito matemático para o meu gosto... Claro que ela pode e deve ser utilizada como uma ferramenta de apoio, mas não pode servir para determinar o que vai ser aplicado durante o jogo.
A mesma coisa é o tal do GPS, muitos jogadores são elogiados porque correm muito; nas tais mesas redondas mostram mapa de calor e tudo mais...
E ninguém se preocupa em saber se correu certo ou errado...
Outra coisa é os famosos ladrões de bola, ninguém se preocupa em saber se após recuperar a posse, fez um passe certo e se esse passe foi em progressão, lateral, para trás...
E sobre os craques, sou sempre favorável, mas penso que o Brasil não tem um único craque; quem mais poderia se aproximar dessa situação seria o Neymar, se apenas focasse na qualidade do seu jogo, no campo e bola.
Tem muito jogador que é chamado de craque é é no máximo bom, coadjuvantes em suas carreiras.
Fazer o quê° A imprensa esportiva precisa vender o seu peixe.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, e assim eles fazem. Vendem jogadores medíocres como se fossem craques.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Só para constar...
Internacional, 7° colocado e brigando por vaga na Libertadores, recebeu o Fluminense.
Público de 13.251... E neste século ganharam títulos internacionais importantes.
Isso só serve para mostrar que a Torcida do BOTAFOGO jamais abandonou, conforme até dirigentes já disseram. Só recebemos pancadas a 3/4.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Marcio.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,já que minha cirurgia é só no final da tarde,estou aproveitando o CB até ser liberado pela Dra,rsrsrsr.
O amigo sabe que quando cito o comentário de alguém é por concordar plenamente.Quando discordo fico calado,pois BEOCUTAS.
Por isso,faço referência aos dois últimos comentários do MÁRCIO que se encaixam nos motivos que me fazem não conseguir assistir as tais mesas redondas esportivas e a assistir as partidas sem som.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Jota! E vai dar tudo certo hoje! Pra você (principalmente) e para o nosso Botafogo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Jota, quando não concordar com o que escrevo, sinta-se à vontade para expressar a sua opinião;
as divergências permitem melhorar um pensamento.
O mesmo vale para os demais companheiros.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso é democracia, Marcio! rs
Abs e SA!!!