30/11/19

Ficou para segunda-feira





O Botafogo não fez a sua parte e foi derrotado por 0 a 1 para o Internacional em pleno Nilton Santos.

Com o resultado, precisaremos aguardar até segunda-feira para saber se nos livramos de qualquer risco matemático de rebaixamento. Para isso, torcida total pelo Vasco contra o Cruzeiro. Caso contrário, viajaremos para Belo Horizonte na quarta-feira precisando somar pontos diante do Atlético/MG.

A respeito do jogo, a mesma incapacidade técnica de alguns jogadores, os erros de sempre nas finalizações e/ou últimos passes, esquema tático que sacrifica os ponteiros e mexida covarde do Alberto Valentim.

Como se não bastasse, a derrota veio com sabor mais do que amargo, afinal, o gol do Inter só aconteceu após um frango do Gatito. 

Resumo da ópera: Não era para ser hoje. Uma pena para os 30 mil botafoguenses que fizeram uma linda festa e acabaram saindo decepcionados com a partida. Exceção aos 15 minutos iniciais, que até deram uma sensação de que, enfim, o time apresentaria um bom futebol.

Ledo engano. Foi mais do mesmo.

Vamos para Minas Gerais buscar os pontos preciosos...
...aliás, que o Vasco permita que nossa viagem na semana seja tranquila, né?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 0 x 1 Internacional

1- Gatito: Falha crucial e imperdoável - 3,0

2- Fernando: Não ataca e nem defende - 4,5

3- Carli: Ganhou quase todas - 6,5

4- Marcelo: Soberano. Joga com muita raça e entrega - 6,5

5- Cícero: Apareceu um pouco mais - 5,5

6- Yuri: Lateral "água de salsicha" - 5,0

7- Luiz Fernando: Nem esteve mal. Pena que quase sempre erra a última bola ou conclusão - 5,5

8- João Paulo: Não repetiu suas últimas atuações - 5,0

9- Diego Souza: Primeiro tempo aceitável. Segundo, apagado - 4,5

10- Alex Santana: Mal demais - 3,5

11- Rhuan: É a válvula de escape, mas exagerou ao segurar demais a bola - 5,5

12- Marcinho: Sem destaque já é melhor que o Fernando - 5,0

13- Valencia: Tentou distribuir o jogo - 5,0

14- Jean: Não conseguiu dar o combate no meio de campo - 4,5

Alberto Valentim: Mata os seus ponteiros por causa desse esquema. Mostrou excesso de cautela ao tirar o Cícero e colocar o Jean, quando precisávamos buscar o jogo - 4,0

37 comentários:

Anônimo disse...

Nosso péssimo time é assim: uma derrota outra derrota uma Vitória uma derrota 2 empates outra derrota e uma Vitória.
Jacob

Adelson disse...

Elenco de merda. Sorte que o Ceará não ganhou. Provavelmente perderemos do Atlético-MG em BH. O negócio é torcer contra a turma de baixo. Esse elenco é um merdão só. Na pior das hipóteses vamos decidir em casa contra o Ceará. haja coração!

Rodrigo Federman disse...

Pai, quando a torcida empolga, eles fazem questão de jogar um balde de água fria.

Adelson, acho que chegaremos na última rodada sem perigo.

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Acho que amanhã acaba o suplício: o Cruzeiro perde para o Vasco. O Gatito tem crédito, mas a falha foi incrível, tão ruim quanto o DS e Rhuan que perderam gols que garantiriam a vitória.
O time é fraco, mas o LF não tem um mínimo de fibra e o AV foi covarde, queria garantir o empate? Repetindo: o Botafogo não tem meio campo, os atacantes são sacrificados porque tem ajudar os laterais que são muito fracos. Enfim, uma derrota ruim, mas vencer é que é um ponto fora da curva nesse time do Botafogo.
Acho que a vida do Ceará e Cruzeiro não é das mais fáceis, e é nisso que acho que pode livrar o time do Botafogo, porque depender dessa turma, só com muita sorte. Até o Gatito que nos salvou em inúmeras ocasiões hoje fez uma M.
O triste é ver a frustração dessa torcida, mas não vamos cair. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, o nervosismo vai até segunda. O jogo não será amanhã! hehehe. No mais, concordo: Erro incrível do Gatito, falhas infinitas de conclusões e o AV com coragem zero para tentar vencer.
Abs e SA!!!

Lilinho de Tininho disse...

É praxe a torcida ir em peso no Nilton Santos e o time decepcionar... E o empate praticamente garantia o Botafogo na Série A... PQP, e esse 2019 que não acaba!!!

Marcio disse...

Derrota para premiar a falta de visão, a teimosia, a incompetência em fazer o mínimo possível em uma partida de futebol. Antes e durante!
O jogo já se inicia com uma enorme desvantagem para o BOTAFOGO, pois o esquema é o estatutário, com três atacantes e obrigando os que jogam pelo lado de campo a marcar e ainda com quem não se dedica minimamente ao jogo e/ou quem não está jogando rigorosamente nada. Fica complicado jogar com menos alguns.
Barrou o I, Cássio, centroavante que era escalado fora de posição e obrigado a marcar, para escalar o mais do que péssimo L. Fernando, além do absurdamente ausente D. Souza.
Fora o meio campo onde A. Santana nada produziu e Cícero… Sobrou apenas e tão somente o J. Paulo.
Mesmo assim, com um pouco mais de competência, o BOTAFOGO poderia ter fechado o primeiro tempo em vantagem, Rhuan perdeu uma oportunidade clara e o “experiente” D. Souza uma outra.
No segundo tempo, o BOTAFOGO começou a apresentar muitos espaços em seu meio campo e o Valentim assistia a tudo passivamente; a primeira substituição foi a entrada do Marcinho no lugar do Fernando, a segunda foi o Valencia no lugar do A. Santana e a terceira foi Jean no lugar do Cícero.
Deveria ter voltado para o segundo tempo com uma substituição, Igor Cássio no lugar do ausente D. Souza e se fosse mais ousado, com Valencia no lugar do L. Fernando e assim passar a jogar em um 4-4-2 simples. Ainda sobraria mais uma substituição.
O problema é que o péssimo esquema tático e a escalação escolhida inviabilizam antecipadamente as substituições; só pode fazer três e precisa de umas cinco.
O resultado disso é que de tanto a bola rondar a defesa, de tantas possibilidades de finalizações, em um chute Fernández foi mal e engoliu um frango, logo ele que é um dos poucos que servem nesse elenco capenga que montaram.
Um prêmio a incompetência, geral e irrestrita.
SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Ah! Agora entendi o até segunda. Pensei que o jogo do Vasco seria amanhã. Mas continuo achando que o Botafogo não cai, não pelo time que tem, mas porque Ceará (nosso último adversário) e Cruzeiro não vencem todos os jogos que faltam, a não ser que aconteça uma catástrofe. É melhor nem citar aquela famosa frase para não secar.
Mas uma das coisas que mais me irritam em futebol é ter medo de ganhar, é não arriscar, e a maioria dos técnicos brasileiros é assim: covardes. Hoje perdemos o jogo sem tentar ganhar, custava alguma coisa arriscar? É flórida. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

É, Lilinho...quando a torcida empolga...sempre acontecem essas merdas. É de praxe.

Perfeito comentário e análise, Marcio.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Hahahah! Isso aí, Sergio. Teremos que aguardar até as 22h de segunda-feira. rs
Abs e SA!!!

Adelson disse...

É tal coisa... vamos torcer contra os outros.. contar com vitórias desse elenco é o fim da picada.

Anônimo disse...

Saindo do Niltão. Vou pro conforto da Serra.
De acordo com quase toda a avaliação. Só achei que o Rhuan não passou de um cisca-cisca. E o Diego Soporífero continua a ser mais do mesmo.
Gatito!! Zé Gatito!
Segunda feira, viva o time da cruz errada
Levi

Celso Ricardo disse...

Cenário pronto para o vexame. Torcida animada e estádio com bom público. Gatito vai demonstrando o porquê de ter sido reserva do Muralha. Teve apenas uma boa fase, assim como muitos.

Rodrigo Federman disse...

Adelson, tem sido assim desde o início mesmo.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Levi, sim o Rhuan hoje foi muito cisca-cisca.

Celso, discordo bastante. O Gatito sempre foi muito bom goleiro. Desde a época do Figueirense.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, só na cabeça desses que comandam o BOTAFOGO para achar que pode jogar com três atacantes e não é somente por desguarnecer o meio campo... E olha que agora um dos atacantes é o Rhuan, que tem a coragem de tentar driblar os seus marcadores, tem boa velocidade e se apresenta relativamente bem nas jogadas de profundidades. Já o L. Fernando...
Agora, não adianta ter dois jogadores de lado se o centroavante é o D. Souza que não tem velocidade e não ataca uma única bola que vem cruzada, seja na primeira trave, na segunda, não importa; ele está sempre atrasado em relação ao homem que vai executar as jogada de linha de fundo.
Passou da hora de ficar definitivamente no banco, pois contribui muito pouco durante os jogos, só "joga" se a bola for nos seus pés. Muito pouco para quem foi contratado para ser uma referência para o Time.
SA!!!

Jacaré disse...

Time L I X O O O O O O!!!!!!!!!!!!!!!!!

Perder, em casa, pra essa baba desse timeco do inter!!!!

Tomara que caia, essa porra!!!!!

Jogadores de merda, técnico de bosta e diretoria sem adjetivos: VÃO TUDO TOMAR NO CÚ, com areia e arame farpado enjerrujado!

Anônimo disse...

Rodrigo e amigos. Como esse time consegue acabar com nossa tranquilidade. Meu Deus!

Esse Valentim é muito burro, pqp. Tem muita dificuldade na leitura do jogo.

O AS desaprendeu a jogar bola?! O cara não está acertando nada. Sobre o DS ainda o acho titular, mas a bola tb não chega pro cara. A única que chegou ele perdeu. Não irá acontecer, mas ele precisar perder umas arrobas. Esse Rhuan é fraquinho tb. Assim como o Yuri. Esse ainda me deixa mais irritado. Pois se acha um senhor lateral.

Pra te falar a verdade Rodrigo. Ainda continuo preocupado com o rebaixamento. Pois acho que o Vasco irá perder pro Cruzeiro. Acho que decidiremos nossa sorte contra o Ceará. Mas estou já torcida pro Corinthians na próximo rodada ganhar.


SA...André

Reinaldo disse...

Por que o Valentim não usa a camisa do Botafogo, alguém explica? Aquela estrelinha ali não engana. Piada

Sergio disse...

Gatito falhou, sim, falhou. Mas quantas vezes salvou o Botafogo de derrotas e vexames maiores. Claro que todos nós estampa chateados com a derrota e a falha do Gatito, mas são coisas que acontece a quem está dentro de campo. Continuo achando o Gatito um goleiro muito bom e se ele foi o responsável pela derrota, aqueles que perderam gols também podem ser considerados pela derrota. Aca e SB!

Lorismario disse...

Que culpa tem o A. Valentim dos gols perdidos pelo Rhuan e pelo Diego? E pelo FRANGAÇO do Gatito? só queria saber. Loris

Rodrigo Federman disse...

Marcio, é muita coisa errada. No time, substituições, esquema tático, etc.

Jacaré, tomara que caia? Jamais! Rs

André, a preocupação existe porque a matemática ainda não nos garantiu, mas eu acredito que o Vasco não perde do Cruzeiro.

Reinaldo, é mais um egocêntrico que quer pagar de professor intelectual.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Fecho contigo, Sérgio.

Loris, os erros dele são na armação tática que mata os atacantes e na mexida covarde ao final.

Abs e SA!!!

Lorismario disse...

Dizia Gentil Cardoso, técnico da era Garrincha: "Não se faz omelete sem ovos". este é o problema do Botafogo. Não há técnico que jeito na ruindade destes jogadores. Loris

Sergio disse...

Márcio, há quanto tempos estamos escrevendo que o Botafogo não tem elenco para jogar com esse esquema? O que faz com que os treinadores que passaram pelo clube esse ano insistem com esse esquema? Burrice. Pois insistir no erro é burrice. Abs e SB?

Marcio disse...

Valentim:

"Quis colocar o Marcinho para dar um gás novo na direita, até a lesão era um dos principais jogadores do time. Depois tive duas mudanças mais forçadas. Alex pediu para sair, coloquei o Leo que era mais ofensivo. Depois o Cícero também pediu para sair, tem corrido muito nos jogos. Coloquei o Jean, um pouco mais defensivo, mas já tinha colocado o Valencia fazendo o papel de 10 um pouco mais avançado. Não acho que deixei o time defensivo. Não tiraria o Cícero se tivesse essa opção."

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/alberto-valentim-analisa-derrota-do-botafogo-para-o-internacional-merito-do-adversario.ghtml

Colocou o Marcinho para dar um gás na direita... Como assim?
Ele, Marcinho, ficou sem jogar por 27 dias, se contundiu no dia 3 de novembro, jogo contra o Santos. Logo, não seria ele quem daria um gás no setor, ainda mais que o L. Fernando estava mal, sempre está, fisicamente e tecnicamente.
E depois alega que precisou fazer duas substituições forçadas... A única que não foi forçada não se justifica, pois deveria ter sido utilizada de outra forma, sacar um dos inoperantes e fazer o Time jogar com quatro homens no meio campo e liberar os dois atacantes para atacar.
E também diz que o Cícero pediu para sair e que tem corrido muito nos jogos e que A. Santana também pediu para sair, fatalmente pelo ainda efeito do tempo ausente por contusão...
Não seria melhor reforçar o meio campo e permitir que Cícero e A. Santana joguem os 90 minutos e assim evitar, pelo menos, uma substituição forçada?
O fato de dois jogadores de meio campo, em um total de três, terem solicitado substituição e os seus atacantes de lado de campo terminam os jogos no bagaço, não sugere que algo não funciona bem?
Sinceramente...
SA!!!

Eduardo Samico disse...

Eu, minha filha e um amigo meu de 81 anos éramos parte dos 30 mil presentes. Mais uma decepção, mais irritação. Alguma surpresa ? Nâo.

O bando em campo não tem meio-campo, esse 433 (estatutário é ótimo, Márcio) que atravessa vários treinadores é totalmente ineficaz, L. Fernando é um dos jogadores mais burros que já vi, Diego Sono (a grande contratacão do ano do Bufajegue, recebido com honras em GS) é uma merda gorda flácida desinteressada e o Valentinho mais outro treineiro de merda.
Osso.
Escaparemos, eu torço, eu creio.
Mas que elenco de merda. Quanto dinheiro mal empregado.
Abs.

Anônimo disse...

O time/elenco é um lixo.
O treinador, que tem a obrigação de estabelecer um padrão de jogo minimamente eficiente, demonstra não estar qualificado para o trabalho a que se propõe. Que o diga o Avaí.
Como se não fosse o bastante, o nosso goleiro toma um frangaço vergonhosamente monumental.
Como se já não fosse suficiente não se saber como meter um gol no adversário, ainda contamos com a "valiosa" contribuição do nosso arqueiro para piorar ainda mais o que está abaixo da crítica.
Vi uma cena que a TV certamente não mostrou: fiquei na oeste inferior, nas primeiras fileiras, bem atrás do banco de reservas do Inter. Uma bola morta, saída pela lateral. Dois, repito, dois jogadores do Botafogo vão até o banco para cumprimentar o Zé Ricardo. Nada contra tais manifestações, mas há um momento mais adequado para essas demonstrações de civilidade e respeito. Antes do jogo e com ele em curso, toda concentração é pouca, máxime em se tratando de uma equipe medíocre como essa do Botafogo. Jogo em andamento é guerra, sem espaço para perda de foco. Antes do jogo começar, logo após o hino nacional, a mesma cena, mas com quase todo o time indo saudar o treinador do Inter. Longe de mim dar uma de incivilizado e mal educado, mas penso que somente após o jogo é que se abre espaço para esse tipo de demostração de afeto.
Vejam lá os jogos da NFL e entenderão o que estou tentando dizer.
E chega desse jogo.
Depois de hoje, depois de ter comprado ingressos para veri vestindo a nossa camisa, penso que aquela pequena dívida está paga.
Refletir duas vezes antes de me aventurar contra o Ceará.
Por enquanto, toda a nossa torcida contra o time da cruz errada.
Levi

Anônimo disse...

Faltou dizer.
Há muito que não falo mal do Niltão. Ok, é melhor ter o estádio (ou estar na posse dele) do que não ter nada,mas aquele treco tem uma estrutura incompatível para aquela relação torcida/clube objeto da nossa paixão, sem mencionar que o acesso está longe de ser dos melhores.
Mas como o que interessa no momento é a sobrevivência, vamos deixar esse sonho maluco para as próximas gerações.
Ah, sim! De novo, a torcida deu um show!
Levi

Rodrigo Federman disse...

Loris, sim, mas existem técnicos que minimizam os problemas.

Sérgio, não é possível que só o técnico não perceba isso.

Marcio, na verdade, pelas palavras dele, seria melhor trocar a preparação física é médica logo, isso sim. Rs

Eduardo, depois eles falam que o problema é a falta de dinheiro, né?

Levi, que o Vasco ajude o Botafogo, pois depender apenas da gente é complicado.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Vou utiliza o exemplo da seleção da cbf dos 7 a 1, onde todos os técnicos são unânimes em afirmar que não havia o que fazer, mas poucos observaram uma situação inicial, a escalação.
O Felipão jogou no 4-3-3, o mesmo a que se refere o estatuto do BOTAFOGO; Fernandinho, Luiz Gustavo e Oscar no meio campo e Bernard, Fred e Hulk no ataque.
A Alemanha foi para o jogo com apenas um atacante de oficio, Klose; os outros da linha atrás desse atacante eram Schweinsteiger, Khedira, Muller, Kroos e Ozil, todos com capacidade de organização e chegada ao ataque, Na defesa, o Low escalou o excelente lateral Lahn, Boateng, Hummels e Howedes.
Ele tinha no Lahn um jogador com capacidade de organizar o jogo a partir da defesa, com boa chegada ao ataque e que também sabia jogar no meio campo; já na lateral esquerda, optou pelo Howedes, um zagueiro que também joga (ou jogava) de lateral.
Resultado, a Alemanha teve superioridade no meio campo e encaixotou os três atacantes brasileiros, pois Fred é um centroavante apenas de área, Hulk apenas tem força e Bernard é de velocidade. No meio campo do Brasil, sobrou L. Gustavo e Fernandinho para marcar e apenas Oscar para organizar, muito pouco.
Howedes não avançava e formava os terceiro zagueiro, quando preciso Schweinsteiger vinha para fazer a sobra e o Lahn recebeu a liberdade para atacar, pelos lados do campo ou se juntar ao meio campo, essa aproximação permitiu que Muller e Ozil, por exemplo, se juntassem ao Klose.
No meu entendimento, não me resta dúvida de que a Alemanha era superior à seleção da cbf, só que ao perder o Neymar, o único com capacidade de fazer alguma coisa diferente e que mal ou bem carregava o time, Felipão deveria ter entendido que não tinha um substituto e ter partido para um esquema de jogo mais conservador, congestionar o meio campo,
Inclusive à época, noticias deram conta de que os observadores haviam alertado ao Felipão para congestionar o meio campo... Colocar o Paulinho no lugar do contundido Neymar e Willian no do Fred, com apenas Hulk no ataque.
Faltou entender que o trio de ataque não eram Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho, que obrigavam os adversários a manter pelo menos dois jogadores na sobra e ter com isso 1/2 time obrigado a somente marcar.
Não se trata de torcer ou deixar de torcer para a seleção da cbf, mas não era time para perder de 7, coisa que nem a Argélia permitiu, já que foi eliminada na prorrogação nas oitavas de final.
Claro que a falta de jogadores com capacidade atrapalha o trabalho dos técnicos, mas acredito também que estes andam se escorando nessa possibilidade para justificar os maus resultados.
Está aí o técnico europeu do rival que em pouco tempo jogou por terra todas as teorias enraizadas no Brasil, poupar jogadores, excesso de jogos, falta de tempo para treinar... Exigiu dedicação máxima durante os jogos, não aliviou nas cobranças e foi bem sucedido.
Ouso afirmar que não fosse por ele não teriam vencido o que venceram.
SA!!!

Marcio disse...

Faltou o endereço da matéria em que tratava do aviso dado ao Felipão pelos observadores.

http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2014/07/olheiros-sugeriram-paulinho-e-saida-de-fred-mas-felipao-bancou-bernard.html

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Grande, Marcio! Sempre enriquecendo demais os debates. Lembrança muito pertinente.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Eu tento colaborar, Rodrigo.
Uma outra lembrança é o Barcelona do Guardiola, que era escalado em uma linha de 4 na defesa; entretanto, quando a bola rolava, Abidal, que não era um lateral esquerdo de apoio, ficava e permitia o avanço do Daniel Alves pela direita.
Busquets, Xavi e Iniesta no meio campo, Messi, Pedro e Villa no ataque.
A não subida do Abidal permitia o Barcelona, com o avanço do Daniel Alves, forma uma linha de 4 no meio campo, ou seja, não perdia força.
Para terminar, poucos ou quase equipe alguma venceria o Barcelona de Guardiola, mas vale a lembrança do mundial de clubes onde o Muricy escalou o Santos no 352...
O Barcelona foi a campo com Daniel Alves, Piquè, Puyol e Abidal; Busquets, Fàbregas, Thiago, Xavi e Iniesta; Messi.
Por que 3 zagueiros?
Foi engolido, embora, repito, poucos conseguiriam fazer frente.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. A diferença de quem é treinador de verdade e quem veste apenas uma carapuça de "professor". É gritante.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Márcio meus parabéns pelo comentário da seleção. Juro pra ti que até hj não vi ninguém fazendo um comentário tão tático.

Aproveitando esse gancho do seu comentário, gostaria de lhe fazer uma pergunta. Com essa mudança prevista nas estruturas, Vc poderia indicar 3 nomes que poderiam treinar e montar esse "novo" Botafogo?

SA....André

Rodrigo Federman disse...

André, aqui no Brasil... dificil.
Abs e SA!!!