07/11/19

Situação de desespero













Botafogo em crise e ameaçadíssimo de rebaixamento.

Flamengo voando, virtual campeão brasileiro e com grandes chances de também levantar a Taça Libertadores.

Torcida botafoguense desesperada, triste, desesperançosa.

Torcida flamenguista eufórica, feliz da vida, comemorando rodada após rodada.

Hoje a noite, no Niltão, os dois se enfrentam.

Eu gostaria muito de me enganar...
...mas prefiro ser realista.

Se o nosso adversário jogar com o mínimo de vontade e seriedade, a tendência é terminarmos a noite de quinta-feira com a maior goleada da história desse clássico.

Que os Deuses, Garrincha, Nilton Santos e todos botafoguenses nos protejam e operem um milagre. 

Caso contrário, preparemos um sedativo para dormir logo mais.

Pra cima deles, Fogão!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

30 comentários:

Anônimo disse...

Você está coberto de razão, mas sei lá.... hoje eu estou com um sentimento diferente pra esse jogo, não deveria, mas estou confiante (não sei porque) que o Botafogo vai surpreender essa noite.

Resende

Chico da Kombi disse...

Faltou o tradicional "pra cima deles, Fogão!" :)

Rodrigo Federman disse...

Resende, tomara que o seu sentimento seja concretizado! rs

Caraca, Chico. O receio aqui é tanto que até esqueci! hehehe! Já arrumei, até!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Hoje, no Cantinho, tem coisas que só acontecem com o Botafogo, dormiremos felizes...
Edgar

Rodrigo Federman disse...

Que assim seja, Edgar!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,mesmo na época das vacas magras,meu saudoso pai dizia que eles sempre se borravam quando nos enfrentavam.
Hoje tentarei assistir,pois algo me diz que iremos incomodar.Aguardemos.JOTA.

Anônimo disse...

Tomara que o AV não invente. É colocar os 11 jogadores na defesa e explorar o contra-ataque. Empate hoje é vitória, mas, quem sabe, de repente Fogão 1x0, gol de Victor Rangel ou Vinicius Tanque, para entrar para a história....
AC

Rodrigo Federman disse...

Jota, eu não estou nada otimista....espero queimar a língua! rs

Hahaah! AC, seria uma benção!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O jogo de hoje à noite é dos poucos que povoam as nossas memórias e os nossos imaginários, razão por que interrompo minhas "férias" e me meto a fazer um comentário e contar uma saga de torcedor apaixonado.
A prevalecer a rotina dos últimos tempos, o ex-Botafogo corre o seriíssimo risco de tomar uma goleada impiedosa e histórica. Dou-me por satisfeito se o desprezível número dois não forçar muito a barra e ficar somente nuns três a zero, e desde que isso sirva, DEFINITIVAMENTE, de lição para que esse lixo de clube/time em que se transformou o ex-Botafogo tome vergonha na cara e vença uns quatro jogos dos que faltam.
Minha missão para a hora do jogo é a de passar um pente fino na monografia de graduação de uma das filhas, antes do depósito na Universidade e defesa consequente.
Rodrigo, se você havia esquecido o tradicional "pra cima deles fogão", acredite, isso não passou de um (não) ato falho, pois todos temos a plena consciência de que esse ex-Botafogo do Seu Nelson/CEP/dentista/Borer/Mauro Ney/Montenegro não vai "pra cima" de ninguém.
Com todo o respeito aos amigos, mas acreditar, por dois segundos que sejam, que o ex-Botafogo tem alguma chance logo mais, equivale a realizar uma indevida incursão no mundo da fantasia. É acreditar que se pode pagar um cafezinho na padaria com uma nota de três reais.
Reminiscência que remete a um otimismo injustificado: primeiro ou segundo turno do estadual de 89, estava eu no Maracanã com um amigo da graduação, num domingo muito, MAS MUITO CHUVOSO. O desprezível número dois, sob o comando técnico do Telê, adentrou o relvado com um time que poderia ser considerado um timaço, até onde admitimos falar em timaço quando se trata do desprezível número dois. (continua...).
Levi

Anônimo disse...

Final de primeiro tempo, um a um. O assim denominado deus deles lá fez um de falta, em falha do nosso bravo Ricardo Cruz (ressalva em favor do nosso arqueiro, chuva, bola molhada, barreira dando vacilo...). Maurício empatou no finalzinho da primeira etapa.
Na segunda parte, a chuva, que já era insistente, engrossou de vez.
O desprezível número dois fez uma blitz e meteu mais dois! Não me lembro e nem quero me lembrar dos nomes dos fulanos de tal que fizeram os gols. Temporal caindo, o Botafogo perdido em campo e o adversário dando um sufoco, conquanto já estivessem ganhando por três a um.
Faltavam, sei lá, uns quinze minutos, quando o Gonçalves (ele mesmo!), jogando pelo desprezível, atrasou mal uma bola e o falecido goleiro deles aceitou: três a dois.
Foi quando a blitz mudou de lado e o valente Botafogo de Gottardo, Galvão, Maurício e Criciúma partiu pra cima deles.
Nos últimos cinco minutos de jogo, numa dessas incursões, Vitor - sabe-se lá como - invadiu a área dos malditos e empatou a batalha!
Não me lembro das raras vezes em que saí do estádio tão feliz. Alguma coisa me dizia (sou cético até o último fio de cabelo, registre-se) que o Botafogo quebraria o jejum naquele campeonato. Não deu outra!
Estava eu também na final, na Folgada do Russão, mas essa é outra história.
Só sei que no três a três, saímos do Maracanã e tomamos um ônibus errado (havíamos deixado o carro na Novo Rio) e fomos parar no Méier, quando saltamos e tomamos o caminho de volta, rumo à rodoviária. No trajeto do ônibus errado, lotado de torcedores do desprezível (estávamos à paisana), uma cena hilária:
Um moleque, dos seus 17 anos, muito, mas MUITO SARCÁSTICO, entra no coletivo e começa o show: "tem algum flamenguista aqui dentro"?, berrava o maluco. "Se for flamenguista, é tudo meu amigo"" "Três a três é jogo de amigo!!". A flamengada espumava de raiva, pois tinham a vitória como certa, mas o moleque botafoguense era tão espirituoso e tão criativo na zoação que alguns flamenguistas não foram páreo para o humor do garoto que caíram no riso também.
Pronto! Contei uma história do Botafogo de que eu realmente gostava e admirava.
E depois vêm uns chatos que nem saíram dos cueiros tentando me ensinar a torcer pelo Botafogo.
Não sabem de nada, os bobinhos. Não sabem que já fui ao Los Larios; não sabem que já fui ao Serra Dourada, em 95 (estádio lotado e confusão na saída); não sabem que já entrei no Met Life Stadium com uma camisa do Botafogo; não sabem que já assisti ao Botafogo da Geral, no Maracanã...
Que não sejamos humilhados logo mais.
Estarei lendo Habermas e a Escola de Frankfurt.
Levi

Rodrigo Federman disse...

Grande comentário e lembrança, Levi. Que hoje todos os Deuses nos abençoem.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Se eu disser que estou confiante, estarei mentindo, mas como o futebol gosta de, às vezes, refutar a lógica, vale mais uma vez "o jogo é jogado, o lambari é pescado".

Levi, meu caro, você disse não lembrar e nem desejar lembrar quem marcou os outros gols deles nesse jogo de 1989.
Mas eu vou "desconsiderar" o seu desejo e vou relatar o autor de um dos gols, o segundo, e explico.
O autor do tal segundo gol foi o Renato Carioca, que em 1997 fez o gol do BOTAFOGO em uma vitória sobre eles, quando a escalação foi completamente de reservas, nem o Joel Santana foi para o jogo, Valinhos comandou o Time.

A coincidência é que no Post do dia 4 , "Pá de cal", lembrei dessa partida de 1997 e o de 1979, dizia que a esperança seria encontrar um Borrachinha, um Renato Sá ou um Renato Carioca.

SA!!!

Assimos disse...

Salve Salve, amigos do CB!

Em outras ocasiões o Botafogo nos surpreendia — quando achávamos que ele perderia, ele ganhava, e muitas destas vezes os times eram fracos.

O amontoado de hoje, além estar bem abaixo da média para se tornar fraco, ainda não tem qualquer vontade de jogar. É por esse motivo que eu não acredito nem por um nanosegundo num possível empate.

Abraços e SA!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, meus 0,001% de confiança se agarram nesses dias em que tudo foge da lógica! rs

Assimos, tô preocupado também.

Abs e SA!!!

Assimos disse...

Rodrigo, minha preocupação nem é perder hoje, porque isso eu tenho certeza, meu medo são os próximos jogos que definirão nossa permanência ou não na série A.

PS: Peço desculpas a todos meus amigos alvinegros pelo enorme pessimismo.

Abraços e SA!

Anônimo disse...

Fato.



Tudo conspira para uma derrota contundente. Porém, como já foi dito, futebol no campo é onze contra onze. Se entrar com seriedade e determinação (esse é o problema) quem sabe poderemos sonhar com uma vitória magra e suada de 1 a O ?

Tenho visto uma grande celebração dos Mulambos, mas penso que antes deles estarem muito bem, os outros é que estão muito mal. Palmeiras, Santos, São Paulo e Grêmio estão fazendo tudo que podem pra entregar o campeonato ao "Framerda".

Não tenho por costume ver jogos da mulambada, mas lendo os jornais, percebo que em algumas partidas o goleiro Diego tem sido a salvação deles. Se as nossas mocinhas jogarem como homens e eles com a soberba que é característica dos exaltados, poderemos surpreender. Mas repito, se entrarem em campo como homens e não como "bichinhas depauperadas".


Patinhas.

Rodrigo Federman disse...

Assimos, o pessimismo é absolutamente justificável.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Disse tudo, Patinhas.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Bem lembrado, Marcio.
Coincidência pouca é bobagem, eu estava também no "jogo dos reservas".
A torcida deles até que compareceu. Do lado direito das arquibancadas, onde os botafoguenses ficavam contra eles, uma meia dúzia de gente que não tinha nada pra fazer, eu entre eles.
Um a zero, gol do tal Renato, de fora da área.
Parece que Joel Santana estava no estádio sim, mas assistia ao jogo dos camarotes.
Dimba era o "décimo segundo titular", dizia-se à época. Não me lembro se entrou.
Naquele ano, estive contra o desprezível número um (não confundir com o dois), numa final de turno, se não me engano. Teve um gol do Sorato(!) em nosso favor.
Já na finalíssima, contra o time da cruz errada, eu não estava. Fiquei em Petrópolis, no conforto do American bar de um restaurante, onde havia uma TV sintonizada no jogo. Reboladinha do Gonçalves na comemoração.
Levi

Felippe Gama disse...

Não é preciso ser Nostradamus para fazer uma previsão, dada as circunstâncias. Por isso, falo pelo futuro breve que está para acontecer: Pior que cair pra série B, é ver o Flamengo ganhar o título do mesmo campeonato que decreta nosso rebaixamento. Senão bastasse a "judiação" - sem síndrome de coitadismo, por favor, mas em tom de abismo de realidade - ainda poderemos ver nosso arqui-super-hiper-ultra-mega-blaster rival, levar a Libertadores. Dessa vez, imagino, não deveremos ter Wright nenhum para deslegitimar o caneco deles. Resta torcer para que Gallardo e seu River Plate, aumentem a hegemonia sulamericana dos últimos anos. Não quero precisar torcer para Firmino, Mané, Salah e companhia...Porque, sejamos realistas!!! A nossa situação e da urubuzada no Brasileirão, já foram definidas!!!

Anônimo disse...

Bem lembrado, Marcio.
Coincidência pouca é bobagem, eu estava também no “jogo dos reservas”.
Um a zero, gol do tal Renato Carioca. Uma bomba de fora da área.
A torcida deles até compareceu. Do nosso lado, meia dúzia de desocupados, eu entre eles. Um amigo de Brasília, torcedor do desprezível número um, estava comigo, meio que torcendo, à sorrelfa, por Romário e companhia.
Até onde me lembro, o Joel “Lenda” Santana estava sim no estádio, mas assistiu ao jogo do camarote. Dimba era o nosso “décimo segundo titular”, como se dizia à época.
Na finalíssima, gol do mesmo Dimba, contra o time da cruz errada.
Não fui à final. Preferi o conforto do American bar de um restaurante em Petrópolis, onde havia uma tv sintonizada no jogo.
Abraços.
Levi

Rodrigo Federman disse...

Infelizmente é uma verdade, Felippe!

Boas lembranças, Levi!

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Aposto na nossa vitória hoje... 1x0
SAN
Neto

Rodrigo Federman disse...

Amém, Neto.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Boa a entrega do BOTAFOGO nesse jogo e se tivesse jogadores com maior poder de decisão, a possibilidade de terminar o primeiro tempo seria provável,
É manter o ritmo e aproveitar a bola longa às costas dessa linha de defesa alta adversária.
Agora, incrível como o adversário gosta de uma moleza, sempre se jogando, reclamando e querendo levar o jogo no grito.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, primeiro tempo digno do Botafogo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Disse o Everton Ribeiro:

"E também não podemos cair tanto porque o árbitro não está marcando."

https://globoesporte.globo.com/rj/futebol/brasileirao-serie-a/jogo/07-11-2019/botafogo-flamengo.ghtml

Explica muita coisa.

Marcio disse...

Rodrigo, se tivesse jogado assim desde o principio do campeonato, a situação na tabela seria outra.
E o Valentim escalou 4 jogadores com características de meio campo, não está no insano 4-3-3.

SA!!!

Anônimo disse...

Só tô com medo desses tantos de cartões amarelos. Segundo tempo tenso!

Marcelo Lopes

Rodrigo Federman disse...

Concordo, Marcio.

Marcelo, só controlar o nervosismo.

Abs e SA!!!