18/12/19

50% da "nova folha"


.














Na semana passada, o CAM disse que a folha mensal do elenco botafoguense será reduzida drasticamente. Algo próximo a R$1 milhão por mês. 

É uma condição vital para que consigamos sobreviver até o próximo passo do Projeto SA.

Para chegar nesse valor, é necessário negociar e dispensar muita gente. E aí vem um grande problema a ser resolvido...

Palavras do agente do Diego Souza (o maior salário do elenco):

"- Ele tem dois anos de contrato com o Botafogo. É obrigatório. É o que está no papel. Não houve sondagens do Sport".

Pepino - dos grandes - para ser descascado.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

31 comentários:

Sergio disse...

Pepino!? Isso é uma abóbora podre.
Eu gostaria de entender como a dívida do Botafogo é astronômica e há anos não contrata nada que seja realmente de qualidade, com raríssimas exceções. Que coisa!
Li em um site, que os MS sairam do projeto porque os brochas da sauna queriam atrelar ao projeto SA uma forma desta mandar grana para a parte social. Futebol profissional não é prioridade para esses velhacos. Abs e SB!

Anônimo disse...

RODRIGO,encosta e manda treinar em separado.
Nenhum jogador aceita isso por longo tempo e logo tenta um acordo para poder jogar.Tudo conversinha do agente que sempre leva algum.
O difícil será encontrar algum clube que queira esse poste inútil.
Fosse uma empresa séria,quem o contratou seria responsabilizado por ter feito esse contrato altamente prejudicial ao clube.JOTA.

Anônimo disse...

Quero ver como vão desenrolar essa aí... Parece que Botafogo pagava cerca de 300 mil esse ano, porém como DS não vai ter mais compromissos com o SP o Botafogo vai ter que pagar integral de 600 mil.

Agora, se fizermos uma conta simples, com uma folha de 1 milhão dividido para 22 jogadores, da uma média de 45 mil/mensais, ou seja, qualquer jogador que ganhar na casa de 150 mil vai ser considerado um peso para o Botafogo.

Agora conseguimos entender o áudio "vazado" do Montenegro, onde ele disse que não ia ficar ninguém, nem mesmo o Gatitto.

A coisa estava feia, mas agora piorou!

Na torcida para o Botafogo conseguir sobreviver nesse Carioca e que consigam os investidores para tentar montar um time digno de pelo menos brigar para não cair, pois se continuar desse jeito aí, nem vai ter Brasileirão para o Botafogo.

Resende

Rodrigo Federman disse...

Sergio, e uma abóbora podre! Pior que eu depositei esperança! Não deu certo, infelizmente. O problema é ficar com essa abóbora cara por mais um tempo.

Jota, eu sou leigo, mas já li pessoas comentando que isso pode até resultar em possibilidade do empregado (jogador, neste caso) alegar que está sendo impedido de exercer sua atividade legal, etc. Se é para continuar pagando caro, que o deixe somando ao elenco.

Resende, precisamos chegar vivos até julho! Que assim seja!

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Eu definitivamente não entendo mais nada sobre essas questões envolvendo contratos no futebol. Vcs devem se lembrar do caso do William Arão? Naquela época a alegação do Arão é que a nova lei da FIFA que tratava dos contratos em entre jogadores e clubes (sem intermediários) impedia a renovação automática. O Botafogo teria alegado (e acredito que isso deu a vitória do clube nessa última instância) que a assinatura do contrato dele com renovação automática era anterior a nova regra impeditiva da FIFA.
Então pergunto, se a nova regra da FIFA impedia renovação automática daquela data em diante, como é que existe um contrato entre Diego Souza e Botafogo com essa cláusula e o jogador alega ser válida?!? Se não era naquela época, porque vale agora? Com a palavra o jurídico do Botafogo.

Marcio disse...

Se a gestão CEP/Mufarrej e Mufarrej/CEP tivessem evitado várias e várias contratações, talvez hoje a folha fosse maior.
Anderson Aquino, Canales (veio contundido), Joel, Pedro Rosa, Tássio, Geovani Maranhão, Jonas... A lista é grane!
O fato é que independente do valor da folha salarial, não se pode deixar de considerar a máxima qualidade dentro do valor disponível; contratar para completar o elenco não resolve.
E esses contratos, gostaria de entender qual o papel do Jurídico, pois parece que apenas colocam no papel as ideias de quem combina os termos. Será que informaram que esse tipo de contrato poderia ser prejudicial ao BOTAFOGO futuramente?
SA!!!

VinnyMarques disse...

Pepino? Isso é uma jaca de tão gordo. Que vergonha pra mãe desse indivíduo. Se pra mãe, que disse ser Botafoguense, ele fez isso, imagine se fosse pra sogra...

Marcio disse...

Sem relação com o BOTAFOGO:

"Ex-presidente da comissão de arbitragem da Ferj é preso em operação da Polícia Civil"

Rabello presidiu a entidade por mais de uma década. No seu apartamento, foram apreendidos documentos, equipamentos eletrônicos e um revólver calibre 38 com munições. Ao total, são 13 mandados de busca e apreensão por suspeitas de organização criminosa, falsidade ideológica e de lavagem de dinheiro. A operação foi chamada de "Cartão Vermelho" e atingiu diversos endereços relacionados à cúpula da arbitragem carioca.

https://odia.ig.com.br/esporte/2019/12/5841835-ex-presidente-da-comissao-de-arbitragem-da-ferj-e-preso-em-operacao-da-policia-civil.html

SA!!!

Anônimo disse...

Eu duvido que os responsáveis pela assinatura de um contrato desses seja assim tão burro, tão - como é mesmo? - amador!
Mais ainda, garanto que todos foram orientados pelos mais estritos ditames da boa-fé, até prova em contrário...
Não sei como o Botafogo ainda existe!
Levi

Rodrigo Federman disse...

Paulo, aguardar o departamento jurídico do Botafogo...tudo pode acontecer! hahaha

Marcio, eu fico impressionado como os advogados do clube não alertam para situações, no mínimo, duvidosas ou curiosas, né? Parece que são apenas figurantes lá em General Severiano.

Vinny, bota jaca nisso! hahaha

Levi, o pior que deles eu não duvido nada! rs

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sobre o que o Jota escreveu, caso "encostem" o jogador, periga ele acionar o CLUBE na justiça alegando assédio moral.
Só para servir como base, em 2017 o Felipe Melo foi colocado para treinar separado do grupo e procedeu uma notificação extrajudicial ao Palmeiras alegando justamente o assédio moral; posteriormente entraram em acordo e o jogador foi reintegrado.
Creio que neste caso é melhor o BOTAFOGO adotar a cautela, pois considerando que.
1- É amplamente noticiado que existe a cláusula de renovação automática e que o jogador exercerá esse direito;
2- Que já foi noticiado que o BOTAFOGO deseja a rescisão;
3- Que é amplamente divulgado que a remuneração do jogador é elevada;
4- Que o BOTAFOGO deseja reduzir a sua folha salarial para 1 milhão de reais.
Não será difícil em caso de afastamento do jogador, provar que o CLUBE está utilizando de artifícios para chegar a rescisão de contrato.
Claro que é apenas um pensamento, nada baseado em legislação, tema que desconheço.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Justamente, Marcio. E considerando a ineficiência do nosso jurídico, para o DS ganhar essa, não custa nada.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Paulo Fernando, no caso do Arão a alegação do jogador era que a renovação era nula porque a nova regulamentação da fifa proibia a participação de terceiros nos direitos econômicos.
Os 100% dos direitos econômicos pertenciam ao próprio Arão; quando o BOTAFOGO o contratou, pagou um determinado valor por 50% e com a cláusula de renovação automática, onde mediante ao pagamento de 400 mil reais, receberia mais 20% dos direitos econômicos, o que totalizaria 70%.
O Arão ainda ficaria com 30%.
A contratação do Arão pelo BOTAFOGO deu-se em janeiro de 20145 e a nova regulamentação da fifa foi anunciada em dezembro de 2014, vale dizer que a fifa já tinha decidido pela mudança em setembro de 2014 em reunião do seu comitê executivo.
Lembro de visto debates à época sobre o jogador ser considerado terceiros ou não...
Em janeiro de 2015 a fifa anunciou que os contratos assinados antes de 31 de dezembro deste ano terão a validade de sua duração. Os acordos firmados entre 1º de janeiro e 30 de abril de 2015 só poderão ter um ano de duração. A partir de 1° de maio de 2015, os investidores estariam "banidos"
Ou seja, quando da renovação, obviamente após maio de 2015, o Arão alegou que ela era nula porque ele detinha ainda percentual dos seus direitos federativos; iria continuar ainda com 30%. Como desejava sair, utilizou-se da indefinição se o jogador seria "terceiro" ou não.
Apenas em maio de 2019 a fifa definiu que os jogadores podem ser detentores dos seus próprios direitos econômicos, ou seja, não são "terceiros".
Não entendo nada de lei, mas mesmo assim me permito dizer que cronologicamente o BOTAFOGO pagou muito alto, considerando uma indefinição; não era para ter "permitido" o jogador permanecer com algum percentual dos direitos, já que a regulamentação foi anunciada em dezembro de 2014 e o jogador contratado em janeiro de 2015. Poderiam ter minimizado o risco, creio.

http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/bastidores-fc/post/fifa-proibe-investidores-no-futebol-partir-de-1-de-maio-de-2015.html

http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/bastidores-fc/post/fifa-proibe-investidores-no-futebol.html

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2015/11/botafogo-vai-pagar-willian-arao-nesta-sexta-e-renovar-com-volante-ate-2017.html

https://globoesporte.globo.com/blogs/bastidores-fc/post/2019/05/08/fifa-muda-regulamento-e-atletas-poderao-a-partir-de-junho-possuir-direitos-economicos.ghtml

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Valeu demais, Marcio.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,conversei com advogados de nossa Empresa sobre isso.
Vale o que está escrito no contrato assinado entre as partes.
Impedir/afastar um empregado de trabalhar por motivos diversos,desde que o salário esteja sendo pago e as leis trabalhistas cumpridas não é considerado assédio moral,etc,etc.Como no futebol praticamente não existe JUSTA CAUSA,existem N saídas jurídicas,até colocar o jogador para aprimorar a forma física e blá,blá,blá.Na justiça,infelizmente,o mesmo fato é interpretado de formas diferentes,dependendo de vários interesse$.
Existem muitas "armações" por aí,pois em um País onde a mais alta corte de justiça está cheia de pilantras,nomeados por ex presos e corruptos vai se esperar o que? Estou dizendo mentira? Não está no noticiário diuturnamente?
Agora,esperar que o clube,com os dirigentes atuais,procedam corretante,fica difícil.
LEMBRE-SE QUE O DIVULGADO NA MÍDIA NEM SEMPRE É O QUE PARECE SER.
E quem sofre somos nós,apaixonados pelo BOTAFOGO.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Entendo, Jota. Mas sabe que sempre o empregado acaba favorecido, né? Ainda mais no futebol, onde parece que os jogadores são pobres coitados e sempre beneficiados em tudo. Atendidos em todos suplícios.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Qualquer sujeito que assina um contrato com cláusula de renovação automática, tem que prever a não execução dessa cláusula por vontade de uma das partes, antes do termo final. Imagina vc contratar a VIVO e depois de 1 ou 2 anos se ver obrigado a renovar um contrato que não lhe é interessante, por "N" motivos. Eu acredito que como tese de direito essas cláusulas são anuláveis. Uma dos princípios que regem os contratos é VONTADE da parte. Como alguém pode manifestar uma vontade em contrato com 1 ano de antecedência? Se o ato de renovação vem do latim RE NOVARE, significa que necessita de uma manifestação expressa de que há o desejo de um NOVO prazo de contrato. Caso contrário qual a diferença de fazer um contrato de 1 ano + 2 de renovação para um contrato de 3 anos?!? Não faz sentido! A única explicação é o desejo implícito das pessoas que assinaram esse "elefante branco" de lesar o clube.
Outra questão é a de saber, caso esse documento seja leonino e cheio de "armadilhas", qual o custo de rescindir essa renovação, afinal é mais vantajoso pagar uma eventual multa do que um contrato inteiro nesse valor, não é?
Eta jurídico bom esse do Botafogo!!! As vezes penso que é mais amigo do inimigo do que amigo.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, penso igual. De repente, é melhor negociar o pagamento de uma rescisão do que pagar mensalmente um ano inteiro.
Quanto ao nosso jurídico, já nem me surpreendo mais, amigo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O fato é que nós que não temos a minima obrigação de pensar nas variáveis de uma contratação, renovação, rescisão, custo/benefício, seja lá o que for, fazemos e em muitas das vezes acabamos por ter razão, o que mostra que muitos dos problemas poderiam e deveriam ser evitados.
Isso me faz lembrar da entrevista concedida pelo Luiz Fernando Medeiros, ex-coordenado médico do BOTAFOGO ao globoesporte:

Canales:

Ele chegou ao clube em maio do ano passado com uma lesão no pé que impedia seu aproveitamento imediato. Tratamos, e em um mês ele estava melhor. Tem um detalhe jurídico, que ele já tinha um pré-contrato assinado quando foi ser avaliado por mim. Se ele não tivesse esse pré-contrato, eu poderia até desaconselhar a vinda dele. Nos restou recuperar o cara. Foi uma situação difícil. Ele estava fora de forma, mas conseguimos recuperar o pé dele.

Falta de integração entre os departamentos

Na minha visão, acho que uma integração maior entre os departamentos seria útil. Embora houvesse um relacionamento muito bom, falta alguém para intermediar e coordenar esse relacionamento. Há um bom relacionamento informal. Você troca ideias e informações, mas falta um gerenciamento das informações. É esse o problema? Honestamente, não sei dizer. Mas acho que ajudaria

Responsabilidade dividida?

É uma maldade colocar na conta do médico as contusões. As lesões não são minhas. Eu não planejo treino, eu não executo treino, eu não planejo viagem... Essa viagem conjugada (Colômbia e Equador) foi planejada sem nenhuma consulta ao departamento médico. Metade do elenco vai voltar. Vale a pena? Você vai ficar com um terço do elenco lá, outro terço ficará aqui, outro terço bate e volta. Não sei se é a melhor solução. Mas foi a decisão da diretoria.

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/magoado-com-demissao-ex-bota-desabafa-medico-nao-provoca-lesoes.ghtml

Assinaram um pré-contrato com o Canales antes da avaliação médica;
Planejaram a viagem sem consultar o médico;
Falta de gerenciamento das informações.

Não me lembro do BOTAFOGO ter rebatido o que foi dito nessa entrevista.
Organização alguma consegue progredir sem integração absoluta entre os vários departamentos.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, é um absurdo, né? Para que servem os advogados do clube, que sequer alertam cláusulas duvidosas?
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Orçamento que não é dos maiores nas mãos de gente muito incompetente explica o vexames que se sucedem.
Podiam dispor de 1 bilhão de reais que iriam torrar a grana, não conquistar nada -tá bom, ganhariam 2 estaduais em 5 anos, e as grandes contratações seriam Ronaldinho Gaúcho e T. Neves. E no ataque o indefectível Barcos.
Essa do Diego Sono é de sentar no meio-fio e chorar lágrimas de esguicho. Dinheiro jogado no lixo.
Só a profissionalização poderá nos salvar.
Abs

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, se até lá não acabarmos de vez.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Peço licença aos amigos do Cantinho para comunicar o falecimento do meu Tio Amaury Fonseca, ilustre Botafoguense, que foi goleiro do time entre 56/58, tendo tido o prazer (dizia ele) de ter jogado naquele timaço de N Santos, Garrincha e Cia. Passei minha vida ouvindo suas divertidas e curiosas histórias do futebol. Foi também jogador da seleção brasileira de polo aquätico. Um atleta no sentido amplo da palavra até o final de sua vida aos 89 anos. Desculpem Rodrigo usar esse espaço, mas onde eu pudesse e tivesse espaço eu fiz questão de homenagea-lo.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, meus sinceros sentimentos! Força nesse momento. E com certeza o seu tio Amaury teve um privilégio para poucos em jogar no Glorioso Botafogo e ao lado APENAS de NS e Mané! Para poucos, amigo!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, um simples fluxograma contemplando o processo de contratações jé evitaria muitos problemas.
Determinaram que a folha é de 1 milhão de reais? Que seja!
Entretanto, quais as faixas salarias no elenco?
Quais requisitos necessários para determinar em qual faixa se enquadra determinado profissional?
Embora o contrato seja a vontade expressa de duas ou mais partes, considerando a legislação existente, não pode o BOTAFOGO dentro de um limite criar uma uniformidade?
Determinar que determinadas exigências, mesmo que legais, não devem ser aceitas, por exemplo.
Deveria ser proibido acordar uma renovação de contrato porque o jogador participou de X% de jogos na temporada, ou renovação porque o clube não rebaixado... As avaliações devem ser qualitativas e não quantitativas ou até uma equação entre qualidade e quantidade.
Melhorar os processos internos também significa economia, uma melhor produtividade.
Desde muito tempo venho escrevendo aqui no Blog que o BOTAFOGO precisava passar por uma Reengenharia, não passou e o resultado está aí.

Só para recordar, em 27/09/2018:

Botafogo espera Flu pagar dívida e aluguel por novos jogos no Nilton Santos.

A relação entre os clubes é boa, como a parceria sugere, mas há certa tensão neste momento. Isso porque o Fluminense não realizou o pagamento do aluguel do estádio (R$ 180 mil) do jogo realizado contra o Avaí, no dia 1º de março. Ao abrir negociação para o duelo com o Grêmio, o Tricolor recebeu uma intimação.
O Botafogo voltou a abrir as portas do Nilton Santos para o Fluminense mesmo com a dívida de R$ 180 mil. A condição é que o Tricolor não só pague o débito atrasado como também os R$ 125 mil do aluguel do duelo de sábado. O Alvinegro segue otimista de que tudo será resolvido sem maiores problemas, com o parceiro quitando tudo na próxima semana.

https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2018/09/27/botafogo-espera-flu-pagar-divida-e-aluguel-por-novos-jogos-no-nilton-santos.htm

Em qualquer operação financeira, quem é inadimplente tem dificuldade na obtenção de crédito.
O BOTAFOGO tinha de receber 180 mil desde 1° de março, mesmo assim cobrou um aluguel mais barato em setembro, 125 mil. Qual a lógica?
SA!!!

Marcio disse...

Ao Paulo Fernando e familiares, deixo as minhas condolências.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, sem contar a questão de quantos jogadores ter no elenco (com essa folha prevista). Tudo precisa ser bastante planejado. Eis o meu medo/receio.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Obrigado Rodrigo e Márcio.
E se o clube deixar de pagar o Diego Souza por mais 1 mês. Já seriam 3 meses??? Rescisão? Ele entraria com uma ação na justiça? Só que nesse caso o Botafogo pagaria 3 meses ($ 600 mil x 3 = $ 1.800 + custas + advogado...). Bem menos do que mais 2 anos (R$ 600 mil x 24 = $ 14.400 M)...Enfim, tem mais caldo nessa sopa.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, tem caroço nesse angu!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Problema do Diogo Souza, foi o péssimo contrato feito por Anderson Barros; com a concordância dos amadores da diretoria.
Mesmo não jogando o que sabe, foi um dos responsáveis por manter o Botafogo na primeira divisão
Aquela vitória, contra o Vasco no primeiro turno com aquele golaço e o gool contra o Corinthians, 06 pontos importantes.

Panda

Rodrigo Federman disse...

Panda, se for analisar apenas assim, todo mundo garantiu pontos importantes. Não considero o DS um dos maiores responsáveis por nossa permanência. Nem de longe. E muito menos se considerarmos o quanto ele ganha e o tanto que esperávamos mais dele.
Abs e SA!!!