26/01/20

A vez dos titulares





Enfim, depois de uma pré-temporada em Domingos Martins, o time considerado titular do Botafogo estreia no campeonato estadual.

Será hoje a noite, contra o Macaé, no Niltão.

Promessa de público para lá de pífio. Primeiro, porque o campeonato não atrai em nada. Segundo, porque o Botafogo fez um planejamento meio sem nexo e resolveu disputar as duas rodadas iniciais com um time misto. Resultado: Duas derrotas e chances bastante reduzidas no primeiro turno.

Por fim, verdade seja dita, essa liquidação de "Black Friday" no clube não está empolgando o torcedor. Só saem jogadores e os que chegam não passam, ainda, de apostas. Verdadeiros tiros no escuro.

Pois é, domingo a noite contra o Macaé, só para os guerreiros mesmo.

Como já voltei de viagem e sou masoquista, estarei ligado na tv.

Pra cima deles, Fogão!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

22 comentários:

Marcio disse...

A irritação é garantida se a provável escalação for confirmada:
Fernández. Fernando, Marcelo, Carli e Guilherme Santos; Cícero, A. Santana e B. Nazário; L. Fernando, Pedro Raul e L. Henrique.
Para ser mais objetivo, o motivo da irritação está na escalação do Cícero e do L. Fernando e essa "M" de esquema estatutário com três atacantes.
E mais, o Valentim fingiu não ver que no jogo frente ao Ceará pelo brasileiro/20149, o L. Henrique baixou o seu rendimento quando no segundo tempo foi deslocado inexplicavelmente para o lado esquerdo. L. Henrique foi no primeiro tempo o jogador mais perigoso do ataque, inclusive com o passe que originou o gol do M. Vinicius.
Aliás, certas coisas no BOTAFOGO são difíceis de entender:
L. Henrique foi bem do lado direito de ataque e o professor o mudou de lado;
I. Cássio fez gols, jogando de centroavante e o técnico o colocou para jogar pelo lado esquerdo;
Aguirre disse que poderia contribuir mais jogando de centroavante, sua posição original, e o professor da época o colocou para jogar do lado direito;
Cícero disse que pode contribuir mais jogando de volante (eu não acredito!) e o técnico cogita utilizá-lo de zagueiro;
Gabriel Cortez nem se apresentou e o técnico já afirmou que pode jogar em outras posições e o comparou com o J. Paulo, ou seja, capaz de ser obrigado a marcar lateral adversário.
Não bastam as dificuldades naturais que o futebol apresenta, sempre procuram fazer pelo modo mais complicado.
Voltando ao jogo e provavelmente veremos os mesmos problemas, Cícero e/ou A. Santana não têm capacidade de cobertura às laterais e Cícero, primeiro volante não será o "garantidor" da defesa; sou favorável a escalação do Artilheiro da última temporada, A. Santana (que situação!), mas o primeiro volante precisaria de um jogador com mais mobilidade.
Além disso, claro, um 4-4-2 simples.
Como pode um técnico que independente dos nomes só trabalha com o mesmo esquema de jogo?
Nem o Guardiola, que criou o chamado falso nove, deixou de jogar com centroavante em outros momentos, trabalhou com Ibrahimovic no próprio Barcelona e ao chegar ao Bayern pediu a contratação do Lewandowski.
Uma coisa é o Messi jogar mais centralizado, pelo lado esquerdo, mais perto ou distante da área... O cara é genial!
Outra é achar que nesse Time do BOTAFOGO os jogadores têm essa versatilidade toda ou são capazes de atuar bem no esquema preferido do professor.
Sou obrigado a repetir, é mais preocupante o técnico do que o Time.
Tomara que eu esteja completamente enganado.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, onde assino? Você disse tudo e mais um pouco. Perfeito!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, a questão principal é que esses técnicos estudiosos, cheios de cursos, se recusam a aceitar o que o ensinamento prático proporciona.
Parecem ignorar que o conhecimento teórico e prático estão intrinsecamente ligados, a prática ajuda no aperfeiçoamento da teoria.
Não entendem que mesmo com toda a evolução tática do futebol, as variáveis atreladas a ele são muitas e não existe esquema de jogo bom ou ruim e sim aquele que melhor se encaixa às qualidades do elenco.
O Liverpool joga com três homens no ataque e de forma diferente do Real Madrid e o seu trio BBC, diferente do Barcelona e o trio MSN, diferente do Barcelona de Messi, Henry e Eto'o, do Barcelona de Villa, Pedro e Messi, isso quando jogava sem atacante de oficio, apenas o Messi mais avançado, e mesmo assim extremamente ofensivo.
Todos atacantes excelentes, Henry, Eto'o, Benzema, Bale, Neymar (quando quer jogar) outros espetaculares, Messi e CR7; só que todos com características distintas, inclusive Messi e CR7, que são espetaculares.
E o técnico nacional acha que todos, invariavelmente, devem correr atrás dos laterais.
Colocar a teoria sem considerar a prática e também acima das capacidades dos elementos não pode dar outro resultado que não seja o de fracasso.
SA!!!

Tiago disse...

Cícero e Alex Santana é osso,eu colocaria o Thiaguinho jogador leve e mais dinâmico.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Eles são mascarados, mas não passam de incompetentes.

Tiago, eu não posso opinar isso , pois não conheço o Thiaguinho. Aliás, me arrisco a dizer que eu e 98% da torcida (ainda).

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Qualquer prognóstico sobre o Time do BOTAFOGO neste momento é apressado.
Ninguém assistiu 1/2 dúzia de jogos destes jogadores, os que chegaram, para afirmar qualquer coisa; inclusive comentaristas que afirmam agora, ainda em janeiro, que o BOTAFOGO é um dos candidatos ao rebaixamento no brasileiro.
Esses comentaristas baseiam-se em nomes para as suas afirmativas, mas se fosse apenas e tão somente por nomes, o Cruzeiro não seria rebaixado; aliás, muitos destes inclusive afirmavam que o "a qualquer momento" o Cruzeiro começa a ganha e sai dessa situação, não é equipe para estar ali na parte de baixo"...
Jogador algum surge craque, o desenvolvimento da carreira é que define.
Um exemplo é o Gabriel Martinelli, 18 anos, saiu do Ituano para o Arsenal sem jogar profissionalmente em clube algum do Brasil, pelo clube inglês já tem 10 gols em 21 jogos; parece que o Real Madrid quer contratá-lo.
Enquanto isso, tem um monte de ditos craques que saíram de clubes grandes brasileiros e fracassaram no futebol europeu. Quem conhecia o Martinelli?
Ele me fez lembrar o Dybala, contratado junto ao Instituto, Argentina, pelo Palermo.
Ou seja, eu não quero saber de nomes ou valores das contratações do BOTAFOGO e sim se os responsáveis conhecem bem e se são bons de bola.
O resto é especulação.
E do técnico ninguém da mídia questiona rigorosamente nada.
SA!!!

JorgeFS disse...

Um tal de Alexandre Praetzel (perece ser isso) traça um panorama terrível para 2020, será que terei de concordar ou procurarei pensar que é apenas mais uma ave agoureira pousada no telhado de General Severiano? Espero que essa tragédia não aconteça

Rodrigo Federman disse...

Exato, Marcio.

Jorge, não sei quem é!

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Vou assistir para ver se esses novos jogadores podem nos dar alguma esperança de um bom time, ainda que faltem alguns contratados, esperando com fé num bom desempenho.
Uma pena que essa turma é muito ruim de planejamento, pois jogou dois jogos pela janela. O carioca pode estar desprestigiado, mas rende grana para semifinalistas e finalistas e, para um clube na pendura como o Botafogo, qualquer dindin que pingar é bem vindo. Espero um vitória hoje. Abs e SB!

Kal disse...

Não vejo problema em jogar com 3 atacantes, os principais clubes do Brasil e do mundo jogam assim, inclusive os finalistas do último mundial da FIFA. O problema em minha modesta opinião são os 3 volantes, que além de ser um a menos na frente, não fazem valer isso na marcação e todo jogo levamos gol ou passamos aperto na defesa.
Hoje veremos um meia (Nazário) no lugar de um dos volantes. Aguardar pra ver.
Em relação a Fernando e Luís Fernando, não consigo defender o Valentim. Ou tá ganhando algum por fora ou não sei.

Kal disse...

Esse Praetzel é um idiota, não citou em momento algum que o Botafogo ainda nem estreou os titulares.

Sergio disse...

Perfeita as observações do Márcio. Infelizmente os treinadores brasileiros são em quase sua totalidade engessados, ao invés de montar um esquema de acordo com as características dos atletas que tem, insistem em esquemas nos quais não tem jogadoresexecuta-lo. Quanto ao Praetzel, a única coisa que sei é que é pão doce alemão muito gostoso, como comentarista, desconheço e estou cansado desses comentaristas profetas do Apocalipse. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Posse crer, Kal.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, eu vou torcer, mas não acredito muito nesse time.

Kal, o problema é insistir sempre com esse estilo. Principalmente quando não se tem elenco capaz.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Eu entendo o raciocínio do Kal, mas jogar com três atacantes nesse BOTAFOGO não é viável.
Cansamos de assistir o BOTAFOGO jogar com Pimpão e L. Fernando jogarem nas extremas e nada produziram ofensivamente, pois não têm capacidade para jogar por ali; não são dribladores, não sabem executar um cruzamento, escolhem as jogadas erradas...
Cito o Bayern, que tem formado em 4-2-3-1, sendo o Lewandowski o jogador mais adiantado, obviamente, assessorado por 3 meias.
A seleção da Alemanha que atropelou o Brasil na copa/2014 só tinha o Klose de atacante de oficio, a seleção da cbf foi de Hulk, Fred e Bernard.
Esses três tacantes estatutários do BOTAFOGO não segura defesa adversária alguma...
As formas que Klopp e Guardiola enxergam o futebol são diametralmente diferentes, mas ambas vitoriosas. Eu prefiro o estilo do Guardiola, mas talvez o Liverpool não tivesse o rendimento que tem em suas mãos, já que Salah e Mané são jogadores extremamente agudos, de definição rápida.
Klopp que pediu a contratação de Firmino, foi técnico do Lewandowski no Dortmund; e o técnico alemão encontrou a maneira de fazer o Firmino ter um rendimento excepcional.
Klopp escala o Firmino em um posicionamento diferente do que fazia com Lewandowski.
Muitos dirão que eles na Europa os técnicos têm jogadores, eu digo que eles tem ideia do que fazer.
Para terminar, Abel não escalava o Arrascaeta, a contratação mais cara dos caras, desculpas mil foram utilizadas; precisou alguém atravessar o oceano e mostrar que havia como ele jogar de titular.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

É isso, Marcio. Depende do elenco. E o nosso não comporta 3 atacantes.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Primeiro tempo onde o BOTAFOGO fez um gol e depois praticamente não ameaçou; L. Fernando deu o passe para gol, mas como erra jogadas cruciais.
O meio de campo continua um deserto, a bola pé pouco trabalhada no setor e sempre "pouco povoado", além disso o conhecido espaçamento entre os setores.
Pedro Raul e L. Henrique se movimentaram bastante, Bruno Nazário procurando organizar o jogo e se aproximar do ataque e o Marcelo com a disposição física invejável.
A zaga cometeu falhas de posicionamento...
De forma geral, o Time precisa entender a hora que precisa acelerar ou cadenciar o jogo, velocidade não é pressa.
SA!!!

RICARDO SOUZA disse...

Thiaguinho e Cícero dando todos os espaços do mundo, Carli e Marcelo perdendo todas pelo alto. Lateral esquerdo jogando muito avançado. Primeiro tempo time mal tecnicamente, excessão Pedro Raul e Nazário, juntamente com Marcelo os 3 melhores.

Anônimo disse...

Bom primeiro tempo do Pedro Raul, movimentou-se, fez trabalho de pivô e o gol.

Marcelo Lopes

Rodrigo Federman disse...

Marcio, sim. Algumas fragilidades do ano passado e alguns sinais de evolução. Principalmente no setor ofensivo.

Ricardo, não gostei da dupla de volantes também.

Concordo, Marcelo.

Abs e SA!!!

Fatos disse...

Não adianta 3 atacantes, se o time joga com 3 volantes, sem um meia pra pensar e criar as jogadas pros atacantes.

Rodrigo Federman disse...

Fatos, hoje jogou o Nazário.
Abs e SA!!!