26/01/20

Agora sim

















Depois de duas derrotas com um time recheado de reservas e juniores, os titulares estrearam no campeonato carioca e conquistaram a primeira vitória do GLORIOSO na competição.

O resultado de 3 a 1 mostrou o que realmente foi o jogo. Em alguns momentos, o Botafogo até apresentou velocidade e mobilidade. Em outros, a fragilidade de marcação. Enfim, situações que merecem destaque positivo e velhos problemas do ano passado e que neste primeiro jogo, ainda persistem.

Dos quatro recém contratados que atuaram, destaco o Bruno Nazário e Pedro Raul. Em compensação, não senti muita firmeza no Guilherme Santos e Thiaguinho.

No mais, é sempre bom vencer. E claro, precisamos elogiar os bons momentos e lances. Da mesma forma, mesmo sendo o primeiro compromisso oficial desse time, não podemos deixar de alertar velhas falhas e/ou novas situações que precisam ser rapidamente corrigidas, afinal, de tempo para trabalhar o Alberto Valentim não pode reclamar, né?

A chance de classificação para a semifinal ainda existe. Para isso, precisamos repetir os minutos de bom futebol deste domingo na próxima quinta-feira.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 3 x 1 Macaé

1- Gatito: Sem culpa no gol. Fez uma ótima defesa no final do primeiro tempo - 6,0

2- Fernando: Partida ok - 5,0

3- Carli: Sem comprometer - 5,0

4- Marcelo: É quem mais joga com seriedade - 6,0

5- Thiaguinho: Não apresentou muita pegada na marcação - 5,0

6- Guilherme Santos: Razoável no ataque. Fraco na defesa - 5,0

7- Luiz Fernando: Erra bastante, mas hoje até que foi bem - 6,0

8- Cícero: O jogo de toques laterais que estamos acostumados - 5,0

9- Pedro Raul: Apesar de um gol perdido, marcou outro e se movimentou o tempo inteiro. O destaque do time - 6,5

10- Bruno Nazário: Deu um pouco de vida que tanto faltou na criação em 2019 - 6,5

11- Luiz Henrique: Cresceu na segunda etapa - 6,0

12- Leandrinho: Só preencheu o setor - 4,5

13- Alex Santana: Meio pesado - 4,5

14- Rhuan: Não conseguiu terminar uma jogada completa com sucesso - 4,5

Alberto Valentim: Precisa ter outras opções táticas e sair da mesmice nas mexidas - 5,0

27 comentários:

Sergio disse...

Para o primeiro jogo do time titular foi razoável, mas precisa melhorar a marcação no meio campo em especial no lado esquerdo. Acho que não dá mais para o Cícero nesse meio e precisa de alguém mais combativo no meio.
Gostei tanto do BN quanto do PR, pareceram dois jogadores com habilidade e inteligência.
O LF até que foi razoável, mas à exceção do passe pro gol, os cruzamentos dele são medonhos. O LH melhorou depois que foi para a direita, que é onde sabe jogar.
Continuo achando que o Botafogo não tem time para jogar com esse 433 do AV, principalmente pela frouxidão na marcação do meio e a irritante lentidão do Cícero. Também não gostei do Carli pela esquerda, não comprometeu, mas acho que ali vai ser um problema para o time.
Hoje achei o Fernando um pouco mais seguro, em que pese a fraqueza do adversário. Vamos aguardar outros jogos para poder avaliar melhor, mas esse time me pareceu menos ruim que o de 2019. Vamos torcer. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, creio que o AV colocou o Carli na esquerda para o Marcelo dar cobertura para o Fernando. O problema é que o Guilherme também é fraco na defesa. Logo, precisaríamos de dois Marcelos na zaga. hehehe
Abs e SA!!!

Tiago disse...

Em relação ao ano passado esse time me parece melhor

Rodrigo Federman disse...

Tiago, muito cedo para esse palpite. Foi apenas o primeiro jogo do ano... e, convenhamos, contra o Macaé!
Abs e SA!!!

Tiago disse...

No ano passado a gente não ganhava nem do Macaé

Rodrigo Federman disse...

Tiago, respeito, mas insisto: avaliação precoce e ainda sem muitos fundamentos.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O placar foi justo, mas o BOTAFOGO ofereceu ao adversário muitas condições de criar jogadas de perigo, jogadas pelo dois lados da defesa e também pela entrada da área. E isso aconteceu muito porque o Cícero, não protege a defesa e nem faz a cobertura dos laterais.
No primeiro tempo o BOTAFOGO criou a jogada do gol, Pedro Raul em jogada do L. Fernando, que depois errou quase tudo que tentou, e foi quase só isso, já que teve um aparente domínio, depois só ameaçou no final em finalização de B. Nazário.
Pecou por exagerar na aceleração das jogadas, sem que o meio de campo participasse da organização, mais o distanciamento entre os setores.
No segundo tempo o adversário adiantou um pouco a marcação e proporcionou ao BOTAFOGO um certo espaço para as bolas longas, tanto que o segundo gol saiu em um passe do Pedro Raul (vislumbrou como se fosse um jogador de meio campo) para o L. Henrique que teve calma para driblar o goleiro e finalizar.
O terceiro saiu em passe de L. Henrique para B. Nazário arrematar de forma precisa.
Vale dizer que os melhores momentos do L. Henrique ocorreram quando saiu da extrema esquerda e veio jogar mais centralizado ou até pela extrema direita, o seu gol e o passe saíram fora de onde foi escalado.
De positivo as movimentações do Pedro Raul e com um diferencial de que quando a jogada se desenrola e a bola vai chegar na área, quase sempre se fez presente, fez um gol, deu passe para outro e ainda sofreu uma penalidade máxima que foi ignorada pelo árbitro; o outro destaque é o B. Nazário, se apresentou para organizar o jogo, não guardou posição e chegou na área para finalizar, fez o gol e por pouco não fez mais um.
Na linha de defesa o melhor foi o Marcelo, que mostra cada vez mais condições de se tornar um excelente zagueiro, no geral o comportamento da zaga mostrou-se hesitante em muitos momentos, talvez por falta da citada proteção.
O meu questionamento é que mesmo com jogadores diferentes, Guilherme Santos, Thiaguinho, B. Nazário e Pedro Raul, podemos até considerar o L. Henrique como um novato, mesmo sendo da casa, os problemas apresentados são idênticos ao da última temporada, o que me permite afirmar que o problema é crônico. Pode até ser que o Valentim acredite que tudo está dentro do contexto, já que mantém o Cícero que "colabora" para muitos dos problemas citados, pelo menos esse é o meu pensamento.
Claro que este é o primeiro confronto do time que é considerado mais próximo do ideal, mas é preciso evoluir e não conceder espaços tão generosos para equipes mais qualificadas; o meu receio continua no comando técnico da Equipe.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, concordo em gênero, número e grau. A proteção da zaga com Cícero não dá. Já é sabido isso, menos para o AV.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Concordo com o Márcio, principalmente no que diz respeito ao comando técnico. Acho que com outro treinador o time poderia render mais, principalmente se não insistir com Cícero e nesse esquema mequetrefe. Abs e SB;

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, eu também concordo.
Abs e SA!!!

Tiago disse...

Se tirar o Cícero do time e o LF e colocar o Luís Henrique na ponta direita e o Rhuan na esquerda tem tudo pra melhorar.

Rodrigo Federman disse...

Ok, Tiago.
Abs e SA!!!

Emerson Luis disse...

Precisa tirar esse Cícero, esse cara ja deu, se for pra dar passes laterais deixa que eu mesmo faço, esse jogador e muito sem sangue, e esse Guilherme Santos pareceu ser fraco, espero que melhore nos proximos jogos, e torço que o Honda venha para o Botafogo, ele e um bom jogador e com experiencia mas que seja naquele contrato de 1 ano caso nao dê certo , que siga o caminho de casa. E quanto ao Carli ja deu pra ele, precisamos de outro Marcelo na zaga

Rodrigo Federman disse...

Emerson, além do Cícero, não senti firmeza no Guilherme e Thiaguinho. Já sobre o Carli, gosto do argentino e, hoje, não vejo no elenco uma outra opção para jogar com o Marcelo.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Só vale lembrar que o Kanú era par do Marcelo na base. O Alex Santana se recuperar a forma tem que ser titular, mas quem será o xerife desse meio campo?

Rodrigo Federman disse...

Paulo, ainda falta esse cara. Um que seja a alma do meio campo.
Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

Sigo mais ou menos nessa sua linha...
Fernando deu um belo passe pro LF ir a linha de fundo no 1º gol. E só. Lá atrás levou calor. LF deu o passe pro 1º gol e perdeu outro, por puro preciosismo. No geral, foi bem. Guilherme até ia bem a frente, mas lá atrás... Também levou calor... Thiaguinho correu muito, mas ainda perdido. Cícero só apareceu em dois "lençóis" já no final do jogo. Esperava-se que fosse o cara a buscar a bola da zaga, assim como o JP tentava fazer. Não foi. Só toca pros lados. Gostei da mobilidade do quarteto ofensivo. Bruno, Pedro, LH e LF foram bem. Verticais, alta velocidade. Teremos mais dois ou três reforços ali, então estou tentando ficar otimista. Agora temos que rever o sistema defensivo. Muito frouxo. Muito espaço. É olha que o adversário era fraco.

Fatos disse...

Cícero, Thiaguinho e Guilherme foram os piores mesmo. E Pedro Raul, Nazário e Marcelo os melhores.

Anônimo disse...

Gostei:
Nazário,Pedro Raul,Marcelo,Gatito e Luis Henrique.

Não gostei:
Fernando,Carli,Guilherme Santos fraco,Cicero de volante não dá,Thiaguinho tá devendo,Luis Fernando não dá.

Prisma

Daniel Cananea disse...

Vou deixar minhas impressões, mas sem dar notas.
Gatito fez uma defesa de manual no primeiro tempo e levou um gol numa bola defensável no segundo tempo.
Creio que Fernando e Luís Fernando foram opções de Valentin para iniciar o jogo por questões físicas, mas ele errou em pelo menos duas substituições. Leandrinho era pra entrar no lugar do Thiaguinho ou Cícero, e não do Bruno Nazário. Com 3 volantes o time perdeu o meio campo, e voltou a ter o desempenho pífio de 2019 na criação de jogadas. E errou ao tirar Luís Fernando que estava muito bem na partida, era Luís Henrique quem devia sair, após ter feito o segundo gol.
Zaga conversou e se acertou no intervalo, mas no primeiro tempo parece que Carli na quarta zaga ficou sem tempo de bola, e todas as bolas cruzadas na área foram um Deus nos acuda. Marcelo, apesar de ter caçado borboletas junto com o argentino no primeiro tempo, foi um monstro nas recuperações e combates homem a homem.
Os laterais (além dos volantes) em minha visão foram quem destoaram, ambos mal, duas avenidas que o Macaé sempre usava, Guilherme pior tecnicamente (por incrível que pareça) que o Fernando, no primeiro tempo não conseguia nem se posicionar corretamente em campo.
Volantes são outro problema recorrente de 2019, não marcam e nem saem pro jogo, Thiaguinho decepcionou, e Cícero, bem, falar mais o que né? Depois saiu pra entrada do lentíssimo Alex Santana, junta os 3 não dá 1 João Paulo.
Nazário muito boa partida, deixando claro que não existe bom futebol jogando com 3 volantes e sem meias. É claro que não é nenhum craque, mas já dá um alento ter alguém que aproxima e pede a bola.
Pedro Raúl foi o grande destaque da partida. Na primeira chance que teve colocou na rede. Fez lançamentos, reteve a bola como pivô, marcou a saída de bola, a diretoria deve pra ontem rever esse contrato e cercar-se de garantias, senão não chegará no Brasileiro vestindo preto e branco.

Abs e SA!

Anônimo disse...

Maior reforço do Botafogo para 2020, foi a saída do Anderson Barros, ele aniquilou as finanças do clube, com gatilhos nos contratos de Diego Souza,Cicero,Vitor Rangel renovação do Vinicius Tanque fora as perolas trazidas Alan Santos e outras coisas mais.

Prisma

Marcio disse...

Valentim sobre o Pedro Raul:

"É um jogador que ajuda muito na fase defensiva. Para que o adversário venha menos vezes no campo defensivo, o primeiro combate tem que ser na frente. Ele fez bem isso com Luiz Fernando e Luis Henrique. Um jogador alto, com bom porte físico, mas que sabe se movimentar muito bem e servir os companheiros também. No gol do Luis Henrique fez um papel de 10. Acho que será um jogador muito importante."

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/apos-primeira-vitoria-do-botafogo-no-carioca-valentim-destaca-coletivo-estao-todos-de-parabens.ghtml

A primeira referência feita pelo Valentim ao Pedro Raul é o fato de ajudar muito na "fase defensiva"; deveria iniciar a sua fala pela participação muito boa do referido centroavante como atacante, participação mais do que direta em dois gols, se ele começar a incomodar enquanto atacante, prenderá dois jogadores adversários na marcação.
Claro que todos têm a sua parte tática a ser cumprida no campo de jogo, mas me parece claro que esses técnicos primeiro pensam em não perder e depois em vencer, se possível.
Centroavante é para fazer gols, o resto é para agregar valor.
Seria quase o mesmo que um técnico elogiasse o Rogério Ceni por ser excelente cobrador de faltas... O Cara era goleiro e deveria ser prioritariamente bom no gol, óbvio.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Vinny. Precisamos bastante de mais proteção e pegada no meio de campo.

Concordo, Fatos.

Prisma, não achei que o Carli esteve mal.

Daniel, a bola no gol foi complicada por causa do desvio. Ali matou o Gatito, em minha opinião.

Marcio, isso que me intrigou e levou a escrever o post de hoje sobre essa declaração. Impressionante.

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Essa declaração do Valentim mostra a mediocridade dos técnicos brasileiros em especial dos que passam no nosso Botafogo. Um bostalhão comentando, dirigindo então é um idiota completo. Certo tava o Montenegro ao afirmar que ele não passaria do Carioca. Espero que não passe mesmo.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, o problema é que daqui a pouco já tem "decisão" na Copa do Brasil.
Abs e SA!!!

JorgeFS disse...

Como não lembro quando vi o botafogo fezendo três gols em alguém, mesmo contra o fraco Macaé, tô comemorando até agora! E que venham mais fracotes

Rodrigo Federman disse...

Jorge, de fato, é algo que tem sido raro, muito raro.
Abs e SA!!!