30/01/20

Na bacia das almas





Não foi uma boa partida do Botafogo, mas o que importa é bola nas redes.

Certo?

E o GLORIOSO colocou duas no Resende, garantindo a segunda vitória na Taça Guanabara e se aproximando dos líderes do seu grupo. 

Os três pontos vieram no finalzinho, quando todo mundo já dava o empate como certo.  E, aliás, não seria injusto, pois apesar de muito mais posse de bola e domínio territorial, faltou criatividade ao setor ofensivo.

Para piorar um pouco, além da forte chuva que deu uma castigada no gramado durante o primeiro tempo, outra apresentação fraquíssima do setor defensivo. Desde os volantes até a zaga. Exceção, claro, ao monstro chamado Marcelo.

Por falar no Marcelo, quem dera tivéssemos outros seis ou sete iguais a ele no time. Quanta vibração, empenho, disposição e seriedade! 

Mas enfim, seja suado ou com facilidade, vencemos. Não tapemos o sol com a peneira. Ou seja, tomara que as falhas e correção a serem feitas não passem despercebidas pelo Alberto Valentim, mas vale comemorar sim, afinal de contas, foi 2 a 1 e terminamos a noite sem a cabeça explodindo de raiva.

Agora é focar no clássico de domingo.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 2 x 1 Resende

1- Gatito: Sem culpa no gol. Uma grande defesa no segundo tempo - 6,0

2- Fernando: Por incrível que pareça, nem foi tão ruim - 6,0

3- Carli: Falhou no gol do Resende - 4,5

4- Marcelo: É um zagueiro de primeiro nível. Uma vitalidade assombrosa - 7,0

5- Cícero: Lento, burocrático...e ainda errou no gol dos caras também - 4,0

6- Guilherme Santos: Meio malucão. Fraco - 4,5

7- Luiz Fernando: Melhorou na segunda etapa - 6,5

8- Thiaguinho: Não marca forte e nem se apresenta para o jogo - 4,5

9- Pedro Raul: Tem presença de área. Não se esconde - 6,0

10- Bruno Nazário: Mesmo discreto, é quem mais tem inteligência no setor - 5,5

11- Luis Henrique: Não rende tão bem no lado esquerdo - 5,0

12- Barrandeguy - Estreia muito discreta - 4,5

13- Rhuan: Errou tudo - 4,0

14- Rafael Navarro: Um único (bom) passe na bola - 5,0

Alberto Valentim: Demora demais para ser mais ofensivo e tentar um esquema tático diferente - 4,5

17 comentários:

Tiago disse...

O Valentim mexeu muito mal hj, Cícero intocável,Carli é fraquíssimo, Fernando vem crescendo, gostei do navarro e tinha que ter saído o LF e não o LH.

Rodrigo Federman disse...

Tiago, não acho o Carli fraquíssimo. E também não vi nada no Rafael que chamasse a atenção. Por fim, hoje, entre o LF e LH, eu faria igual ao AV. Ou seja, achei o LF menos pior do que o LH.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Vitória magra, coma penalidade máxima que pode ser discutida e, pior, e com uma atuação péssima.
E tudo se inicia com o esquema de jogo estatutário e também preferido do “técnico”, o 4-3-3 …
Esquema esse que contempla o Cícero de volante, que não protege a defesa, não faz as devidas coberturas aos laterais e não ajuda na saída de bola; no ataque, o jovem e promissor L. Henrique está sendo sacrificado ao ser escalado pelo lado esquerdo, para que do lado direito o inconstante L. Fernando reine de forma absoluta.
O técnico desconsidera por absoluto que o jogo é pensado e resolvido no meio de campo, (proteger o setor defensivo, organizar o jogo e aproximar-se do ataque) onde ele apenas tem o B. Nazário para ser o solucionador, isso quando a bola chega, pois o “técnico” acredita firmemente que jogar em transição rápida é o mesmo que dar bicos para frente em direção ao ataque.
E quando a situação se complica, para buscar o resultado positivo o técnico substitui um jogador de meio campo e coloca mais um atacante, sendo que este atacante nem vai jogar dentro da área…
Na linha de defesa, Marcelo está sobrando e essa titularidade está absurdamente atrasada,
Carli está perdido na zaga, lento e pecando no posicionamento, G. Santos se mostrou péssimo e Fernando no “mais ou menos” de sempre.
No meio campo, Cícero não se justifica, desde sempre, e Thiaguinho está jogando futebol de Alan Santos. Bruno Nazário é quem tem mais lucidez no meio campo, tenta organizar e chegar ao ataque.
No ataque, L. Fernando deu mais um passe para gol, mas comete erros absurdos na última bola para quem a tem sob dominio em boa parte do jogo, já Pedro Raul tem sido uma boa surpresa, tem mobilidade e boa presença na área, as bolas que vão em sua direção, são todas disputadas, já L. Henrique, sacrificado pela esquerda, está tendo preparado o seu caminho para sair do Time titular.
E o técnico?
Este não se cansa de errar, na esquematização do jogo, na escalação, nas substituições, ou seja, não é coisa de início de temporada e não acredito que fará esse Time melhorar, mesmo que receba mil anos para trabalhar no BOTAFOGO.
SA!!!


Rodrigo Federman disse...

Marcio, realmente...por pouco o AV não cagou tudo hoje! Se vencemos, certamente não teve dedo algum dele!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, discordo com você em relação à substituição do L. Henrique e explico.
O L. Fernando somente "foi melhor" do que o L. Henrique porque é teimosamente mantido titular pelos técnicos.
Falta coragem em manter titular quem apresenta um certo talento e um viés de alta.
O Marcelo vem desde 2017 fazendo por merecer a titularidade e agora ela chegou, mas somente porque o Gabriel foi chamado de volta pelo A. Mineiro; não fosse isso, tenho quase que certeza que seria reserva.
O Igor Cássio é outro exemplo, quando entrou no jogo de centroavante, fez gols; inexplicavelmente passaram a escalá-lo pelo lado de campo, perdeu o embalo e hoje deve ser a terceira ou quarta opção.
E mais distante, teve o Rodrigo Aguirre, que declarou preferir jogar de centroavante e poucas vezes foi escalado na referida posição.
Não estou afirmando que são craques, nada disso, mas hoje eu não concordo com a substituição do L. Henrique, pois ela foi fruto de erro de avaliação do técnico que o escala fora da posição de melhor rendimento; nem a oportunidade de trocas de posição constantes durante o jogo são concedidas, o esquema é absolutamente estático. L. Fernando foi melhor porque não tem concorrentes, ninguém dá oportunidade para que outro que goste de jogar por ali possa mostrar as suas qualidades em pelo menos uns 10 jogos.
O BOTAFOGO não tem jogador para ter lugar cativo no Time.
SA!!!

Ricardo disse...

A minha maior esperança nesse elenco é o Bruno Nazario, um sopro de inteligência e lucidez nesse time mediano. Cuidemos bem desse atleta que irá nos trazer muitas alegrias.
Qual o último meia de qualidade que tivemos? Nos últimos dez anos lembro do Lucio Flávio e Seedorf. Estou confiante nesse jogador.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Concordo que é uma situação de clara desvantagem para o LH. Ele jogando torto enquanto o LF ficando na boa. Apenas acho, que mesmo torto, hoje o LH não esteve tão bem. E o segundo tempo do fraco LF (deixo bem claro isso) não foi dos piores.

Ricardo, sim, mas mesmo assim, muita calma, afinal, os dois adversários até agora foram risíveis. E ele era reserva no Athletico. Ou seja, os titulares lá eram bem melhores ou ele não é tudo isso! heheheh

Abs e SA!!!

Marcelo Botafogo disse...

Jogo fraco e sem graça, enfim, Botafogo sendo Botafogo

PAULO FERNANDO disse...

Se nos últimos anos sofremos com times medíocres, pior é com os técnicos horrorosos como esse Valentim e seus antecessores, TODOS sem exceção. Um técnico razoável consegue potencializar qualidades e com uma boa tática minimizar os defeitos. Mas não, os "professores" de plantão cismam (por incompetência ou intere$$e$ escusos) em escalar alguns cabeças de bagre em detrimento a jogadores muito melhores. É o caso do Fernando, Cícero e Luis Fernando nesse time. Mesmo o Carli já é um eleito para o banco. Mas o que faz o "professor" Valentim: fica 3 semanas treinando um esquema sabidamente frustrado, fadado a derrota e que sacrificará mais uma vez o clube com resultados pífios. Desclassificação, baixas rendas, torcida insatisfeita, baixa estima generalizada, enfim um filme que se repete ano atrás de ano. Montenegro, abre o verbo novamente!!! Diz pra alguém em "off" que esse Valentim é uma bosta e deixa vazar, por favor. Salve nosso ano!!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, nada novo. Rs

Paulo, com esse técnico a coisa tende a ficar feia bem rápido.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, o G. Cortez provavelmente será titular e arrisco a dizer que no lugar do L. Henrique.
A desculpa provável que será utilizada é que o L. Henrique é jovem, que oscilou, que precisa trabalhar para se desenvolver e que precisa ter paciência porque terá novas oportunidades.
SA!!!

Marcio disse...

Valentim:

"Estávamos procurando criar o tempo todo e dar volume de jogo para jogar no campo deles. O Edson Souza veio com um time muito diferente do que mostramos para os jogadores, vieram com três zagueiros(...)"

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/alberto-valentim-elogia-desempenho-de-bruno-nazario-e-pedro-raul-no-botafogo-fundamentais.ghtml

E o técnico do BOTAFOGO foi surpreendido com a mudança apresentada pelo adversário...
Dizem que o Valentim não tem opções. E o Edson Souza tem muitas opções no elenco do Resende?

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, estou sentindo isso também. Sempre sobra para o mais fraco/jovem.
Abs e SA!!!

Assimos disse...

Salve Salve, amigos do CB!

Minha opinião:

1) Gabriel faz falta ao lado do Marcelo. Carli não é o mesmo.

2) O meio campo com Thiaguinho (quem é?) e Cícero fica totalmente aberto. Achei o primeiro bem fraco, e o segundo, também.

3) Quem é GS? Fraquíssimo.

4) BN, PR e LH tem mostrado vontade, talvez seja cedo para falar, mas até agora vi seriedade no trabalho deles.

5) LF e Fernando até o momento, parece que tomaram um "choque de realidade". Será que vai? Que assim seja!

6) Rhuan parece que está em outro mundo.


Abraços e SA!

Rodrigo Federman disse...

Assimos, acho também que essa mudança de lado entre Carli e Marcelo piorou tudo. E olha que nem sou desses que considera que zagueiro não pode atuar nos dois lados. O problema maior são os laterais e volantes. Fraquíssimos.
Abs e SA!!!

Assimos disse...

Exato, Rodrigo.

Abraços e SA!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Assimos.
Abs e SA!!!