27/01/20

Papel do centroavante















Destaque na vitória de ontem, o atacante Pedro Raul foi elogiado pelo técnico Alberto Valentim:

"- É um jogador que ajuda muito na fase defensiva. Para que o adversário venha menos vezes no campo defensivo, o primeiro combate tem que ser na frente. Ele fez bem isso com Luiz Fernando e Luis Henrique. Um jogador alto, com bom porte físico, mas que sabe se movimentar muito bem e servir os companheiros também. No gol do Luis Henrique fez um papel de 10. Acho que será um jogador muito importante".

Ok, elogios justos e merecidos. Mas caramba, por que não enaltecer as características dele como camisa 9 lá na área e jogando ofensivamente? A preocupação não pode ser sempre com a defesa. O cara é centroavante. Ou seja, a importância dele se resume apenas a: Marcar gols! 

Nada além disso.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

41 comentários:

Anônimo disse...

Pedro Raul e Luis Henrique, a dupla certa, para jogar na frente.
"O sorriso no rosto no momento da entrevista depois de uma noite cheia das melhores sensações é o mesmo que Luis tenta levar pra vida. De origem humilde, o garoto tem ambições, mas respeita seu tempo e tenta fazer valer a pena os últimos quatro anos longe de casa. Até o ano passado, ele vivia no alojamento de General Severiano com o irmão Pedro Augusto, de 15 anos e que também joga no Botafogo.
Os 18 anos e a inexperiência o fazem ter atenção especial da comissão técnica e da diretoria alvinegra. Alberto Valentim, responsável por integrá-lo ao profissional, acompanha de perto seu desenvolvimento e, além das qualidades que pudemos ver em campo, o técnico destaca a "cabeça boa" de Luis Henrique.
- O Luis Henrique é muito atento ao que a gente passa. É mais novo que meu filho. Totalmente profissional, focado. Vai errar em algumas tomadas de decisão, mas temos que entender até pela idade. Vai melhorar muito. Tenho certeza que terá uma excelente carreira, não só pelos dotes físicos e técnicos, mas pela cabeça. Um jogador que sabe ouvir e trabalha muito forte - disse o treinador.
Luis Henrique voltou para Solânea - cidade onde foi criado no interior da Paraíba - nas férias de fim de ano como personalidade do município. Foi parado para fotos e autógrafos. Não podia nem sair na porta de casa sem ser abordado. Havia feito apenas dois jogos no profissional... Agora terá que lidar com o sucesso, que promete ser maior caso o atacante repita a atuação da gloriosa estreia em 2020.

Piter

Anônimo disse...

RODRIGO,o que esses TDM falam não dou a mínima.Nessa estou sempre com o CANHOTA
quando diz que a maioria não sabe nada e que os jogadores é que ganham ou perdem.
Seja um adversário fraco,bom ou muito bom,dá para ver se o cara é perebão ou não.Quando assisti a partida contra o VITÓRIA disse que nenhum havia me decepcionado e destaquei o novo camisa 9.
Contra o MACAÉ,para mim não ficou dúvida que os contratados são bem menos ruins do que as dragas que jogavam,tipo DS,BOCHECHA,TANQUE,FERNANDES,os dois LUCAS,etc,etc.
Aliás,os três primeiros foram afastados e os titulares absolutos,LF e CÍCERO já estão sendo substituídos,particularmente o inútil CÍCERO,que jogava 90 minutos.O amigo lembra que uma fonte havia me dito que o AV recebeu um ultimato do ESPINOSA?
É o ideal? Claro que não,mas o time do ano passado,que não caiu por milagre, irritava o mais tolerante dos torcedores.Vamos ver os que faltam estrear.JOTA.

J. Daniel disse...

Bom dia. O time ainda pode melhorar com as entradas de Federico e G. Cortez, independente da vinda de Honda. Uma pena que o AS está fora de forma e me pareceu, um pouco displicente ou desinteressado. Os dois laterais não fizeram uma boa partida. Fernando nós já conhecemos, quanto ao G. Santos, não satisfez às expectativas. B. Nazário, Pedro Raul e L. Henrique, foram bem. Vamos aguardar um adversário mais qualificado para analisarmos melhor o time. Mas a impressão que ficou, que é melhor do que a equipe de 2019. Saudações Alvinegras!!!

Rodrigo Federman disse...

Piter, ainda prefiro ter um pouco de calma, pois não nos esqueçamos: Foi o primeiro jogo no ano...e contra o poderoso Macaé! hehehe

Jota, entendo a empolgação, mas ainda prefiro manter os dois pés no chão até que pelo menos tenhamos mais alguns jogos para análise e avaliação.

J.Daniel, tomara que eles sejam bons mesmo para melhorar. Eu realmente não os conheço.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,tenho sacaneado muito os meus cunhados Gremistas e a minha mulher.
Vocês estão de parabéns pois terão o melhor meio de campo do mundo e ganharão tudo!!! Como JOTA? Basta contratar o CÍCERO para se juntar a THIAGO NEVES e DS que terão um time imbatível,com forte marcação,muita raça,luta pela posse de bola e jogadas geniais em alta velocidade,rsrsrsrs.
Mandaram o seu amigo tomar naquele lugar e a madame disse que eu não participaria do churrasco familiar,ahahahah.
Esses empresário$ e dirigente$ são terríveis.JOTA.

Anônimo disse...

RODRIGO,eu não estou empolgado,por isso a meu último paragrafo foi:
"É o ideal? Claro que não,mas o time do ano passado,que não caiu por milagre,irritava o mais tolerante dos torcedores.Vamos ver os que faltam estrear".JOTA.

Marcio disse...

Escrevi sobre isso no Post anterior.
Deveria primeiramente ser elogiado por fazer gol, dar um passe magistral para outro; centroavante é para fazer gols, se contribuir de outra maneira, está agregando valor.
Volto a repetir, seria como se elogiassem o Rogério Ceni por ser um exímio cobrador de faltas, deveria ser elogiado, primeiramente, por ser um bom goleiro.
O pensamento inicial é não perder e depois o se puder vencer, melhor.
Logo, essa situação de jogar com três atacantes é uma falsa ofensividade, pois uma equipe não é ofensiva por causa da quantidade de atacantes.
Seria melhor que ele, Valentim, jogasse apenas com dois atacantes, liberados para atacar e colocasse mais um no meio campo, formando uma linha de quatro jogadores, sendo dois com bom poder de marcação, para proteger melhor a zaga e uma boa cobertura aos laterais.
Os caras não aprendem...
Barcelona 4, Santos Zero. Barcelona: Busquets, Fàbregas, T. Alcântara, Xavi e Iniesta; Messi o jogador mais avançado.
Brasil 1, Alemanha 7. Alemanha: Schweinsteiger, Khedira, Müller, Kroos, Özil; Klose o jogador mais avançado.
Gol é apenas um detalhe.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Jota, eu entendo a zoação, mas juro que prefiro aguardar, pois sabemos que existem jogadores que se dedicam mais ou menos por conta de técnicos. E o Renato, queiram ou não, tem uma facilidade em gerir grupo. Mesmo aqueles mais velhos e renomados.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, sinal dos novos tempos e dos professores do futebol moderno! Que tristeza, né?
Abs e SA!!!

Rui disse...

Renato deu entrevista dizendo que Thiago Neves vai brilhar no Grêmio, o que não duvido já que a direção gremista exigiu contrato de produtividade (ou seja, prum cara mercenário como o TN, se não produzir receberá bem menos) e que o Diego Souza está fininho (ou seja, Renato já deu o papo que exigirá intensidade dele) e que ele não jogará de centroavante, aliás, o Grêmio dispensou seus 3 ce centroavantes de 2019 (Tardeli, André e Vizeu) e quer contratar um camisa 9 pra ser absoluto, apostando na seu atacante vice da Copinha pra ser o reserva.
Isso chama-se planejamento.

Sergio disse...

Gostei do Pedro Raul, Bruno Nazario e do Luís Henrique, muito embora este último so melhor quando foi para a direita, na esquerda tava meio torto. Não gostei do Cícero, esse não dá mais, o Guilherme me pareceu fraco, mas vamos aguardar mais uns jogos, assim como o Thiaguinho. O Fernando fez uma partida correta e o Marcelo sobra nesse time. Que pena o Gabriel não estar mais no Fogão, teríamos uma zaga e tanto. O LF não foi mal, mas é sempre equivocado nas suas decisões.
Concordo com o JOTA: mesmo sendo o adversário fraco, quando o cara é bom você sabe pela matada da bola, já dizia o velho Neca.
Vamos torcer para que esse time faça uma temporada digna, que é o que queremos, até que venha o SA. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Rui, não ficarei surpreso se isso acontecer.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, também acho que o LH tem que jogar na direita.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Pois é, Rodrigo.
Em nome da modernidade, acabaram com as melhores características do futebol brasileiro, a inventividade e a consequente imprevisibilidade.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Uma pena, Marcio.
Abs e SA!!!

Tiago disse...

Tirando o Messi e CR7 todos os atacantes do futebol mundial hj ajudam na marcação, não sei pq a surpresa.

Rodrigo Federman disse...

Tiago, discordo. Uma coisa é auxiliar o primeiro combate. Outra, é exigir que atacante volte até o campo de defesa para marcar volante adversário. Por essas e outras que o gol está cada dia mais sendo apenas "um detalhe".
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Não lembro de Bruno Henrique, Soteldo e Dudu priorizando a marcação, só pra citar os atacantes dos 3 primeiros do último brasileirão.

Sergio disse...

Ajudar na marcação não é inovação de agora.Zagallo auxiliava na marcação, Joel ponta do Flamengo idem, esses dois são bem antigos, já faziam isso em 58, mas sempre no primeiro combate ou auxiliando o meio campo, mas nunca correndo atrás dos adversários como estão querendo fazer atualmente. Na Holanda de 74 todo mundo marcava e todo mundo atacava. O que falta na maioria dos treinadores brasileiros ė planejamento tático com o material humano que tem, querem adaptar o jogador em funções para os quais não tem aptidão. Um dos exemplos mais clássicos é a do Gerson ter sido escalado na ponta esquerda, naturalmente ele acabou recusando e felizmente foi pro Fogão. Poderia citar muitos outros exemplos de atacantes que ajudavam na marcação, mas repito, esse desgaste de ficar correndo atrás do adversário, e na hora de atacar o sujeito que se estafou correndo atrás dos adversários tá sem perna. Acho que falta um pouco de humildade para maioria reconhecer suas limitações como treinador a admitir os erros. Enfim, vós ver como o Botafogo do AV vai se portar ao longo da temporada.Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Fatos.

Sergio, mas uma coisa é auxiliar...outra é fazer o atacante ser marcador...de adversários, e não de gols. ehehehe

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Exatamente o que quis dizer Rodrigo. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Sérgio.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Em 18/06/2017, Jair Ventura sobre o Pimpão após a vitória sobre a Chapecoense, 2 a zero, em Santa Catarina.

"Trabalho com Apodi e elogios a Pimpão

Difícil. Como corre o Apodi. Que loucura. Eu estava falando agora. Você dá o fundo para ele, ele vem e dá um tapa assim mesmo. Mas o Pimpão é um jogador extremamente tático e joga muito em função do time. Mas ao mesmo tempo, é atacante. Então, quando ele não faz os gols, é cobrando injustamente. Ele joga para equipe e ainda fez o gol. Hoje ele teve uma noite maravilhosa. Parabéns ao Pimpão pelo compromisso tático com a equipe, não tem vaidade e conseguiu marcar bem o Apodi, o que é muito difícil."

https://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/jair-destaca-fim-do-jejum-de-vitoria-e-comemora-quebramos-mais-um-tabu.ghtml

O Pimpão foi elogiado por marcar o Apodi. (...) Ele joga para equipe e ainda fez o gol(...)".
Essa parte caberia muito bem para um zagueiro; Sérgio Ramos anulou Lewandowski e ainda marcou um gol, por exemplo.
Ou seja, cumpriu bem a sua obrigação e colaborou ofensivamente.
Não se transforma um atacante em um defensor que eventualmente ataca.
Por isso eu compreendi perfeitamente o De Rossi, quando na repescagem para a Copa 2018 a Itália precisava vencer a Suécia por 1 a zero para provocar a prorrogação e não atendeu ao chamado do técnico para entrar no jogo.
Disse o volante De Rossi ao auxiliar técnico:

"Eu? Por que raio devo eu entrar? Não precisamos empatar, precisamos vencer!"

https://extra.globo.com/esporte/de-rossi-desafiou-tecnico-durante-jogo-da-italia-se-recusou-entrar-em-campo-22066993.html

E disse isso indicando que quem deveria entrar no jogo era o atacante Insigne, que o técnico não mandou a campo, mesmo fazendo as três substituições possíveis.

Resultado, a Itália empatou e ficou fora da Copa.
Obviamente o técnico Gian Piero Ventura foi demitido.

Tudo isso fatalmente por causa das convicções do técnico, do bom "manual de instruções futebolísticas internacional"
De fato De Rossi não tinha nada para fazer em campo, mesmo que ao final a sua conhecida e reconhecida eficiência na marcação fosse mais uma vez comprovada. Fazer gols é para atacantes.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Boa, Marcio. Não tem como se aceitar ou achar normal esse negócio de atacante ter que se preocupar com marcação a laterais adversários. Isso é ridículo.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Repito o que escrevi no post anterior: essa declaração idiota do Valentim só demonstra o baixo nível dos técnicos brasileiros e suas incapacidades. Fica explicado o "banho" de tática que levam de TODOS os gringos que estão no Brasil, todos eles do segundo escalão mundial. São ou não horríveis?!?
Se sou um dirigente e o técnico do meu time começa a entrevista falando da capacidade defensiva do centro avante eu pego desculpas aos repórteres e encerro a entrevista na hora. Em seguida dou um esporro no sujeito de tal forma que ou ele pede o boné ou aprende ser homem e não uma ameba!!!

Rodrigo Federman disse...

Tô contigo, Paulo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

E a contratação do meia japonês Honda? Estão contratando também um intérprete 24h por dia?
AC

Fatos disse...

Honda aceitou a proposta do Botafogo. Além de positivo tecnicamente, vejo como forma de agregar valor à marca do Botafogo e divulgar a imagem do clube mundo afora, principalmente pensando que as próximas olimpíadas serão em Tokyo. Devemos ter um aumento também no ST, o que ajudaria em parte com os gastos.
Jogador sério, ativo em campo, que quer estar entre os 3 acima de 23 anos nos JO, bem vindo Keisuke Honda, espero que não te coloquem fora de posição marcando lateral rs

Rodrigo Federman disse...

AC, não é necessário. O cara fala inglês, com certeza.

Fatos, ele foi um ótimo jogador. Digo que "foi", pois ninguém o acompanha para valer desde 2007/2008, quando apareceu muito bem no Milan. Acho que a empolgação da torcida está exagerada e baseada nesses anos de 07 e 08, e não de atualmente. Enfim, se estiver bem fisicamente, ótimo. Caso contrário, não sei. No mais, em relação a agregar valor, seria o óbvio...mas eu fico com pé atrás quando lembro que se trata dos departamentos de mkt e comercial de um clube que pouco utilizou e aproveitou o Seedorf e até mesmo o Loco em pleno ano de Copa do Mundo (2010).

Abs e SA!!!

Marcio disse...

A comunicação com o Honda provavelmente não será obstáculo, pois não podemos nos esquecer que ele jogou no México.
Já vi comentaristas falando sobre a barreira do idioma como um obstáculo... Como assim se foi justamente no Pachuca (México) que ele conseguiu uma de suas melhores marcas, 13 gols em 36 jogos, na temporada 2017/18?
O interessante é que na fase que muitos técnicos e jogadores brasileiros foram trabalhar no Japão, não houve questionamentos similares à questão da barreira do idioma. E muito menos hoje quando jogadores brasileiros se transferem para o futebol chinês, alemão... De Marte!
As análises desses caras são mais superficiais do que as nossas, simples torcedores.
SA!!!

Tiago disse...

Rodrigo eu acompanho o campeonato mexicano e na temporada 2017 /2018 ele jogou muito bem

Rodrigo Federman disse...

Marcio, é muita desculpa pronta!

Tiago, mas você acompanha regularmente todos os jogos? Enfim, não estou duvidando...só espero que os dirigentes do Botafogo tenham acompanhado também então.

Abs e SA!!

Marcio disse...

Com as contratações inicialmente confirmadas do Gabriel Cortez e do Honda, fica cada vez mais claro que o tal esquema 4-3-3, preferido do Valentim, não pode ou não deve ser utilizado.
Considerando que o BOTAFOGO consultou o seu técnico em relação aos dois citados, me causa uma certa estranheza ele não ter direcionado o trabalho na pré-temporada para uma mudança tática na Equipe.
Em tese, G. Cortez e Honda serão titulares quando estiverem em condições; considerando que B. Nazário e Cicero são titulares, o primeiro pelo futebol apresentado e o segundo por causa da visão do técnico, Valentim poderá ser obrigado a iniciar um "novo" trabalho tático com a temporada em andamento.
O 4-3-3, creio, não pode ser a esquematização primária e sim uma variante.
Continuo preocupado, não com o Time/Elenco, ainda.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, se com todas essas novas peças o AV mantiver o 433, espero que o Espinoza chute o seu traseiro!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Oi Rodrigo

Tenho minhas dúvidas que o idioma não seja uma barreira, mesmo levando em conta que o Honda fale inglês. No dia a dia ou durante os jogos a comunicação dele com os demais jogadores (principalmente) e técnico pode sim ser um problema....

AC

Rodrigo Federman disse...

AC, cara, na hora que a bola rola, a linguagem é universal! rs
Abs e SA!!!

RICARDO SOUZA disse...

Com certeza ele não está no nível de 2007/2008, até por que se estivesse, estaria fechando com algum clube da Bundeliga, Calcio ou Premier League.

RICARDO SOUZA disse...

Ele fala inglês e espanhol fluente.

RICARDO SOUZA disse...

Não acompanharam obviamente, mas a partir do momento em que foi oferecido, espero que tenham pesquisado o desempenho recente dele antes de colocarem a proposta na mesa.

RICARDO SOUZA disse...

Se fosse o Jorge Jesus jogaria no 433, com:

Gatito

Warley
Joel Carli
Marcelo
Danilo Barcelos

João Paulo
Honda
Bruno Nazário

Gabriel Cortez
Luís Henrique (LF, Rhuan)
Pedro Raul


Assim como faz com Diego e Gerson, JJ provavelmente jogaria apenas com um volante de ofício, e esse volante provavelmente seria o João Paulo, que ele não liberaria pra ficar com Alex Santana e Cícero.

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Ricardo.
Abs e SA!!!