26/02/20

Ainda pode ser útil





A diretoria do Botafogo não esconde a vontade de vender o zagueiro Joel Carli.

Dono de um dos maiores salários do time, o argentino falou sobre a sua vontade:

"- Botafogo é a minha casa. Vou fazer o máximo para tentar ficar e seguirei buscando melhorar".

Em primeiro lugar, o Botafogo acima de tudo e de todos. Agora, considerando as opções no elenco, eu ainda não abriria mão do Carli. Tentaria sim, uma redução salarial ou contrato baseado em metas e participações. Aí sim, caso ele não aceite, segue o baile.

Até o presente momento, temos o Marcelo (incontestável), Carli, Kanu (ainda precisando de rodagem) e o Ruan Renato (me pareceu ser limitadíssimo). Ou seja, enquanto não "aparece" um novo Gabriel, eu seguraria o argentino. Mas claro, espero que a diretoria esteja antenada no mercado, pois, de fato, precisamos de um companheiro seguro (e que não fique tantos jogos ausentes) para o Benevenuto.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

22 comentários:

Anônimo disse...

RODRIGO,a meu ver já deu o que tinha que dar.
Segundo soube,terá que se enquadrar nas cobranças do PA e ele,que se acha líder do time e gosta de mandar,não aceita.
Com sempre falo,nem tudo é o que parece ser,mas caso o PA tenha recebido carta branca da direção já visando a SA,ele,CÍCERO e outros serão negociados ou emprestados.
São informações que podem NÃO SEREM A REALIDADE,vamos aguardar os próximos capítulos.
Encerro dizendo que é um salário muito alto para um jogador médio.Nunca fui seu fã e aproveitou-se da fama da raça Argentina para dar uma de "xerifão".
Desculpe discordar,mas não acho que pode ser útil.
BEOCUTAS,rsrsrs.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Jota, eu ainda acho que pode ser aproveitado enquanto procuramos um substituto confiável. Quanto a fama da raça argentina, eles inegavelmente a tem.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O Carli sempre foi um zagueiro de posicionamento, de sobra, nunca para combate direto e/ou coberturas, já que a sua velocidade jamais permitiu.
Para piorar, não é tão recente, as limitações físicas tem sido uma constante, mais as ausências por cartões.
Em 2018 o BOTAFOGO fez 62 jogos e o Carli se fez presente em 39 jogos, 63%; em 2019 o BOTAFOGO fez 59 jogos e o Carli esteve em 31, 52%; em 2020 o BOTAFOGO fez 8 jogos e o Carli esteve em 4, 50%. A ressalva em relação à temporada atual, 2020, é que nos dois primeiros jogos o BOTAFOGO não foi a campo com os "titulares".
Não tenho dúvidas de que defesa boa é defesa bem protegida, mas o Carli "inviabiliza" uma marcação mais avançada do Time, pela falta de velocidade. Para "piorar", parece não ter a minima condição de jogar pelo lado esquerdo e no direito não tem chances de entrar no lugar do Marcelo.
Não estou afirmando que deve ser descartado de forma absoluta, só que atualmente o vejo sendo utilizado em jogos específicos, sem contar o ajuste salarial, tema sempre espinhoso porque o combinado nunca está caro.
O fato é que essa situação poderia ter sido evitada, já que o departamento de futebol, quando da contratação do Gabriel, sabia que em caso de bom desempenho, o A. Mineiro poderia pedir o seu retorno na metade do tempo total de empréstimo. Se os gestores do futebol tivessem sido proativos, teriam orientado aos técnicos sobre a necessidade de preparação de um zagueiro da base, Kanu, ou até mesmo ter contratado de forma definitiva um outro zagueiro.
Tiveram 12 meses para evitar o surgimento de um problema e não fizeram.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, estou de total acordo. O mais absurdo nisso tudo é a total falta de planejamento da diretoria, que para variar, não tem qualquer critério na montagem do elenco.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Pois é, Rodrigo.
Mostrei através dos números que a frequência do Carli nos jogos nas últimas temporadas vem decrescendo. E mesmo que ele fosse o Mauro Galvão, já havia indícios suficientes de que era preciso ter um substituto.
E de certo modo até tinha; me refiro ao hoje titular Marcelo, que já vinha mostrando sinais claros que poderia ser um bom zagueiro desde a Libertadores 2017, onde o Carli não se fez presente na primeira fase, nos dois confrontos frente ao Colo-Colo, e nem no 1° jogo da segunda fase frente ao Olimpia.
Vale ressaltar que o zagueiro pela esquerda nessas primeiras fazes era o Émerson Santos (que também jogou de lateral direito); I. Rabello somente veio se fazer presente quando do confronto contra o A. Nacional (Colômbia), 4° jogo da fase de grupos.
Ou seja, o BOTAFOGO contava com o Carli, Marcelo, Emerson Santos e I. Rabello; todos jogaram a Libertadores.
E. Santos não permaneceu por causa de problemas contratuais e assim o BOTAFOGO vinha desde 2017 jogando com Carli, I. Rabello e Marcelo.
Quando no final de 2018 e/ou inicio de 2019 decidiram negociar o I. Rabello, deu-se inicio a todo o problema que agora explode.
Deixo claro que não estou julgando o desempenho dos citados, principalmente os jovens, dentro das quatro linhas, apenas apontando que foram utilizados em uma competição importantíssima e, mal ou bem, deram conta do recado, já que o Carli, o mais "experiente"foi aparecer somente na segunda fase.
De quatro zagueiros, agora tem somente um e muitas dúvidas.
Do que adianta ter acesso aos números se não os analisam?
Do que adianta ter informações se nãos as depuram de forma adequada?
SA!!!

Fatos disse...

Rodrigo, perfeito seu post, penso exatamente igual.

Fatos disse...

Márcio, o forte do Carli é a bola aérea, um monstro nesse quesito, no um contra um ele realmente não tem condições. O time, em minha visão, tinha que ter a marcação avançada no ataque, marcando todas as saídas de bola, com movimentação constante.
E Marcelo é craque, jogaria fácil na quarta zaga.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, outra vez, perfeito. Mas o que esperar de dirigentes que se vangloriam por serem amadores? Não dá para esperar análises como essa que você muito bem fez.

Valeu demais, Fatos.

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Eu acredito que o tempo do Carli já foi, mas para esse caso vale o ditado: quem tem 1 (Marcelo) não tem nenhum, quem tem 2 tem 1.... Como estamos sem o segunda zagueiro ainda consolidado, acho prudente aguardar mais um pouco. Até porque o inimaginável sempre acontece com o Botafogo, como o fato de que diante dessa situação surgem declarações dando conta de que o clube espera vender o Marcelo para chegar ao objetivo de R$ 62 milhões de receitas com venda de jogadores!!! Vejam bem, eu até acho que no atual "business" futebol, as receitas são variadas, inclusive a venda de jogadores é uma delas, mas quando se tem tanta limitação técnica e 1 zagueiro representa 99% do que dispomos de ativos técnicos, não se pode planejar sua venda para arrecadar $$$. Cobre a cabeça para deixar os pés de fora!!! Amadorismo!

Rodrigo Federman disse...

Paulo, linha de raciocínio bastante razoável.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Acho que foi um Carli um bom zagueiro, mas sempre foi lento e agora está mais lento ainda e para piorar, pelo lado esquerdo não está agradando. Entretanto, para compor o elenco até contratarem outro zagueiro, acho prudente mantê-lo no elenco como reserva do Marcelo e não utiliza-lo na esquerda, onde insistiria no Kanu. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, eu já deixaria o Carli pelo lado direito e o Marcelo pela esquerda.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Pode ser uma solução, mas seria necessário contratar um lateral direito que saiba marcar, porque a cobertura do Carli com esses que temos não vai dar conta. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, o problema maior é a falta de um bom volante, independente do lado na zaga.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Esse é um grande problema: um bom volante. Onde encontrá-lo? Resolveria muitos problemas da defesa e do time de um modo geral. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, cara, basta procurar com atenção e seriedade. Principalmente não renovando com Cíceros e contratando Thiaguinhos da vida.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

A questão é que independente de ter o elenco fechado, o departamento de futebol deve obrigatoriamente monitorar jogadores de várias posições e características.
Isso evitaria contratações antecipadamente com grandes chances de fracasso.
Se o Autupri pedir a contratação de um volante com maior potencial de marcação, quantos nomes serão apresentados a ele, pelo departamento de futebol?
Há "noticias" dando conta de que para alcançar a meta orçamentária, a parte de venda de jogadores, Marcelo, L. Henrique e Pedro Raul são a esperança de quem manda no CLUBE.
Se forem vendidos na metade da temporada, como vão encontrar os substitutos?
Já sabem quem são os possíveis substitutos, uma lista tríplice, por posição, por exemplo?
As variáveis devem ser trabalhadas antecipadamente.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, esquece. Isso é o certo a ser feito, mas estamos falando de incompetentes que comandam o futebol do Botafogo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Fora do Post:
A. Mineiro foi eliminado da Copa do Brasil nas penalidades máximas, Gabriel perdeu a última cobrança.
Pode ser um bom momento para tentar o seu retorno, pois as coisas por lá não andam boas, já que também foram eliminados na Sul-Americana...

Um outro detalhe é que certa vez eu citei o venezuelano Dudamel como um bom nome para treinar o BOTAFOGO; o Atlético deve ter pensado a mesma coisa, já que o contratou.
Não assisti a jogo algum deles, mas os resultados não têm sido animadores.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Marcio.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Autuori treinou o time com Gatito, Barrandeguy, Marcelo, Carli e Danilo Barcelos; Caio Alexandre, Alex Santana, Cortez e Nazário; Luís Fernando e Pedro Raul.
Time provável pra estreia do segundo turno do Estadual, no 442. As mudanças em relação ao jogo contra o Náutico são as saídas Tiaguinho, Guilherme Santos e Luiz Henrique (Cicero de atacante na vaga de Pedro Raul nem da pra contar!) pras entradas de Caio Alexandre, Cortez e Luís Fernando.

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Fatos.
Abs e SA!!!