15/02/20

Decisão acertada














Novo treinador do Botafogo, o Paulo Autuori já vai pegar uma final (jogo contra o Náutico, pela Copa do Brasil) de campeonato logo na sua estreia. E falou sobre o time:

"- Seria muita coisa boa chegar e ter duas ou três semanas para trabalhar. Não é a realidade do nosso futebol. Já tem jogo dia 19 e vamos em frente nisso aí. Não tem nada a fazer a não ser treinar nos dias que é possível e conversar com o grupo. Nada de alterações significativas porque não há tempo, pode criar problema. É um jogo decisivo. Nessa fase um empate leva para os pênaltis, então o objetivo é ter a vitória para evitar um desgaste maior e começar o Carioca de maneira positiva porque é importante".

 O raciocínio é certíssimo. Até por ser jogo único, não dá para arriscar muitas mudanças bruscas. Mas o importante é permitir que, após a classificação (se Deus quiser!), a competição interna pelas posições sejam reabertas.

Parece que o Autuori está ciente e disposto a isso.

Que assim seja.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

24 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
Só por ter o apoio da torcida ele ficará a vontade para escalar o que deseja.Espero que dirigentes e empresarios nao atrapalhem....

Leandro Morais disse...

Rodrigo, confirmada a negociação com yaya touré pelo botafogo (dentro da realidade financeira)! sei que não é assunto do momento, mas gostaria de saber sua opinião sobre essa contratação caso se concretize.

Fatos disse...

Cara, desculpa fugir do tema e do assunto futebol, mas o que o Jamal fez ontem pelo NBB foi sensacional.
Jogo fora de casa, contra o Rio Claro, dois pontos atrás, e se Jamal acerta o lance livre ficaria um ponto atrás, com posse de bola do Rio Claro, faltando 1.2 segundos pra acabar. Jamal simplesmente erra o lance livre de propósito, no rebote da um tapinha pra levar pra área de 3 pontos, segura a bola e arremessa certeiro!!! Fim de jogo e vitória do Botafogo, a quarta seguida. Que lance!!!
Noutros esportes tua fibra está presente!!

PAULO FERNANDO disse...

Independente de achar a contratação do Autuori a melhor opção de todas, não só por gostar do profissional e caráter, mas porque acho o mais importante para o clube hoje é, além da bola a queståo da credibilidade. E o Autuori passa ao mercado muito disso. Mas não só de pão vive o homem, então ele vai precisar mostrar todas competência que tem para reverter esse fraco quadro técnico. Vamos ver com o Honda e o Cortês se o time melhora e se o Autuori tira da cartola alguns truques. Mas independente disso tudo tem obrigatóriamente nossa torcida.

Rodrigo Federman disse...

Ok, Ricardo.

Leandro, o YT é um grande jogador. Craque. Mas não acompanhei suas duas últimas temporadas.

Fatos, vi agora de manhã. Emocionante.

Paulo, como eu já disse, não vejo toda essa moral internacional no PA para facilitar vinda de investidores, etc. No campo, ok. Como pessoa, é um cara de caráter, inteligente e nisso sim, pode ajudar bastante.

Abs s e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,assisti a entrevista do PA e gostei de algumas afirmações feitas por ele.Caso faça metade do que disse já será bom para o clube.
É contra imposições de sistema de jogo e sim adaptar o esquema ao estilo dos jogadores disponíveis.
Um "globete" perguntou por que ele foi demitido de dois clubes e ele respondeu que não foi demitido e sim se demitiu por não concordar com constantes atrasos de salários dos atletas.Em outro clube me afastei por discordar de interferências em escalação do time.
A responsabilidade é minha ganhando ou perdendo,não ponho a culpa por derrota em meus jogadores e não admito intromissões de fora em meu trabalho.
Prefiro sempre aguardar algum tempo para avaliar,mas acho que a escolha,baseado no que há por aí,foi boa.
Não poderá ser culpado caso sejamos eliminados pelo NÁUTICO,pois o AV teve tempo de sobra para arrumar a casa e só fez merda.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Jota, também gostei muito da entrevista dele.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Esse "Nada de alterações significativas porque não há tempo, pode criar problema" me deixa um pouco preocupado.
Pior do que uma mudança mínima é ir para o jogo com o estatutário 4-3-3 e com Cícero e Thiaguinho na proteção às laterais e zaga (especialmente o Carli que está em declínio).
O fato é que não existe uma base coletiva a ser aproveitada para esse jogo, é o que acredito.
Espero que o Autuori não tenha gostado de nada do que encontrou de "legado", mesmo que, obviamente, não torne público tal fato.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, eu espero que ele tenha medido as palavras nessa afirmação. Até mesmo para não chegar assustando.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Justamente, Rodrigo.
Até porque todos podem fazer as suas próprias avaliações e quando a bola rolar, as comparações serão inevitáveis, com o trabalho anterior e até com os trabalhos desenvolvidos nos outros clubes.
A pior coisa que pode existir é tentar valorizar o seu próprio trabalho criticando o dos outros; todos oscilamos em nossas carreiras e muitas vezes, mesmo com esforço e muita dedicação, os resultados não são os esperados.
SA!!!

Marcio disse...

Fui conferir a jogada do Jamaal, citada pelo Fatos.
Como eu gosto muito da NBA, digo sem problema algum que foi uma jogada digna de LeBron James.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Pelo que entendi, o jogo único do Botafogo pela copa do Brasil ser jogo único e ter que jogar no campo do adversário foi por ter entrado no torneio pelo ranking e não pela classificação do carioca, pois ficou em sétimo. Então, o carioca vale pelo classificação para a cb, então vale alguma coisa
Acho que o PA está certo. O que ele precisa fazer é treinar taticamente o time e melhorar a marcação do meio campo. O pior vei ser ter que aturar Cícero e Thiaguinho. Será que o Honda e o GC podem jogar ou há impedimento tanto pelo regulamento quanto pela forma física? Vamos torcer para o Botafogo se classificar, vai ser um jogo complicado principalmente por ser na casa do adversário, mas dá para vencer. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, eu torço bastante para que em pouco tempo ele dê um fim nesse esquema tático que não casa com o elenco que temos.
Abs e SA!!!

J. Daniel disse...

Infelizmente o PA não pode e não deve alterar a formação da equipe, herança maldita do AV. Mesmo porque, ainda não tem à disposição às duas principais contratações para esta temporada. É a última chance para alguns jogadores mostrarem o seu potencial. Acredito que independente do resultado do jogo contra o Náutico, as modificações vão começar pela zaga, que tem sido o ponto fraco até aqui. Vamos torcer. Saudações Alvinegras!!!

Rodrigo Federman disse...

J.Daniel, eu acho o meio de campo mais frágil que a zaga atualmente.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Ambos estão bem fisicamente, Honda pelo que dizem, voando. Mas o japonês ainda não tem visto de trabalho e só estreia na Taça Rio, o equatoriano depende de ter seu registro publicado no BID da cbf até a próxima terça.

Fatos disse...

Meio campo e laterais são os pontos frágeis, com isso a zaga fica bem exposta.

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Fatos.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sobre o comentário do Sérgio no que diz respeito ao fato do BOTAFOGO fazer o jogo da 2ª fase da Copa do Brasil fora de casa.
Este fato não se relaciona com a classificação do BOTAFOGO no carioca/2019.
Só para exemplificar, Cruzeiro e Atlético, campeão e vice do estadual 2019, jogarão como visitantes na 2ª fase.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Marcio.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Foi sorteio.

PAULO FERNANDO disse...

Rodrigo, qualquer investidor precisa de garantias de retorno. No futebol as garantias de retorno são a de participação nas rendas gerais do clube: ativos de jogadores formados ou não no clube, rendas de patrocínios diversos, direitos de imagens, receitas de públicos nos jogos, receitas diversas no estádio e outras receitas. Os investidores também verificam com quem estão lidando, qual a equipe gestora (o Curriculum Vitae deles será analisado), já que ninguém entrega seu $$$ a amadores. No caso específico do Paulo Autuori, o fato de ter sido campeão mundial e possuir 2 títulos de Libertadores é sim um diferencial relacionado aos nomes para análise do investidor e isso faz diferença. Tal como a presença do Honda é um fator de animo para investidor, já que a exposição da marca na mídia é maior e as receitas dessa imagem sobem também. Agora mesmo o clube está em busca investidores para bancar a eventual contratação do Yaya Touré. Em um patamar maior de investimento, e no caso específico da S.A., o investidor Master certamente fica mais tranquilo em contar com 2 nomes de jogadores com experiência e qualidade internacional e 1 técnico com CV de vitórias internacionais também. Esse circulo viciosos de contratações, resultados, exposição na mídia e crescimento de torcida é que precisa ser alterado no clube. É a única saída e pelo visto foi compreendida pelos atuais gestores do Botafogo.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, entendo e concordo, mas insisto: Não vejo o PA com toda essa "moral" em nível mundial. Vejo ele com potencial para ajudar dentro do campo. E só.
Abs e SA!!!