07/02/20

O que ele faz?

















Ainda sobre o jogo da última quarta-feira, segue notícia do site Lancenet:

"Valentim não abre mão de esquema, e Botafogo sofre mais que o esperado na Copa do Brasil.  

Alvinegro se classifica, mas atuação contra o Caxias não impressiona; diante de situação adversa, treinador demora para substituir e não faz mudanças concretas na equipe". 

Nenhuma novidade. Todo mundo enxerga o óbvio, menos em General Severiano. E menos quem deveria cobrar mudanças. Principalmente quando se trata de uma pessoa com longa experiência no mundo do futebol.

E aí, pergunto: O que veio fazer o Valdir Espinosa (que respeito muito, diga-se de passagem)?

Como gerente de futebol, ele não pode permitir a manutenção desse esquema e tantos erros sucessivos do treinador, desde a escalação inicial até as substituições.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

23 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
Acredito que ele foi contratado só para justificar as merdas dos jogadores e do Valentim....

JorgeFS disse...

Abrir mão do esquema????
Mais que esquema? Essa doideira, que não se sabe de onde trouxe ou quem inventou, que no mínimo deve ser criação sua e que vendo essa formação e como atua não parece com nada? O que foi visto nessa invencibilidade, não traz muita esperança num desempenho razoável, pelo menos a médio prazo!
Infelizmente.

Anônimo disse...

Rodrigo,
Qualquer um que tenha um mínimo de entendimento de futebol sabe como essa história vai terminar,se não houver uma interferência no comando do time.Valdir Espinosa tem um seculo de experiência no mundo do futebol. Tá na hora de se manifestar, antes que seja tarde e a vaca vá para o brejo junto com o respeito que a torcida tem por ele.
Tá na hora de decidir como será o ano do Botafogo.
Abs,
Salomon

PAULO FERNANDO disse...

ASSUME ESPINOSA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, não é do perfil do VE. Mas ele precisa se posicionar.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Jorge, em teoria, o tal 433. Hehehe

Salomon, alguém precisa bater o pau na mesa.

Isso aí, Paulo.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Atualmente coloco dois técnicos nas duas primeiras posições, entre os melhores; Guardiola e Klopp.
Para o meu gosto pessoal, a proposta de jogo do Guardiola me agrada mais do que a do Klopp, o que não significa que uma seja melhor do que a outra, já que futebol permite infinitas variações.
Entretanto, se eu tivesse a responsabilidade de escolher um dos dois, não poderia deixar de considerar que tipo de jogadores tenho no elenco e se estes convergem para o que pensam de futebol; fosse uma montagem inicial, determinar primeiramente que tipo de jogo o clube pretende e buscar os elementos que se enquadrem à proposta.
No caso específico do BOTAFOGO, o erro maior está em quem contratou o Valentim, pois a avaliação provavelmente consistiu somente no " o clube pode pagar" e o "conhece a casa".
Não se contrata profissional apenas por preencher vaga disponível.
Valentim enxerga o futebol de forma absolutamente diferente do seu antecessor, Barroca, pelo menos este fato me parece claro nas entrevistas concedidas; o único fato comum é que ambos aplicaram um 4-3-3, que cito estatutário, apenas Barroca queria mais posse e Valentim um jogo mais vertical.
O Liverpool, que sempre entra em campo com 3 atacantes, quando a bola rola, Firmino estrategicamente se junta aos jogadores de meio campo e ajuda na organização, permitindo ao Salah e ao Mané duas jogadas, a de linha de fundo ou a entrada como centroavante, justamente no espaço deixado pelo Firmino.
O gol que marcaram na decisão do Mundial é uma demonstração de como variam os posicionamentos; quando a bola caiu no Henderson, este tentou acionar o Salah ainda na intermediária, F. Luis interceptou a bola e esta voltou aos pés do próprio Henderson, que acionou o Mané que estava como se fosse centroavante (tinha o Firmino ainda como opção próxima). R. Caio estava deslocado para a esquerda para cobrir o P. Mari e Rafinha acompanhou Mané, Firmino correu uns 40 m e entrou na sua posição de centroavante para receber o passe e fazer o gol.
E sem falar que o Henderson estava posicionado para recuperar a bola em sua intermediária defensiva e iniciar a organização ofensiva.
Já escrevi aqui sobre o Abidal que permitia ao Barcelona variar de um 4-3-3 inicial para um 3-4-3 e ainda aproveitando sobremaneira o potencial ofensivo do Daniel Alves.
A questão é que não me parece o técnico saber como variar tal modelo de jogo; joga em um 4-3-3 absolutamente rígido.
O esquema do Valentim apenas no número se assemelhas ao aplicado pelas grandes equipes, com a bola rolando existe um abismo absurdo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, eu concordo contigo. Exceto pelo fato de, hoje, considerar o Klopp como melhor do mundo. Até mesmo pela gestão de grupo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sim, Rodrigo.
Quando escrevi que colocava Guardiola e Klopp nas duas primeiras posições, não necessariamente pensei em colocar o espanhol à frente do alemão.
A minha preferência pelo Guardiola enquanto técnico se dá pelo seu estilo de jogo, que de fato me agrada. Questão de gosto, somente.
Aliás, muito se fala do trabalho do Klopp à frente do Liverpool, inclusive mencionando o poderio econômico do clube inglês como justificativa a esse bom trabalho; entretanto, ele fez um trabalho excepcional no B. Dortmund, onde conquistou um bicampeonato alemão, duas Copas da Alemanha e mais duas Supercopas da Alemanha e ainda chegou a final de uma UCL.
E todos sabemos que na Alemanha quem dita as regras é o Bayern.

Voltando a preferência do Valentim, em relação ao esquema, lembro do que disse o Guardiola ao chegar ao City:

"Minhas táticas são adaptadas à qualidade dos jogadores, e o principal é o que os jogadores podem me dar. Eu não posso falar sobre os jogadores ou o estilo que vamos ter enquanto não sentir isso. Eu amo futebol, vamos tentar desenvolver dia a dia com todos os jogadores. Mas eles também têm que me conhecer."

http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2016/07/manchester-city-apresenta-guardiola-torcida-com-festa.html

A fala do espanhol é o que cobramos no BOTAFOGO.
Agora, independente das preferências de esquemas táticos, os técnicos brasileiros estão muito atrás da maioria dos estrangeiros.

SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Todos veem o obvio, menos o Valentim. Valentim: NÃO TEMOS ELENCO PARA JOGAR DESSA FORMA, pelo menos até o momento, para jogar do jeito que você quer, precisamos em 1º lugar de 3 bons volantes, que saibam marcar, dar cobertura aos laterais e não errar tantos passes, jogar em linha reta, e dois laterais que saibam o que fazer com a bola, saibam defender e dar opções de jogar pelos lados do campo, ou seja, saibam apoiar.
No momento só vejo 5 jogadores que podem nos ajudar a ter dias melhores: Gatito, Marcelo, Bruno Nazário, Luis Henrique e Pedro Raul. Podem compor o elenco o Carli, Kanu, Caio Alexandre, Rhuan. O resto, não sei. Com os novos reforços podemos melhorar, mas esse 4 3 3 mequetrefe teu não dá, fora que o time tem pouca movimentação, e nenhuma jogada treinada. AV, insistir naquilo que dá errado não só é teimosia, mas eu acho que no seu caso é burrice. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Marcio.

Sergio, mas todos menos o AV e, ao que parece, o VE também, afinal, não está mudando nada até o presente momento.

Abs e SA!!!

keven disse...

Salve, galera alvinegra !.,fala Rodrigo!
Bom vai ser quando o Honda Tiver jogando, que ele vai colocar o Honda, para marcar lateral kkkkkk.

Falando desse time, não tem um volante da base , que dê para fazer a função, desse Tiaguinho? Jogador sem futuro danado.
Trás o Jean de volta pelo menos é um Pitbull. Carli, é está bem abaixo, e esses laterais são horroso.

A primeira passagem do Valentim pelo Botafogo foi muito boa,mas essa está mercendo ir para a rua.

Quem sabe se ele tiver uma inspiração, a gente possa vê um Botafogo mais ofensivo.
Ainda fico na expectativa, de vê o Nazário e o Honda juntos,vamos precisar muitos deles.

RICARDO SOUZA disse...

Jogue no 433 com Gatito, Marcinho, Carli, Kanu e Danilo;
Marcelo, Honda e Bruno Nazário;
Cortez, Luiz Henrique e Pedro Raul.

Duvido que não dá caldo.

Marcio disse...

Valentim:

Sobre como utilizar o Honda:

"Nós temos jogadores de velocidade, Luis Henrique e Luiz Fernando. A ideia é ser um Botafogo de mais velocidade. O Pedro Raul, apesar da altura, também surpreende por ser rápido. A tendência é que ele (Honda) venha fazer parte mais por dentro ou de beirada também. Quando ele tiver com a gente nós vamos definir. Preciso obedecer muito as características do jogador"

https://odia.ig.com.br/esporte/botafogo/2020/02/5865446-valentim-revela-como-pretende-utilizar-honda-na-formacao-tatica-do-botafogo.html

Pelo visto o Valentim não pretende modificar a sua proposta de jogo.
E se o Valentim pensa em escalar o Honda por dentro, ou sai o Thiahguinho ou o B. Nazário; só que se sacar o inoperante Thiaguinho, nem o Honda e nem o Nazário possuem capacidade de marcação forte no meio campo, considerando que o Cícero é titular absoluto na frente da área, a tragédia está anunciada.
Se escalar o Honda pela beirada, fatalmente sacará o L. Henrique e deslocará o L. Fernando para o lado esquerdo, só que o Honda não pode correr atrás de lataral, pois será um desperdício. E ainda perderá o l. Henrique em condições claras de evolução e manterá o estagnado L. Fernando.
E essa fala, inviabiliza, inicialmente, o aproveitamento do G. Cortez.
Só para constar, escrevi aqui no Blog os formações as quais o Honda jogou no Pachuca e seleção japonesa: 4-1-4-1 (escalado na linha de 4 pelo lado direito); 4-4-1-1 (escalado atrás do jogador mais avançado ou sendo o jogador mais adiantado); no 4-2-3-1 (escalado na linha de 3, pela direita); 4-3-2-1 (escalado pelo lado esquerdo na linha de 2).
Espero, sinceramente, que uma conversa com o Honda possa esclarecer a melhor forma de aproveitá-lo no Time. o fato de jogar pelo lado direito não significa que seja jogador de "beirada".
E o Valentim apenas pensa em velocidade, só que velocidade não é jogo apressado.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Keven, não duvido que o AV peça isso ao japonês, cara.

Ricardo, ainda assim não me animou muito! rs

Marcio, nada mudará no esquema. E você minou meu post de amanhã! hahaha

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, lança o post assim mesmo, pois até amanhã teremos muitos fatos para acrescentar.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Esse é o Botafogo, Marcio.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

O Valentim vai conseguir estragar o BN, o Honda, LH, Pedro Raul, Fortaleza e quem mais ele puder, só para manter as duas dragas eternas: Cícero e LF. Abs e SB!

RICARDO SOUZA disse...

Não é um time como o do fla, mas não faria feio.
Gatito, Marcinho, Carli, Kanu e Danilo; Marcelo, Cortez e Bruno Nazário, Honda, Luiz Henrique e Pedro Raul.
R: Cavalieri, Fernando (ou Federico) RR, Caio Alexandre, Alex Santana (ou Cícero), Warley (ou Lecaros), LF (ou Rhuan), Igor Cássio. Os entre parênteses quando os outros lesionados ou se destacando nos treinos.

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, não gosto do Danilo, não conheço o tal Cortez ainda e não tenho tanta fé no Kanu (por enquanto). Enfim, questão de opinião. Rs
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, bem provável.
Abs e SA!!!

RICARDO SOUZA disse...

Danilo tá aí pq seus concorrentes são Guilherme Santos e Lucas Barros, e Cortez vi apenas 2 jogos do Emelec e me lembro vagamente dele, porém duvido ser pior que o Thiaguinho. Como eu disse, não é um time como o do fla, mas acho ser o melhor que da pra escalar com o elenco atual.

SA

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Ricardo.
Abs e SA!!!