11/03/20

Chega de tapar o sol com peneira





O péssimo preparo físico do Botafogo ficou - mais uma vez - latente na vitória de ontem.

Um bom primeiro tempo seguido de uma queda absurda de rendimento na segunda etapa. Muito disso, pela falta de pernas de todo o time.

Na coletiva pós-vitória, o técnico Paulo Autuori foi questionado a respeito do assunto. E respondeu:

"- O que houve de diferente do jogo de hoje ao do Flamengo: agredimos sem bola, pressionamos mais alto... Isso é lógico, e dá uma exigência maior em termos de desgaste. Até conseguirmos resistir mais a altas intensidades. Estamos tentando, passo a passo, ir ao encontro disso. É algo a ser construído. Falar de parte física é uma análise isolada. Não acredito em falar apenas da parte física ou parte tática... O mental e o emocional também têm muita influência".

É claro que o PA saiu pela tangente. Até mesmo para não colocar o fraco Felipe Capella na berlinda, mas eu afirmo categoricamente: Se o físico e mental têm influência, certamente os jogadores já entram em campo "abalados", pois, no fundo, eles sabem que o trabalho físico é de baixíssimo nível. Já entram em campo sabendo que precisarão correr o máximo possível no início e depois, a duras penas, se segurar no segundo tempo.

Autuori, quando o assunto é preparação física em General Severiano, me desculpe, mas não há mais o que ser construído. A única e correta decisão da diretoria seria pela troca do (des)preparador. Caso contrário, será sempre assim: No sufoco, mesmo diante de adversários de baixo nível.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

17 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
Será que o PA já entrou no jogo dos dirigentes ??
Essas desculpas de professor só pioram a situaçao..

Marcio disse...

(...) agredimos sem bola, pressionamos mais alto... Isso é lógico, e dá uma exigência maior em termos de desgaste. Até conseguirmos resistir mais a altas intensidades(...)
Se uma rede suporta apenas dois equipamentos elétricos, você vai ligar cinco?
Qual a consequência disso no médio e longo prazos?
Uma outra situação que não pode ser desconsiderada é que além de estarem preparados para os 90 minutos, os jogadores também devem saber se movimentar de forma correta. Correr errado é um desperdício de energia.
Quando ele, Autuori, colocou o Cortez de volante, este errou alguns passes que proporcionaram ao Paraná alguns contra-ataques; e se sofreu contra-ataques, alguém precisa se desgastar na tentativa de recuperar a marcação.
Se é algo a ser construído, como também frisou, a Equipe deve estar preparada para alternar o ritmo de jogo e suportar os 90 minutos.
O certo é que do jeito que está não pode continuar.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, não achei desculpa esfarrapada. Tem lógica. Só espero que a diretoria saiba analisar a preparação física.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Acho mesmo que além da péssima preparação física oferecida aos jogadores, muitos destes têm o Botafogo como uma clínica de repouso. Não tem técnico ou dirigente que chamem os caras na xinxa e cobrem deles empenho e garra compatíveis com os salários que recebem e com a camisa que vestem. Já virou rotina ver o time ser dominado, jogando em casa ou no campo do adversário. Esse Paraná ganhou na bacia das almas um time do interior da Bahia antes de enfrentar o Botafogo, ontem, no Nilton Santos. Outro defeito incorrigível é a inoperância do meio campo que não arma e nem desarma. Toda bola rebatida pela zaga fica no domínio do adversário que arma contra ataques seguidos. É um bate e volta sem fim.

Miguel

Rodrigo Federman disse...

Miguel, são limitações técnicas e físicas latentes, visíveis e enormes.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,meu dileto amigo,hoje temos algumas discordâncias,rsrsrs.
Assisto a vários jogos e afirmo sem medo de errar que,tirando as cores do mal,o Palmeiras,o Grêmio e o Santos,os outros times estão no mesmo nível de ruindade em jogadores e fisicamente.
Ouvi um dos poucos lúcidos da mídia esportiva dizer que se o Fla vence o adversário era difícil,etc,etc.Quando o Botafogo ganha foi penando,na sorte,falta isso,falta aquilo e blá,blá,blá.
Muitas criticas a meu ver exageradas,pois o TIME NÃO É NENHUMA MARAVILHA COMO GOSTARÍAMOS,MAS ESTÁ NA REALIDADE DO FUTEBOL ATUAL.
O problema é que muitos de nós achamos que entendemos mais que todos os profissionais da área e nos julgamos capazes de enxergar melhor do que quem vive o clube.
Ontem por exemplo,o LF tão criticado por mim,foi uma surpresa agradável,assim como o KANU e o lateral uruguaio.O time caiu quando o treinador foi obrigado a sacar o CA e o AS.O tal de CORTEZ parece ser um MV piorado,rsrsrs.
Não consigo entender,pelo menos no momento,criticas ao trabalho do PA,pois como dizem,tem tirado leite de pedras.
Já vi alvinegros criticando até o GATITO,um dos maiores goleiros da história do clube.Caso ele defenda um penalidade em uma decisão contra as cores do mal, passará a ser o maior do mundo e poderá falhar a vontade.Cabeça de torcedor com seus achismos e preferências é foda.
Desculpe o texto longo,mas BEOCUTAS.JOTA.

Marcio disse...

Paulo Autuori:

"Quando a ferramenta preferencial de alguém é o martelo, é porque os problemas são só pregos."

https://globoesporte.globo.com/google/amp/futebol/times/botafogo/noticia/autuori-releva-vaias-contra-o-botafogo-exalta-o-time-e-lembra-de-jogo-com-flamengo-repetiu-coisas-boas.ghtml

Essa mania de filosofar no futebol é absolutamente desnecessário.

Sergio Di Sabbato disse...

Rodrigo, há quantos anos reclamamos da preparação física e do DM? Com esse prepeparo não há time que não vá se sobrepor sobre o Botafogo, e o mais incrível que todos os times que jogamos até agora, seja lá de que divisão é, estão melhores preparados que o time do Botafogo. Desse modo, não há treinador que dê jeiro.
Até acho que o Paulo Autuori está mostrando um bom trabalho, principalmente aproveitando o Kanu e o Caio Alexandre, que se aprender a marcar pode repetir o sucesso do Djair, pois o CA tem um bom passe e bons lançamentos. Com mais experiência pode ser um jogador muito bom; não é prá menos que o SP queria ele.
Outro problema que o PA tem são: os laterais e um volante que marque, pois esse meio tá muito frouxo, além disso, um banco, pois ontem tentou melhorar com as substituições e acabou sendo muito ruim. Tomara que a turma do DF esteja vendo e avaliando esses jogadores.
Interessante é que o Botafogo trouxe o Tiaguinho e o CA é muito mais jogador e amargava o banco, assim como O Cícero que já não dá mais. Aí fica a pergunta: não seria melhor ficar com os da base nas laterais, pois ruim por ruim pelo menos não gastava tanto dinheiro, que não é muito, mas muito mal aplicado.
Estamos agora na expectativa da estreia do Honda, tomara que melhore a criação do time e que ele contagie os companheiros. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Jota, aí, como o amigo mesmo diz: Realmente, BEOCUTAS! rs Também assisto muitos, muitíssimos jogos, e mesmo não sendo da área de preparação física, afirmo categoricamente que nosso preparo é infinitamente pior! hehehe. Principalmente na comparação com o Flamengo (já que o amigo citou o clube da ave preta como um dos exemplos).

Marcio, isso me irrita também, confesso! hahaha

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Sergio. Não é de hoje! E impressionante como o digníssimo Felipe Capella continua prestigiado por lá, né?
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Dória sobre o Seedorf:

“Uma vez sai do quarto para pegar um biscoito ou suco e ele me viu. Eu tomei um puta susto e ele me perguntou: ‘Por que você está indo descalço?’. Respondi: ‘Eu vou só tomar um suco, é rapidinho’. Ele me deu o chinelo dele e eu fui todo sem graça”
"Quando voltei, ele falou: ‘Nunca mais ande descalço. Imagine se você der uma topada ou cortar o pé porque amanhã temos jogo. E você ficar de fora por que está descalço?’ Eu levei isso para a minha vida toda. Toda vez que vou sair descalço, lembro do Seedorf e penso: ‘Vou colocar o chinelo’ (risos)”

https://odia.ig.com.br/esporte/botafogo/2019/08/5673083-ex-botafogo-relembra-passagem-de-seedorf-no-clube---tudo-tinha-a-mao-dele.html

Não era o Seedorf quem deveria ter orientado o Dória sobre os porquês de não andar descalço, deveria ser uma orientação do CLUBE.
E atualmente, será que os jogadores andam descalços ou a conduta foi modificada?
Isso vale para toda e qualquer profissão e o holandês se prendeu a um detalhe pequeno e importantíssimo.
Outro dia foi a imagem do Honda se exercitando enquanto aguardava para entrar em campo e iniciar o treinamento... E os outros jogadores que também aguardavam, o que faziam?
Em relação à preparação física, não é só dizer o que deve ser feito, também é preciso fiscalizar se está sendo feito dentro dos padrões exigidos.

SA!!!

J. Daniel disse...

É vergonhoso e notório a má preparação física do botafogo. Levamos sufoco de todos os adversários que enfrentamos até agora, principalmente no segundo tempo. Nesse caso, não tem desculpa: é incompetência da equipe de preparação física. Será que o clube não pode substituir os profissionais, por questões financeiras ou falta de observação mesmo? Se a situação continuar até o início do Brasileiro, estaremos condenados ao fracasso, pois a maioria dos times, estará voando. Saudações Alvinegras!!!

Marcio disse...

(...)Apenas os jogadores que não atuaram contra o Paraná treinaram nesta quarta-feira, marcada por um treino leve. Em campo, rodas de bobinho e atividades de passes e finalizações. Aos titulares, trabalhos de recomposição na academia e fisioterapia do Nilton Santos(...)

https://www.lance.com.br/botafogo/sem-limitacoes-keisuke-honda-participa-treino-botafogo.html

Treino leve, rodas de bobinho, atividades de passes e finalizações...
Como os reservas estarão prontos para substituir aos titulares ou assumir a titularidade se os treinos são apenas estes?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, certas coisas eu realmente não consigo entender.

J.Daniel, a condição física desse elenco é deplorável.

Abs e SA!!!

keven disse...

Eu estou achando o trabalho do autuori melhor do que o do Valentim, manu e Marcelo como dupla de casa.
Eu comentei um dia desses na transformação para colocar o Caio Alexandre de volante, o moleque não marca tanto,mas tem qualidade na saída de bola, talvez com a volta do Marcinho, nossas laterias melhorem mais.
Mas realmente essa preparação física do Botafogo é horrível,o período que eu vi o fogão render melhor fisicamente foi no período do Jair Ventura,mas no geral é uma porcaria, a gente joga com o Paraná que jogou no fim de semana, e os caras estavam voando,detalhe o CT do Paraná nem presta, os jogadores não tem nenhum conforto e mesmo assim , correm mais se continuar assim vai ser complicado.
Abraços e SA!!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso aí,Keven. Valeu.
Abs e SA!!!