15/03/20

Empate sofrível





O Botafogo tem tudo para conseguir a proeza - pelo segundo ano consecutivo - a sequer se classificar para as semifinais de turnos do campeonato carioca.

Depois do Estadual melancólico do ano passado, a vergonha na Taça Guanabara em 2020, o empate de 1 a 1 com o Bangu na tarde deste domingo deixou o GLORIOSO em situação complicada na Taça Rio.

Hoje, não dependemos mais apenas de nossas forças.

Que tristeza!

E tinha tudo para ser um domingo legal. Mesmo sem presença da torcida, teve a estreia (e gol) do Honda no primeiro tempo. O problema foram os 45 minutos finais. Aí, amigos, somamos as mexidas horríveis do Paulo Autuori (tirando, inclusive, o japonês) e a já recorrente queda de rendimento físico.

Resultado: O Bangu engoliu o Botafogo na disposição e não foi mais assustado. Já no lado alvinegro, uma falta de vontade, de brio, de disposição que, somadas à latente incapacidade técnica, nada de relevante.

Um empate com gosto de derrota. Com um detalhe: O pênalti ao nosso favor não existiu. Em minha opinião, ainda fomos ajudados.

Pior ainda é saber que nada mudará. Ou seja, o péssimo preparador físico continuará empregado, os amadores continuarão defecando pelas bocas a atitudes...
...só espero que o Autuori não cometa mais vacilos nas substituições, pois hoje também teve o "dedo podre" dele no resultado final.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 1 x 1 Bangu

1- Gatito: Falhou no gol - 4,0

2- Fernando: Molenga demais - 4,0

3- Marcelo: Machucou no início - Sem nota

4- Kanu: Não comprometeu, mas precisa de um companheiro confiável ao seu lado - 4,5

5- Caio Alexandre: Alguns lançamentos e nada mais - 4,5

6- Guilherme Santos: Erra todos os cruzamentos - 4,0

7- Luis Henrique: Fincou raízes no lado esquerdo. De lá, não sai - 4,0

8- Alex Santana: Apagado - 4,0

9- Rafael Navarro: Um bonde. Horrível - 3,5

10- Honda: No primeiro tempo, disparado o mais lúcido - 5,5

11- Bruno Nazário: Boas trocas de posições com o japonês. Sumiu na segunda etapa - 4,5

12- Ruan Renato: Beque que não passa confiança - 4,0

13- Barrandeguy: Não mudou nada no time - 4,0

14- Luiz Fernando: Levou uma ou outra vantagem, mas não conseguiu finalizar os lances - 4,5

Paulo Autuori: Matou o time quando tirou o Honda. Mexeu mal demais - 4,0

30 comentários:

Eduardo Samico disse...

Salve Rodrigo, amigos...
PA tirou o Honda com vistas a poupá-lo para o próximo jogo que será em... abril ? Copa do B suspensa, se houver dirigentes (no futebol e no Pais, o que duvido) responsáveis essa bagaça do carioquinha também o será. Francamente, Autuori. E o japonês demonstrou contrariedade ao sair.
Navarro, meodeos ! Será que confundiram com o xará uruguaio que jogou bem a série B em 2015?
'O time do Botafogo parece time de botão' (Sergio). Cara, já há algum tempo disse o mesmo. Só se desloca aquele que conduz a bola; os demais, estáticos.
Osso...
Aba.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, pois é. O PA cagou o time sem qualquer razão hoje. Tanto que nem o japonês concordou em ter saído. Ou seja, não estava sentindo a questão física.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Empate em uma partida lamentável!
No primeiro tempo, o Honda mostrou aos companheiros como se movimentar, ser opção de jogo e colocar os companheiros em condições de finalização, como na chance desperdiçada pelo L. Henrique.
Entretanto, deixar o Nazário mais preso à lateral do campo é um desperdiço de um dos mais talentosos do elenco, houve tempo suficiente para que fosse trabalhada a aproximação entre ele e o Honda. Da mesma forma que um desperdício fixar o L. Henrique na esquerda, embora hoje tenha feito um jogo bem abaixo.
Faltou também quem pudesse colocar a bola no fundo do gol, já que o péssimo Navarro não chegou em dois cruzamentos embora tenha sofrido o pênalti, no meu entendimento duvidoso, que originou o gol do Honda. Ainda apresentou os velhos problemas de marcação, no meio campo e nas laterais, principalmente pelo lado direito.
No segundo tempo, o BOTAFOGO voltou para o jogo como se este fosse um simples amistoso, sem a mínima vontade de decidi-lo e foi castigado com o gol do empate e não teve forças para fazer o segundo. Para ajudar, Autuori procedeu as substituições de forma equivocada, sacou o Honda para colocar o L. Fernando, depois sacou o péssimo Fernando para colocar o também péssimo Barrandeguy. A primeira substituição foi forçada, Kanú no lugar do contundido Marcelo.
O time piorou ainda mais e não fez por merecer a vitória.
O primeiro fato é que o BOTAFOGO não tem força física para exercer uma pressão nos adversários, o segundo é que todas as equipes enfrentadas nesta temporada apresentam no jogo um trabalho melhor do que o do BOTAFOGO, o terceiro é que o Time é acomodado, parece meio sem vontade de vencer.
Fernández- Sem culpa no gol.
Fernando- Péssimo, displicente, sem coragem, omisso.
Kanu- Joga dos dois lados da zaga e hoje tem de ser titular ao lado do Marcelo.
Ruan Renato- Fraco! Parece que tem duas pernas esquerdas;
G. Santos- Não teve trabalho porque o Bangu não atacou pelo seu lado e é absolutamente afoito;
C. Alexandre- dentro das possibilidades, fez uma partida aceitável, chama a atenção por tentar passes verticais, coisa rara nesse Time;
A. Santana- Partida ruim, mas quase fez o gol da vitória, já que é o único com capacidade de finalização de média e longa distâncias;
Honda- Mostrou como se movimenta um jogador de meio campo, se apresentou com opção ao jogo entre as intermediárias, sendo opção aos companheiros e com um excelente passe para finalização do L. Henrique;
B. Nazário- Não pode ser sacrificado por causa da escalação do Honda, tem de ser complementar ao japonês. Teve os seus melhores momentos quando jogou centralizado.;
L. Henrique- Tem capacidade e pode evoluir, mas hoje fez um jogo abaixo do que pode. Outro que não pode jogar restrito a uma faixa de campo;
Navarro- Péssimo! Não pode ser a primeira opção quando da ausência do P. Raul. Nunca está na área quando a bola chega, atrapalha mais do que ajuda. Parece o V. Tanque
L Fernando- Também não pode ser a primeira opção para desenrolar um jogo, faz isso a cada 500 vezes.
Barrandeguy- No pouco tempo que esteve em campo, errou passes, cruzamentos. Péssimo.
(Não avaliei o Marcelo, já que saiu cedo do jogo)
Autuori- Não deu padrão algum ao Time, pois os sinais diferentes em relação ao que era da época do Valentim são muito modestos. Marcação continua frouxa, pouca aproximação, organização ofensiva. Será que só sabe usar o martelo?
Deixando o Honda de fora, dos contratados apenas o B. Nazário está mostrando resultado.
Tem jogador que chegou e é pior do que quem saiu. G. Santos e Danilo Barcelos não são melhores do que o Yuri, por exemplo.
E o que foi feito do Lecaros?
Estamos em março, o Time não evolui e a preocupação é plausível.

SA!!!

Anônimo disse...

Queria entender porque todo jogo tem que fazer substituições de laterais . Mudou alguma coisa na regra que obriga isso?

Resende

Rodrigo Federman disse...

Marcio, excelente análise. Em suma, concordo com quase tudo. Só acho que o Gatito falhou. Nao foi grave, mas goleiro do seu nível precisa sair abafando. De resto, o mais do mesmo e que já estamos cansados de acompanhar.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Resende, também não entendi. Muda 6 por meia dúzia sempre.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Em tempo, com o Honda habemus camisa 10 -embora jogue com a 4. Faltam: laterais, volante, centroavante.
E já ia perguntar pelo peruano Lecaros.
Como contratam mal no Botafogo, pqp !
Abs.

Assimos disse...

Salve Salve, amigos do CB!

Dos 10 jogadores de linha, atualmente só 60% podem fazer a diferença: Marcelo, Bruno, Honda, LH, Caio e Pedro. Isso mostra que precisamos de 1 zagueiro titular para atuar com o Marcelo, pois para mim o Carli já deu e Kanu pode compor bem o elenco. 2 laterais porque não temos nenhum. 1 volante de marcação para jogar com o Caio que tem qualidade. 1 Meia para atuar pela direita ou esquerda.

Rodrigo, concordo com as notas, exceto de: Ruan Renato, Guilherme, Fernando e Barrandeguy. Eu daria 2,0 para todos sem pena.

OBSERVAÇÕES:

1 - Enquanto não vem peças decentes para os setores deficientes, Honda precisa aprender logo o português para ser uma espécie de técnico e líder em campo e colocar essa galera para jogar.

2 - É fato que LH tem qualidade, mas precisa levar uma chamada para poder oferecer 100% do seu bom futebol.

3 - Gatito tem tido umas falhas bisonhas, acho que já pode esquentar um pouco o banco para ver se toma tino.

4 - O resto é só o resto.

Abraços e SA!

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, na verdade, contratam muito bem, amigo. Eles sabem exatamente o que cada contratação pode oferecer, sacou? hehehe
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Afirmo sem medo de errar: o Botafogo é o pior time que vejo nesse início de temporada sob todos os aspectos, seja físico, tático e técnico, além de ser um time completamente sem garra, sem comprometimento.
Não tem como não reclamar de cetas contratações, principalmente a dos laterais. Ruim por ruim ficava com o que tinha pois seria mais econômico. E ainda trás um centro avante que é ruim de bola em todos os sentidos: não se movimenta, não tem controle de bola e não tem presença na área. Para piorar o técnico insiste com essa coisa medonha, e aí eu me pergunto: Por que não dar uma chance ao IC quando o Pedro Raul (seria um chinelinho?) não joga?
Vejo defeitos recorrentes nesse time, das duas uma: ou esse bando não tem inteligência para entender o que é pedido ou então quem treina não sabe como se comunicar, pois não é possível se ter um time tão estático em campo, espaçado e um meio campo que não marca e menos ainda cria. Para piorar , o único lúcido em campo o técnico substitui. Não entendi a saída do Honda, e começo a sentir pena dele nessa draga de time.
Ou essa diretoria começa a pensar em dispensar essas porcarias que já mostraram que não servem nem prá banco (Barrandeguy, GS, Navarro, RR, DB e sei lá quem mais) ou vamos sofrer mais com esse time que com o corona.
Outra coisa que não consigo entender: o Bruno Nazário jogando pelos lados do campo e o LH fixo na ponta esquerda. Falando em LH, vá perder gols fáceis assim na casa do.... Abs e SB!

Marcio disse...

Rodrigo, eu não achei que ele teria tempo para sair e abafar, pois a bola esava mais para o atacante.
Uma outra coisa, O Fernando ficou sentindo a perna ao bloquear uma finalização do Bangu; isso também já havia ocorrido, se eu não estiver enganado, no jogo contra o Caxias, pela Copa do Brasil.
Esse cara precisa colocar o pé firme na direção na bola, jogador não pode ter medo de bolada.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Assimos, acho que mais do que uma chamada, o LH poderia ganhar mais liberdade no setor ofensivo. Prendê-lo apenas ao lado esquerdo é um desperdício enorme de talento.

Sergio, de todos que vi até agora, se não é o pior, certamente é dos piores. Até agora, não lembro de um único bom jogo do início ao fim em 2020.

Marcio, possa crer.

Abs e SA!!!

Assimos disse...

Sim, Rodrigo, mas às vezes eu acho que ele bobagens de garoto, por isso falei da chamada.

Abraços e SA!

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Assimos. Mas ali, ele preso na esquerda, é instrução do treinador.
Abs e SA!!!

Assimos disse...

Sem dúvida, Rodrigo.

Abraços e SA!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Assimos.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Sérgio, estou vendo Vasco x time aqui do bairro. Ouso afirmar que o Vasco consegue ser pior que o Botafogo. E o tricolor também não demonstra nada de bom.
Resumindo: um show de horror! Nível baixíssimo. Por isso o esgoto sobra na turma.
Abs.

Marcio disse...

Rafael Navarro, 7 jogos e 304 minutos em campo e zero gols;.
I. Cássio, 4 jogos e 252 minutos em campo e 1 gol marcado.
A curiosidade é que o I. Cassio fez o seu gol no jogo contra o Vasco, onde substituiu o R. Navarro.
Não estou dizendo que o I. Cássio é o Lewandowski, mas futebol é gol e centroavante vive de gols, quem faz os seus não pode ser reserva de quem não faz.
É uma questão objetiva.
Teoricamente, se em um campeonato com 20 jogos o centroavante pode me entregar 10 gols, com uma defesa minimamente organizada eu posso assegurar uma boa quantidade de vitórias.
Infelizmente, esses técnicos valorizam quem "faz o pivô", "abre espaços na defesa adversária" e deixam o gol de lado; não é raro ver técnicos após vitórias com placares elásticos, valorizarem que o centroavante fez isso e aquilo, mesmo que tenha passado em branco.
Centroavante "não pode" passar em branco quando seu time goleia, tem de ambicionar ser o artilheiro do campeonato... Ficam com essa ladainha de que todos têm a obrigação de fazer os gols, que isso e aquilo.
Claro que quem tiver a oportunidade deve saber fazer o gol, mas a obrigação é do centroavante, claro que o atacante pode e deve ajudar na marcação, mas o especialista no quesito deve ser o defensor.
Inventaram um monte de teoria e com isso tem um monte de jogador que jogam em várias posições e nada resolvem.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, na verdade, os caras estão sobrando em nível nacional. Os outros 3 do RJ nivelam hoje com os clubes do nordeste ou Santa Catarina. E só.

Marcio, aí tem dedo de empresário e muita mão sendo molhada. E enquanto o PA também mantiver essa incoerência, me reservarei o direito de duvidar até dele nessa escalação esdrúxula.

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Samico e amigos, prá quem viu futebol nas décadas de 60 e 70 e parte da de 80, ver futebol hoje em dia no país é um enorme esforço mental para aturar essa turma. Garanto sem medo, que esse time dos mulambos nas referidas décadas não fariam nem a terça parte do que fazem atualmente. Como diz o ditado: "em terra de saci quem tem duas pernas é centopeia". O mais triste é que isso é um problema do continente sul americano. Mas esse time do Botafogo supera e muito a grande maioria no quesito ruindade, à exceção do Vasco, isso concordo contigo. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, de pleno acordo.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

O time é menos pior que quando treinado pelo Valentim, mas Paulo Autuori aparentemente não perdeu sua mania de professor pardal.
Barrandeguy fez seu melhor jogo contra o Paraná e hoje foi barrado. Tirou Luís Fernando ao invés de Alex Santana, mesmo sendo o insignificante Bangu.
E estou até agora tentando entender pq substituiu o japonês.

Rodrigo Federman disse...

Fatos, ele realmente parece ter uns rompantes de Pardal. E isso contra adversários risíveis.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Verdade, Sergio.
Fiz 60 anos em janeiro. Se perdi o melhor do Botafogo, de Mané, Didi e o imortal Nilton Santos, peguei, criança, o time dos meus sonhos de 67/68. E vi grandes jogadores e grandes jogos no finado Maracanã, não só do Botafogo como de outras equipes também.
Atualmente a coisa beira a indigência.
Abs.

Sergio disse...

O que.mais me impressiona no futebol brasileiro atual e em especial o time do Botafogo, é a completa falta de fundamentos básicos. Erros de passe simples, cruzamentos, dribles, enfim, o que fazem nos treinamentos? Abs e SB?

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, bons tempos que não voltam mais.

Sérgio, e esses caras recebem salários de 3 dígitos para erros básicos. É o fim do mundo.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

O que acontece nos treinamentos; recordando como foi após a vitória frente ao Paraná, pela Copa do Brasil:

(...)Apenas os jogadores que não atuaram contra o Paraná treinaram nesta quarta-feira, marcada por um treino leve. Em campo, rodas de bobinho e atividades de passes e finalizações. Aos titulares, trabalhos de recomposição na academia e fisioterapia do Nilton Santos(...)

https://www.lance.com.br/botafogo/sem-limitacoes-keisuke-honda-participa-treino-botafogo.html

Como evoluir desse modo?
Como esperar que o reserva resolva um problema do time quando for chamado?
Reservas não são para completar treinamentos, devem ser exigidos da mesma forma, ou seja, se não foram a campo o treinamento deve ser na exigência máxima, se faltar jogador, que os sub-alguma coisa completem o treino.

SA!!!


Rodrigo Federman disse...

Marcio, não há quem pense assim no futebol do Botafogo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Pois é, Rodrigo.
O BOTAFOGO faz o padrão, aquilo que todos fazem, não procura jamais a inovação.
Hoje quando sofreu o gol do empate, o técnico foi no padrão, levou a campo o famigerado 4-3-3 do técnico anterior, pois assim jogou muito tempo, acreditando em um resultado positivo; todos sabemos que esse 4-3-3 não trouxe resultado algum e não seria, em tese, no jogo de hoje que faria a diferença.
Muitos até argumentam que esse esquema é o mais utilizado na atualidade... Resta saber se este esquema se enquadra às capacidades disponíveis no elenco.
O A. Madrid eliminou o Liverpool e o seu 4-3-3; Simeone mandou a campo 4 jogadores de meio campo, sendo dois volantes, Koke, Thomas, Saúl e Angel Correa, no ataque mandou João Félix e Diego Costa. Estaria o Simeone, que faz um trabalho muito bom no A. de Madrid, defasado?
Guardiola colocou o Messi como "falso nove" e por aqui começaram a querer fazer o mesmo, Guardiola quando assumiu o Bayern, pediu a contratação do centroavante Lewandowski
A Alemanha, campeã em 2014, meteu 7 na seleção da cbf e não jogou com 3 atacantes; o Felipão foi de 4-3-3, Bernard, Fred e Hulk, para quê?
Todo esquema de jogo pode ser bom, desde que seja um facilitador às competências daqueles que irão executá-lo. Não é porque Klopp, Simeone ou Guardiola fazem sucesso com determinado esquema que obrigatoriamente devem ser copiados, devem ser observados e adaptados a realidade local.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio.
Abs e SA!!!