30/03/20

Hoje, faz falta





O lateral Marcinho prevê o seu retorno aos gramados para meados de julho:

"- Dentro do possível, tenho feito atividades para tentar evoluir o pouco que posso na minha recuperação. Trabalhei hoje um pouco mais cedo, quando dá faço caminhada na praia, três vezes por semana vou à academia do meu fisioterapeuta. Tenho feito o que posso. Faço dez semanas (de tratamento) domingo, devo estar com previsão de mais três meses e meio".

Como todos sabem, eu sempre disse que não vejo no Marcinho toda esse ruindade que falam. Pelo contrário: Acho que ele tem potencial. Precisa ser trabalhado (principalmente na parte defensiva), claro, mas diferente de tantos pernas de pau, o jogador não trata a bola com maldade e tem certa técnica.

E, amigos, quando vemos que as outras opções são Fernando ou Barrandeguy...
...só me resta um pedido: Volta logo, Marcinho!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

15 comentários:

Anônimo disse...

Também não acho o Marcinho ruim como muitos falam, tem bola, porém precisa ser trabalhado se quiser se consolidar como lateral (Vale lembrar que na base ele era ponta, mudou de posição já no sub-20). Esse Barrandeguy e Fernando são duas desgraças.

Gabriel

Marcio disse...

Até já escrevi aqui no Blog que o Marcinho poderia ser submetido a um processo de condicionamento técnico/tático semelhante ao do Cafú, promovido pelo Telê.
A questão, me parece, é que os técnicos esqueceram que não há um resultado coletivo bom se individualmente os executores são despreparados.
Sempre que lemos noticias em relação aos treinamentos, só se fala dos executados em campo reduzido, de 6 contra 6, 7 contra 7, por exemplo, intensidade...
E os específicos? Tanto que os cobradores de faltas, por exemplo, desapareceram.
Não se pode fazer prevalecer a tática sobre a técnica ou a técnica sobre a tática, elas devem estar 50 a 50.
Não faltam exemplos de jogadores que naturalmente talentosos atingiram excelente nível na carreira e outros que tiveram de trabalhar muito individualmente para chegar.
E vejo no Marcinho essa possibilidade de torna-se um bom jogador através do trabalho técnico/tático incansável; ele tem boa performance física, já ensaiou razoáveis arremates de média e longas distâncias com a bola parada ou rolando e alguns acertos nos cruzamentos, ou seja, tem uma capacidade ociosa.
Até mesmo se compararmos os concorrentes internos e externos, lateral é uma função "extinta".
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Concordo contigo, Gabriel.

Exatamente, Marcio. O problema é que faltam bons profissionais que hoje atentem para essas situações e particularidades nos jogadores.

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Mandei um comentário mas acho não foi.
Não acho o Marcinho ruim não, acho que precisa é aprender a marcar melhor, mas para isso precisa de orientação, principalmente de um jogador que era meia e virou lateral. Há de se considerar também que o problema da marcação dos volantes e a deficiente cobertura afetam e muito aos laterais.
Dos laterais que temos o Marcinho é bem mais efetivo que todos os outros, direito ou esquerdo, além de fazer cruzamentos razoáveis, coisa que ou outros nem isso fazem direito: ou não cruzam ou parece que estão batendo um tiro de meta. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, só chegou esse seu comentário agora! Enfim, concordo contigo. E o Marcinho tem outra característica interessante: Chuta bem de longa distância.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, penso que o futebol deveria ter treinadores específicos para os setores, deixando o técnico principal "apenas" com a responsabilidade de cuidar da parte tática/estratégica e escalações. Se tem treinador de goleiros...
Embora o Arrigo Sachi, lendário técnico italiano, tenha dito que “Não sabia que, para ser jóquei, era preciso ser cavalo antes”, parece-me necessário que em alguns momentos orientações práticas sejam necessárias.
Tem um vídeo do Dinamite onde ele mostra como cobrava as faltas, dizendo que observava o goleiro e esperava alguns segundos, para que o mesmo "relaxasse" e assim tentar surpreendê-lo, ou seja, vários detalhes envolvidos.
E isso em 1984...
Uma situação dessa, quem não esteve no campo de jogo jamais terá a capacidade de orientar.
E ainda há quem diga que esses caras não jogariam hoje; e o Dinamite não era, tecnicamente falando, um Reinaldo, embora tenha sido um centroavante muito, muito bom, tanto que é o maior goleador da história dos campeonatos brasileiros, com 190 gols.
Acho que o futebol perde ao não aproveitar esses caras na orientação dos jogadores.

Link do vídeo com o Dinamite:
https://youtu.be/n_BGdTXYfTY

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Boa, Marcio. Muito bom mesmo!
Abs e SA!!!

João disse...

O que me incomoda no Marcinho é a sua displicência em alguns momentos decisivos. Já nos custou derrotas/empates.

Rodrigo Federman disse...

João, não vejo como "exclusividade" dele! Disciplicência é algo que tem de monte em vários jogadores do time. Mas aí dá para trabalhar no jogador.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Concordo 100% com seu texto Rodrigo. Ele sobra perto dos demais. Minha decepção foi com o Fernando que jogava muito bem na base e eu tinha muitas esperanças na bola dele, mas foi como o Luís Henrique que sentiu muito ao chegar no time de cima.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, isso aí.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Talvez tenham colocado no Fernando assim como no Luís Henrique I uma responsabilidade que não era o momento, e para agravar, o esquema e muitas peças do time não ajudam. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, pode ser também.
Abs e SA!!!

Fabio Lucas disse...

Fernando ainda é melhor que Barrandeguy, aliás Fernando vem melhorando notei no ótimo jogou em que o nosso técnico Paulo Autuori o substitui de forma errada colocando o uruguaio... mas uma ressalva Marcinho ainda é muito mais jogador Fernando e bom reserva, e Barrandeguy ainda não se adaptou se e que irá

Rodrigo Federman disse...

Fabio, não tenho essa impressão a respeito de uma evolução do Fernando.
Abs e SA!!!