07/03/20

Já era esperado


















Tudo bem que em clássico, tudo pode acontecer.  Mas a diferença entre os times é tão grande que o Botafogo não poderia se dar ao luxo de desperdiçar algumas boas oportunidades no primeiro tempo, quando o Flamengo esteve muito aquém do que vem apresentando.

Resultado: No segundo tempo, um domínio completo do adversário e a derrota alvinegra por 0 a 3.

Como o jogo não foi transmitido pela tv, fica difícil opinar. Pelo que escutei na rádio, o GLORIOSO atuou bem nos 45 minutos iniciais, perdeu dois gols e foi dominado em toda segunda etapa. Escapando, inclusive do quarto gol, após pênalti desperdiçado pelo nojento do Gabriel.

Enfim, placar que talvez não tenha sido justo, mas a vitória do Flamengo acabou sendo inquestionável.

Do lado botafoguense, muita coisa a melhorar. Até lá, é brigar para evitar que a distância técnica entre os rivais não aumente a cada dia que passa.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

25 comentários:

Ezieljr disse...

Bom algo de bom vimos nesse time... Uma mudança na escalação que na minha opinião PA colocou o que tinha de melhor pra jogar e por isso dominamos o primeiro tempo...

Rodrigo Federman disse...

Eziel, só contesto a insistência e mais uma oportunidade ao LF.
Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

Dominar e perder gols no primeiro tempo e morrer fisicamente no segundo e perder o jogo. Até quando isso? Time novo, média baixa de idade e essa condição física lixo? E ninguém fala nada? E nem falei do gol anulado...

Rodrigo Federman disse...

Vinny, nada acontece com esse péssimo (des)preparador físico.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Não vi o jogo, mas li alguns comentários e parece que no primeiro tempo o Botafogo jogou bem, foi prejudicado pela arbitragem, ou o var teve uma bola na trave e um gol perdido pelo LH. No segundo o time arriou os pneus, o que já virou rotina. Quem banca essa equipe incompetente de preparação física?
Não adianta melhorar taticamente se o time não aguenta correr dois tempos. E outra, não entendo insistir no cansado LF, juro que não entendo. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, para variar, o time morre. E a desgrama da preparação física continua intocável em GS.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Pela escalação inicial, eu acho que o Paulo Autuori começa a ver as deficiências do time. Entretanto, não há muito o que fazer com o atual elenco, pois faltam pelo menos 2 laterais e um volante que marque. Também não dá para insistir com o eternamente cansado LF.
Outra coisa é o time tomar um gol e se desarvorar
Claro que essec aos 10 do segundo tempo é terrível, não há técnico que consiga colocar em prática melhorias se o time não tem preparo.
Sobre arbitragem em jogos contra os mulambos é virou uma constante. Vi a fotogrsfia do lance do impedimento, inacreditável.
Outra coisa absurda foi o que fizeram com a torcida do Botafogo para entrar no estádio. Inacreditável. Mas não podemos nós esquecer que o Botafogo A tem tomado sufoco em em todos os jogos esse ano, e isso não pode ser normal. Abs e SB!

Anônimo disse...

Rodrigo e amigos, fora o gol mal anulado. Achei falta no primeiro gol dos caras. Se tivéssemos um time que conseguisse correr os dois tempos, acho que faríamos frente. Não adianta. O time tem que ter zagueiros mais novos e um volante de marcação. Fora um cara que pense no meio campo. Talvez o honda supra essa lacuna. Se tivermos um investidor, iria atrás do Gabriel pra zaga. O PA fez o que poucos em alguns meses não fizeram, barrar o Cícero. Mas somente o Alex não aguenta ser esse volante de marcação. Vamos ver como será o time com o honda e o touré. Muitas coisas a se melhorar. Mas acredito que teremos um ano melhor do que o último. Se houver um investidor poderemos sonhar com voos mais altos.

SA...André

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, hoje eu gostei do PA. Saiu da mesmice inicial daquele time de sempre.

André, o lance do gol mal anulado clube ao VAR. Entendi que podia ter gerado dúvidas mesmo.

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Não vi o jogo, aqui em SP nem em nenhum lugar foi transmitido não é, mas pelo que ouvi o time no primeiro tempo foi um que dominou taticamente o jogo e no segundo outro, submisso e desequilibrado mentalmente. Parece que faltou e mesma postura, a mesma intensidade, mas somos um time quase todo em formação contra uma equipe já formada, campeã, com todas as competências já conhecidas. Prefiro os bons comentários do PA nós pós jogo que identifica bem o que penso. O Honda e o Yaya certamente darão um toque de qualidade e ele buscará progredir o que de bom aconteceu e corrigir o que de ruim foi constatado. Repito que gosto muito do PA e dessa visão mental do jogador sem esquecer a tática e técnica. O resultado dói, mas para mim foi o que menos importou. Vale a constatação que temos qualidades, potencialidades e caminhos por onde crescer. Vale constatar que o técnico encontrou saídas para enfrentar um time como o Flamengo e com um bom diagnóstico do que de errado ocorreu. Prefiro a visão otimista do que temos como perspectivas do que a derrotista de quem não tem saídas como no ano passado.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, mais do que técnica, também falta muito preparo físico para esse time. Impressionante como sempre morre no segundo tempo.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Sei que não temos time para encarar o Flamengo, porém perde de três já é problema, agora ser mais uma humilhado, é complicado. E 3xo ficou barato era para ter tomado de mais. Tá difícil torcer.

RICARDO SOUZA disse...

Gatito, Marcelo, Nazário e Pedro se salvam no time de hoje e tem bom nível... Alex Santana, Luiz Henrique e Luiz Fernando são irregulares... Caio é uma aposta que pode crescer... Loco é uma incógnita... O resto, bem, é o resto... Oremos por Honda. YaYa e a chegada de algum lateral esquerdo de verdade... Fogoooo

Marcio disse...

Sem assistir ao jogo, qualquer comentário fica comprometido.
Assistindo aos gols sofridos, faço uma observação ao Fernández. Ele por diversas vezes já foi responsável por manter o botafogo no jogo e, inclusive, foi responsável direto por algumas premiações por classificações em competições. Entretanto, já comentei aqui em 2019 que o via um tanto "desconcentrado" durante os jogos, na partida frente ao Náutico na Copa do Brasil/2020, me pareceu estar mais firme.
De forma geral, considerando essas oscilações, "preocupa-me" o fato do paraguaio poder se tornar um goleiro das defesas "impossíveis" e sofredor das "possíveis".
Também fiquei em dúvida sobre o impedimento marcado no lance do Pedro Raul e sobre uma infração em um gol deles.
No mais, respeitando todas as opiniões, a supremacia deles está no comando técnico.
Não há trabalho de técnico aqui no Brasil que anule três variáveis impostas por eles. Posicionamento dos atacantes em relação à posição da linha defensiva, mais o conhecimento do meio campo em fazer essa bola chegar aos atacantes;
Posição da defesa em relação à movimentação do ataque, mais a atenção à linha de impedimento;
E evitar a pressão exercida sobre o jogador que tem a bola.
Já escrevi mil vezes aqui no Blog sobre o que explicou o Roberto Martinez sobre o que fez para vencer o Brasil na Copa 2018, segundo suas palavras, o Brasil tinha jogadores que poderiam decidir o jogo e que precisava fazer alguma coisa para tirar o Brasil da sua zona de conforto se desejasse vencer. Deslocou o Lukako para direita, não para marcar o Marcelo e sim para atacar justamente no espaço deixado pelo super ofensivo lateral brasileiro.
As melhores virtudes de uma equipe também podem representar as suas maiores fraquezas.
Futebol também se joga com a inteligência; Romário jamais faria um gol de cabeça na seleção da Suécia, se além de ser um jogador tecnicamente espetacular, não tivesse conhecimento de como jogar dentro da grande área.
Se não temos o craque, cabe o comandante preparar melhor a sua equipe, como também cobrar que a preparação física permita um ritmo adequado às exigências apresentadas.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Unknown, o problema realmente é a goleada. Se não abrirmos os olhos, será assim em todos jogos contra eles.

Ricardo, para mim o LF é bem regular. Uma merda. Rs

Boa, Marcio. E piora quando o time cansa. Esse preparo físico é lamentável.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Pois é, Rodrigo.
O futebol europeu continua como sempre foi, eles sempre se preocuparam com o estudo e a organização do jogo.
Quando tiver um tempo e se desejar, vale também para os demais Irmãos de CAMISA, leia essa entrevista feita pela Revista Placar em 3 de abril de 1970, página 34, com o técnico da seleção Soviética, Gravil Katchalin, onde ele diz o seguinte:
"O Brasil será campeão do mundo pela terceira vez no México" e que "O russo não nasceu para o futebol".
Na entrevista explica que a geração da URSS era do pós-guerra, e que os jovens não tinham muito tempo para praticar o futebol por causa da rotina de estudos, 7 horas por dia, e quantidade de deveres a serem feitos em casa aos finais de semana. Mas disse que a seleção era fisicamente e culturalmente preparada para cumprir as determinações de jogo.
Sobre os favoritos, incluiu a Inglaterra, dizendo que tinha jogadores de alta capacidade física e técnica e a melhor disciplina de jogo da Europa; e a Itália com a sua mistura de futebol europeu e Sul-Americano. Citou ainda algumas que poderia surpreender, Bulgária, Bélgica e Peru.
Especificamente sobre o Brasil, disse que pelo que leu, o Brasil formava uma equipe boa fisicamente perfeita, jovem e com um bom sentido de organização.
Disse que no Brasil havia um celeiro inesgotável de jogadores talentosos, no trato da bola e estilo, enquanto que na URSS, havia um esforço para superar a falta daquilo que no Brasil sobrava, o talento. Essa era a diferença entre as escolas.
Resultado na Copa, a URSS foi a 1ª colocada no grupo em que estava a Bélgica que o técnico disse que poderia surpreender e foi eliminada nas quartas pelo Uruguai. A Inglaterra foi derrotada pelo Brasil na fase de grupos m um dos melhores jogos da história das copas e foi eliminada nas quartas pela Alemanha Ocidental. O Peru, segundo colocado no grupo da Alemanha, foi eliminado pelo Brasil nas quartas.
A Itália foi até a decisão com o Brasil e o resultados todos sabemos.
Deu uma aula de conhecimento sobre o futebol praticado na URSS e no exterior, em um tempo em que as distancias eram maiores e as informações mais escassas.
Por isso eu não tolero que o futebol hoje é mais tático do que no passado, a organização sempre esteve no futebol europeu, a diferença estava no que relatou o técnico soviético, eles lutavam para superar aquilo que no Brasil sobrava, talento. Quando o Brasil inibiu a técnica para privilegiar somente uma suposta organização, perdeu a sua vantagem competitiva. Organização e talento não se anulam, hoje não temos mais o talento e nem chegamos à organização europeia, por isso o adversário de ontem sobra e sobrará, não tanto pela técnica e sim pela organização imposta por seu técnico europeu.

https://books.google.com.br/books?id=Ed_6WYmJmh8C&lpg=PA34&hl=pt-BR&pg=PA34#v=onepage&q&f=false

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sensacional, Marcio. Darei uma lida, com certeza.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, após a leitura, se puder, diga-me o que achou.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Marcio.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Márcio, cobre seu comentário, brilhante diga-se de passagem, eu sempre disse que o brasil só conseguiu chegar ao patamar que chegou pela qualidade dos jogadores que tivemos, nunca pelos treinadores pátrios. O que o JJ está mostrando é o quanto estamos atrasados em termos de treinadores. Tanto é verdade, que nunca um treinador brasileiro conseguiu fazer sucesso na Europa, ao contrario dos nosso jogadores.
O grande problema é que nossos treinadores não tem conhecimento suficiente, talvez uns 3 ou 4 se muito, além de 3 grandes defeitos: não estudam e o mais grave, montam esquemas a partir de suas convicções e nunca pelo elenco que tem. E o 3º eu achoo mais grave: são arrogantes. Quer um exemplo: em 74 antes do jogo contra a Holanda falaram sobre o poderio tático técnico da Holanda, no que o Zagallo respondeu: "eles é que tem que aprender com a gente". Não vou nem falar do Têle em 82, que tomou um nó do Bearzot. Abs e SB

Rodrigo Federman disse...

Disse tudo, Sérgio.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Verdade, Sérgio, o Brasil sempre superou aos adversários por causa dos jogadores que teve.
Há também uma matéria do Estadão, onde fala das pretensões da antiga URSS em conquistar a Copa do Mundo de 1958 e a participação de Garrincha no confronto entre esta seleção e o Brasil.

"O 'futebol científico' não assusta Mané Garrincha"

(...)Outros aspectos, não só no campo, davam confiança de que a URSS venceria fácil a Copa. Já nos anos 1950, a seleção soviética se utilizava de métodos e tecnologias que parecem coisas atuais, mas que vem de bons anos no universo do futebol, como exames de detecção de lesões, acompanhamento fisiológico e treinamentos específicos por posição. Os vermelhos também se utilizavam de “espiões”, observadores técnicos que viajavam para observar e fazer relatórios sobre os adversários que eles enfrentariam na Suécia(...)

Como eles não conheciam Garricnhca, quando enfrentaram o Brasil...

(...)Em 180 segundos, Garrincha e Pelé, que jogaram pela primeira vez juntos nesta partida, meteu duas bolas na trave, driblou vários marcadores, os “Joães” e um passe perfeito para Vavá fazer 1 a 0. Garrincha ainda participou da jogada do 2 a 0, gol de Vavá, além 36 chutes a gol, 18 deles com perigo, que perturbaram a vida do goleiro Lev Yashin(...)

https://infograficos.estadao.com.br/esportes/copa/2018/russia/o-futebol-cientifico-nao-assusta-mane-garrincha-1950-1958/

Isso foi há mais de 60 anos...
Reafirmo que estudo, preparação, métodos inovadores, sempre estiveram por lá... O Brasil, como tinha a qualidade, prevalecia, como bem disse o técnico da URSS na copa de 70, Gravil Katchalin.
O futebol brasileiro regrediu, pois aniquilou o talento e não alcançou a organização do europeu.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, hoje temos futebol de terceira qualidade. Fato.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Realmente, Rodrigo.
E essas situações que eu trouxe nos comentários derrubam as tentativas dos jornalistas "entendedores de futebol" de fazer transparecer que a organização tática e preparação é algo recente.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Com certeza, Marcio.
Abs e SA!!!