01/03/20

No apagar das luzes





Em um turno com apenas 5 jogos, o importante é somar pontos. Mesmo não atuando bem.

Foi o que o Botafogo fez nesta noite de domingo, ao vencer o Boavista por 2 a 1. 

Vitória, ok. Ótimo. Mas a atuação... já virou rotina em 2020 jogar mal. Hoje não foi diferente. Tanto é, que o gol do alívio só veio aos 47 minutos do segundo tempo, depois de sofríveis dois tempos disputados.

Valeu o peso da camisa, pois no frigir dos ovos, o confronto foi parelho. Com o Boavista bem mais consciente e distribuído em campo, aliás. 

Ah, o Autuori ainda não teve tempo suficiente. Sim, concordo que é cedo...
...mas já daria para apresentar o mínimo de evolução. E eu ainda não vi nada diferente do que estamos acompanhando na temporada.

Por sorte, um ou outro jogador no GLORIOSO é capaz de tirar coelho da cartola. Hoje, o Luis Henrique foi esse cara. De resto, a bagunça, falta de segurança no meio de campo e laterais abaixo do nível da mediocridade.

Vencemos, Rodrigo. Vencemos!

Sim, amigos...mas contra o Boavista, deveria ser obrigação. Sempre!

Vamos ver - e torcer - no próximo final de semana contra o Flamengo. 

Aí sim, terá peso. E precisaremos fazer muitas coisas diferentes, pois caso contrário, o risco de uma goleada se torna enorme.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

Botafogo 2 x 1 Boavista

1- Gatito: Uma boa defesa e uma falha - 4,5

2- Barrandeguy: Insosso - 4,0

3- Marcelo: Sozinho no setor defensivo - 5,0

4- Ruan Renato: É beque de roça. Não comprometeu, mas é fraco - 4,5

5- Cícero: A lesma que não marca e não arma - 4,0

6- Danilo Barcelos: Acha que joga muito. E não joga nada - 4,0

7- Luis Henrique: Parte para cima sem medo. Ótimo drible curto - 6,5

8- Alex Santana: O único ali no meio que ao menos aparece para o jogo - 6,0

9- Rafael Navarro: Um bonde horrível - 2,5

10- Bruno Nazário: Melhorou quando foi para a faixa central - 5,0

11- Cortez: Estreia discreta - 4,5

12- Thiaguinho: Entra em campo e nem é notado - 4,0

13- Caio Alexandre: Pelo menos se apresente - 4,5

14- Luiz Fernando: Sempre errando no momento final - 4,5

Paulo Autuori: Ainda não deu o seu toque ao time - 4,5

25 comentários:

João disse...

Defendi o Autuori mas, conforme a observação do meu comentário no jogo passado, acho que hoje pode ser criticado.

O time não apresentou nada e persistem as escalações erradas. Danilo, Cícero e Navarro não podem jogar. Assim como o time não pode jogar sem a bola de jeito nenhum, arame liso total.

Contra o Flamengo, sinceramente estou bem receoso, e ainda tem a estreia do japonês. Eu sinceramente não queimaria esse cartucho agora.

Rodrigo Federman disse...

João, eu repito o que sempre disse: Gosto muito da pessoa do PA, sou eternamente grato a ele por 95, mas para mim, o tempo dele como treinador de ponta já passou também. De todo modo, continuo muito na torcida e espero que ele queime a minha língua.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Resultado mentiroso pelo que foi apresentado pelo Botafogo.
Não acredito que o Autuori faça o mesmo que o AV ao escalar o Cícero lesma, colocar o Bruno Nazario pelo lado do campo e preferir essa droga de Navarro ao invés do sempre preterido Igor Cássio. É inacreditável que nas poucas chances que teve o IC mostrou mais serviço que Tanque, Vitor Rangel e agora esse Navarro. Não que o IC seja o atacante dos.meus sonhos, mas pior que essas malas ele não é.
E esses laterais, que coisa medonha, principalmente o DB, é uma avenida, ruim por ruim prefiro o GS que pelos menos marca melhor, não muito, mas esse Barcelos é uma coisa medonha.
Sinceramente, a diferença entre o AV e o PA parece ser até o momento nenhuma.
Se jogar desse jeito contra o Flamengo, com esse meio que não marca, time espaçado, sem movimentação e esses laterais que marcam mal e não apoiam, a coisa vai ficar muito ruim.
Não sei o que acontece no Botafogo, mas ou os caras estão na mão de empresarios e estes só tem barangas ou o departamento de inteligência do Botafogo é tudo, menos inteligente. Prá quem queria Touré, ter que ver esse desfile de jogadores que não servem não para peladas, é triste.
Já sinto pena do Honda. Abs e SB

Ezieljr disse...

PA pra mim continua sendo uma pessima escolha... Caio Alexandre de longe e melhor que o Cícero no meio campo... Apesar do menino não ser um marcador nato ao menos pensa nas jogadas fora caixa... Eu não consigo entender essa insistência no Cícero...

Rodrigo Federman disse...

Sergio, infelizmente é a nossa realidade. E penso igual a você. Com preocupação e nenhum alívio. Nem mesmo quando vencemos.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Valeu apenas e tão somente pela vitória.
Se no primeiro tempo apresentou uma chegada dos jogadores de meio campo ao ataque como virtude, os problemas superaram as virtudes, pobre na marcação pelas laterais e à frente da zaga, foi um primeiro tempo bem mais ou menos e mesmo assim saiu com a vantagem, em uma jogada do L. Henrique e bela finalização do A. Santana.
No segundo tempo o BOTAFOGO conseguiu piorar o seu jogo até sofrer o gol de empate em uma jogada pelo lado esquerdo defensivo, lado do péssimo D. Barcelos.
Depois o Autuori fez as substituições L Fernando no lugar do Cortez, Thiaguinho no lugar do A. Santana e C. Alexandre no lugar do Cícero. De cara afirmo que não gostei da saída do A. Santana, que bem ou mal tem a finalização de média e longa distâncias como virtude.
Quando o jogo caminhava para o empate, já que o BOTAFOGO jogava mal, L. Henrique deixou B. Nazário em condições de finalizar, o que fez de forma precisa, dando a vitória ao BOTAFOGO.
Gatito- Fez algumas defesas, mas não pode tomar um gol como esse;
Barrandeguy- Muito ruim.
D. Barcelos- Péssimo, Faz a dispensa do Yuri ser um completo absurdo;
Marcelo e R. Renato- Vão passar sufoco sempre, pois as bolas pelas laterais sempre chegam na área e não tem proteção do meio campo. Até Franco Baresi iria passar sufoco.
Cícero- Vale todos os comentários anteriores, Nada faz;
A. Santana- Erra bastante, mas não se omite. Fez um belo gol porque tenta finalizar;
B. Nazário- Partida discreta, melhorou quando foi jogar mais centralizado, tem lucidez
dentro da área no momento da decisão;
Cortez- Completamente desconectado do resto da Equipe, parece que vai precisar de um pouco mais de tempo;
Navarro- Praticamente não tocou na bola, não pode estar à frente do I. Cássio para substituir o P. Raul;
L. Henrique- O nome do jogo, participou dos dois gols, tem velocidade, drible. Tem muita margem para evolução.

L. Fernando- Recebeu um passe muito bom do L. Henrique e perdeu o gol. Discreto;
Thiaguinho- Foi para o jogo antes do Caio Alexandre, 15 do segundo tempo, e apareceu menos.
C. Alexandre- Entrou aos 37 do segundo tempo e teve tempo suficiente para encontrar um passe para o L. Henrique fazer a jogada para o gol do B. Nazário.

Autuori- Tem pouco tempo, mas o Time pouco mostrou de diferente.
E nada justifica entrar com o Navarro de titular e ter sacado o A. Santana (salvo se foi por problemas outros).

E o preparo físico?
Achei que o Time se arrastou em campo.

Pelo menos os 3 pontos foram ganhos, mas não podemos contar que sempre será assim.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Eziel, eu entendo menos ainda quando lembro que no início da temporada a diretoria deixou claro que queria se livrar do Cícero...aí o empresário dele mandou renovar...e não bastasse isso, continua titular intocável. E o silêncio da diretoria evidencia que tem muito caroço nesse angu.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, 100% de acordo, amigo.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Em tempo: o Caio Alexandre não pude ser reserva do Cícero no momento atual. O pouco que jogou mostrou mais queno Cícero nos últimos jogos.
Também acho que o tempo como técnico do PA acabou, acho que ele não tem mais paciência. Coloca o PA substituindo o Valdir Espinoza e contrata outro técnico.
O time do Boavista que não é nenhuma maravilhosa mas taticamente está muito bem armado, é um time de razoável prá bom.
O mais chato, é que não vejo uma partida bem jogada pelo Botafogo faz tempo, e assistir esse time tem sido um suplício. O LH bem orientado pode dar caldo. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, o que mais me deixa preocupado é planejamento (se é que existe) diretoria, pois para mim está claro que contrataram o PA para ser gestor quando a SA começar (se é que um dia vai começar mesmo). Para treinador, eles não têm nada em mente.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Se tivesse planejamento de fato, algumas contratações não seriam efetuadas.
Jogadores com alguma rodagem que se colocam piores do que os novatos.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Marcio.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Não assistir o jogo, que a maioria aqui assistiu,Botafogo é um time que está sendo montado, primeiro tempo era para ter liquidado o jogo faltou competência nos arremates,com 02 chutes do Alex Santana, 03 chutes de Bruno Nazário em uma jogada só, um furada do Gabriel Cortez, gool feito perdido,vi o Boavista ser um time sem objetividade, muito toquinho mais é o vice-campeão da Taça Guanabara.
Impaciência do torcedor botafoguense, hoje é de irritar, um time em relação ao do ano passado, todo mexido, defesa toda nova, exceto Marcelo Benevenuto,Frederico,Rhuan e Danilo Barcelos e vários jogadores como Cortez,Bruno Nazário e o garoto Luis Henrique como titular.
Questionar o Trabalho do Paulo Autuori, é uma falta de imaginação sem limite.
Claro que não vai mudar tudo, de um dia para outro; aí o cara é superado eu realmente não entendo vocês.
Só para lembrar o Caxias, foi eliminado pelo Botafogo e consegue ser campeão em cima da fortissima equipe do Grêmio o Botafogo é que não presta mesmo, eliminar um timinho como o Caxias e eu estar aqui arrotando, eliminar um Náutico que está a 01 ano ser perder em seu estádio, mais claro é um timinho.
Para completar o time da mídia mulambenta ganha de 2x1 do pobre Boavista, mais o time da midia é o bicho papão da America do Sul,Botafogo ganhou de 2x1 é um desastre.

Amintas

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Amintas...você mesmo disse: Não viu o jogo que a imensa maioria da torcida Botafoguense viu...
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Eu vejo mesmo que o Amintas. Não gosto nada do Cícero,Tiaguinho, Barrandegui e Danilo Barcelos,no meu time não jogam, mas as avaliações são excessivamente negativas.

Eduardo Samico disse...

Salve, Rodrigo e amigos. Uma dúvida: qual a origem desse Navarro ? Base, E. Uram ? Via o jogo com minha filha e comentei que o dito cujo sequer teve o nome mencionado na transmissão. Realmente sem sentido o I. Cássio ser preterido.
Sobre a SA, o que será que sai antes, CT ou SA ?
Abs.

Unknown disse...

Dos que estavam disponíveis, tirando o Cícero e Danilo Barcelos, entraram os melhores ao meu ver.
Falta no elenco um volante marcador , que cubra o lateral .
Alex Santana não é um jogador marcador
Cícero não dá bote, só preenche espaços, esperando a sobra.
Ainda não vi uma partida razoável desse Thiaguinho.
Pelo pouco que vi, Caio Alexandre tem potencial. Sabe sair jogando de forma vertical. Mas também não é um bom marcador.
Botafogo demora pra recuperar a bola. Só conseguindo, pelo erro adversário ou através dos nossos zagueiros .
Fica difícil para o treinador definir uma forma de jogar, pois fica o impasse: como ser um time reativo se não roubamos a bola no meio campo? Como ser um time que controla o jogo se nosso volante só toca para o lado?
Resumindo, precisa contratar alguém para o setor urgentemente
Abraços

Anônimo disse...

RODRIGO,discordo de muitas coisas que foram ditas,particularmente sobre o PA,mas entendo,pois BEOCUTAS,rsrs.
O futebol atual é medíocre e o PA mal começou o trabalho,com N perebas à disposição é criticado,enquanto treinadores "maravilhosos" que alguns queriam no Botafogo são demitidos,tanto novos,quanto antigos.Quem não consegue entender que não se faz omelete sem ovos vai morrer malhando.
O IC está suspenso pelo terceiro cartão por isso não foi relacionado,simples assim,não é culpa do PA.
Assisti a várias partidas semana passada e ex jogadores nossos,tidos como medíocres por muitos,são titulares absolutos em seus times,o que comprova a mediocridade atual.Até o VR fez um golaço em sua homenagem,rsrsr.
É claro que queremos nosso time forte,mas quem menos tem culpa,no momento,é o treinador,pois não tem jogador disponível que marque bem no meio de campo.
Como bem disse o RIZECk( é assim ?) defendendo o BOTAFOGO e dizendo claramente que a mídia enaltece tudo que o lixão faz e deprecia o alvinegro.Falou ao vivo e a cores e desagradou a emissora,mas foi peitudo.
Acredito que o PA,dos disponíveis,foi ótima opção.As torcidas são impacientes ao extremo,acham que seu time tem que ganhar tudo e perdem a noção dos jogadores do clube.Um exemplo típico da falta de noção é o torcedor do lixão paulista,que já quer demitir o ex treinador do AP,que até pouco tempo era a maior maravilha,top de linha,etc,etc.
Nessas horas eu faço coro ao que o CANHOTA fala sobre futebol.JOTA.

PAULO FERNANDO disse...

Todo mundo concorda que temos problemas de laterais de de um volante marcador. Isso faz com que o time todo fique desestruturado, já que eles comprometem todo o setor defensivo e quando estamos com a posse perdemos as saídas de bola.
Com isso o ataque tem que voltar, o time fica sem compactação e passamos pelas situações que tanto reclamamos. Mas colocar a culpa no time todo e no técnico não é correto. A Diretoria tem que contratar laterais decentes e não essas porcarias que temos hoje. Se resolvermos as laterais 70% dos problemas melhoram, os 30% dependem de um jogador mais marcador.

De fato esse Navarro é fraco, mas não é o titular e não foi causa dele que o time não vai bem. Também acho o Igor Cássio melhor do que ele, mas ambos são reservas dom Pedro Raul (esse sim vai bem) e vem mais aquele moleque que estava no Barcelona B....


O meio de campo não terá o Cicero e o Tiaguinho, será com o Alex Santana, Honda, Nazário e Cortês, na frente L. Henrique e Pedro Raul.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, considerando que o time não apresentou melhora alguma (minha opinião), não acho críticas excessivas. Acho do tamanho que são merecidas.

Eduardo, se não me engano, esse Navarro veio das categorias de base de algum outro clube. Claro, negociata pura, pois o cara é horrível demais.

Unknown, acho que precisa de mais do que apenas um jogador no meio de campo.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Jota, o PA assumiu o time com vários perebas. Nisso, concordo. Mas essa não foi exclusividade dele. O que eu digo é que, com esses perebas, já daria para fazer algo diferente do que vinha sendo feito. Nem que piorasse. Só não consigo entender como a mudança, por enquanto, inexistiu.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O que pensam Flamengo e Grêmio para a temporada?
Respeito toda e qualquer opinião, mas comparar as vitórias de mesmo placar do Flamengo e BOTAFOGO sobre o Boavista não me parece correto.
O Vasco venceu o Boavista por 1 a zero, já o Fluminense perdeu por 1 a zero.
O Boavista foi eliminado dentro de casa na Copa do Brasil pela Chapecoense, perdeu por 2 a zero.
Considerando apenas os resultados frente aos chamados grandes do RJ, o BOAVISTA não poderia ser eliminado pela Chapecoense, que está na 2ª divisão do brasileiro, principalmente por ter perdido para o campeão da Libertadores por apenas 2 a 1.
Resultados do jogo nem sempre se relacionam diretamente com o que foi apresentado dentro de campo, o futebol não é um esporte de justiça.
Não é de hoje que o BOTAFOGO é um Time que joga mal e eventualmente joga bem, diferente de Grêmio e Flamengo, mesmo em uma análise superficial.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio. Análises apenas por resultados são medíocres demais.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, até porque essa vitória do rival por 2 a 1 sobre o Boavista, final da Taça GB (dia 22/02), está inserida entre os dois jogos da final da Supercopa Sul-Americana, dias 19/02 e 26/02.
Anteriormente já tinham vencido a Supercopa do Brasil.
O peso desse Carioca para BOTAFOGO, Fluminense e Vasco não é o mesmo do que para o Flamengo. Me parece muito claro esse fato.
O que não significa que quem ganhar não irá comemorar, mesmo que sejam eles.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, e houve um massacre. Quis o destino que o Boavista se livrasse de goleada naquele dia.
Abs e SA!!!