27/03/20

Uma nova esperança





Matéria retirada do site Lancenet:

"Média de gols: Pedro Raul se destaca entre os centroavantes do Botafogo nesta década".

Seguem os números dos últimos atacantes do clube:

2020: Pedro Raúl - 7/3, Igor Cássio - 4/1, Rafael Navarro - 7/0.
2019: Victor Rangel - 14/0, Vinícius Tanque - 11/0, Igor Cássio 18/2, Kieza - 24/1, Diego Souza - 41/9, Aguirre - 2/0.
2018: Brenner - 47/10, Kieza - 40/10, Aguirre - 23/1.
2017: Brenner - 19/6, Vinícius Tanque - 17/3, Roger - 48/17, Joel - 10/1, Sassá - 16/6.
2016: Vincíus Tanque - 15/1, Sassá - 31/14, Luís Henrique - 23/3, Ribamar - 32/4, Canales - 11/1.
2015: Vinícius Tanque - 4/0, Sassá - 42/11, Luís Henrique - 16/4, Navarro - 15/9, Bill - 28/11, Ronaldo - 6/1, Henrique Almeida - 5/0, Tássio - 6/1, André - 1/0.
2014: Sassá - 6/0, Henrique Almeida - 18/5, Yguinho - 5/0, Juan 'Tanque' Ferreyra - 23/5, Emerson Sheik - 18/6, Zeballos - 36/9, Elias - 5/0, Bruno Corrêa - 8/0.
2013: Sassá - 11/1, Henrique Almeida - 23/0, Elias - 25/10, Bruno Mendes - 26/5, Rafael Marques - 56/19, Alex - 14/0.
2012: Sassá - 3/1, Bruno Mendes - 8/6, Rafael Marques - 17/0, Loco Abreu - 19/12, William - 12/0.
2011: Alex - 25/6, Loco Abreu - 44/24, William - 5/1.

Tomara que o Pedro seja uma grata surpresa. Mas o que me intriga mesmo, é saber que tivemos um bom camisa 9 (no caso, era a 13) há 10 anos. Após isso, só canhão, decepções e alguns medíocres que enganaram certos torcedores que, por um tempo, se conformaram passivamente com o baixo nível.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

21 comentários:

PAULO FERNANDO disse...

O Pedro até agora tem sido a grata surpresa desse time de 2020 junto com o Bruno Nazário. O Caio Alexandre ainda precisa jogar mais para termos uma certeza da sua capacidade, mas parece ser bom jogador. Não incluí o Marcelo e o Luis Henrique porque são do time de 2019. Se contratarmos 2 bons laterais e um bom cabeça de área o time melhora muito de nível. Sendo bem otimista, já poderia entrar na turma pra buscar uma vaga na libertadores.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, acho que além desses 3 reforços, precisaríamos também de um jogador para, no mínimo, brigar acirradamente com o PR pela titularidade no ataque. Na pior das hipóteses, um bom reserva, já que IC e RN são fracos demais.
Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Sem dois laterais decentes,não chegaremos a lugar algum.

Rodrigo Federman disse...

No mínimo, Ricardo!
Abs e SA!!!

J. Daniel disse...

Na minha opinião, estamos necessitando de mais cinco contratações, se é que desejamos brigar por alguma coisa, nesta temporada. Um zagueiro experiente, para jogar pela esquerda, ao lado de Marcelo; um volante, uma vez que o atual titular CA, ainda está ganhando confiança; dois laterais, (um LE e um LD), porque os atuais são muito fracos e um atacante para reserva imediata de PR, pois os que temos, demonstraram muita fragilidade quando foram escalados para substituir o titular. Com o elenco atual, não temos esperança de dias melhores. Saudações Alvinegras!!!

Rodrigo Federman disse...

J.Daniel, eu concordo e vou além: Não um reserva para o PR. Mas um atacante capaz de brigar pela titularidade com ele. Em igualdade de condições.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Resta saber se o Pedro Raul conseguirá jogar ou vai continuar com esse cansaço muscular, pois parece que jogador que veste a camisa do Botafogo, salvo as raríssimas exceções, aparece um monte de problemas físicos, e isso parece que independe da idade.. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, e é um moleque novo, que, em teoria, deveria ser forte e resistente, né?
Abse e SA!!!

Marcio disse...

Faltou citar o Anderson Aquino, 6 jogos e zero gols.
Uma outra observação é que o Pablo Zeballos não era centroavante...
Também não custa lembrar que inicialmente fui favorável à contratação do Zeballos, pois havia assistido uns bons jogos dele em Libertadores, principalmente quando quando ele estava jogando pelo Olimpia (marcou 27 gols em 44 jogos nos anos de 2011/12). Tinha um bom chute de média distancia, inclusive.
Uma outra observação é em relação ao El Tanque Ferreyra, fez 17 gols em 51 jogos em 2013, quando defendia o Olimpia; sempre foi um jogador exclusivamente de área e relativamente forte no jogo aéreo. Mas no BOTAFOGO não teve um único jogador com capacidade de chegar à linha de fundo constantemente e executar um cruzamento minimamente razoável, uma das poucas vezes que ocorreu foi contra o Independente del Valle pela Libertadores 2014, onde o argentino marcou o gol da vitória, o mesmo ocorreu no empate fora de casa contra o Union Española, o outro gol foi contra o San Lorenzo em um rebote do goleiro. Dos 5 gols que fez, 3 foram na Libertadores.
Obviamente que esses fatos não servem de desculpa absoluta para a baixa performance dos atacantes que pelo BOTAFOGO passaram e passam, só que também me parece claro que o BOTAFOGO contrata sem considerar quais as características dos jogadores e/ou em qual sistema de jogos eles podem ter um rendimento melhor.
Veja o caso do L. Henrique, um jovem que tem potencial e que também precisa trabalhar muito, que é escalado pelo lado esquerdo e por lá precisa permanecer...
Tomara que o P. Raul não tenha o seu potencial desperdiçado, já que em quase todas as bolas que passam pela área ele se faz presente na disputa, com obrigações defensivas excessivas ou até pelo fato dos outros jogadores "estarem impedidos" de uma maior criação de oportunidades por causa de um esquema de jogo capenga.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Hahaha! Marcio, o nosso digníssimo Aquino foi tão marcante que até foi esquecido! hahah! É rir para não chorar, mas Deus do céu, quantos atacantes ruins tivemos nos últimos muitos anos! Mas olha...atacantes MUITO RUINS mesmo! Assustador lembrar de tantos nomes horríveis.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

O Márcio deve ter um arquivo vasto sobre barangas que jogaram no Botafogo, e nesse arquivo deve ter uma pasta chamada "torturar Botafoguenses" lembrando as eternas porcarias que vestiram a camisa alvinegra. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, é muita tortura mesmo. Hahaha
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sérgio, se voltarmos no tempo, na tal pasta "torturar botafoguenses", tem em 2011 o Alexandre Oliveira, em 2009 o Jean Coral, em 2006 o Pena e em 1993 o Marcio Caruaru...
E o Tomas Bastos, que não era centroavante, o Rodrigo pediu a contratação e depois cornetou...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, não esqueça dos possantes Ronaldo, Marcelinho Michael Jackson e Diego Clementino.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Quanto baú aberto. Fecha logo isso!

Marcio disse...

Rodrigo, tem também o Zárate, Escalada, Petróleo, Darci Cavalo, Pontes e Reginaldo Pinguim...
Aliás, Reginaldo Pinguim formou com o Nevada uma linha de ataque do Friburguense, nada mais adequado, considerando que Friburgo costuma apresentar baixas temperaturas.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Pois é, Paulo.

Marcio, só tristeza. Perto de todos esses, o digníssimo Pedro Raul é praticamente um Romário.

Abs e SA!!!

Tiago disse...

Rodrigo quem foi melhor: Sérgio Manoel ou Leo Valência?

Rodrigo Federman disse...

Tiago, essa pergunta não é séria, né? Espero que não.
Abs e SA!!!

Tiago disse...

É só pra zoar mesmo kk

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Tiago. Rs
Abs e SA!!!