16/04/20

Os melhores que eu vi





Antes de ontem, o amigo Jota fez uma sugestão de postagem bem legal: Quais foram os melhores jogadores (goleiro, defensor, meio campista e atacante) que você viu jogar pelo Botafogo?

Importante frisar: Que vimos jogar...e não da história do clube, ok? Por isso, eu peço também para (quem quiser) que digam o ano de nascimento. 

Eu começo...

Bom, sou de 1979. Logo, os melhores que vi vestirem a camisa do GLORIOSO são:

* Goleiro: Jefferson - Sem maiores explicações.

* Defensor: O Galvão foi o melhor, mas eu lembro dele em 1989, quando ainda era bem jovem. Na média, quem mais acompanhei e sempre admirei foi o seu companheiro de zaga na quebra do jejum dos 21 anos. Por isso, fico com o Gottardo.

* Meio campista: Passagem rápida, mas a facilidade com que ele jogou bola, tinha liderança, moral, técnica... Seedorf.

* Atacante: Em qualquer par ou ímpar, eu escolheria o Túlio. Mais artilheiro, não houve. Só que a questão é de quem foi o melhor. E a técnica e frieza do Dodô me assustaram. 

É isso: 41 anos...Jefferson, Gottardo, Seedorf e Dodô.

Quem continua? 

Obs: Valeu demais pela colaboração, Jota!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

65 comentários:

Fabio Lucas disse...

Nasci em 1990 entao não me lembro de muita coisa de 95, Melhor Goleiro que vi "Gatito Fernandez" goleiro de seleção paraguaia, defensor "Juninho canhão de General Severiano" gostava muito dele porque sempre deixa seu gol na hora mais improvável poderiamos está perdendo que se tivesse falta pelo menos um dos gols de virada era dele.
Meio campo "Tulio Guerreiro" esse defendia e atacava em nível, atacante "El Loco Abreu" tinha frieza e futebol que cominava com as defesas do adversário

Rodrigo Federman disse...

Fabio, eu nao achava o Juninho ruim, mas não gosto quando um defensor é mais lembrado por fazer gols do que outra coisa.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Sou de 1992 e também fico com Jefferson no gol e com muitas sobras.
A zaga confesso que não sei quem colocar, pois dos anos 2000 pra frente não tivemos super destaques. Vou ficar com Sandro.
Meio Campo tem que ser Seedorf, jogou muito e sem fazer força.
No ataque, seguindo o critério da brincadeira eu também fico com o Dodô. Confesso que gosto muito do Abreu, porém no quesito técnica o Dodô era um absurdo.


Resende

Rodrigo Federman disse...

Sim, Resende. O trio Túlio, Dodô e Abreu....é foda! Cada um com sua característica marcou demais. Mas como a brincadeira é apontar o melhor, nesse ponto, o Dodô sobrava mesmo!
Abs e SA!!!

Ricardo disse...

Sou de 1974, vamos lá:
Goleiro: Jefferson (talvez o melhor da História alvinegra, disputa com o Manga, que não vi)
Defensor: Mauro Galvão (melhor zagueiro que já vi jogar, não só no Botafogo)
Meio: Alemão (defendia, atacava, armava, cobria laterais, ... Era mais de meio time)
Atacante: Dodô (dava gosto de ver esse cara jogando)

Ricardo Palhares

Rodrigo Federman disse...

Boa, Ricardo! Em suma, temos 75% de escolhas iguais. Porque como eu coloquei, o Galvão foi disparado mais jogador, mas como minha lembrança mais forte é do Gottardo, fiquei com o segundo por esse motivo apenas. Boa lembrança do Alemão também.
Abs e SA!!!

Jorge Luiz Vieira disse...

Nasci em 1960...assisti ,pessoalmente,muitos jogos...goleiro: Mangá...defensor: Galvão...meio-campo: Gerson...atacante: Garrincha...fui um dos felizardos, né? ...

Rodrigo Federman disse...

Jorge, aí é para eu morrer de inveja! heheheh
Abs e SA!!!

Tiago 6 disse...

Jefferson, Gonçalves,seedorf e Bebeto

Rodrigo Federman disse...

Tiago, respeito, mas é sério que para você o Bebeto foi o melhor atacante que viu com a nossa camisa?
Abs e SA!!!

Tiago Almeida disse...

Tecnicamente o Bebeto era absurdo assim como Dodô,mas o Dodô saiu do Botafogo em duas oportunidades quando o time mais precisava dele, então por isso voto em Bebeto que apesar de ter se destacado no Vasco , jogou muito bem no Botafogo

Anônimo disse...

Tenho dois times: um deles, formado pelos melhores jogando pelo Botafogo. O outro é o time do camburão, pelos motivos já tantas vezes declinados, aqui mesmo no CB.
Wagner
Josimar
Gotardo
Gonçalves
Francisco Marinho;
Válber
Seedorf
Mendonça
PC Caju
Jairzinho
Túlio.
Válber foi seguramente um dos top five desperdícios de talento em futebol a que assisti desde que espio o jogo.
Seedorf foi aquele canhão que o Botafogo adquiriu para matar pardais. Não sei o que houve nas internas, mas se ele tivesse ficado para a Libertadores, provavelmente o investimento teria valido a Pena. Um fora de série para ganhar um...estadualzinho. Muito pouco.
De novo, mando a campo o time do camburão:
Zé Carlos
Perivaldo
Osmar
Renê
Rodrigues Neto
Carbone
Mário Sérgio
PC Caju
Gil
Nílson Dias
Dé.
Zé Carlos foi dos melhores goleiros que vi atuando desde sempre. Não foi além porque não ganhou um título de expressão e sofreu um acidente grave (não sei se durante a carreira). Ignoro por onde anda.
Nílson Dias só não entrou no time dos melhores porque o Túlio foi campeão brasileiro e artilheiro.
Esse time merecia um destino melhor.
Osmar entraria no lugar do Gotardo, caso tivesse sido campeão pelo Botafogo.
Saudações!
Levi

Rodrigo Federman disse...

Tiago, mas a pergunta foi qual o melhor que você viu jogar no Botafogo, independente de situação A, B ou C. Como eu disse, respeito, mas para mim o Bebeto não jogou 10% do que o Dodô no Botafogo.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Excelentes lembranças, Levi.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Complementando, não coloquei o Gerson porque não me lembro dele atuando pelo Botafogo.
Minhas primeiras memórias do super craque remonta à copa de 70 (eu tinha nove anos), mas ele já vestia a camisa do São Paulo à época. Ironia pouca é bobagem, nas finais do Brasileirão de 71 (o primeiro verdadeiro campeonato brasileiro) ele jogou contra o Botafogo no triangular final... Lamentável!
Fui agraciado por ter uma foto com ele num evento não alusivo ao futebol, quando ele recebeu o título de cidadão honorário de Petrópolis. O pai de um grande amigo (torcedor do desprezível número um) também recebeu o título eu estava na cerimônia. Tirei uma foto com o o Canhota e que consta da galeira do blog.
Viva Gerson!! (só não entrou no meu time, repito, por não me lembrar dele com a camisa alvinegra).
Levi

Rodrigo Federman disse...

É, Levi...quem viu o Canhota jogar garante que foi dos maiores de todos os tempos. Gênio.
Abs e SA!!!

Fabio Lucas disse...

Concordo com o Tiago Bebeto nos honrou Dodo não considero num gosto da pessoa dele pra mim não pode ser considerado respeito a opinao de vocês mais traiu o Botafogo mais de uma vez

Tiago Almeida disse...

Se for olhar por isso o Sérgio Manoel jogou mais que Seedorf no Botafogo,apesar do Seedorf ser um jogador de renome internacional

Fabio Lucas disse...

Sério que você via esse futebol todo no Dodo eu não jogador médio até o Denilson era melhor que ele, e o Denilson era abaixo de Fenomeno, Adriano e Fred

Sergio Di Sabbato disse...

Rodrigo, confesso que vivo um drama para escolher os 4 jogadores. Tenho 6 décadas e meia e vi a decisão de 62 c, mas confesso que me lembro pouco, e para ser sincero não me lembro bem nem da decisão de 89 tendo 34 anos, o que dirá de 62 com 7 anos de idade. Mas eu vi bem 2 jogadores que jogaram em 62 e muitos anos depois: goleiro Manga e meio campo Gérson, não o que jogou em 62, mas quando se transferiu para o Botafogo. Como vi o Garrincha e o Nílton Santos, eles completam minha relação.
Mas confesso, deixar de fora um caminhão de grandes jogadores que tive a sorte de ver me dói o coração, nem vou enumerá-los porque o objetivo não é esse da pesquisa.
Rodrigo, não foto está o Gottardo e não o Mauro Galvão, como não li ainda os comentários, provavelmente alguém já deve ter chamado a sua atenção.
Agora minha sugestão para próximas pesquisa: 1 - os 4 piores jogadores que vestiram a camisa do Botafogo. 2 - os quatro piores que nunca entraram em campo vestindo a camisa do Botafogo mas foram contratados, pode ser de qualquer posição. Abs e SB!

Sergio Di Sabbato disse...

Bom, da mesma forma que para quem viu Dôdo, Túlio e Abreu (me lembra do carinhoso apelido"caneludo" dado pelo Patinhas que anda sumido) é complicado, a minha tristeza é que não posso colocar: Jeferson, Sebastião Leônidas, Osmar Guarneri, Marinho Chagas, Mauro Galvão, Wilson Gottardo, Gonçalves, Rildo, Rodrigues Neto, CA Torres, Josimar, Alemão, Mendonça, Zequinha, Rogério, Donizete, Jairzinho, Roberto Miranda, Quarentinha, Seedorf, Carlos Roberto, Ney Conceição, Afonsinho, Alemão, Wendel, Zagallo, Dôdo, Túlio Maravilha, chega né? Vi todos esses e repito: confesso que dói o coração ter que deixar esses de fora, e ainda tem mais gente. E dizer que hoje temos que ver barangas e mais barangas. Que saudades do Botafogo de outrora. Abs e SB!

Anônimo disse...

RODRIGO,a pesquisa está bombando,muito legal.
Quantos craques tivemos em campo,não é verdade? Pena que a maioria não viu os "GÊNIOS DA BOLA" jogarem.
Sobre o tema,acredito ser o mais vivido do grupo,pois sou de 1942,com 78 no lombo,mas ainda um potro selvagem,rsrsrsrs.
Minhas respostas são:
1.GOLEIRO:MANGA disparado,poucos chegaram perto dele.
2.DEFENSOR:NILTON SANTOS,o MESTRE,de LE ou quarto zagueiro é incomparável.Tenho uma camisa dele autografada,guardada a sete chaves.Tive o privilégio de bater bola com ele perto da antiga capela em GS,já contei a história para você.Meu único ídolo no meio de tantos craques.Era tão apaixonado pelo BOTAFOGO como nós do seu Blog.
3.MEIO DE CAMPO: GERSON,o canhota,outro que tem o meu respeito.Já lhe contei porque.
4.ATACANTE:GARRINCHA,o MANÉ não fazia muitos gols,mas transformou "N barangas" em artilheiros.
Li as opiniões e os citados foram realmente muito bons e alguns até craques, mas os que citei foram simplesmente "GÊNIOS",o que os diferencia dos craques citados.
Hoje,às 15 horas,o SPORT TV mostrará a decisão de 2018,com o gol do CARLI no final e as penalidades defendidas pelo GATITO. Bom programa para quem está de quarentena.JOTA.

Marcelo Lopes disse...

Sou de 76 e minhas escolhas são bem parecidas com as suas, só mudaria na zaga, pra mim Gonçalves foi melhor. Infelizmente perdi a oportunidade de ver o primeiro gol em Goiânia daquele que considero o melhor camisa 10, Clarence Seedorf. Acho que Dodô me marcou mais pelos belos gols, embora Túlio nos deu o campeonato de 95.

Marcelo Lopes

Anônimo disse...

Seria melhor no plural. Ainda mais na minha idade: 65. Tenho desculpa de não cometer o sacrilégio de não citar o Garrincha e Nilton Santos. Na época era só no radinho. Devo ter assistido em GS e MARACANÃ umas 2 partidas no máximo, então, vou deixá-los de fora.
Jefferson, Leônidas, Gerson e Jairzinho. Não é saudosismo (acreditem). Esses eu acompanhei. Mas, fingindo que tenho meus 45 anos (saudades): Jefferson, Gottardo, Seedorf, Túlio.
Jacob

Rodrigo Federman disse...

Fabio, não entrei em mérito se foi honesto, sem vergonha, etc...perguntei qual o melhor por posição que cada um viu vestir a camisa do Botafogo. Simples assim.

Tiago, não entrei no mérito de jogador internacional ou não. O que eu vi o Seedorf jogar em pouco tempo, para mim foi mais do que o SM (e eu sou fã do SM).

Sergio, aí foi esculacho: Manga, NS, Gerson e Garrincha! Acabou a brincadeira! heheheh

Porra, Jota! Mal terminei de ler o comentário do Sergio morrendo de inveja, e vejo a sua lista. Por sinal, igual a do amigo Sergio. Vocês dois tiveram um privilégio e tanto de ver esses 4. Putz grila!

Legal, Marcelo. Eu fiquei na dúvida entre o Gottardo e Gonçalves também! Quanto ao ataque, se pudesse escolher (no auge de cada um), eu iria com o Túlio porque o faro de gol dele era incomparável. Mas o Dodô, em minha opinião, foi mais jogador, completo.

É, Pai! Ainda pegou o Gerson e Jairzinho! Tá de ótimo tamanho! rs

Abs e SA!!!

Tiago Almeida disse...

Marcos Leandro,Renan Fonseca,fahel e Victor Rangel

Douglas chaves disse...

Sou de 91 goleiro Jefferson , zaga eu gostava muito do doria garoto bom com postura de gigante , meio seedorf e atacando Dodô dos gols bonito ,mais o louco deixava a torcida louca queria ter visto o seedorf servi ele pq bola na area so dava ele com a categoria de seedorf

Sergio Di Sabbato disse...

Eu ia colocar exatamente esses jogadores que o Jacob colocou, afinal temos a mesma idade, mas como tive a sorte de ver a final de 62, tive que optar pelo Garrincha e ainda tive o privilégio de ver a despedida do grande Nílton Santos, meu pai era fã do enciclopédia. Mas devo confessar que só vi o NS como zagueiro, não com lateral, mas essa sabia tanto de bola, que jogaria em qualquer posição da defesa e até no meio campo, esse era gênio. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Ok, Tiago.

Douglas, é, na zaga o pessoal da sua geração deve ter mais dificuldades para pegar defensores mesmo. Mas gostei da lembrança do Dória.

Sergio, mas tá valendo, afinal, é para escolhermos o melhor defensor, independente se ele foi zagueiro ou lateral! rs

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Como sou da velha guarda, vai lá meu quarteto:

GOLEIRO: JEFFERSON, apesar do MANGA ter sido uma fera, manchou sua história com o evento do João Saldanha (quem não souber procure no Youtube. No mínimo é uma história muito divertida). Honras ao VAGNER, CAO e PAULO SERGIO (de quem fui amigo).

ZAGUEIRO: MAURO GALVÃO, com honras ao OSMAR, GOTTARDO e ao recente GABRIEL (pra mim um zagueiraço da atualidade).

LATERAL: MARINHO CHAGAS, pois não tive a honra de ver NILTON SANTOS jogando.
JOSIMAR e o PERIVALDO foram 2 outros bons laterais (esses 2 na direita)

MEIA: GERSON, com MENDONÇA e SEEDORF, todos esses vi jogar e todos craques. Pena o Mendonça não ter tido um elenco bom para dividir sua bola, pois seria um craque vencedor. Tivemos ainda P.C CAJÚ, gostei muito recentemente do Felype Gabriel e do recente João Paulo a quem dedico boas memórias. Vi jogos excelentes do Maicossuel e não posso esquecer do Sergio Manuel.

ATACANTE: TÚLIO, apesar de ter visto mutos. Jairzinho, Dodô, Fischer, Nilson Dias, Loco Abreu e Mauricio.

Enfim o Botafogo tem para cada posição uns 3 a 4 craques.

Marcio disse...

Dos que assisti...
Goleiro- Paulo Sérgio (Menção honrosa ao Jéfferson) ;
Defensor- Mauro Galvão (Menção honrosa ao Gottardo e ao Gonçalves);
Meio campo- Mendonça (Menção honrosa ao Alemão e ao Seedorf);
Ataque- Dodô (Tecnicamente falando, o Claudio Adão era superior, mas foram três passagens e menos de 50 jogos).
SA!!!

João disse...

Meus dois centavos (sou de 1985): Jefferson, Gonçalves, Seedorf, Tulio Maravilha.

PAULO FERNANDO disse...

Esqueci de dizer que sou de 62 e lendo os comentários dos amigos esqueci de 4 feras que vi jogando e concordo com o Levi que o Valber era um craque e foi um desperdício da bola.
Sandro foi um zagueiro com alma de botafogo e não poderia ficar fora da minha lista.
Alemão, cara como pude esquecer desse cara!
Mário Sergio era uma fera em todos os sentidos, talvez um Rivelino com 2 cm à menos de craque.
Pena não mencionar tantos outros, mas garanto que foi o clube com mais craques da história do futebol brasileiro, mais do que Santos, na minha opinião.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, grandes lembranças também. Valeu demais, meu amigo.

Bons nomes também, João.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, legal a lembrança do Paulo Sérgio. Todo mundo fala que foi um goleiraço mesmo.
Abs e SA!!!

Tiago Almeida disse...

Rodrigo vc não chegou a ver o Mendonça jogar não?Meu pai fala que era um espetáculo de jogador

Marcio disse...

Levi, o Zé Carlos, goleiro, segundo a página Terceiro tempo, está desde 1995 trabalhando nos Emirados Árabes como preparador de goleiros, levado pelo Carbone.

https://terceirotempo.uol.com.br/que-fim-levou/ze-carlos-1754

Para muitos da minha geração, sou de 1969, jogos somente no estádio ou no rádio; a outra opção era esperar o chamado "video-tape" dos clássicos de domingo na TVE, narração do Januário de Oliveira, antes era do José Cunha, após a mesa redonda que contava com Luis Mendes, Ruy Porto, Sérgio Cabral (o pai), José Inácio Werneck, Achiles Chirol...
Bons tempos.
SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, o Paulo Sérgio não deveria ter sido reserva do Valdir Perez na copa de 1982, estava em grande fase; e todos sabemos que grande fase no BOTAFOGO na época do jejum era com letras maiúsculas.
E tem o Zé Carlos, citado sempre pelo Levi, que foi impedido de se consolidar como o melhor goleiro do Brasil por causa do acidente automobilístico que sofreu em 1979 e que o afastou dos gramados por um tempo longo. Em 1978 foi eleito o melhor goleiro do Brasil pela revista Manchete Esportiva, no ritmo que vinha, não duvido, seria titular em 1982 e 86 e com uma longa carreira no BOTAFOGO, se os dirigentes deixassem, obviamente.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Não, Tiago. Eu era muito novo.

Possa crer, Marcio. Já vi muita gente falando que o PS ter sido reserva em 82 foi uma das grandes injustiças daquela Copa.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Valeu, Márcio, pela informação sobre o Zé Carlos.
De fato, ele era fora de série, um goleiraço! Não o escalei na lista por conta do Vagner, principalmente pelo que este fez na final contra o Santos, lá no Pacaembu. Tirou bolas impossíveis e foi guindado ao Panteão por conta daquela decisão, sem mencionar que o conjunto da obra dele foi admirável. Não tenho como dizer se ele foi o melhor, claro, posto não ter visto os mais antigos atuarem, mas dos que vi, ele e o Zé Carlos foram os melhores, na minha modestíssima opinião.
Paulo Fernando, há uma tendência a se considerar os estrelados jogadores da atualidade como sendo a quintessência do super craque, principalmente em relação aos que jogam no ataque e fazem 50 milhões de gols. Esquecem-se daqueles que pensam o jogo, dos que alimentam o ataque, sem se descuidarem das funções defensivas. Válber, para mim, foi um dos grandes jogadores de todos os tempos, sem nenhum favor, sem nenhum exagero. Jogou como poucos (assim como o Mário Sérgio), pensando o jogo, vislumbrando ocasiões e oportunidades dentro do campo que não era dado a qualquer um enxergar. Mais ainda em seu favor, era um jogador "de defesa", mas que, vindo de trás, criava com elegância e efetividade. Uma pena, pois "queimava dinheiro", o sujeito.
Saudações.
Levi

Rodrigo Federman disse...

Levi, aquela defesa do Wagner no finalzinho do jogo....toda vez que a revejo, me emociono!
Abs e SA!!!

Tiago Almeida disse...

Impressionante ninguém lembrar do Vagner

Sergio Di Sabbato disse...

A gente vai cavando e descobre que esqueceu o grande Paulo Sérgio, muito superior ao Valdir Perez, mas o seu Têle preferiu o VP assim como preferiu o Serginho Chulapa, ao invés do Reinaldo, um dos maiores centro avantes do futebol brasileiro que vi jogar, mas fazer o que.
Aí vou cavando e vejo que esqueci do PC Cajú, Mário Sérgio, E o Amarildo! Tive a sorte de ver a estreia do Zé Carlos: goleiraço, aço, aço, que quis o destino interromper a carreira dele. Ele estreou contra o Flamengo num 2X2, deu o cartão de visitas numa defesa cinematográfica numa falta cobrada pelo Zico da meia lua, onde o era quase penalti pro Zico, e o Zé foi lá onde a coruja dorme e encaixou, foi uma das defesas mais bonitas e plásticas que eu presenciei.
Paulo, essa estória do Manga foi uma daquelas maluquices do Saldanha, a quem admirava, mas ele tinha umas tiradas completamente fora da realidade, tanto que depois pediu desculpas ao Manga. Se o Manga tivesse comprado contra o Bangu o Botafogo não teria sido campeão, pois fez defesas muito complicadas. Outra do Saldanha foi acusar o time de 57 ter jogado a final dopado, simplesmente para confrontar a diretoria do clube com quem havia brigado; quis barrar o Pelé em 70 quando ainda era técnico alegando que segundo o DM o Pelé era míope e a mais grave: apoiou a venda de GS. Aliás, vários botafoguenses históricos cometeram esse desatino. Coisas do futebol que a gente releva com o tempo, mas não esquece. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Foi lembrado, Tiago.

Sérgio, por isso somos um clube tradicional. Poucos têm todo esse arsenal histórico.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,já que falaram no ZÉ CARLOS(carreira interrompida precocemente),digo que ele faz parte dos 3 melhores (disparados) que vi com nossa camisa 1,juntando-se a MANGA (em que pese o caráter,mas separo as coisas)e AMAURI,na década de 50.
Infelizmente os torcedores mais jovens pouco viram de excelentes goleiros,muito pelo contrário,foram alguns anos com GUARDA VALAS(só para os setentões)muito fracos,rsrsrsr.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Grandes jogadores, Jota.
Abs e SA!!!

Jacob disse...

Pois é Sérgio tivemos o privilégio. Mas era raro poder ir ao Maracanã com 8 anos na época (62). Lembro que fui sim algumas vezes em GS e lembro bem vagamente do NS e Carrincha ali em GS. Mas fui.

Marcio disse...

Tem também personagens que fizeram história no BOTAFOGO e não por causa de uma carreira e sim por um grande momento, caso do Borrachinha, goleiro.
Ou o Ademir Vicente, implacável marcador do Zico...
SA!!!

Adriano Ferrarez disse...

Goleiro - Wagner
Zagueiro - Juninho
Meio Campo - Sérgio Manoel
Atacante - Chicão

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Pai.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Famoso Borrachinha, Marcio! rs

Valeu, Adriano! Mas confesso que o Chicão me surpreendeu! Mesmo assim, valeu demais.

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Adriano, essa foi engraçada...gostei dessa do Chicão. O Juninho era bom zagueiro, mas ,melhor ainda batedor de faltas.

Rodrigo Federman disse...

Fecho contigo, Paulo.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

nasci em 95.tenho 24 anos..então lembro mais de 2005 pra cá...claro q por ser apaixonado por futebol e pelo botafogo lembro de vários da história.. mais não vi jogar só por vídeos ..
*goleiro =Jefferson sem dúvidas...pra mim o maior ídolo rescente da nossa história...além de grande goleiro...grande homem e que em momento algum abandonou o Botafogo...
*defensor fico com o Benevenuto...muito muito novo...mais não me lembro de outro zagueiro com a velocidade e técnica dele...além da raça e amor que sempre demostrou pelo botafogo...
*o meio campista fico com o Seedorf... liderança..classe e técnica bem usadas pelo holandês...pena q veio na pior administração da nossa história...e não pudemos aproveitalo pra ganhar algo...
*atacante fico com o dodô...o mais completo q vi jogar....esse foi foda...

Rodrigo Federman disse...

Unknown, pela sua idade, a lembrança do Marcelo é perfeitamente aceitável. Valeu.
Abs e SA!!!

Valquirio Carlos disse...

SOU DE 1950 - 70 ANOS
VÁ LÁ: MANGA; NILTON SANTOS; DIDI E GARRINCHAS

Rodrigo Federman disse...

Valquirio, muito obrigado, caro companheiro! De fato, só o que tivemos de MELHOR em nossa história! Que prazer!
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Esse do Valquirio é o mesmo do meu irmão, que falava sempre que o Didi foi o maior meio campo do clube. Ele viu a final de 57, que inveja! Como não vi o Didi, o Canhota é o meu meio campo eterno. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sensacional, Sérgio.
Abs e SA!!!

Christian disse...

Nasci em 95 e só comecei a acompanhar futebol em 2007, então vamos lá: Jefferson, Carli (sim, o de 2017 me passava muita confiança), Seedorf e Loco Abreu.

Christian

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Christian! Sim, o Carli quando chegou foi uma grata surpresa.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo.

Estava de quarentena no sítio e por celular eu não consigo comentar no blog.

Tentei umas 5 vezes e dava que eu tinha que ter conta no google. No computador eu entro como anônimo e dá tudo certo.

Como já passou o tempo e eu fiz algumas observações quanto aos melhores, agora perdeu a graça.

Como se vai escolher 4 em uma constelação como o Botafogo. Eu sou de 52 e ví pessoalmente em General Severiano aquela turma de 67/68

Eu tomei a liberdade que citar 2 am cada posição a saber:

Goleiro. Wendel e P.Sérgio.
Zagueiros. Gotardo e Gonçalves.
Meio. Nei Conceicão e Mendonça.
Atacantes. Quarentinha e Dodô.

Deixei fora. Rogério, Jair, P.Cezar, Amarido, Marinho, Donizete, Manfrini, Bianchini, Baltazar, Helinho, Sérgio Manuel, Nilson Dias. Enfim não cabe todo mundo.

Agora o mais difícil escolher os 4 ...Jefferson, Leônidas, Gerson e Roberto Miranda. Ufa...


Um abraço ao amigo de quem tenho o maior respeito pelos comentários sempre equilibrados. Sergio Di Sabbato.

Patinhas.

Rodrigo Federman disse...

Grande Patinhas. Amigo, daria para fazer umas 10 ou 15 listas, né? Valeu pela colaboração meu amigo.
Abs e SA!!!

Luis disse...

É muito difícilescolher. Dos que vi jogar, fica a gratidão pelos grandes lances
Goleiro:Zé Carlos
defesa: Josimar,Leônidas,Mauro Galvão e Marinho
meio campo:Gerson, Mendonça,
ataque:Mauricio,Jair,DodÔ e PC Caju

Banco:Jefferson,Wendel
CA Torres,Gotardo,Gonçalves e Rodrigues Neto
Carlos Roberto,Seedorf
Zequinha,Roberto,Loco,Dé

Rodrigo Federman disse...

Foi um time, Luís. Rs
Abs e SA!!!