12/04/20

Somos maiores





O Botafogo tentará o reconhecimento de três títulos mundiais junto à FIFA.

Na pauta, as conquistas de 67, 68 e 70 do Troféu Triangular de Caracas (Pequena Taça do Mundo).

Em 1967, disputado contra Barcelona e Peñarol. Em 68, contra o Benfica e a Seleção Argentina. Por fim, em 1970, diante da Seleção Soviética e o Spartak.

Neste post, quero conhecer as opiniões dos amigos.

Particularmente, acho sim, que devemos sempre lembrar e enaltecer as conquistas do Botafogo. Todo o mundo já conhecia a força do GLORIOSO. Logo, sinceramente, considero perda de tempo e dar motivo para adversários invejosos falarem besteiras. 

Nesses três anos, conquistamos sim, esse torneio, que tinha importância ímpar. E poucos tinham a moral para disputá-lo. O Botafogo, claro, sempre foi um desses.

Não precisamos do aval da FIFA para termos respeito e reconhecimento do mundo do futebol.

Somos muito maiores.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

16 comentários:

Fatos disse...

Marcelo, Marcinho, Cavalieri, agora Caio Alexandre e Kanu.. todos jogadores que até um asno futebolístico sabe o valor que tem.. e todos com contrato até Dezembro, ou seja, daqui a 2 meses podem assinar pré-contrato.. com excessão do experiente goleiro, alguém acredita que algum desses jogadores renovará com o Botafogo pelos valores oferecidos??
Impressionante a incapacidade de gerenciar elencos que essa diretoria tem.

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Fatos.
Abs e SA!!!

Ricardo disse...

Concordo plenamente.
Se a FIFA vai reconhecer ou não como mundial problema é dela. O clube tem a obrigação de valorizar e enaltecer suas conquistas e defender aquilo que pensa como justo e certo.
Se o torneio era bastante qualificado com a presença dos melhores times da época e inclusive seleções nacionais, penso que merece muito destaque pelo feito glorioso. Não importa se vão considerar como mundial de clubes, até pq realmente não foi, pois havia seleções (Argentina e Soviética), poderia ser Copa Intercontinental ou Campeonato dos picas das Galáxias.

Anônimo disse...

RODRIGO,já que o amigo pediu direi o que sei sobre o tema de hoje.
Naqueles anos,havia jornalistas alvinegros de grande prestígio e as notícias não eram manipuladas a favor de A ou B como nos últimos anos.
Depois que a "globolixo" assumiu o futebol houve uma inversão total de valores,onde somente eram enaltecidos aqueles que interessavam a ela.
A "rede esgoto"foi crescendo e a partir de meados da década de 90,acobertada financeiramente por diversos governos,passou a enaltecer certos times no Rio e SP,o que lhes era mais vantajoso.
Para quem não viveu a época,os torneios de CARACAS,PARIS e a TAÇA dos REIS na ESPANHA eram mais valorizados do que o CM de clubes atual.
Os times brasileiros convidados para os torneios europeus eram SANTOS e BOTAFOGO,que quase sempre chegavam as finais.Mas isso não é divulgado e algumas filmagens sobre as partidas foram até destruídas.
Alguns bestalhões midiáticos enaltecem a seleção de 82,que não ganhou nada,em detrimento das seleções de 58,62 e 70 campeãs mundiais.Por que será?
Afirmo para quem não viu,que esses torneios eram muito mais importantes do que as taças "TOYOTAS",onde os interesse$ valem mais do que o futebol jogado.
Por tudo isso e muito mais que as nossas seleções não ganham nada desde 2002.
Cuide-se meu amigo e cuidado com o COMUNA VIRUS,ele é traiçoeiro,solerte e ataca os desprevenidos.Boa páscoa.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Ricardo.

Jota, com certeza esses torneios eram de grande valia, mas se analisarmos os participantes, não dá para considerar mundial.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Primeiramente deixo os meus votos de uma Páscoa de paz, saúde e prosperidade a todos.

Em relação ao tema do Post, não creio que a fifa irá reconhecer essas conquistas como se fossem mundiais; quando reconheceu em 2017 o intercontinental como mundial, o fez a pedido da conmebol...
A questão é a incapacidade de entender o contexto histórico, quando se fala das conquistas dos clubes.
Tem gente que acredita que o futebol começou ontem... Desvalorizam conquistas simplesmente porque ocorreram em um passado distante.
A atual e badalada Liga dos Campeões da UEFA já foi chamada de Copa dos Clubes Campeões Europeus, na lista dos campeões estão Celtic (Escócia) em 1966/67; Aston Vila (Inglaterra) 1961/62; Feyenoord (Holanda) 1969/70; e o bicampeão Nottingham Forest (Inglaterra) 1978/79 e 1979/80. Ou seja, a História da competição europeia não pode ser contada apenas com o olhar em R. Madrid, Barcelona, Milan ou Bayern.
O Uruguai já tinha vencido duas olimpíadas, 1924 e 1928, antes de vencer a primeira Copa do Mundo disputada, 1930. Hoje o torneio de futebol olimpico é menor do que a Copa, em 1924 e 1928 foi a maior competição futebolística mundial, já que não existia Copa do Mundo.
Desvalorizam os jogadores antigos com o famoso "hoje não jogariam", mas o Brasil foi bicampeão em 1958 e 1962, feito já alcançado pela Itália em 1934 e 1938; aliás o Brasil tinha uma série de jogadores na faixa dos 30 anos, NILTON SANTOS foi titular absoluto com 37 anos.
O campeonato Carioca não é mais o que já foi, se ressuscitarem o Rio-São Paulo, por certo não terá a mesma importância (basta lembrarmos das edições mais recentes de 1993 a 2002).
Hoje é campeonato brasileiro e "ontem" já foi Copa do Brasil, Taça de ouro...
Não importa o nome e sim quem o vencedor teve de enfrentar, não era mais fácil e nem mais difícil, a disputa ocorreu considerando o que de melhor havia na época e isso não precisa de carimbo de entidade alguma.
Para terminar, o Boca Juniors, um dos clubes com maior quantidade de conquistas internacionais trata as conquistas de 1977, 2000 e 2003, como Copa Intercontinantal, independente do tal carimbo fifa.
Ganharam a primeira sobre o Borussia Mönchengladbach, a segunda sobre o Real Madrid e a terceira sobre o Milan. Do time alemão eu não posso falar, mas do Real Madrid e Milan, não tenho dúvidas que eram timaços.
Pode até ser válido o pedido, mas não vejo tanta relevância, já que o contexto histórico vale mais, repito, do que qualquer carimbo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso que eu acho, Marcio: O contexto histórico não precisa de aval da Fifa.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, não perco de vista que a busca por esse reconhecimento, independente do resultado final, não me permite esquecer que a escassez de grandes conquistas passa diretamente pela incapacidade de vários gestões que passaram pelo BOTAFOGO.
E um exemplo clássico de tamanha falta de capacidade foi a saída do Lider, Capitão e Craque Gérson para o São Paulo. Só para constar, o último titulo do São Paulo antes da chegada do Canhota foi em 1957, com ele ganhou o bicampeonato paulista em 1970 e 1971. E nós, sem o Canhota, ficamos até 1989 sem um titulo... Não foi acaso! Essa é a 567ª vez que escrevo sobre essa saída do Canhota...
Embora não se possa negar a importância do BOTAFOGO para o futebol nacional, creio ser demasiada a postura dos dirigentes em relação ao passado; não ao reconhecimento, já que é história, e sim por não conseguirem pavimentar um presente/futuro de glórias.
SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Prá quem viveu essa época esses títulos sempre foram muito valorizados, é preciso ver o contexto da época, e o Botafogo sempre foi muito valorizado fora do país, principalmente pelos jogadores que teve, tanto que o Botafogo passava mais tempo excursionando que jogando no país, uma das razões para não ter tantos títulos dentro do Brasil. Para sustentar aquela constelação só mesmo excursionando. Para termos uma ideia do contexto da época, o Botafogo abriu mão de disputar a LA em 69, e o mundial passou a ser recusado pelos clubes europeus depois de tantos problemas extra campo, usando a palavra certa: compra de árbitros, um exemplo foi Santos 4X2 Milan no Maracanã em 63. Posteriormente o árbitro argentino confessou a propina e foi eliminado do futebol. Outro foi um jogo entre o Estudiantes e se não me falha a memória foi contra o Milan, e o Gianni Rivera sofreu uma agressão tão forte, levou um soco na cara e o juiz nem falta deu, aí os europeus desistiram. Vi esse filme num documentário da Discovery anos atrás. Os torneios internacionais não patrocinados pela Fifa eram muito mais atraentes.
Acho que para a história do clube lutar para que esse títulos sejam reconhecidos acho justo, ainda que grande parte da torcida do Botafogo os despreze seja por possível chacota dos adversários ou por total desconhecimento do valor desses torneios. Porém, eu acho que o que o clube deveria fazer seria criar condições para que o Botafogo volte a ser um clube importante e com grandes times, pois para os mais jovens é isso o mais importante. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Márcio, até hoje não me conformo com a venda do Canhoto, eu e um amigo botafoguense fã do Gérson choramos quando vendido. Jogamos fora um possível tri e até um tetra carioca, e fomos lentamente destruindo o futebol profissional do clube culminando na venda de GS. Mas o que parece que importava em GS era o "social".
Aqui, faço um adendo ao comentário do JOTA: corretíssimo, e acrescento: por que sempre cobraram dívidas do Botafogo e nunca dos mulambos, e de onde vem tanto dinheiro sustentando-os? Boa gestão! Contem outra. A operação 63 citada pelo Saldanha foi uma das muitas falcatruas que beneficiaram essa turma, ou o patrocínio da petrobrás. Isso aqui não é mole não, não é para amadores. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, eu acho que o clube pode e tem todo direito de enaltecer mesmo os referidos clubes, mas também acho que é perda de tempo pleitear junto à Fifa para que sejam reconhecidos como mundial.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Prá mim pouco importa que a Fifa reconheça ou não, pois para mim foi muito legal ver o Botafogo exaltado. Outro título que achei super importante foi o Tereza Herrera;se é reconhecido ou não pouco importa. O importante foi a alegria que esses títulos nos deram. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Fecho contigo, Sérgio.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Obrigado SÉRGIO,também concordo com tudo que você falou.
Já imaginou se o incidente do "ninho do urubu" fosse no alvinegro e até hoje os familiares das vítimas não tivessem recebido um real?
Sua lembrança da TAÇA TEREZA HERRERA foi muito boa,muito mais difícil de ser vencida do que esse mequetrefe CM de clubes atual,um autêntico caça niqueis,com times inexpressivos jogando com o vencedor da LA e o Europeu,que quase sempre coloca time reserva.
As taças europeias daquela época eram como uma mini copa do mundo,com seis grandes times disputando partidas eliminatórias para chegarem a grande final.
Como não interessa ser mostrado pela mídia,os mais jovens acham que é saudosismo de coroas,rsrsrs.
Chegaram ao ponto de queimarem várias fitas da "ATUALIDADES DA ATLÂNTIDA",que antes da sessão de cinema começar,mostravam o futebol brasileiro no exterior.
Encerro dizendo que as mutretas na cbf/globo lixo foram acabando aos poucos com o futebol brasileiro que o mundo admirava.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Jota.
Abs e SA!!!