28/05/20

Ano fisicamente perdido





Notícia retirada do site Globoesporte:

"Botafogo assume queda física em defesa do isolamento e estuda medidas contra arbitral da Ferj.

Clube espera aval de autoridades públicas para retomar o trabalho e se coloca contra decisões em reunião por temer riscos de saúde e jurídicos em razão da pandemia do novo coronavírus".

Quanto a não retornar às atividades agora, já comentamos várias vezes: De pleno acordo!

Agora, quem "se deu bem" nesse triste momento foi o digníssimo Felippe Capella, hein? Justificativa pronta para quanto o elenco voltar ao batente. Mais um ano com emprego garantido, mesmo após tanto tempo com um trabalho para lá de questionável.

Se na pré-temporada ele falou em cinco jogos para o time estar bem preparado fisicamente, imagina agora, depois de 70, 80 ou 90 dias parado? Para piorar, não temos nem um time titular pronto...
...quiçá elenco para fazer uma rotação entre os atletas.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

10 comentários:

Marcio disse...

Eu sempre achei, mesmo sendo leigo, deficiente o rendimento físico do Time; não sei se pelas metodologias adotadas na preparação ou se por falta de organização tática e/ou deficiência técnica, que obrigam maiores esforços e por consequência um maior desgaste.
O que vejo em toda temporada é:
1- Pouco tempo de pré-temporada e por consequência, preparação;
2- Vai chegar em um bom nível depois de "x" tempo/jogos;
3- A "queda" física por causa do acúmulos de jogos;
4- O acúmulo de jogos impede uma boa recuperação, não tem tempo para trabalhar a parte física/técnica/tática;
5- A temporada foi sacrificante e todos estão esgotados;
6- Aproveitar as férias para descansar e voltar mais forte na próxima temporada.


E quanto ao retorno, há um bom caminho para aqueles que entendem não ser o momento de retornar às atividades.
As Câmaras Técnicas de Infectologia e Medicina Desportiva do Cremerj fez uma recomendação pelo não retorno.
Segundo os noticiários, o presidente do cremerj diz que que a responsabilidade é dos médicos dos clubes e, caso algo aconteça com a retomada mesmo com a orientação contrária, pode sim haver procedimentos internos contra o profissional.

https://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/presidente-do-cremerj-nega-proibicao-de-retomada-do-futebol-mas-avisa-aos-medicos-dos-clubes-por-sua-conta-e-risco.ghtml

Site do Cremerj em 21/05/2020

Após ampla divulgação nas mídias pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro FERJ do projeto intitulado “PROTOCOLO DE RECOMENDAÇÕES MÉDICAS PARA RETORNO AO FUTEBOL”, o presidente do CREMERJ solicitou parecer às Câmaras Técnicas de Medicina Desportiva e Infectologia do CREMERJ, que consideraram IRRESPONSÁVEL e TEMERÁRIA a possibilidade do retorno das atividades dos clubes cariocas, neste momento, MESMO QUE em caráter de treinamento.
Recomenda-se NÃO PROSSEGUIR com o plano proposto, e AGUARDAR por 60 (sessenta) dias para uma nova análise de índices epidemiológicos regionais, e a partir desses novos dados, com RESPONSABILIDADE E SEGURANÇA, cogitar qualquer retorno de atividade desportiva competitiva regional, se os dados no momento assim o permitirem.

https://www.cremerj.org.br/informes/exibe/4715

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, mas nem precisamos ser da área para atestar que essa preparação física do Botafogo é péssima. Nos baseamos pelo que temos visto: Os adversários voando no segundo tempo, quando o Botafogo simplesmente morre. E isso aconteceu contra adversários grandes, médios, pequenos, dentro ou fora de casa. E mesmo depois do suposto prazo que o tal (des)preparador afirmou que o time estaria bem condicionado.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Fala Rodrigo e amigos! A questão física mata o time. Se tivessem pernas, creio que renderam melhor. Realmente virando S/A, muita coisa tem que mudar. O departamento físico pode encabeçar a ova estruturação.

Temos muitas coisas pra mudar!!!!

SA...André

Rodrigo Federman disse...

Sim, André. Esse departamento físico é o nosso calcanhar de Aquiles. Rs
Abs e SA!!!

Adelson disse...

Infelizmente talvez a ausência de campeonato seja a única alternativa desse elenco horroroso não cair para a segundona. Esse fanfarrão do Montenegro quer criar uma cortina de fumaça para cobrir as merdas dos dirigentes incompetentes. Eu estou trabalhando normalmente, porque esse panacas peladeiros não podem? Babaquice.

Rodrigo Federman disse...

Adelson, não penso assim não. Sou contra o retorno das atividades também.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Durante a pandemia, algumas dificuldades citadas e que são enfrentadas por jogadores de clubes menores e/ou clubes, não são uma novidade.

Jorna Extra de 10/05/17:

E agora, José? Após o fim do Estadual, jogadores de clubes pequenos correm atrás de novas oportunidades

Muitos clubes pequenos ficam inativos depois do Campeonato Estadual, mas a vida de quem milita nos gramados menos gloriosos do futebol do Rio não para. Se a competição é considerada a maior vitrine que podem ter, agora ela está coberta por tapume e será reaberta apenas ano que vem. O que fazer então até lá? Só resta correr atrás de um novo clube para o segundo semestre. A palavra de ordem é se virar(...)
Chega uma hora que não tem jeito, o jogador do clube pequeno se vê obrigado a dividir a rotina no futebol com uma segunda fonte de renda. É comum dirigirem táxis e Uber enquanto aguardam uma proposta para seguir jogando. Se a rotina é dura para quem atua por clubes menores da Primeira Divisão, pior é para quem ainda luta na Série B do Rio.
No São Gonçalo, por exemplo, há dois jogadores que não esperam as coisas caírem do céu. Fábio Azevedo, volante de 30 anos, concilia os treinos com uma barraca de churrasco na cidade. Está pensando em passar o ponto por causa da dupla jornada cansativa.
Existe um oásis na vida do jogador de clube pequeno e ele se chama contrato longo. Com ele, o fim de um campeonato não necessariamente significa o desemprego. São poucos os clubes de menor expressão que assinam compromissos maiores. O Friburguense é um deles(...)

https://extra.globo.com/esporte/e-agora-jose-apos-fim-do-estadual-jogadores-de-clubes-pequenos-correm-atras-de-novas-oportunidades-21317831.html

O problema da COVID-19 é uma realidade triste que afeta a todos, mas algumas situações não ocorrem apenas por ela.
O futebol por aqui nunca primou por uma boa organização, não podemos esquecer e por isso algumas desculpas hoje utilizadas não servem.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio. Infelizmente será uma desculpa que todos utilizarão. E para todo e qualquer assunto.
Abs e SA!!!

Adelson disse...

Rodrigo, respeito o direito de quem não quer ou não precisa trabalhar, mas não respeito quem quer impedir os que precisam trabalhar para sobreviver. Milhões de pessoas estão sendo lançadas na miséria, desespero, fome e desemprego por causa da estupidez. Eu preciso trabalhar para sobreviver. Esses jogadores pernas-de-pau não são melhores que os milhões que estão trabalhando para que uma elite possa ficar em casa pedindo pizza, comprando no e-commerce e assistindo suas séries prediletas. Por que essa elite nunca se preocupou com os milhões que morrem anualmente de tuberculose, malária etc. por falta de atendimento médico?

Rodrigo Federman disse...

Ok, Adelson. Apenas opiniões contrárias. rs
Abs e SA!!!