16/05/20

É e não é...














O Paulo Autuori falou sobre os papéis do técnico e do atleta no futebol atual:

"- Acho que hoje falta muita iniciativa dos jogadores, eles ficam muito pendentes ao que os treinadores falam. E isso não é só culpa dos treinadores. Estão dando muito protagonismo ao treinador. Os verdadeiros protagonistas são os jogadores e os torcedores. Essa reciprocidade e paixão entre as partes é que faz com que a gente sinta falta do futebol".

Concordo em absoluto. Salvas duas ou três exceções no futebol mundial (no Brasil não há), treinador não ganha jogo. No máximo, ajuda a não perder.

Agora, o próprio PA se enrola um pouco, pois apesar de estar certíssimo, como ele não fala, por exemplo, para o Luis Henrique ficar livre pelo ataque e não preso apenas no lado esquerdo? Pelas palavras do comandante botafoguense, se ele percebe que o seu jogador não tem essa "capacidade" de buscar situações fora do "script", o técnico precisa intervir. 

A não ser que o Autuori esteja convicto de que o LH só rende mesmo no lado esquerdo e que fora de lá, pouco agregaria. Só isso explica. Ou seja, os atletas realmente não têm iniciativa, mas os treinadores gostam dessa atual "fama" de estudiosos e diferenciados.

A vaidade é uma merda.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

10 comentários:

Marcio disse...

Autuori diz que essa falta de iniciativa não é somente culpa dos treinadores...
Pode não ser culpa integral dos treinadores, mas 80% da culpa é sim dos treinadores, pois a maioria esmagadora dos jogadores iniciam nas famosas escolinhas de futebol e contam com as orientações dos chamados "professores". Como cobrar autonomia de quem é orientado desde cedo a somente cumprir ordens?
E o tal "protagonismo" foi e é buscado pelos próprios técnicos que em suas entrevistas adoram tornar o futebol em algo extremamente científico. Não são raros os elogios a jogadores somente por serem téticos...
A crítica ´pe válida, mas passa diretamente pela formação e escolha dos jogadores, pois faz muito tempo em que preferem o talento não é o primeiro requisito para um postulante a jogador de futebol.
O exemplo do L. Henrique é válido, pois foi deslocado da direita para a esquerda e ainda teve a sua liberdade de ação limitada. O que faria o técnico se L. Henrique "recusasse" ser deslocado para a esquerda?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Marcio. Jogar toda essa responsabilidade apenas na falta de atitude dos jogadores não é tão certo, pois tenho certeza de que os "professores" também não dão essa liberdade toda para eles.
Abs e SA!!!

Fabio Lucas disse...

Acho que treinador ganha jogo sim Renato Gaucho, Cuca, Fernando Diniz, Abel Braga, Mourinho e Guardiola estão aí para comprovar isso.
Agora Paulo Autuori deveria dar liberdade ao LH sim uns dos melhores jogos do LH vi ele atuando pelo lado direito dano um açucarado passe para dentro da área, pode ser que o Paulo Auturi esteja desatualizado dos jogadores ja vi isso acontecer muito um exemplo disso é dinheiro e Vagner Mancini

Rodrigo Federman disse...

Fábio, eu disse que poucos, bem poucos ajudam a ganhar. Mas peraí, Diniz, Abel, Renato...? Menos, cara.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Quem viu Didi ou Gerson em campo sabe exatamente o que o Paulo Autuori está falando. O Gerson que vi jogar era um verdadeiro técnico dentro de campo, mas hoje temos mais robôs dentro de campo do que jogadores de futebol.
Quando a técnico ganhar jogo conheço poucos e no país atualmente não vejo nenhum brasileiro. Aliás, no Brasil aolao de um século você vai encontrar 2 ou 3 técnicos que ganhavam jogo, vi muitos perderem. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, o problema é esse: na teoria o PA está certo, mas também erra ao exigir, por exemplo, o LH preso na esquerda.
Abs e SA!!!

Tiago Almeida disse...

Ontem Nilton santos completaria 95 anos se estivesse vivo , achei que vc ia fazer alguma homenagem

Rodrigo Federman disse...

Tiago, eu fiz, como aliás, faço todos os anos. Na página do CB no FB (facebook.com/cantinhobotafoguense).
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, na próxima, se puder e desejar, faça a homenagem aqui no Blog também; eu não "tenho" o tal facebook...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Marcio!
Abs e SA!!!