16/06/20

Sem esperar muito





Notícia retirada do site Lancenet:

"Matheus Nascimento será integrado ao time profissional do Botafogo.

Destaque da base, atacante começará transição com Paulo Autuori com intuito de participar da equipe principal; atleta pode voltar aos times inferiores eventualmente".

Palavras do Manoel Renha: 

"- Entendemos que é o momento adequado de começar a transição para o profissional. Ele deixa de ser atleta da base, isso não significa que não possa descer para jogar partidas para evolução e ritmo de jogo, e já começa a trabalhar com o profissional assim que os treinos voltarem. O clube tem que proporcionar o melhor que pode dar e o atleta aproveitar a oportunidade. A carreira é curta, mas aqueles que fazem por onde nós temos que reconhecer. É muito novo, um menino, fez 16 anos, vamos aguardar sem muita ansiedade, mas preparando para virar grande promessa que tem demonstrado que pode ser".

Ok, em partes, estou de pleno acordo.

É importante não queimar cartuchos e respeitar etapas. Mas pelo que falam do Matheus Nascimento, parece ser um jovem diferenciado dentro de campo. Logo, que vá ganhando "cancha" nesse período de amadurecimento, mas sem a frescura de esperar o rapaz fazer 25, 26 anos para ser considerado adulto, hein? Até porque, não custa lembrar, o contrato dele vai até 2023 (teremos prioridade na primeira renovação).

Se o MN for realmente bom e não sentir tanto essa subida para os profissionais, que seja escalado tão logo mostre o mínimo de condições físicas em igualdade, afinal, não podemos depender de Rafael Navarro ou Igor Cássio para fazerem sombras ao Pedro Raul, né?

Com 16, 17 ou 18 anos...se for bom de bola, tem que jogar!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

15 comentários:

Marcio disse...

Sou da opinião de que o elenco deve ser complementado com os jogadores da base; sub-20, por exemplo, deveria treinar junto aos "profissionais".
Isso evitaria R. Renato, G. Santos, Thiaguinho, D. Barcelos, L. Otávio, Barrandeguy, Warley... Jogadores que não chegaram para jogar e sim para disputar vaga, o que "impede" a ascensão dos da casa.
Especificamente sobre o M. Nascimento, concordo que receba oportunidades entre os profissionais, mas não acredito em planejamento e sim em "pressa", pois não temos um Time formado.
Da mesma forma o zagueiro David Souza, 18 anos, que foi integrado aos profissionais; foi porque o Carli não faz parte dos planos e o R. Renato, contratado, não mostrou nada. A zaga vai ser, por enquanto, Marcelo e Kanu.
O elenco deve ter aproximadamente uns 40 nomes... Quantos titulares temos?
De qualquer forma, torço para que o M. Nascimento mostre o futebol que dizem ter e que não o coloquem fora de posição, para marcar laterais e/ou volantes/zagueiros adversários; já basta terem fixado o L. Henrique na esquerda, tirando assim a sua liberdade de ação.
SA!!!

Sergio disse...

Nos bons tempos em que o clube era dirigido por dirigentes que sabiam administrar o futebol, a atitude em relação a base sempre foi a integração entre as categorias de base com a profissional. Tenho um colega que foi infantil juvenil campeão pelo Botafogo em 57 que me falou que eles participavam de treinos com os titulares e assistiam muitas vezes as preleções, ele inclusive foi testemunha da famosa preleção do Saldanha em que mandou o Garrincha sair pois ele não precisava de preleção. Claro que nos áureos tempos os garotos da base tinham muito o que assimilar e aprender com aquele monte de craques, o que hoje é bem diferente. Outro detalhe importante é que havia os aspirantes, que tive a oportunidade de ver o Botafogo campeão. Meu pai e eu muitas vezes íamos só Maracanã mais pelos jogos dos aspirantes. A vantagem disso é que os jogadores reservas dos times estavam sempre em atividade. Numa oportunidade o Zagallo pediu para jogar nos aspirantes a decisão do título que o Botafogo venceu.
Hoje são outros tempos, mas a iniciativa é bem interessante, só acho que essa transição não pode jogar a responsabilidade em cima do MN, embora não deva ser tratado como uma criança cheia de mimos. O garoto parece ser promissor, Então que seja preparado com calma. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Isso, Sérgio. Não dá para jogar a responsabilidade nas costas desse garoto agora. Mas também não podemos ficar tratando como menino até aos 36 (como várias vezes é feito no Botafogo atual). RS
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Esse também é o meu pensamento. Se o garoto realmente é diferenciado entendo que ele tem que jogar, seja com 16, 17 anos. Claro, não estou falando que tem que ser titular, não estou falando que tem que decidir jogos, mas tem que estar sim no meio dos profissionais.

Vejo muitos falando que já estão queimando em subir ele para os profissionais, pois não temos elenco ou treinador capacitados para dar uma tranquilidade para o garoto subir. Eu até concordo sobre a qualidade do elenco e etc, mas se for pra esperar que isso mude, Matheus só vai poder subir com 20, 21 anos e se o projeto S/A der certo!

Que façam tudo com inteligência, mas se ele realmente é craque tem que ser testado.

Resende

Rodrigo Federman disse...

Marcio, tomara demais que ao subir, não tentem aproveitar que o MN é jovem e em formação, para tirarem dele, as suas principais características ofensivas.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Resende. Não dá para ter muita cobrança agora, mas também não dá para ficarmos esperando 3,4, 5 anos. Não temos esse tempo para esperar um possível craque surgir.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O SÉRGIO lembrou muito bem dos campeonatos de Aspirantes.Nos bons tempos do futebol Brasileiro havia Juvenil,Aspirante e Profissional.Dos juvenis,na década de 60,lembro-me do timaço Juvenil cujo ataque era:JAIRZINHO,ARLINDO,ROBERTO,CANAVIEIRA e OTHON.
As partidas eram aos domingos pela manhã,meu pai e eu deixávamos de ir a praia para rodar pelos diversos campos e assistir o time tetra campeão.
Com esse ataque era covardia.Quando estouravam a idade iam para os Aspirantes e foi uma pena que o nosso melhor atacante,OTHON VALENTIM,tenha levado uma porrada covarde no joelho em uma partida do RIO/SP,quando já começava a despontar no time titular.Depois de uma barbeiragem de um médico famoso ficou inutilizado para o futebol.
Varandão da saudade,pois as preliminares,às vezes,eram melhores que o jogo principal e sem frescura de calor,etc,etc,pois começavam as 13.15 horas e o principal às 15.15 horas.
Hoje existe muita frescura e "interesses escusos" de dirigentes e agentes dos atletas,quase sempre mancomunados.Vamos torcer pelo sucesso do nosso jovem atleta.JOTA.

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Jota. Eu lembro também de jogos no antigo (e verdadeiro) Maracanã em que chegava maos cedo para pegar o jogo de aspirantes antes do principal.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ricardo
Tenho impressao o que realmente qurem é vende- lo o mais rapido possivel.Basta ele fazer um gol e dirao que aceitam qualquer oferta
Alguem ainda acredita nesses dirigentes ??

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, com certeza querem vendê-lo. Mas não acho que passe pela cabeça deles agora. Até porque, ele sequer jogou pelos profissionais para despertar tanta atenção assim.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Segundo noticiaram, a multa do M. Nascimento é de R$ 150 milhões para o futebol brasileiro e R$ 300 milhões para o futebol internacional.

De qualquer forma, o discurso seria mais ou menos este:

"A parte financeira do clube ainda é muito frágil e por isso ainda precisamos negociar um jogador que é um ativo do clube; mas foi um bom negócio porque ficamos com X% para lucrar em uma negociação futura e os recursos da negociação ajudaram a liquidar algumas dívidas. Não tínhamos como cobrir a proposta e o jogador ainda é uma promessa."

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Mas eu não creio que passe pela cabeça dos caras venderem o MN agora. A não ser que alguém pague a multa, que é impossível, visto que nem atuar ele fez.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Esses jogos às 13:30 naquele sol do Rio eram muito bons. O Gerson dizia que quando osaos jogavam às 13:30 era para esfriar o sol para os profissionais. Só fã do Canhota, não só pelo grande jogador que foi, mas também pelas suas tiradas. Abs e SB!

Anônimo disse...

Se o MN é essa jóia toda que estão falando, então tem que ser integrado aos profissionais o mais rapidamente possível. Entretanto, em qual profissional ele vai "grudar", tentar se espelhar e receber conselhos para não se "queimar"? Temos alguém no elenco para isso? Alguém que faça o papel do Seedorf junto ao Vitinho? Honda talvez?

AC

Rodrigo Federman disse...

Sensacional, Sérgio.

AC, com certeza o Honda.

Abs e SA!!!