11/07/20

Montando o time





Com os anúncios dos últimos reforços, o torcedor botafoguense ficou mais empolgado. Principalmente com a chegada do Kalou, que terá duas semanas para entrar em forma e já estrear na primeira rodada do Brasileirão.

Aí deixo uma questão para os amigos: Como você montaria o time titular do Botafogo?

Bom, no meu caso, todos sabem que não gosto desse 433. Porém, diferente de muitos "professores" que forçam um esquema tático em grupo que não tem peças, eu prefiro montar um time baseado com os melhores disponíveis. E dessa forma, com o marfinense não terá outro jeito. A princípio, mesmo a contragosto, eu manteria o esquema atual.

O meu time contra o Bahia seria: Gatito, Barrandeguy, Marcelo, Kanu e Victor Luís; Caio Alexandre, Honda e Nazário; Kalou, Luis Henrique e Pedro Raul.

E o seu?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

31 comentários:

keven disse...

Fala Rodrigo!!
Cara eu estava olhando essa montagem do elenco do Botafogo, só temos o Caio Alexandre e o Cícero de volantes, em contra partida vamos para 4 laterais direitos e 4 esquerdos se chegarem o Victor Luis e o Kelvin.
Pelas peças que temos eu concordo com a Escalação, apesar da preocupação com a Recomposição do time na Parte defensiva.
Agora se o tal forster Chegar eu Queria vê um 3-4-3.
Com: Gatito, Marcelo,Manu e forster, Victor Luís,Caio Alexandre , Honda,Luis Henrique ( como um ala pela direita), Nazário, Kalou e o Pedro Raul.

Rodrigo Federman disse...

Keven, eu respeitosamente discordo por completo: LH de ala? Com obrigações defensivas? Por essas e outras que não revelamos mais bons atacantes. Hoje em dia, a preocupação é sempre não levar gols primeiro.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

RODRIGO,para mim sempre jogarão os melhores,desde que estejam em condições físicas condizentes.
Com os "profexores"do momento,que só pensam em defender,não haveria a seleção de 70,pois jamais escalariam TOSTÃO,GERSON,RIVELINO,etc,juntos.
Os bons técnicos que conheci diziam que a melhor defesa é o ataque.Nossos grandes times sempre tiveram ótimos ataques.
No time montado por você,se o KALOU e o LH tiverem que jogar de lateral 2,aí meu amigo,bota o tubo,rsrs.
Esse ataque,com jogadores rápidos e bons de bola,obrigará o adversário a ter muitas preocupações defensivas o que facilitará a nossa defesa.
Ainda falta ver e julgar o zagueiro e o LD contratados.Como sempre,não me emprenho por opiniões de jornalista$,pois,infelizmente,muitos plantam notícias boas ou ruins a mando de empresários.
No momento,com o material disponível,também escalaria o mesmo time.JOTA.

Marcio disse...

De primeira eu faria uma reforma estatutária, ou seja, esse 4-3-3 seria abolido. Na minha modestíssima opinião, preferências à parte, não existe esquema bom ou ruim e sim aquele que maximiza qualidades e minimiza defeitos.
Daria liberdade total ao L. Henrique e o P. Raul, que tem a virtude de praticamente disputar todas as bolas que chegam na área, jogaria mais fixo na área; assim, prenderia um zagueiro e mais a sobra.
Kalou faz a maioria das funções de ataque; pelo Chelsea na final da UCL 2011/12, contra o Bayern, jogou pela direita; pela Costa do Marfim contra o Brasil na Copa de 2010, jogou pela esquerda. No último jogo em que iniciou, contra o Dinamo Dresden, o Hertha foi no 42-3-1 e ele foi o mais avançado.
Já o Honda jogou no Pachuca e seleção japonesa: 4-1-4-1 (escalado na linha de 4 pelo lado direito); 4-4-1-1 (escalado atrás do jogador mais avançado ou sendo o jogador mais adiantado); no 4-2-3-1 (escalado na linha de 3, pela direita); 4-3-2-1 (escalado pelo lado esquerdo na linha de 2). No Vitesse, chegou a atuar como segundo homem de meio campo.
Tem o Nazário que também desenvolve melhor o seu jogo quando está pela direita...
Por último, obviamente, cabe ao Autuori ouvir os jogadores e entender em quais posições se sentirão melhor e buscar o melhor esquema. É pago para isso.
O que me deixa preocupado é o técnico ter revelado que a estrutura tática já está montada.
Uma situação me parece muito óbvia, o Time do BOTAFOGO não pode guardar posição; Honda, Kalou, Nazário e L. Henrique, jogando todos juntos ou não, quando escalados devem receber toda a liberdade necessária.
Caio Alexandre é titular e na defesa, considerando os laterais direitos, não descartaria jogar com três zagueiros, já que trouxeram o Forster (não conheço), Kanu mostra evolução e Marcelo está inquestionável e é quem mais tem aptidões para exercer outras funções defensivas (uma força física invejável).
Agora, se for escalar Kalou de secretário de lateral, Honda de volante para marcar o 10 adversário e L. Henrique fixo na esquerda, nem Messi resolve.
Receio que corremos o risco de precisar de um técnico.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Jota. Concordo. Mas só discordo quando já montam um esquema para atacante com potencial ter que se preocupar em defender ao invés de ameaçar os adversários. rs

Marcio, se o PA realmente não pensar de maneira flexível, será complicado para Kalou, Honda, LH e outros renderem o máximo que podem.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, há uma incoerência absurda nesse futebol moderno...
Os professores acabaram com os pontas e delegaram aos laterais, além das naturais obrigações defensivas, as ações ofensivas; agora estes mesmos professores escalam os seus "extremos desequilibrantes" com mais obrigações defensivas do que ofensivas, ou seja, marcar o lateral adversário.
Por que eu preciso fazer o ponta ser auxiliar de lateral se o ponta adversário também é auxiliar de lateral e justamente por isso pouco ataca?
Se está incumbido o lateral adversário das ações ofensivas, quando estiver à frente, não seria melhor que o ponta explorasse os avanços deste?
E para que servem os dois volantes, não fazem mais as coberturas?
Por isso que o Roberto Martinez ganhou da seleção do Tite na Copa, colocou o Lukaku para explorar os avanços do Marcelo e não para descer para marcar o Marcelo.
O mesmo Marcelo que sofria defensivamente no R. Madrid quando o meio campo era formado por Kroos, Modric e J. Rodriguez; o alemão nunca foi um excepcional marcador para jogar de 1° volante e assim Zidane efetivou o Casemiro e tudo melhorou. Fosse no Brasil, pobre do CR7, Bale...
No futebol brasileiro atualmente não se pode falar em recomposição, já que não há composição ofensiva.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio. E olha que esses "professores" do futebol brasileiro ganham milhares e milhares de reais por mês...para não pensar assim. Dinheiro fácil....e que só tem matado o talento da bola.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

100% igual ao seu. Diga-se de passagem, com esse time teremos que arranjar outra desculpa pra dizer que o time individualwmte é ruim. Um treinador minimamente competente tem a obrigação de fazer um time como esse brigar por boa posição, até porque, nesse futebol boliviano de baixíssimo nível, esses jogadores são bons. Resta saber como o “professor” vai inventar pra cima principalmente dos 2 estrangeiros que já são vitoriosos internacionalmente em suas carreiras.
Jacob

Rodrigo Federman disse...

Sim, Pai. Mas o problema maior continua sendo o elenco. Com esse time titular, tá de bom tamanho. Mas a simples saída de um deles faz o nível cair bastante. A diferença entre os titulares e os reservas é grande demais.
Abs e SA!!!

keven disse...

É verdade Rodrigo.realmente iria sacrificar bastante.
Vamos vê o que o autuori vai bolar.
Apesar que eu estou achando autuori , como se estivesse despreocupado com o Botafogo, estando lá simplesmente para fazer um favor.

Sergio disse...

Esse sua Rodrigo é a melhor escalação,mas gostei muito das observações do Márcio. Lembrando que o Botafogo de outrora jogava no 4 2 4, se transformava em 433 e em 442, era assim que o time de 67/68 jogava, assim como a seleção 69 com o Saldanha jogou as eliminatórias, mas havia sempre alguém ajudando na marcação do meio. Tendo dois bons laterais que sabem marcar acho que um 433 pode dar certo, embora eu ache que os jogadores do meio precisam melhorar a marcação. Vamos ver a solução do professor. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Keven.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, o problema é que os dois laterais não são bons marcadores também. E falta um volante de mais pegada.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Era isso que estava pensando nesse momento. Outra coisa que precisa ser corrigida com urgência é o banco de reservas, pois as opções que temos são sofríveis. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, são mesmo. O time titular agora até fica interessante, mas o elenco continua torto.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sobre o banco, entre aspas, se o reserva fosse bom, não era reserva...
Brincadeiras à parte, cabe ao técnico pensar o jogo considerando os adversários.
Se não estiver enganado, serão permitidas 5 substituições em todas as competições; assim, terminou o primeiro tempo 3 a zero, o técnico pode "descansar" este ou aquele jogador; ou até mesmo, descansar alguém desde o inicio, considerando o adversário.
A grande questão é que os técnicos brasileiros não conseguem rodar o elenco de forma inteligente, eles simplesmente trocam mais da metade do time e isso dificulta qualquer jogador, pois há quebra no entrosamento.
Quantos jogos o Kalou suporta na temporada? 30!
Quantos jogos o BOTAFOGO tem na temporada? 50!
É obrigação de quem é responsável pelo futebol fazer com que o Kalou esteja presente na maioria dos jogos e principalmente nos mais importantes.
É possível diminuir a carga de treinamentos físicos em 10% para que tenha um esforço maior nos jogos? Se for possível, que se faça.
No último Post trouxe a fala do Guardiola sobre o Messi de hoje:

""Messi não precisa mais correr, e sim ter 'breves explosões'"

(https://www.goal.com/br/not%C3%ADcias/guardiola-messi-nao-precisa-mais-correr-e-sim-ter-breves/183uk5644hpeq1i8eaejzwjilf)

Descansar os jogadores não significa deixá-los fora do banco, que fique claro!
Os melhores deverão sempre ir para os jogos, a utilização dependerá de como o mesmo se desenrolará.
Entendo nada de futebol, mas não entendo essa tentativa de transforma-lo em algo a ser estudado pela NASA.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, isso mesmo. Disse tudo. Planejamento é sempre bem-vindo!
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Meu time : Gatito , Marcelo , Rafael Forster, Barrandeguy , Victor Luís , Caio Alexandre , Honda , Nazário , Luis Henrique , Kalou e Pedro Raul ...

Fatos disse...

Gatito, Barrandeguy, Marcelo, Rafael Forster e Victor Luís; Caio Alexandre, Honda e Nazário; Kalou, Luis Henrique e Pedro Raul.

Rodrigo Federman disse...

Ok, Unknown.

Valeu, Fatos.

Abs e SA!!!

Luciano_CE disse...

Fala RF
Eu escalaria assim na certeza que nenhum treinei burocrático escalaria.
Gatito
Marcelo. Cícero. Kanu
VL. CA. LH
Honda. BN
Kalou. PR
Com uma variação de 3-5-2 para 3-4-3
O Luís Henrique de ala pela esquerda num 3-5-2 que o time estiver sem a posse de bola. Aí na transição 3-4-3. O que vc acha? LH apenas pra compor a meiuca não necessariamente ser um ala e marcar.
ABS e SA

Rodrigo Federman disse...

Fala, Luciano. Eu continuo achando que deixar o LH com excesso de "responsabilidade tática" é um tremendo desperdício. Esse cara tem que jogar com toda liberdade do mundo. E pensando em atacar, sempre.
Abs e SA!!!

JorgeFS disse...

Se montarem o time com essa formação, e entrosamento, da pra se ter os resultados que tanta falta nos faz

Rodrigo Federman disse...

Jorge, é um bom time, mas nenhuma maravilha também.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ainda falta volantes Ld e um 9 melhor mas pra esse ano é meio de tabela eu acho.
Fabim da Kombi

Rodrigo Federman disse...

Fabim, coloco um bom zagueiro também.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Eu testaria duas formações... A primeira um 4 4 2 com Gatito, Barrandeguy, Marcelo, Rafael Forster e Victor Luis. Um volante marcador, Caio Alexandre, Honda e Bruno Nazario. Kalou e Pedro Raúl. Gosto muito do Luis Henrique, só que nessa formação, deixaria ele pro segundo tempo entrando no lugar do Kalou se cansar, ou até mesmo do Pedro Raúl, adiantando o Kalou pra centroavante e deixando o Luis Henrique atrás dele com liberdade de movimentação. Seria bom pra ele pegar uma defesa cansada no segundo tempo e botar o adversário pra correr. A outra formação seria um 3 5 2 com Gatito, Marcelo, Kanu e Rafael Forster. Marcinho(ala direita, por ser mais ofensivo) Caio Alexandre, Honda, Bruno Nazario e Victor Luis (Ala esquerda). Kalou e Pedro Raúl. E a entrada do Luis Henrique seria da mesma maneira da formação anterior ou ele entrando no lugar dos alas (O que deixaria ele mais defensivo e preso) ou No lugar do Honda ou do Bruno Nazario no segundo tempo se cansarem adiantando ele e pasando a jogar com 3 atacantes tipo um 3 4 3. Minha opinião.
Felipe

Anônimo disse...

Rodrigo e turma.
Só se ganha atualmente com grupo e estamos falando em time.
Pra grupo temos Cavalieri, Manu, Cícero e LF. Faltam 8 a 10 para grupo. Criatividade em falta. O ECTD tá vendo jogadores sulamericanos de equipes menores, o Vasco achou Cano. Creio que no Uruguai, Colômbia e Equador conseguimos alguns bons jogadores. Eu acompanho esse futebol sulamericanos. Por exemplo, no Lá Equidad teria um 9 para rivalizar com Pedro Raul. Olhem no YouTube se quiserem. Chama-se Carlos Peralta. É barato. Não é tão novo (30 anos, parece). Esass coisas precisam ser vistas.
Paulo de Poa

Rodrigo Federman disse...

Felipe, mas nao adianta pensar em um volante marcador enquanto não temos esse jogador. hehehe

Paulo, até para grupo eu questiono a importância do LF. rs

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

As notícias de hoje dão conta que o Marcinho deve renovar. Se for verdade meu time é Gatito, Marcinho, Marcelo, Forster e Victor Luiz, Caio Alexandre, Honda e Nazário, Kalou, Pedro Raul e Luis Henrique.
Vi um vídeo de aproximadamente 30" do Kevin e apesar de acreditar pouco em vídeos, gostei do que assisti. Só achei um problema: fisicamente é quase um sósia do Fernando, nosso lateral meia boca. Perece irmão gêmeo!

Rodrigo Federman disse...

Paulo, o meu é quase o mesmo. A diferença fica na zaga, já que o Forster ninguém conhece e por merecimento ele precisa mostrar seu futebol primeiro para ganhar a vaga do Kanu.
Abs e SA!!!