06/07/20

Não assume os erros





O técnico Paulo Autuori não concordo com as críticas de que tenha demorado demais para mexer no Botafogo, que precisava marcar um gol para se classificar na Taça Rio:  

"- Não demorei, não. Eu ia deixar a equipe jogar o tempo todo. Só mexi porque o Caio e o Luiz Henrique tiveram cãibra. Precisamos criar uma equipe, não vi essa queda, vi uma equipe que mesmo com o Fluminense fazendo mudanças, refrescando a equipe, não perdemos absolutamente nada. Nos momentos de transição, de contra-ataque do Fluminense, nossos jogadores deram resposta muito forte também na parte física. Se ganha na construção de uma equipe. Depois que parou o campeonato, tivemos no fundo oito treinos. Normalmente são três substituições, você não é obrigado. Agora são cinco, temporariamente, um mecanismo criado principalmente para o futebol europeu. Mas quando faz cinco substituições, só vai olhar o individual, porque coletivamente a equipe vai sentir. Isso é óbvio. Como vejo o futebol individual e coletivo, a gente tem de equilibrar as duas coisas".

Estou começando a pegar birra do Autuori e seu jeito de querer falar bonito e em tom "professoral" para tudo. E piora quando não percebo humildade suficiente para assumir que errou. Oras, se tinha direito a cinco mudanças, por que iria deixar a mesma equipe durante os 90 minutos? Não ferra! Assuma!

Ah, Rodrigo...as opções são poucas. Amigo, todo mundo sabe disso. Ele sabia disso quando assumiu. E outra coisa: Recebe milhares de reais para se virar com o que tem e não para ficar insistindo em uma única maneira de jogar e não tentar variar. O PA não percebeu a péssima partida do LF? Não poderia ter colocado o Lecaros mais cedo? Não poderia ter colocado o Cícero e adiantado o Honda mais cedo? Não poderia ter partido para o sufoco de vez com o Navarro faltando um pouquinho mais do que 30 segundos para o apito final?

Está enchendo o saco também.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

19 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
O LF é um dos medalhões que me refiro, não pelo futebol, claro, mas por alguma força superior(R$$$$).
Quanto as cãinbras, fico revoltado com jogadores novos e que não correm e ainda sentem isso.
O Honda sentiu cãinbra ontem ???

Anônimo disse...

Está ficando insustentável defender o Autuori.

Vitória nos acréscimos contra Boa Vista. Goleada sofrida pro flamerda. Vitória no aperto contra Paraná. Empate em casa contra Bangú. Goleada contra o bagunçado Cabofriense. Empate sonolento contra Portuguesa. Empate contra os Flores demonstrando nitidamente que não queria vencer.

Está dando uma sensação que ele não está conseguindo colocar um padrão de jogo bom. E o principal está dando uma sensação que ele não está sabendo escalar LH, Nazário e Honda na linha de frente.

Resende

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, eles continuam insistindo com o LF para tentar vendê-lo. Desta forma, o time sempre entra em campo prejudicado. E mais: O risco maior é de desvalorização do LF, isso sim. Sujeito fraquíssimo.

Está mesmo, Resende. Insisto: Ele está ultrapassado. E pior que parece não assumir erros.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

A declaração apenas mostra que ele está satisfeito com o desenvolvimento da Equipe.
Se o carioca não serve de parâmetros, de fato não serve ou pouco serve, e ele deseja criar uma Equipe, creio que desperdiçou uma oportunidade importante e explico.
O Fluminense jogava pelo empate e o Autuori desperdiçou uma oportunidade de testar a Equipe jogando com o placar adverso em um jogo decisivo, como poderá ocorrer na Copa do Brasil.
Em tese, uma derrota em caso de tentativa de um abafa final na busca do resultado, uma tentativa de surpreender o adversário desde o inicio, talvez trouxesse informações ainda mais relevantes...
E ele mesmo disse na entrevista que de nada adianta ter jogado agora e ficar um mês parado.
Se o resto do Brasil não retornou com o futebol e todos, em tese, estão/estarão montando ou tentando montar uma equipe e sem condições de fazer amistosos, creio que o Autuori deveria ter tentado encontrar um caminho diferente, pois neste em que ele está não é novo e já demonstrou ser quase que totalmente improdutivo.
Filosoficamente o técnico pode estar correto, mas se não há como fugir da situação imposta, que se retire o "melhor" que a mesma pode oferecer.
Ou não houve um trabalho técnico/físico/tático, para colocar a contragosto o Time em campo nesses três jogos?
Todas as criticas ao campeonato são mais do que adequadas, mas parece-me que o Autuori não separa o ocorrido dentro das quatro linhas do contexto externo, quando das análises desses três jogos; o BOTAFOGO vem jogando mal há bastante tempo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, sim. E isso é muito preocupante, pois em minha opinião (modesta opinião, diga-se), não há motivo algum para ficar/estar satisfeito!
Abs e SA!!!

Ruy Moura disse...

É incrivel o que vou escrever, mas escrevo: o Eduardo Barroca faria melhor neste jogo... Ele não quis ir à final. Fingiu que comandou a equipe, mas nada fez em todo o jogo. Não queria ir à final e não foi! A minha opinião: ou o Botafogo simplesmente não disoutava a partida, ou mandava novamente o Auxiliar para o comando e disputava o jogo com a dignidade que qualquer partida deve ser disputada pelo Glorioso. Fingir com o objetivo de fazer o que quer - que é não ir à final - é inaceitável porque não prestigia o Botafogo, em minha opinião.

Abraços Gloriosos.

Rodrigo Federman disse...

Grande amigo, Rui. Perfeito! Concordo em gênero, número e grau. Se tivesse entrado em protesto, ok. Mas se entrou e fingiu estar jogando, em respeito ao torcedor deveria brigar pela vitória. E o PA fez de tudo para sequer disputar e terminar o campeonato com o seu discurso, que reitero, é procedente, legítimo e verdadeiro....mas não pode brincar com o Botafogo quando este entra em campo para jogar futebol (teoricamente para valer).
Abs e SA!!!

VinnyMarques disse...

Eu vi um time diferente, que apesar do fraco adversário, mostrou jogo e goleou o de 6 no 1º jogo, e outro, na escalação 433, que empatou com outro adversário fraco sem gols. Qual escalação o técnico utiliza pro clássico? A que ganhou bem? Pois é... Autuori já deu, né? Que fique no ativismo, pois pra técnico não dá mais.

Rodrigo Federman disse...

Vinny, impressionante a diferença dos times que jogaram (Renê e Autuori). Mesmo considerando a diferença técnica entre os adversários.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Ontem eu comentei que o PA deveria tirar o LF e colocar um volante para liberar o Honda, que não pode jogar tão recuado. Mas também me perguntei: quem colocar de volante? O PA não fez isso, mas pelo menos deixou o Honda mais a frente e as duas melhores jogadas do segundo tempo partiram de passes seus: o primeiro uma série de dribles e o toque para o LF que para variar fez uma M de jogada e o passe preciso para o BN que concluiu na trave.O interessante é que esses dois lances partiram da meia direita. Não seria o caso de Honda e BN revesarem meia direita meia esquerda pois acho isso desmonta um pouco a marcação adversária.

O Caio Alexandre e o Honda, ambos pela qualidade do passe não devem jogar mais recuado, é preciso um volante. Dito isso, eu acho que o PA pode deveria ter feito essa substituição, pois esse 4 3 3 já está mais do que provado que não dá para o que o time do Botafogo tem.

Outro detalhe importante é que nenhum time em seja lá qual esquema for pode jogar sem movimentação das peças, isso não é só no futebol atual, sempre foi necessária a movimentação. Sem isso a marcação adversária fica fácil. O Botafogo é muito previsível, tanto que faz poucos arremate e poucos gols. Contra a Cabofriense foi um ponto fora da curva.
Só tem uma coisa a favor do Paulo Autuori: se o time já é limitado, o banco então é de dar dó, mas pelo menos algo deve ser tentado. Repetir um time para dar entrosamento mas jogando de forma que os jogadores acabam se descaracterizando do seu modo de jogar, o entrosamento que virá será sempre a repetição do errado. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, onde assino? É exatamente isso. Inacreditável que o PA não perceba...ou não queria perceber, né?
Abs e SA!!!

JrNelson disse...

Não dá pra entender porque muitos comentaristas e os torcedores conseguem ver o òbvio e o treinador, não. Foi só aproximar um pouco o Honda da área que o japonês começou a se entender com Bruno Nazário. Muitos técnicos morrem abraçados com sua teimosia só para não dar o braço a torcer, espero que o Sr. Autuori não esteja enveredando por este caminho...

SAN!!!

Rodrigo Federman disse...

JrNelson, nem acho que ele passou a se entender com o BN. O Nazário está mal nessa volta, mas é inegável que o Honda melhora quando chega mais a frente.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

São apenas 15 jogos nessa estranha temporada e o BOTAFOGO, segundo "noticias", busca interessados em R. Renato e Warlei e busca contratar V. Luis, Rafael Forster (zagueiro) e Kevin, 22 anos, lateral direito que estava no Grêmio.
Eu fico impressionado com esse departamento de futebol/inteligência que precisa fazer contratações para corrigir as péssimas contratações que eles mesmos fizeram dentro da mesma temporada.

1- Querem arrumar interessados no R. Renato e Warley, devolveram o Thiaguinho, a contratação do V. Luis indica que G. Santos e D. Barcelos são muito ruins, ou seja, 5 dos contratados não servem.
2- Ainda no grupo de contratados 2020, Honda, Nazário, G. Cortez, L. Otávio, Lecaros, R. Navarro e P. Raul; destes 7 jogadores, "apenas" 3, Honda, Nazário e P. Raul, mostraram alguma coisa que possa ser chamado de futebol. Os outros 4 são absolutas incógnitas.

Do total de 12 contratações, por enquanto, apenas 3 "jogam futebol", 25%;
Do total de 12, as dispensas e contratações "indicam" que 5 não servem, 41,67%;
Do total de 12, 4 são verdadeiras incógnitas, 33,33%.

Trouxeram também o M. Babi, mas esse não jogou e por isso não o relacionei na fria matemática.
Esse "headhunter" do BOTAFOGO...

Tiago Almeida disse...

Rodrigo o botafogo sondou o Anderson Martins do são Paulo o que vc acha dele?Na minha opinião bom zagueiro,se viesse podia colocar o Marcelo de volante e liberar o CA e o Honda, acho que daria certo.

Anônimo disse...

Rodrigo.

Ontem foi no minimo risível o "Professor" colocar um atleta faltando 30 segundo pra acabar o jogo. Pra quê essa alteração.
A dois tópico atrás eu falei que não estava torcendo contra o "Professor", até por entender que na época o mercado não tinha disponível nenhum super Star pro cargo.
Mas penso que ele está ultrapassado em suas teorias, Só não mudou o seu linguajar verborrágico e empolado.
Como não pretendo ser prolixo, vou citar o nosso amigo Sérgio di Sabbato que do alto da sua sabedoria, matou a pau quando disse que talvez o "Professor" tenha perdido o encanto com o futebol.
E o que o Botafogo tem com isso? Quando ele veio, não tinha ciência que o time era fraco ?Então porque aceitou dirigir o time ? Ontem o time me lembrou o corrossel do Barroca nos toques laterais e improdutivos.E ele impassível a beira do campo.
Ganha uma boa grana pra desrespeitar o clube com aquela soberba e ar professoral de que não está nem ai pro que vier acontecer. Critica a tudo e a todos. Ele é treinador ou crítico de futebol ?
A única vantagem em sua atitude passiva e talvez pensada, foi sair logo da disputa e não ter que enfrentar o Framerda e levar uma goleada histórica.
Agora, muito pior será o Botafogo contratar alguém pra treinador é botar esse pulha em cargo diretor. O que seria um prêmio a sua incompetência e arrogância.

Que Deus nos seja favorável, porque a coisa tá preta pro nosso lado.


Patinhas.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Depois colocam a culpa apenas na falta de dinheiro. Falarei um pouco no post de amanhã.

Tiago, sempre achei fraco. Não vejo nada demais nele. Nunca vi.

Patinhas, pior é que apesar de tudo, ele quase deu sorte quando o bonde do Navarro chutou sobre o goleiro deles no último lance. rs

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo.

Se esse Anderson Martins foi o que jogou no Vasco, é um excelente zagueiro. Mas pelo tempo já deve estar meio veterano. Então é melhor deixar o Marcelo e o Kanu com a ressalva. É proibido ficar trocando passes dentro do nosso campo de defesa.

Patinhas.

Rodrigo Federman disse...

Patinhas, para mim, ele sempre foi "mais do mesmo". E tem esse agravante da idade.
Abs e SA!!!