30/07/20

Tem que se mostrar primeiro

  


Quando um time anuncia o reforço de jogador consagrado e reconhecidamente acima da média, não fica dúvida: Ele já vai chegar com a vaga de titular absoluto e ponto final.

No Botafogo, tivemos os casos recentes do Honda e Kalou, por exemplo. O marfinense nem chegou no Brasil, mas todos nós sabemos que não poderá ser reservas, certo? Os demais precisam provar dentro de campo.

É o caso do Forster, que muitos torcedores (que, aposto, pouco conhecem do zagueiro) estão encantados e escalando o jogador como companheiro ideal do Marcelo. 

Tomara mesmo que seja um reforço de bom nível e justifique o que o Autuori falou dele. Mas em minha opinião, não pode ser tratado como dono da vaga. Primeiro, porque é uma incógnita (apesar de elogiado no futebol búlgaro). Em segundo lugar - e o mais importante -, porque o Kanu vem atuando bem, sem comprometer e ganhando confiança. Hoje, se existe um setor que não está devendo, é a zaga do Botafogo.

Alguém pensa diferente?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

25 comentários:

Anônimo disse...

Não conheço o referido. Não me lembro de tê-lo visto jogar.
Mas o que me preocupa de verdade, muito embora a indiferença tenha me assomado, é a perspectiva acerca da S/A (se dará certo ou não). Caso contrário, não adianta contratar japoneses, marfinenses, uruguaios, peruanos ou mesmo brasileiros no exílio, como é o caso do indigitado Foster.
O máximo que consigo vislumbrar nesse panorama é o engrossar da fila de ações trabalhistas.
Desculpem-me, mas não consigo ficar otimista com essa realidade imperante no Botafog.
Levi

Rodrigo Federman disse...

Levi, não só entendo, como concordo plenamente.
Abs e SA!!!

Luiz Gomes disse...

Bom dia tudo bem? Sou carioca e procuro novos seguidores para o meu blog. E seguirei o seu com prazer. Novos amigos também são bem vindos, não importa a distância.

https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

Anônimo disse...

RODRIGO,concordo plenamente,primeiro tem que mostrar ao que veio.
É fora do tema,mas gostaria de explicar o que penso sobre a maioria dos treinadores brasileiros.
Conheci e convivi com vários em GS,e os que fizeram sucesso,não eram metidos como muitos atuais que se julgam mais importantes que os jogadores.
Eles ouviam as opiniões,os líderes do time davam seus palpites e,de acordo com o adversário,decidiam como jogar.
Hoje é uma babação a técnicos,particularmente europeus,que me deixa impressionado.Quero ver um treinador do RM,BARÇA,JUVENTUS,etc,etc,impor a MESSI,CR7,etc,etc,sistema de jogo que ele acha o melhor.Não dura um mês.
Muitos não entendem que os jogadores mais "experientes" aceitam,convivem ou derrubam qualquer treinador.JOTA.

Marcio disse...

No BOTAFOGO atual, considero "titulares" o Gatito, Marcelo, C. Alexandre, Honda, Kalou (razões óbvias), L. Henrique, P. Raul e B. Nazário; claro que sem discutir posicionamento.
Quanto ao Forster, jamais assisti qualquer jogo dele e portanto não posso afirmar rigorosamente nada, mas nos anos em que esteve no futebol Búlgaro e no Ucraniano, jogou a Europa League, o que pode ter-lhe dado uma maior experiência.
De qualquer forma, vou aguardar uns jogos do Forster para poder avaliar, mas se não for titular, Kanu é o dono da posição, pois R. Renato...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Luiz Gomes.

Isso aí, Jota.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, hoje eu incluiria o Victor Luis nessa lista também.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Bem lembrado, Rodrigo, me esqueci do V. Luis.

Sobre o comentário do Jota em relação aos técnicos, eu não discordo, mas a minha sensação é que nesses clubes citados e justamente por trabalharem com jogadores em sua maioria consagrados, os técnicos por lá precisam ter algum conhecimento para mostrar.
Um tempo atrás o holandês Robben, com passagens pelo Real Madrid e Chelsea, disse que o Guardiola o transformou em um jogador mais completo lá no Bayern, Vale dizer que quando trabalharam juntos, Robben já era um jogador absolutamente reconhecido.
Obviamente que o Guardiola pode ser uma exceção à regra e não descarto que os jogadores percebam de forma diferente a sua fala, até porque foi o responsável em ajudar o Messi a confirmar toda a sua genialidade, quando o tirou da extrema direita para justamente dar oportunidade para que exercesse toda a sua técnica.
Bem, a visão do Jota é bem mais próxima da realidade do que a minha, já que teve a oportunidade de conviver com técnicos e jogadores consagrados.
SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo.

Tomara que eu esteja enganado. Mas se esse tal Forster foi indicação do verborrágico Autuori, fico preocupado. Afinal, quem não lembra ? O peruano Ciurlizza também foi indicado poe ele.

Vc acredita em almoço grátis ? Eu também não ! Que seja somente um devaneio da cabeça fértil.

Patinhas.

Sergio disse...

Tudo no Botafogo é Forster de aturar. Não conheço mas acho que a prioridade deve ser o Manu, pois tem atuado bem e se entende com o Marcelo. Será que não seria mais negócio ir atrás do Gabriel, que li que nem no banco do Galo ele fica. E esse jogador no Botafogo além de atuar bem mostrou identidade com o clube. Mas enfim foi indicação do PA. É bem verdade que isso significa pouco quando nos lembramos que ele indicou o Ciurlisa! Acho que é esse o nome do peruano, mas alguém me corrija. Abs e SB!

Unknown disse...

Ate quando tu vai ser omisso e cobra a diretoria incompetente de pagar o salario dos funcionários acabaram de pública uma nota os funcionário estão passando fome

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Marcio.

Hahaha. Patinhas, péssima lembrança! rs

Pois é, Sergio. O meu receio também é amanhã o Autuori não estar mais aqui e o Forster ser uma bomba. Tomara Deus que não!

Unknown, tá falando com quem, irmão?

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

MÁRCIO,não sou o dono da verdade e não me aborreço quando discordam de mim com argumentos.Discorde à vontade.
Por ter conhecido grandes jogadores,tenho ideia de como isso funciona,pois muito do que falo ouvi de NS,DIDI,GERSON,etc,pois nas décadas de 50/60 vivia em GS com meu pai.
Havia um respeito muito grande aos verdadeiros craques,e eu contei ao RODRIGO sobre a estréia do PC CAJU,que levou um esporro do CANHOTA e no final,ao fazer 3 gols no AMÉRICA,agradeceu ao SEU GERSON publicamente.
O GUARDIOLA,sempre citado por você,tem cartaz e é bem aceito pelos jogadores por ser inteligente,ouvir,conversar e discutir sistema de jogo com os craques do time.Ele sabe lidar com os melhores,simples assim como diz o nosso amigo.
Ao ROBBEEN e ao MESSI deu a liberdade que eles queriam e devem ter conversado e discutido isso.Essa perspicácia o diferencia de muitos treinadores.
No futebol brasileiro atual,com a falta de grandes jogadores,os treinadores que são metidos a serem os tais,tendem ao fracasso,pois quem não sabe liderar nesse meio é boicotado.
Tenho assistido a N partidas pelo PPV e o nível atual realmente está muito baixo.JOTA.

Marcio disse...

Fora do Post:

Autuori sobre o M. Nascimento:

"Ele tem trabalhado e crescido. Precisa trabalhar muito. É um jogador que tem coisas que mostra que pode vir a ser diferenciado. Sempre falo com ele da realidade. A quantidade de jogadores de que se esperava tanto e não aconteceram para o futebol. Precisamos preparar cenários positivos, mas costumo me preparar para o cenário negativo também. Para quando acontecer, eu não gaguejar ou engasgar.
– Tenho conversado muito com ele neste sentido, tenho que ser franco e sincero. Tem um potencial extraordinário, mas neste momento é um potencial. Uma coisa é ser, outra coisa é estar. Acho que ele tem que dar passos. Agora, os próprios jogadores comentam a qualidade de finalização que ele tem, apesar da pouca idade. Tem repertório técnico interessante, educação em casa espetacular."

https://www.fogaonet.com/noticia/botafogo-autuori-potencial-extraordinario-matheus-nascimento/

Eu não consigo entender essa mania dos técnicos ficarem pedindo calma, quando têm em seu comando um jogador que dizem ter potencial.
Se o técnico é quem vai orientar o jovem, se o técnico é quem vai avaliar se ocorre uma evolução, se o técnico é quem vai decidir o momento em que já pode receber oportunidades e por quanto tempo, se o técnico é quem "decide", realmente eu não sei para quem pede calma.

Esse fato me fez lembrar o Osvaldo de Oliveira que pediu calma, quando um torcedor pedia o Gabriel Jesus em um jogo pelo paulista de 2015.
"Isso prejudica o menino, fica essa coisa, tem que ter calma. O Gabriel é um jogador normal, regular. Precisa ter cuidado, vocês insistem demais. Deixa o cara se desenvolver, aflorar. Tem que ter o desenvolvimento normal, senão vai prejudicar o menino”

https://www.uol.com.br/esporte/futebol/campeonatos/paulista/ultimas-noticias/2015/03/22/oswaldo-se-irrita-com-clamor-da-torcida-por-gabriel-jesus-parece-beatles.htm

O fato é que o Oswaldo saiu e chegou o Marcelo Oliveira, Marcelo saiu e chegou o Cuca, tudo isso de 2015 a 2016, mesmo assim o Gabriel Jesus teve participação muito importante na conquista do brasileirão 2016 pelo Palmeiras, foram 12 gols em 27 jogos.
Com tanta mudança de técnico e filosofia de trabalho em curto espaço de tempo, muito provável que não foi por causa destes que alavancou a sua carreira naquele momento.

PC Caju conta que após fazer dois coletivos junto ao Time principal do BOTAFOGO, queriam que descesse para o juvenil, o Zagallo era o técnico do juvenil, o Gérson Canhota impediu que isso ocorresse, foi ao presidente e afirmou que o Caju deveria permanecer no time principal.

Se tem futebol e faz por merecer jogar, que seja colocado em campo; planejar é uma coisa, outra é transformar o futebol em estudo da NASA.

SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

O Patinhas escreveu o nome correto: Ciurlizza, de triste memória. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Grande, Jota!

Marcio, e assim vamos, tendo os tais cuidados eternos. Talvez, quando o MN já tiver seus 29 ou 30 anos, comecem a falar que agora estará pronto e que finalmente deixou de ser um garoto e tal. hehehehe

Sergio, bota triste nisso!

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Jota, sempre cirúrgico nas explanações, ainda mais com a experiência de ter convivido com tantos CRAQUES.
Como sempre leio com atenção os comentários aqui postados e esse assunto sobre técnicos é interessante, resolvi tentar colaborar, na verdade, palpitar.
SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Sem comparar, Pelé foi campeão do mundo aos 17 anos. Tudo bem que era um timaço e o Pelé é super diferenciado, mas fosse hoje diriam: calma, é um garoto, temos que ter cuidado para não queimá-lo. A estréia do PC Caju foi apoteótica, 3 gols e o título da Taça GB com o Botafogo com um jogador a menos, essa decisão me lembro bem. Era um garoto de 18 anos que jogava como um veterano. Se fosse hoje... Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, sempre colaborando demais.

Sérgio, hoje? Talvez com uns 30 começasse a ser lançado. Hahaha

Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Lançado com 30 anos reserva depois de ser reserva de um desses perebas que o Botafogo se especializou em contratar. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sérgio, nada mais Botafogo do que isso.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Um outro exemplo foi o Reinaldo, centroavante do A. Mineiro, fez a sua estreia nos profissionais aos 16 anos de idade em 1973.
Dos centroavantes que vi jogar, foi o mais técnico. um Craque absurdo!
Foram 268 gols em 513 jogos, média de 0,52 gol/jogo; tudo isso sofrendo com problemas sérios nos joelhos.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Marcio.
Abs e SA!!!

Tiago Almeida disse...

Acho que podia tentar jogar com três zagueiros,na Europa mesmo alguns times de ponta jogam assim.

Rodrigo Federman disse...

Tiago, na Europa existem bons jogadores para os técnicos montarem os esquemas que quiserem. Aqui eles precisam adequar à realidade técnica e elencos mal montados.
Abs e SA!!!